sexta-feira, 17 de maio de 2013

::: OPINIÃO 707

Adote um canteiro
Projeto da cidade de Porto Alegre

Há duas semanas mencionei aqui uma sugestão ao executivo: A revitalização da Praça Mello Palheta. Porém ao observar algumas cidades um modelo inteligente pode ser utilizado pelo poder público. O programa - “Adote um canteiro ou praça” seria a solução para uma cidade mais florida. A avenida Rocha Pombo que possui canteiros centrais em toda a sua extensão, as diversas praças da cidade seriam beneficiadas com a ideia e com certeza toda a população. É visível o crescimento de Nova Esperança com diversos loteamentos da iniciativa privada além dos conjuntos habitacionais, porém ao mesmo tempo constata-se que a arborização de “Sibipiruna” plantada durante a gestão do então prefeito dr. Severino Ramos Bezerra vem sendo mantida com dificuldade pois já se vão mais de 30 anos.
Adote um canteiro II
É difícil o bairro que não possui construção em andamento, isso prova o crescimento da cidade e a necessidade de criar e manter espaços verdes, como praças e canteiros, assegurando desta forma, uma melhor qualidade de vida à comunidade. Muitas vezes o Poder Público possui outras prioridades e para ampliar e conservar estas áreas a tarefa poderia ser dividida com a participação da iniciativa privada. Para as empresas que “adotarem” literalmente a ideia o fato de ter seu nome ligado a um programa de preservação ambiental, significa dispor de um instrumento de marketing valioso, pois o consumidor vê com bons olhos os produtos e empresas que se encontram associados ao meio ambiente, o empresariado local na ação auxilia a administração municipal em trabalhar melhor a questão ambiental na cidade e a palavra do momento sustentabilidade é colocada em prática. A responsabilidade da empresa seria de manter os locais com jardins sempre limpos e floridos, podendo colocar no local do jardim placas indicativas do projeto com a logomarca da empresa. A quantidade e tamanho das placas poderiam ser autorizadas e fiscalizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Fica a dica!    
Deputados Estaduais e Federais?
Nova Esperança vem enfrentanto há anos a falta de representatividade na Assembleia Legislativa do Paraná e na Câmara Federal. Em 2010 para deputado estadual os mais votados foram: Luiz Accorsi (PSDB) 2.233 votos,  Romanelli (PMDB) 1.843 votos, Teruo Kato (PMDB) 1.469 votos, Evandro Junior (PSDB) 919 votos, Stephanes Junior (PMDB)  745 votos, Enio Verri (PT) 637 votos e Mauro Moraes (PSDB) 595 votos. Já para federal os eleitos mais bem votados foram: Odílio Balbinotti (PMDB) 1.410 votos, Edmar Arruda (PSC) 868 votos, Osmar Serraglio (PMDB) 753 votos, Cida Borghetti (PP) 707 votos, Nishimori (PSDB) 617 votos, Reinhold Stephanes (PMDB) 504 votos e André Vargas (PT) 393 votos. Naquela eleição o novaesperancense Pedro Radade (PP) fez 4.677 votos sendo o primeiro colocado na cidade foram:   
Estaduais
Dos deputados estaduais: Evandro Junior, trouxe carros para a Comunidade Bom Pastor e Divina Providência que também recebeu computadores. Neste mandato Stephanes Junior conseguiu uma Kombi para a APAE, os demais por falta de divulgação tanto no site quanto na mídia impressa quase não apareceram com recursos em Nova Esperança.
Federais
Já os deputados federais...  É melhor tentar procurar ou observar as placas de obras inauguradas nos últimos dois anos para tentar identificar quem fez alguma emenda parlamentar por Nova Esperança...
 
