terça-feira, 27 de outubro de 2009

::: TRANSPORTE PÚBLICO NA CAPITAL - METRÔ COMEÇARÁ A FUNCIONAR EM JANEIRO DE 2014



A informação foi apresentada pela Prefeitura de Curitiba no Plano Geral de Implantação do Metrô, entregue ao governo federal

A primeira linha do metrô de Curitiba começará a funcionar em 1.º de janeiro de 2014, seis meses antes do início dos jogos da Copa do Mundo no Brasil. A informação foi apresentada pela Prefeitura de Curitiba no Plano Geral de Implantação do Metrô, entregue ao governo federal. “O sistema de transporte público precisa ser permanentemente aperfeiçoado. E o futuro do transporte público de Curitiba está na integração entre o ônibus, matriz do nosso sistema, e o metrô”, disse o prefeito Beto Richa.

O Plano de Implantação do Metrô Curitibano prevê um investimento de R$ 1,2 bilhão para a primeira linha de 13 quilômetros. Serão 12 estações de embarque e desembarque, um pátio de estacionamento dos trens e áreas de manutenção. A demanda inicial prevista é de 330 mil passageiros por dia.

O governo federal está definindo as obras que farão parte do PAC da Copa, programa de obras que serão executadas nas 12 cidades-sede da Copa de 2014. O documento entregue pela Prefeitura estabelece um cronograma de trabalho que prevê a assinatura do contrato em dezembro de 2010, início das obras em janeiro de 2011 e conclusão em outubro de 2013. A partir dessa data, serão iniciados os testes para garantir o início da operação em janeiro de 2014.

Até março de 2010 serão concluídos o projeto básico (estudos e projetos de engenharia) e os estudos ambientais (EIA-RIMA), contratados pela Prefeitura, que já estão sendo executados com recursos do Município e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), ligada ao Ministério das Cidades.

O Plano prevê a implantação de três sistemas construtivos ao longo dos 13 quilômetros de extensão. Serão 2,2 quilômetros em superfíce, 7,9 quilômetros pelo sistema cut and cover (abrir e cobrir) e 2,9 quilômetros de túnel NATM (New Austrian Tunneling Method).

Faz bem casar com as mais jovens

Meses atrás o Fantástico veiculou uma reportagem a respeito de homens que se casam com mulheres mais jovens. Com base numa pesquisa científica, revelou que eles vivem mais quando se unem às mais novas. Quanto maior a diferença, melhor.

Recordo que ouvi a chamada da matéria no Faustão. O apresentador até brincou que havia gostado muito da novidade. Afinal, é casado com uma mulher cerca de 27 ou 28 anos mais nova que ele.

Ontem, achei outra reportagem que incentiva os homens a procurarem pelas mais novas. Uma pesquisa britânica sustenta que o casamento dura mais se a mulher for mais jovem e mais inteligente.

Cá com meus botões cheguei à conclusão que a ciência anda meio machista. Está dando argumentos (além dos estéticos, é claro) aos homens para optarem pelas mais jovens.

blogdoronaldo

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

::: OPINIÃO - EDIÇÃO 521

ENQUETE
Está postada no Blog (
www.opiniao-zeh.blogspot.com) uma enquete que pergunta: Se as eleições fossem hoje e os candidatos estes, em quem você votaria para Governador (a)? Até agora o resultado parcial é Orlando Pessuti (PMDB) 5%; Osmar Dias (PDT) 35%; Álvaro Dias (PSDB) 17%; Gleisi Hoffmann 23%; Não Sabem 17%. É evidente que a enquete é livre e coloca os “irmãos Dias” como postulantes ao mesmo cargo, o que é bem improvável acontecer em 2010. Acesse o blog e participe.
ÁLVARO DIAS
O Senador Álvaro Dias (PSDB) que ganhou fama por todo país por sua postura ética e representação do povo no Senado é o nome forte para a eleição no Estado. Recentemente em sua passagem por Nova Esperança voltou a afirmar que seu nome está colocado para avaliação, se as pesquisas o colocarem em primeiro lugar. “Sou o candidato do PSDB na próxima eleição”, disse. O partido possui outro nome forte, o prefeito de Curitiba, Beto Richa. Quando perguntei ao Senador sobre os planos políticos para 2010, ele deixou nas entrelinhas a vontade de voltar a governar o Estado, “está na hora do Paraná ter um governador do interior novamente”. Se referindo a ele que possui familiares em Maringá e ingressou na carreira política como vereador em Londrina.

