Luiz Afonso (Nova Londrina); Vicente Jair Mendes (Coordenador da Ação Cultural – SEEC) e Ernesto José (Coordenador da 13ª Regional de Cultura – AMUNPAR)
O município de Alto Paraná se fez presente no Seminário do Sistema Nacional de Cultura (SNC) em Curitiba, que terminou na sexta-feira, 4 de setembro, com a participação de mais de 250 convidados,
dentre autoridades, membros de conselhos do Estado e dos municípios, além de gestores públicos e privados de Cultura.
A cidade foi representada pelo Coordenador da 13ª Regional de Cultura – AMUNPAR, Ernesto José.
Na abertura do evento, realizada na quinta-feira, 3 de setembro, o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Paulino Viapiana, falou da sua experiência com o SNC. “Como membro do Fórum dos Secretários de Cultura das Capitais, tenho participado de reuniões sobre o SNC. Trata-se de um modelo que pretende estabelecer um mínimo de gestão para a Cultura
Em seu discurso na mesa de abertura, a secretária de Cultura do Paraná, Vera Mussi, sublinhou aos gestores municipais de Cultura: “vocês são o objetivo desse seminário, precisamos de uma base e essa base são vocês! Com o SNC vocês terão mais facilidade para realizar seus projetos. Quero dizer aos representantes do Ministério da Cultura (MinC), que qualquer atividade que repouse sobre a responsabilidade dessas pessoas que aqui estão, será bem feita”. O presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembléia Legislativa do Paraná, deputado estadual Péricles de Mello, também se comprometeu com a concretização do SNC: “Contem com a Assembléia Legislativa nessa luta. Estamos muito entusiasmados com esse momento no qual o Governo Federal coloca a Cultura no centro do debate nacional”.
O coordenador geral de Relações Federativas e Sociedade da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura e do SNC, João Roberto Peixe, ressaltou uma característica comum aos 12 seminários já realizados em todas as capitais nordestinas, além de Rio de Janeiro, São Paulo e Ribeirão Preto. “Esperamos sair daqui, como aconteceu em outros estados, com um avanço muito grande em termos de institucionalização. Várias áreas das gestões públicas, como Saúde e Assistência Social, já estão estruturadas com seus sistemas nacionais e a base são os sistemas municipais” destaca Peixe.
“Como diz Tom Zé, chegou o momento que a Cultura deve deixar de ser perfume e passar a ser feijão” afirmou a Secretária de Articulação Institucional, Silvana Meireles. “Quando vemos presentes aqui na discussão representantes do Executivo e do Legislativo, vemos a centralidade que a Cultura é colocada atualmente” completa Silvana. O presidente da Fundação Nacional das Artes (Funarte), Sérgio Mamberti, considera fundamental a participação ativa dos municípios na construção dos fundos, conselhos, conferências e planos municipais.
Os deputados federais Marcelo Almeida, Ângelo Vanhoni, Rodrigo Rocha Loures; a representante da regional de Cultura, Ana Tereza do Amaral; o representante do Iphan, José de
Durante o SNC, foi entregue um documento de solicitação para apoio ao FETEPAR (Festival de Teatro da AMUNPAR), que terá como cidade sede Nova Londrina, e acontecerá na segunda quinzena de outubro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...