 
 
 
Faixa exclusiva de ciclistas
Faixa exclusiva para ciclistas na cidade de Arapiraca - Alagoas
 
Desde a abertura da loja especializada em bicicletas e motos no final do ano, a Dias Bike, o número de ciclistas aumentou na cidade. Seja para o trabalho ou na grande maioria o lazer, a “bike” se tornou um meio de transporte eficaz e ecologicamente correto. A Secretaria de Viação e Obras que tem trabalhado muito juntamente com a Polícia Militar, responsável pelo trânsito poderiam em conjuto elaborar um estudo pensando na viabilidade da criação de faixas exclusivas para ciclistas, principalmente nos horários mais críticos do trânsito: 11h30 às 13h e das 18h às 19h. Em Curitiba as faixas possuem horários para utilização, é claro que sempre existe desrespeito por parte de alguns motoristas porém a grande maioria aprova a ideia. Com a bicicleta na moda, essa semana o deputado estadual Ney Leprevost (PSD) protocolou um projeto de indicação legislativa para que o DER e as concessionárias de rodovias implantem sinalização vertical de precaução ao longo dos trechos mais utilizados por ciclistas. A reivindicação foi feita ao deputado por Juraci Moreira Junior, presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado do Paraná.
 
Prova Rústica
Outra modalidade que tem muitos adeptos em Nova Esperança é a corrida de rua. Seria interessante a Diretoria de Esportes que faz um trabalho diferenciado pois já realizou em fevereiro e março o 1°Campeonato Comerciário e agora os Jogos Escolares pensar na realização de uma Prova Rústica na cidade.
Maioridade penal
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse na quarta-feira (15) que qualquer tentativa de alteração da maioridade penal é inconstitucional. Segundo ele, esta é uma cláusula pétrea da Constituição e, portanto, não pode ser alterada. O ministro defendeu a discussão de outras medidas como, por exemplo, o agravamento da pena para quem usar menores em ações criminosas. As cláusulas pétreas são limitações ao poder de reforma da Constituição. No caso brasileiro, o Artigo 60 diz que “A Constituição poderá ser emendada mediante proposta”, mas “não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir: a forma federativa de Estado; o voto direto, secreto, universal e periódico; a separação dos Poderes e os direitos e garantias individuais.
Pense:
Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo providenciará um escape, para que o possam suportar” – I Cor. 10:13

::: PRIMEIRA LEITURA - A SABEDORIA CRIADORA

 

O Senhor com sabedoria fundou a Terra, com inteligência estabeleceu os Céus. Prov. 3:19.

Não adianta querer entender a vida e seus complicados meandros. Quanto mais a ciência avança e faz novas descobertas, mais a criatura fica confusa. A ciência acaba de descobrir que, se você pudesse contar as células de seu corpo, veria que a maior parte delas são micróbios.
Eles pululam por todo o corpo, nos olhos, na boca, no nariz, nos ouvidos e no cabelo. O jornalista do Washington Post, Joel Achemback, os descreve como “criaturas microscópicas que, ao serem amplificadas, se assemelham a terríveis monstros de um filme de terror”. Esses microorganismos abundam especialmente nos intestinos, onde podem ser achados aos bilhões.
Como é possível viver assim? Mas vivemos e somos considerados pela própria ciência como criaturas sadias. Isto prova que jamais seremos capazes de entender os mistérios dos Céus e da Terra.
Outro dia, uma escritora holandesa que conheci no aeroporto de Atlanta, ao saber que era um escritor evangélico, me fez uma pergunta: “Que base de informação você tem, além da Bíblia, para afirmar que Deus existe?” A minha resposta foi: “Que base teria eu para afirmar que Ele não existe?”
Deus não precisa provar que existe. Podemos vê-Lo através de toda a Sua obra de criação, complicada e misteriosa, como este assunto dos micróbios em nosso corpo. Quem não acredita em Deus, sim, precisa provar que por trás de toda esta maravilha não existe um Deus Criador!
Aceitar que “com sabedoria o Senhor fundou a Terra”, é imprescindível para uma vida sadia e equilibrada. Ter a Deus gera segurança, porque a criatura sozinha se sente instintivamente confusa, perdida e sem sentido. Assemelha-se a um barco sem controle em alto-mar. É incapaz de compreender a si mesma e vagueia buscando um sentido para a existência.
Antes de iniciar hoje as suas atividades diárias, volte os olhos para esse Deus Criador. Se bilhões de micróbios não são capazes de destruir o seu corpo, como você acha que o vírus do pecado poderá destruir a sua alma? Não se esqueça de que “o Senhor com sabedoria fundou a Terra, com inteligência estabeleceu os Céus”.
 