SEM NOVIDADES
Em todos os cantos do país o Paraná é tido como Estado progressista, de onde partem muitas inovações e com uma população com características avançadas socialmente. No entanto quando se trata de política o paranaense se mostra avesso à mudanças. Um exemplo: Nos últimos 25 anos o Paraná foi governado praticamente por três pessoas: Álvaro Dias ficou quatro anos; Roberto Requião vai completar doze anos e Jaime Lerner permaneceu oito anos. Pelo que se percebe Álvaro Dias promete retornar em 2010 e está se movimentando para isso com muita energia para obter outros quatro anos. Em nenhum momento questiono a capacidade ou competência, mas sim a falta de renovação/ oxigenação na política do Estado.


REDUÇÃO FPM
A redução do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) por parte do Governo Federal tem sido muito questionada por prefeitos de todo o país. Acompanho a discussão e concordo com a reivindicação dos prefeitos (as). A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) divulgou recentemente que no primeiro decênio do mês de outubro, o FPM sofreu queda de 9,66% em comparação ao mesmo período de 2008. Por isso a cobrança dos prefeitos é para o governo encaminhar ao Congresso o pedido de suplementação orçamentária para o FPM.






JÁ FOI PIOR


Devido a pesquisas na área do Direito Administrativo, descobri que no governo Fernando Henrique a desfaçatez com as finanças municipais chegou ao extremo, pois além de aumentar as alíquotas somente das contribuições (que não são dívidas com os municípios), implementou a Lei Kandir de incentivo às exportações que retinha o pedaço devido da receita arrecadada para posterior devolução em “suaves prestações”, além do Fundo de Estabilização Fiscal (FEF), que tomava 15% do FPM dos entes municipais. Em resumo, a situação para as prefeituras já foi pior.




DUPLICAÇÃO NOVA ESPERANÇA X MANDAGUAÇU

Por conseqüência do alagamento causado pela água da chuva na Metalúrgica Paraná conversei com a prefeita Maly Benatti a respeito do asfaltamento do Parque Industrial III, trecho da avenida Mercosul. Ela informou que já conversou com o pessoal de engenharia da VIAPAR e cobrou a duplicação da BR-376 no trecho Nova Esperança – Mandaguaçu, o que facilitaria o asfaltamento do Parque III. A prefeita assegurou que através de uma intervenção política é possível conquistar a duplicação, que por contrato já deveria ter sido iniciada. Como parte envolvida no desenvolvimento do município, cabe a população engajar-se e os diversos setores da sociedade civil se mobilizar e coletar assinaturas exigindo a duplicação da BR-376, rodovia que possui um tráfego intenso de trabalhadores e estudantes de Nova Esperança a Maringá.




CÂMARA

Não tenho acompanhado pessoalmente o trabalho dos vereadores na Câmara devido as aulas na faculdade, no entanto percebo que há um abismo entre o Poder Executivo e Legislativo. Salvo equívoco, dia desses fiquei sabendo que uma aprovação de contas encaminhada pelo Executivo estava emperrada na mesa do Legislativo a meses, o que atrapalha o município na hora de contratar ou mesmo emitir certidões negativas, pois a cidade aparece como “inadimplente”. Às vésperas da realização de um grande evento ao qual tinha interesse determinado grupo para liberação de verbas, a aprovação, mesmo que às pressas ocorreu! Muita vaidade e legislação em causa própria afastam a Câmara de seu verdadeiro sentido que é legislar, fiscalizar e representar o povo que os elegeu. Nesta guerra de vaidades, quem sofre é o povo. O verbo é "sofre" mesmo. Sim, porque o povo espera que a representação política da cidade haja para promover o bem comum, para estruturar a ajuda necessária à sobrevivência física e ao desenvolvimento social de todos e para, criar as condições para um crescimento econômico de todos, com todos e para todos. E o que se vê?
Por isso é que se pode concluir com triste constatação de que, em relação aos benefícios que deveriam providenciar ao povo que os elegeu, o custo dos políticos, de forma geral, tende ao infinito.




