sexta-feira, 17 de maio de 2013

::: OPINIÃO 707

Adote um canteiro
Projeto da cidade de Porto Alegre

Há duas semanas mencionei aqui uma sugestão ao executivo: A revitalização da Praça Mello Palheta. Porém ao observar algumas cidades um modelo inteligente pode ser utilizado pelo poder público. O programa - “Adote um canteiro ou praça” seria a solução para uma cidade mais florida. A avenida Rocha Pombo que possui canteiros centrais em toda a sua extensão, as diversas praças da cidade seriam beneficiadas com a ideia e com certeza toda a população. É visível o crescimento de Nova Esperança com diversos loteamentos da iniciativa privada além dos conjuntos habitacionais, porém ao mesmo tempo constata-se que a arborização de “Sibipiruna” plantada durante a gestão do então prefeito dr. Severino Ramos Bezerra vem sendo mantida com dificuldade pois já se vão mais de 30 anos.
Adote um canteiro II
É difícil o bairro que não possui construção em andamento, isso prova o crescimento da cidade e a necessidade de criar e manter espaços verdes, como praças e canteiros, assegurando desta forma, uma melhor qualidade de vida à comunidade. Muitas vezes o Poder Público possui outras prioridades e para ampliar e conservar estas áreas a tarefa poderia ser dividida com a participação da iniciativa privada. Para as empresas que “adotarem” literalmente a ideia o fato de ter seu nome ligado a um programa de preservação ambiental, significa dispor de um instrumento de marketing valioso, pois o consumidor vê com bons olhos os produtos e empresas que se encontram associados ao meio ambiente, o empresariado local na ação auxilia a administração municipal em trabalhar melhor a questão ambiental na cidade e a palavra do momento sustentabilidade é colocada em prática. A responsabilidade da empresa seria de manter os locais com jardins sempre limpos e floridos, podendo colocar no local do jardim placas indicativas do projeto com a logomarca da empresa. A quantidade e tamanho das placas poderiam ser autorizadas e fiscalizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Fica a dica!    
Deputados Estaduais e Federais?
Nova Esperança vem enfrentanto há anos a falta de representatividade na Assembleia Legislativa do Paraná e na Câmara Federal. Em 2010 para deputado estadual os mais votados foram: Luiz Accorsi (PSDB) 2.233 votos,  Romanelli (PMDB) 1.843 votos, Teruo Kato (PMDB) 1.469 votos, Evandro Junior (PSDB) 919 votos, Stephanes Junior (PMDB)  745 votos, Enio Verri (PT) 637 votos e Mauro Moraes (PSDB) 595 votos. Já para federal os eleitos mais bem votados foram: Odílio Balbinotti (PMDB) 1.410 votos, Edmar Arruda (PSC) 868 votos, Osmar Serraglio (PMDB) 753 votos, Cida Borghetti (PP) 707 votos, Nishimori (PSDB) 617 votos, Reinhold Stephanes (PMDB) 504 votos e André Vargas (PT) 393 votos. Naquela eleição o novaesperancense Pedro Radade (PP) fez 4.677 votos sendo o primeiro colocado na cidade foram:   
Estaduais
Dos deputados estaduais: Evandro Junior, trouxe carros para a Comunidade Bom Pastor e Divina Providência que também recebeu computadores. Neste mandato Stephanes Junior conseguiu uma Kombi para a APAE, os demais por falta de divulgação tanto no site quanto na mídia impressa quase não apareceram com recursos em Nova Esperança.
Federais
Já os deputados federais...  É melhor tentar procurar ou observar as placas de obras inauguradas nos últimos dois anos para tentar identificar quem fez alguma emenda parlamentar por Nova Esperança...
 
 
 
 
Faixa exclusiva de ciclistas
Faixa exclusiva para ciclistas na cidade de Arapiraca - Alagoas
 
Desde a abertura da loja especializada em bicicletas e motos no final do ano, a Dias Bike, o número de ciclistas aumentou na cidade. Seja para o trabalho ou na grande maioria o lazer, a “bike” se tornou um meio de transporte eficaz e ecologicamente correto. A Secretaria de Viação e Obras que tem trabalhado muito juntamente com a Polícia Militar, responsável pelo trânsito poderiam em conjuto elaborar um estudo pensando na viabilidade da criação de faixas exclusivas para ciclistas, principalmente nos horários mais críticos do trânsito: 11h30 às 13h e das 18h às 19h. Em Curitiba as faixas possuem horários para utilização, é claro que sempre existe desrespeito por parte de alguns motoristas porém a grande maioria aprova a ideia. Com a bicicleta na moda, essa semana o deputado estadual Ney Leprevost (PSD) protocolou um projeto de indicação legislativa para que o DER e as concessionárias de rodovias implantem sinalização vertical de precaução ao longo dos trechos mais utilizados por ciclistas. A reivindicação foi feita ao deputado por Juraci Moreira Junior, presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado do Paraná.
 
Prova Rústica
Outra modalidade que tem muitos adeptos em Nova Esperança é a corrida de rua. Seria interessante a Diretoria de Esportes que faz um trabalho diferenciado pois já realizou em fevereiro e março o 1°Campeonato Comerciário e agora os Jogos Escolares pensar na realização de uma Prova Rústica na cidade.
Maioridade penal
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse na quarta-feira (15) que qualquer tentativa de alteração da maioridade penal é inconstitucional. Segundo ele, esta é uma cláusula pétrea da Constituição e, portanto, não pode ser alterada. O ministro defendeu a discussão de outras medidas como, por exemplo, o agravamento da pena para quem usar menores em ações criminosas. As cláusulas pétreas são limitações ao poder de reforma da Constituição. No caso brasileiro, o Artigo 60 diz que “A Constituição poderá ser emendada mediante proposta”, mas “não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir: a forma federativa de Estado; o voto direto, secreto, universal e periódico; a separação dos Poderes e os direitos e garantias individuais.
Pense:
Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo providenciará um escape, para que o possam suportar” – I Cor. 10:13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...