Pr. Alejandro Bullón

quinta-feira, 16 de maio de 2013

::: TELEFONIA - Número de brasileiros com celular cresce 107% entre 2005 e 2011

Pesquisa divulgada hoje (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que o percentual de brasileiros com telefone celular subiu de 36,6%, em 2005, para 69%, em 2011. Em números absolutos, o total passou de 55,7 milhões de pessoas para 115,4 milhões, um crescimento de 107,2%. O levantamento, feito com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2011, considera apenas pessoas com 10 anos ou mais de idade.

Os dados revelam que, pela primeira vez, desde o início da pesquisa, em 2005, o percentual de mulheres com celular superou o dos homens, ao alcançar 69,5% (60,3 milhões) contra 68,7% dos homens (55,2 milhões). Em 2005, esse percentual era 35,2% para as mulheres e 38% para os homens.

A pesquisa também traz uma análise regional do uso de celular. Os índices de brasileiros que têm o aparelho são menores no Norte (60,5%) e no Nordeste (59,4%) e maiores no Centro-Oeste (78,7%), no Sudeste (73,8%) e no Sul (73,3%). Entretanto, em cinco anos, o Norte e o Nordeste tiveram crescimento na compra de telefones móveis de 166,7% e 174,3%, respectivamente. Já as demais regiões tiveram aumentos menores de 100%.

O Distrito Federal é líder em uso de celulares entre as unidades da Federação, com 87,1%. O Maranhão aparece no último lugar com 45,2%.
Agência Brasil

::: INFORMAÇÃO - Unasul quer integrar órgãos de informação e comunicação

O secretário da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), Alí Rodríguez, defendeu a criação de um sistema de comunicação e informação integrado entre os 12 membros do bloco. A proposta é que o sistema sirva de instrumento e base de dados para informações relativas a acordos e parcerias.

Rodríguez disse que a integração levará à articulação "perfeita" entre os órgãos que formam a Unasul, possibilitando a unidade entre os países. A Unasul é formada pela Bolívia, a Colômbia, o Equador, Peru, a Argentina, o Brasil, Paraguai, Uruguai, a Venezuela, o Chile, a Guiana e o Suriname. São países observadores o Panamá e o México.

O secretário acrescentou que o objetivo é integrar os centros tecnológicos dos países que dispõem desse tipo de serviço. Para Rodríguez, é importante também estabelecer uma agenda informativa destinada a divulgar os acordos firmados entre os integrantes da Unasul.

Como exemplo, ele mencionou o Conselho de Defesa que fechou parcerias, como a construção de um avião militar com tecnologia e colaboração dos países do grupo.

Agência Brasil

::: MARINGÁ - Donos da Arildo Veículos e Rey das Chaves são denunciados por fraude

Os sócios-diretores da Arildo Veículos, Arildo Aparecido de Souza e Ester Alves Bueno de Souza, e o proprietário da Rey das Chaves, Éder Campinha, foram denunciados, na quarta-feira (15), pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao crime Organizado (Gaeco), pela prática dos crimes de adulteração de velocímetro, estelionato e publicidade enganosa. A denúncia contra as empresas, ambas de Maringá, foi oferecida à 1ª Vara Criminal da comarca local.
 
A Arildo Veículos aluga e revende carros e a Rey das Chaves oferece serviços de chaveiro. Segundo o Ministério Público (MP), do qual o Gaeco faz parte, Arildo e Ester eram os responsáveis pelas práticas de adulteração de velocímetro, estelionato e propaganda enganosa. Éder foi denunciado por adulteração de velocímetro em coautoria e por continuidade delitiva com os outros dois denunciados.
 
As investigações começaram em junho de 2012. O Gaeco aponta que os denunciados adulteravam os velocímetros dos automóveis destinados à venda, com o objetivo de agregar valor de seminovos. Além desse golpe, conhecido como “tombo do velocímetro”, veículos batidos passavam por consertos superficiais para enganar os clientes. Para os promotores, o slogan da propaganda da empresa, “Arildo Veículos, qualidade acima de tudo”, era enganosa.
 