PARA PENSAR:


“Tenho observado os teus preceitos e os teus testemunhos, porque todos os meus
caminhos estão diante de ti” -Salmos 119:168

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

::: POLÍTICA - PESQUISA: RICHA REPRESENTA A NOVA GERAÇÃO


Para 51,55% dos entrevistados, prefeito de Curitiba é o administrador público que melhor representa a renovação na política paranaense

Pesquisa feita pelo Instituto Paraná Pesquisas, em Curitiba, mostra quem são os nomes que mais representam a nova geração da política paranaense. O prefeito de Curitiba, Beto Richa, foi o mais citado pelos entrevistados, com 51,55%. Em seguida, aparecem Gleisi Hoffmann, com 30,93%; o deputado federal Gustavo Fruet, com 23,09%; e o vice-prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, com 11,96%.

A pesquisa também perguntou os nomes que mais representam a antiga geração de políticos do Paraná. O governador Roberto Requião aparece à frente, com 61,03%; seguido de Álvaro Dias, com 48,25%; e Osmar Dias, com 27,01%.

A pesquisa foi estimulada e ouviu 485 pessoas, maiores de 16 anos, em Curitiba, de 1 a 4 de outubro. A margem de erro é de 4,5%. A pesquisa foi publicada na revista Ideias de outubro.

Veja os resultados:

Dentre estes nomes da política paranaense, quem são os que mais representam a nova geração de políticos?

Beto Richa: 51,55%

Gleisi Hoffmann: 30,93%

Gustavo Fruet: 23,09%

Luciano Ducci: 11,96%

Ricardo Barros: 9,28%

Jorge Samek: 8,66%

Paulo Bernardo: 6,60%

Orlando Pessuti: 1,86%

Osmar Dias: 1,86%

Alvaro Dias: 1,24%

Roberto Requião: 0,41%

Não sabe: 6,39%

Nenhum: 1,65%

Dentre estes nomes da política paranaense, quem são os que mais representam a antiga geração de políticos?

Roberto Requião: 61,03%

Alvaro Dias: 48,25%

Osmar Dias: 27,01%

Orlando Pessuti: 5,57%

Jorge Samek: 3,09%

Beto Richa: 1,86%

Gustavo Fruet: 1,65%

Luciano Ducci: 1,65%

Paulo Bernardo: 1,65%

Gleisi Hoffmann: 1,24%

Ricardo Barros: 1,24%

Não sabe: 5,77%


terça-feira, 20 de outubro de 2009

::: NOVA ESPERANÇA - "Vamos investir R$ 1 milhão na recuperação das ruas da cidade", garante a prefeita Maly Benatti


Hoje na parte da tarde estive juntamente com o Alex ( Direitor do Jornal Noroeste) no gabinete da Prefeita Maly Benatti.
A prefeita garantiu em entrevista ao Jornal Noroeste que irá investir R$ 1 milhão na recuperação de ruas e avenidas de Nova Esperança.
Maly afirmou que o ano de 2009 foi atípico e muito difícil. "O ano de 2009 foi difícil, aconteceu a queda do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) a 'Gripe A' que consumiu recursos na ordem de mais de R$ 1 milhão pois teve que ser ampliado o atendimento público municipal da saúde (plantões, medicamentos, horas-extras e máscaras), além das chuvas em excesso", analisou a prefeita.
A matéria completa será publicada na edição de sexta-feira, 23 de outubro do Jornal Noroeste. Aguarde para conferir.
------
A conversa com a prefeita foi muito proveitosa e informativa, pois ela apresentou alguns dos projetos audaciosos que tem para Nova Esperança nos próximos meses, incluindo geração de renda e melhoria de qualidade de vida da população.


