Quatro em cada cinco paranaenses estão satisfeitos ou muito satisfeitos com a vida que levam, revela pesquisa realizada pelo Ibope a pedido da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep).
Seis por cento dos 1.512 entrevistados pelo Ibope se disseram muito satisfeitos e 77% revelaram estar satisfeitos com a vida no Paraná. A confiabilidade da pesquisa é de 95%, e a margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
As entrevistas foram feitas entre 3 e 9 de setembro com paranaenses de 16 anos ou mais. O Ibope selecionou a distribuição de faixas etárias, de renda e escolaridade dos entrevistados a partir do Censo e a Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar (Pnad), do IBGE, e de dados do Tribunal Regional Eleitoral.
Os paranaenses que vivem no Centro-Oeste são os mais felizes - 89% disseram ao Ibope estar satisfeitos ou muito satisfeitos com a vida que levam. Em seguida, estão os moradores da capital (86%), do Sudeste (85%), do Noroeste (81%) e das cidades da Região Metropolitana de Curitiba e Norte do Paraná (81%), na divisão feita pelo instituto de pesquisas.
Os entrevistados com renda familiar superior a cinco salários mínimos satisfeitos ou muito satisfeitos com a vida que levam são 88% do total. Os satisfeitos e muito satisfeitos são 85% entre os que recebem de dois a cinco mínimos, 80% entre quem ganha de um a dois salários mínimos e 73% entre quem tem renda familiar de até R$ 460 por mês.
O grau de satisfação com a vida também cresce de acordo com o nível de escolaridade dos entrevistados. Segundo o Ibope, 89% dos entrevistados com formação superior estão satisfeitos ou muito satisfeitos com a vida que levam. Os satisfeitos e muito satisfeitos são 85% de quem concluiu o ensino médio, 83% de quem parou de estudar entre a 5ª e a 8ª série do ensino fundamental e 79% de quem foi até a 4ª série.
O principal tema da pesquisa contratada pela Faep é a relação dos paranaenses com o meio ambiente. Para saber o que a população pensa a respeito do assunto, o Ibope fez perguntas como qual o interesse despertado pelo tema, qual a percepção do estado de conservação dos ecossistemas do Paraná, qual a relação entre várias atividades econômicas e o meio ambiente e quais são os responsáveis pela preservação.
Dos 1.512 entrevistados, 48% são homens e 52% mulheres; 35% estudaram até 4ª série, 19% pararam com os estudos entre a 5ª e a 8ª séries, 30% concluíram o ensino médio e 16% têm formação superior; 15% tem renda familiar mensal superior a cinco salários mínimos, 43% de dois e cinco mínimos, 29% de um a dois mínimos, 9% até R$ 460 e 3% não informaram.
Para realizar a pesquisa, o Ibope entrevistou 273 pessoas (18% do total) em Curitiba, 217 (14%) nas cidades da RMC, 392 (26%) no Norte do Estado, 322 (21%) no Centro-Oeste e 154 (10%) no Sudeste e no Noroeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...