“Os denunciados patrões, Arildo e Ester, comandavam e se responsabilizavam por tudo o que acontecia nos grupos empresariais familiares e determinavam aos diversos empregados toda e qualquer prática comercial, para alcançar seus objetivos ilícitos como resultado finalístico das atividades empresariais”, diz um trecho da denúncia apresentada pelo Gaeco à 1ª Vara Criminal de Maringá.
Em caso de condenações, as penas previstas são de 3 anos a 6 anos (por adulteração de velocímetro), de 1 ano a 5 anos (estelionato) e de 2 anos a 5 anos (propaganda enganosa).
 
Acusados
O advogado Waldemar Júnior, que representa Arildo Aparecido de Souza e Ester Alves Bueno de Souza, afirmou que os donos da loja de veículos são inocentes. “A alegação de que a Arildo Veículos trabalha com carros batidos e recuperados para enganar o consumidor não procede.”
 
Segundo o advogado, em mais de 10 anos de atuação da empresa nunca foi registrado qualquer reclamação em órgãos de defesa do consumidor sobre a procedência dos veículos. “Ao comprar um carro, qualquer pessoa pode levá-lo ao mecânico de sua confiança para verificar as condições do produto. Mesmo assim, a Arildo Veículos nunca recebeu qualquer queixa.”
 
Questionado sobre as gravações telefônicas com autorização da Justiça apresentadas na denúncia do Gaeco, Waldemar Júnior defendeu que elas foram manipuladas. “Ainda não tivemos acesso total à denúncia, mas pelo o que já apuramos podemos constatar que essas escutas foram editadas a fim de justificar a acusação apresentada.”
Éder Campinha, proprietário da empresa Rey das Chaves, também foi procurado, mas a informação é de que está viajando e não vai se manifestar.
Tatiane Salvatico - Gazeta Maringá

::: PRIMEIRA LEITURA - TUDO PASSA

Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos. Sal. 90:10.

Você conhece a teoria do creme dental? Segundo essa teoria, quando você começa a usar um novo tubo, coloca porções generosas na escova de dente. Mas, a partir da metade, inconscientemente passa a usar quantidades menores porque sabe que lhe resta pouco.
Com a vida é a mesma coisa. Quando somos jovens temos a impressão de que a eternidade é nossa. Quando chegam os anos da velhice, cada momento se torna valioso, porque sabemos que o tempo está chegando ao fim.
A Bíblia relata que os primeiros seres humanos viviam em média 850 anos. Com a entrada do pecado, o tempo de vida foi encurtando. Hoje, é uma raridade alguém passar dos cem anos. O salmista afirma que, aos oitenta, tudo “é canseira e enfado”.
A realidade é contundente. Você não tem todo o tempo do mundo para realizar o que planeja; portanto, é preciso levantar-se diariamente cedo e, depois de passar um tempo com Deus, trabalhar incansavelmente na realização dos seus planos.
Outro dia, conversei com um homem de 60 anos que me disse: “Vivi, mas não aconteci. Olho para trás e nada construí. Às vezes, me pergunto se valeu a pena ter vivido.” Sim, a vida é breve e fugaz, mas em vez de levá-lo ao pessimismo ou à autocompaixão, isso deveria conduzi-lo Àquele que permanece para sempre. É justamente “porque tudo passa rapidamente, e nós voamos”, que devemos construir os nossos sonhos, planos e realizações sobre a única Pessoa que não está limitada nem pelo tempo nem pelo espaço: Deus.
O pouco vivido com Jesus é muito, e o muito vivido sem Ele é vazio, desespero e frustração. Não importa qual seja sua idade, se você a partir de hoje passar a viver em comunhão com o Deus da eternidade, Ele o ajudará a realizar em pouco tempo o que você, sozinho, não conseguiu construir na vida inteira.
Nunca é tarde para quem acredita em Deus. Todo
 
Pr. Alejandro Bullón