::: ECONOMIA - Lula reafirma que Brasil crescerá 5% em 2010

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou hoje, no programa semanal de rádio "Café com o Presidente", que prevê crescimento de aproximadamente 5% para o Brasil em 2010. De acordo com Lula, o País está preparado para crescer, criar mais empregos e distribuir renda. "É isso que todos nós queremos", afirmou. "Essa é uma coisa extraordinária, que me deixa muito feliz, e eu estou muito otimista com o ano de 2010", disse.

Lula também reiterou as previsões para o emprego em 2009 e afirmou ter ficado "muito feliz" quando, em setembro, o País abriu 252 mil vagas de trabalho com carteira assinada, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). De acordo com o presidente, o Brasil criará em 2009 um milhão de postos formais. "Eu tenho mais um ano e três meses de mandato, vou trabalhar como nunca trabalhei na minha vida para concluir as coisas que estamos fazendo, para aperfeiçoar aquilo que possa ter algum defeito e, ao mesmo tempo, para deixar o Brasil mais preparado para quem vier depois de mim", disse.

A obra de transposição do Rio São Francisco, que o presidente visitou na semana passada, também foi abordada por Lula no programa. Segundo ele, o deslocamento do rio é um projeto "extraordinário", que mudará "um pouco" a cara do Nordeste, sobretudo do Semiárido. Lula declarou que mais brasileiros deveriam visitar a obra do canal, porque é "extraordinariamente importante para o Brasil". "Muito mais importante ainda para os Estados do Nordeste que são recebedores dessa água: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, e mais importante ainda para 12 milhões de pessoas que moram no semiárido nordestino, que são pessoas que vão ser beneficiadas com essa água."

Não apenas a obra, na qual são investidos R$ 6 bilhões, mas também as melhorias no entorno dela, o que inclui o saneamento básico e a coleta de esgoto em todas as cidades às margens do rio, destacou Lula, trarão benefícios para as cidades. Ao mesmo tempo, segundo ele, o governo recupera as margens do São Francisco. "Eu penso que essa obra vai fazer um diferencial na parte mais empobrecida do nosso País", afirmou.

Fonte: AE

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

::: RODOVIAS - VIAPAR orienta para tráfego sob neblina

Os últimos dias no Paraná tem sido bastante chuvosos e junto com a chuva, alguns localidades passam tem a formação de neblina que acaba surpreendendo os motoristas. Segundo o coordenador do Centro de Controle Operacional (CCO) da VIAPAR, Ronaldo Parpinelli, tal situação expõe os condutores a risco de acidentes. A recomendação é dirigir com farol baixo, manter uma distância segura do veículo da frente, seguir com cuidado e evitar parar em acostamentos, pois há o risco de colisões. Outra orientação é que a ventilação interna do automóvel seja acionada para evitar o embaçamento dos vidros. As neblinas são mais comuns em lugares próximos a rios.
O coordenador do CCO recomenda, também, atenção ao movimento dos veículos que vêm atrás. “Além disso, nunca fazer ultrapassagens em locais com neblina ou pouca visibilidade”, acrescenta, lembrando que existem faróis apropriados para aumentar ainda mais a segurança em ocasiões como estas.

SERVIÇO
É possível verificar as condições climáticas de pontos do trecho administrado pela VIAPAR no site da empresa (www.viapar.com.br) nos links “Câmeras ao vivo” e “Condições da rodovia”.

BRUNA RIBEIRO
Assessoria de Comunicação - VIAPAR

::: ECONOMIA - Começa hoje novo serviço de cobrança bancária

Entra em operação hoje o Débito Direto Autorizado (DDA), o novo serviço de cobrança eletrônica de boletos bancários, que promete dar mais segurança nas operações entre bancos e reduzir o consumo de papel. Pessoas físicas e empresas passarão a ver os boletos de contas a pagar pela internet e caixas eletrônicos dos bancos. O pagamento pode ser feito automaticamente por esses canais, mas não é obrigatório.

