sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Alto Paraná presente no Seminário do Sistema Nacional de Cultura (SNC)

Luiz Afonso (Nova Londrina); Vicente Jair Mendes (Coordenador da Ação Cultural – SEEC) e Ernesto José (Coordenador da 13ª Regional de Cultura – AMUNPAR)

O município de Alto Paraná se fez presente no Seminário do Sistema Nacional de Cultura (SNC) em Curitiba, que terminou na sexta-feira, 4 de setembro, com a participação de mais de 250 convidados,

dentre autoridades, membros de conselhos do Estado e dos municípios, além de gestores públicos e privados de Cultura.

A cidade foi representada pelo Coordenador da 13ª Regional de Cultura – AMUNPAR, Ernesto José.

Na abertura do evento, realizada na quinta-feira, 3 de setembro, o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Paulino Viapiana, falou da sua experiência com o SNC. “Como membro do Fórum dos Secretários de Cultura das Capitais, tenho participado de reuniões sobre o SNC. Trata-se de um modelo que pretende estabelecer um mínimo de gestão para a Cultura em nosso País. Estamos à disposição para contribuir com esse modelo de gestão”, explicou Viapina. O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), prefeito de Castro, Moacir Fadel, afirmou “que nem sempre só a existência de uma Secretaria de Cultura se caracteriza como uma atuação permanente na área”. Fabel enfatizou que são necessárias políticas públicas municipais “que tenham continuidade, sejam permanentes”.

Em seu discurso na mesa de abertura, a secretária de Cultura do Paraná, Vera Mussi, sublinhou aos gestores municipais de Cultura: “vocês são o objetivo desse seminário, precisamos de uma base e essa base são vocês! Com o SNC vocês terão mais facilidade para realizar seus projetos. Quero dizer aos representantes do Ministério da Cultura (MinC), que qualquer atividade que repouse sobre a responsabilidade dessas pessoas que aqui estão, será bem feita”. O presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembléia Legislativa do Paraná, deputado estadual Péricles de Mello, também se comprometeu com a concretização do SNC: “Contem com a Assembléia Legislativa nessa luta. Estamos muito entusiasmados com esse momento no qual o Governo Federal coloca a Cultura no centro do debate nacional”.

O coordenador geral de Relações Federativas e Sociedade da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura e do SNC, João Roberto Peixe, ressaltou uma característica comum aos 12 seminários já realizados em todas as capitais nordestinas, além de Rio de Janeiro, São Paulo e Ribeirão Preto. “Esperamos sair daqui, como aconteceu em outros estados, com um avanço muito grande em termos de institucionalização. Várias áreas das gestões públicas, como Saúde e Assistência Social, já estão estruturadas com seus sistemas nacionais e a base são os sistemas municipais” destaca Peixe.

“Como diz Tom Zé, chegou o momento que a Cultura deve deixar de ser perfume e passar a ser feijão” afirmou a Secretária de Articulação Institucional, Silvana Meireles. “Quando vemos presentes aqui na discussão representantes do Executivo e do Legislativo, vemos a centralidade que a Cultura é colocada atualmente” completa Silvana. O presidente da Fundação Nacional das Artes (Funarte), Sérgio Mamberti, considera fundamental a participação ativa dos municípios na construção dos fundos, conselhos, conferências e planos municipais.

Os deputados federais Marcelo Almeida, Ângelo Vanhoni, Rodrigo Rocha Loures; a representante da regional de Cultura, Ana Tereza do Amaral; o representante do Iphan, José de La Pastina; e o representante do Conselho de Editoração, Veiga Lopes, também compuseram a mesa de abertura e participaram dos debates.Até o fim do mês de novembro, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, serão promovidos seminários para apresentação da Proposta de Estruturação, Institucionalização e Implementação do SNC aos setores públicos e à sociedade civil.

Durante o SNC, foi entregue um documento de solicitação para apoio ao FETEPAR (Festival de Teatro da AMUNPAR), que terá como cidade sede Nova Londrina, e acontecerá na segunda quinzena de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...