Na primeira etapa do projeto, que consumiu um investimento inicial de R$ 20 milhões da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os clientes poderão receber eletronicamente boletos de condomínios, cartão de crédito, planos de saúde, mensalidades escolares, entre outros. Nesta etapa, tributos a pagar e contas de água, luz, gás e telefone ficarão fora. A adesão ao sistema é facultativa.

Os interessados em receber suas contas por meio do novo sistema precisam se cadastrar nos bancos onde têm conta, o que pode ser feito nas agências, nos sites dos bancos, por atendimento telefônico e nos caixas eletrônicos.

Uma vez emitidos os boletos pelo sistema, o banco no qual o pagador se cadastrou realizará uma busca, no DDA, de todos os boletos de cobrança de seu cliente e os colocará disponíveis para consulta, por meio do site e do caixa eletrônico. O pagamento só é feito se autorizado pelo cliente, o que diferencia o DDA do já conhecido débito automático. Não será possível imprimir um boleto exibido pelo DDA para efetuar o pagamento em qualquer banco.

Agência Estado

::: Chuvas e alagamentos no Parque Industrial III - "Toda vez que chove acontece isso aqui", diz comerciante local.

A pouco estive no Parque Industrial III, onde industriais e comerciantes reclamam dos estragos causados pelas chuvas.
O problema se agrava pois faltam galerias e tubulação para escoar a água da chuva, soma-se a isso a falta de asfaltamento na avenida Mercosul, principal via de acesso ao Parque.
"Toda vez que chove acontece isso aqui, a água invade a empresa e ficamos com nossos serviços parados, sem trabalhar pois há um risco grande de curto circuito devido a água espalhada em toda empresa", comentou um dos atingidos pelo problema, onde a água em sua empresa chegou a mais de 30 cm.
De carro, caminhão ou bicicleta.... De qualquer forma fica difícil atravessar a enorme lagoa formada na avenida Mercosul!!!
A Administração Municipal se posicionará amanhã sobre o assunto.

Eis aí algumas imagens que dizem mais que palavras:

Trabalhador tenta desviar da enorme lagoa formada na Avenida Mercosul

Fundos do Parque Industrial III - Falta de Galerias faz a água das chuvas invadir as empresas

PARA MEDITAR... Uma boa semana a todos!!!

ENTREGUE-SE POR INTEIRO

Bem-aventurados os que guardam as Suas prescrições e O buscam de todo o coração. Sal. 119:2.

Felicidade não é apenas seguir à risca as prescrições divinas enquanto as pessoas vêem. Não se trata de viver para agradar os seres humanos, chamem-se estes: igreja, família ou sociedade. Não basta cumprir tudo. É preciso fazê-lo “de todo o coração”. Esteja onde estiver. Em público ou em privado. O que importa não é só a opinião dos outros, mas a opinião divina.

O relacionamento que Deus deseja ter com você é um relacionamento pessoal de pai e filho. Você é um ser humano, com sentimentos e consciência. Não é uma simples máquina programada para movimentar-se. Se o fosse, Deus seria apenas um fabricante. Mas você é um filho amado. Ele não espera que a máquina funcione corretamente. Ele anseia que o filho amado lhe entregue o coração e seja feliz. Suas prescrições não são simples recomendações. São segredos, dicas, que funcionaram na vida de muita gente e pode também funcionar na sua.

Quando você entrega o coração a Deus, entrega-Lhe o ser inteiro e vive para Jesus. O resultado é que você é feliz. Ao seguir os conselhos divinos, seus pés não tropeçam, suas decisões são acertadas, suas posições seguras, seus relacionamentos prósperos e sua vida abundante e completa.

É tão simples assim? É, sim. Somos nós que complicamos as coisas simples de Deus. Adentramos nos labirintos do raciocínio, da filosofia, da incredulidade, do cepticismo cruel ou da dúvida existencial e nos perdemos na escuridão dos nossos medos, complexos e traumas, até ficarmos definitivamente presos aos nossos próprios fantasmas.

Perdemos a capacidade de amar. Não amamos a Deus, nem a nós mesmos, e muito menos aos que nos rodeiam. Fingimos que amamos. Brincamos de amor, mas vivemos cada vez mais vazios. Deus não quer isso. Eis a razão porque tenta conquistar o seu coração. Servi-Lo de “coração” é servi-Lo por inteiro, sem divisões nem mesquinhez. Um ser dividido não tem a mínima condição de ser feliz.

Antes de começar mais um dia na sua vida, repita para si: “Bem-aventurados os que guardam as Suas prescrições e O buscam de todo o coração.”

Pr. Alejandro Bullón

sábado, 17 de outubro de 2009

::: HORÁRIO DE VERÃO - Começa hoje às 0h


Rodoviárias e aeroportos têm esquema especial para passageiros.
Medida é válida no RS, SC, PR, SP, RJ, ES, MG, GO, MT, MS e DF.

O horário de verão este ano começa à 0h de domingo, 18 de outubro, e vai até a 0h de 21 de fevereiro de 2010. Os relógios terão de ser adiantados em uma hora. A partir deste ano, a medida vigora em uma data fixa, conforme prevê decreto sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A mudança de horário só vale para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Data fixa

Segundo as novas regras, o horário de verão terá início no terceiro domingo de outubro de cada ano e será encerrado no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. “Se a data de encerramento coincidir com o carnaval, o horário de verão fica automaticamente prolongado por mais uma semana. É uma precaução para não atrapalhar o turismo no país, entre outras razões”, disse Ricardo José de Carvalho, chefe da Divisão Serviço da Hora do Observatório Nacional, no Rio de Janeiro.

Nos anos anteriores, o governo estipulava anualmente o período de vigor do horário de verão, que é aplicado para racionalizar o uso de energia durante a primavera e o verão.

Adotado no Brasil desde o verão de 1932, o horário de verão busca o melhor aproveitamento da luz natural, adiantando-se os relógios em uma hora. A medida reduz o consumo de energia elétrica entre 18h e 20h.



sexta-feira, 16 de outubro de 2009

::: BUEIROS ENTUPIDOS

Praça Mello Palheta, esquina com o Lojão do Davi, "Riacho urbano", formado pela chuva

As chuvas torrenciais que caíram nas últimas horas evidenciou um problema que não aparece nos dias de Sol: Bueiros entupidos por toda cidade.
Como estamos na primavera, as "folhinhas" que caem das árvores são levadas pelo vento e muitas vezes varridas por comerciantes, donas de casa e a própria máquina de varrição para dentro dos bueiros. Além das pessoas que jogam lixo na rua e também acabam parando nos bueiros.
Quando a chuva começa a cair, a água não consegue ser escoada e começa a correr pelas calçadas e portas das lojas formando um "riacho urbano"...

::: ECONOMIA - Chuvas devem elevar preços de hortaliças



A Folha de Londrina noticiou na edição de hoje, sexta-feira, 16 de outubro, que segundo estimativas os consumidores poderão pagar até 50% a mais pelos hortifruti.
No Estado, devido as fortes chuvas, agricultores chegaram a perder 30% da produção.

O temporal que atingiu várias cidades do Paraná na madrugada de ontem vai afetar o bolso dos consumidores. Devido aos estragos causados nas lavouras de hortaliças, a previsão é que os preços dos produtos fiquem entre 20% a 50% mais caros nos próximos dias. Produtores registram perda de até 30% na produção de verduras e legumes. Além do preço alto, os consumidores devem levar para a mesa produtos com qualidade inferior. As plantações sofreram com os ventos fortes, a chuva pesada e a umidade.


Agências da Caixa reabrem em algumas cidades do Paraná

O 22.º dia de greve na Caixa Econômica Federal começou, ontem, no Paraná, com agências de algumas cidades voltando a abrir. O atendimento já voltou nas regiões de Guarapuava, Toledo, Umuarama, Goioerê e Telêmaco Borba. Em Cascavel, os funcionários também decidiram interromper a greve.

O principal motivo foi o temporal da noite de anteontem, que causou vários danos na cidade, possivelmente aumentando a demanda da população por serviços do banco.

Apesar disso, a greve continua na maioria das agências do Estado. Na base do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, apenas uma das 51 agências, em Rio Negro, está abrindo. Dos cerca de 2,9 mil trabalhadores do banco, 2,6 mil estão em greve, segundo o sindicato.

Em Nova Esperança a Agência da CAIXA ainda permanece fechada.

::: CHUVAS - Temporal causa destruição em 26 cidades do Paraná


Temporais que atingiram todo o Paraná na tarde da última quarta-feira e na madrugada de ontem deixaram pelo menos 2,6 mil casas danificadas, 1,6 mil pessoas desalojadas e desabrigadas, 44 feridos e um morto.

O balanço parcial é da Defesa Civil estadual, mas os números podem mudar a qualquer momento, já que muitas pessoas retornaram para casa e outras, ao mesmo tempo, estão tendo que deixar suas residências porque os municípios em que vivem ainda sofrem com as chuvas.

Até agora, 26 cidades foram afetadas com os temporais. Pelo menos 30 mil domicílios ficaram sem energia elétrica e outros 100 mil com o abastecimento de água prejudicado.

A morte registrada ocorreu no município de Santa Helena, na região oeste do Paraná, por volta das 16h de quarta-feira. Leandro Tauchert, de 28 anos, morreu quando seu veículo foi atingido por uma árvore no distrito São Francisco, a cerca de oito quilômetros do centro da cidade.

Em todo o município de Santa Helena, aproximadamente 50 residências foram destelhadas com os ventos fortes e mais de duas mil pessoas foram afetadas. Para se ter uma ideia, o Instituto Tecnológico Simepar registrou ventos de 100 km/h na cidade na tarde da última quarta-feira.

Em Ampere, no sudoeste do Estado, o Simepar confirmou a passagem de um tornado, com ventos de 115 km/h. Londrina, no norte do Paraná, também sofreu com as chuvas. O prefeito Barbosa Neto deve decretar hoje estado de emergência.

Cerca de 400 casas foram destelhadas na cidade, deixando pelo menos 40 famílias desabrigadas e outras 70 desalojadas. Em Cascavel, no oeste do Estado, cerca de mil residências foram destelhadas, obrigando 1,5 mil pessoas a deixarem suas casas.

Uma torre da rádio Capital FM chegou a ser derrubada com a força dos ventos, que chegaram a 100 km/h. Em Matelândia, na mesma região, pelo menos 500 casas foram destelhadas, além de um posto de saúde e aviários.

Em Ibiporã, no norte, os moradores ainda nem tinham concluído as obras de recuperação por conta das chuvas que atingiram a cidade há cerca de uma semana.

Com o temporal de ontem, novos bairros foram afetados. Não deu tempo de o teto do único hospital público da cidade, o Cristo Rei, ser reconstruído e mais água entrou no local. Trinta e seis leitos estão desativados.

O meteorologista do Simepar, Tarcísio da Costa, explicou que os ventos e chuvas fortes ocorrem por conta do encontro de um fluxo de ar quente e úmido, vindo da região norte do País, com a frente fria, oriunda do sul. “Isso intensifica a instabilidade atmosférica”, disse.

Segundo Costa, estão previstas chuvas para os próximos três dias, mas não com a intensidade de ontem. Outras cidades afetadas pelas chuvas foram Cambé, Arapongas, São Sebastião da Amoreira e Assai (norte); Umuarama e Alto Piquiri (noroeste); Palotina, Medianeira, Diamante do Oeste e Maripá (oeste); Três Barras do Paraná, Iguatu, Ampere, Bela Vista da Caroba, Capanema, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos e Tupassi, no sudoeste; Cantagalo e Goioxim (sul). A Defesa Civil não registrou problemas em Curitiba e região metropolitana.

Pr On Line