Os três principais candidatos à presidência da República - Dilma Rousseff, José Serra e Marina Silva - falarão sobre a importância do jornalismo e dos meios de comunicação na democracia no encerramento do 8º Congresso Brasileiro de Jornais, que será realizado nos dias 19 e 20 de agosto no Rio de Janeiro.
O evento, que tem como tema geral “Jornalismo e Democracia na Era Digital”, é realizado pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) e será constituído de uma série de painéis de debates sobre os principais aspectos da indústria jornalística brasileira, como produção de conteúdo para as mídias digitais, captação de investimentos publicitários, novos projetos gráficos, liberdade de expressão e autorregulamentação.
A participação de Dilma, Serra e Marina não será na forma de debate, mas com a exposição de seus pontos de vista sobre jornalismo e o papel dos meios de comunicação. Será às 14h30 do dia 20, sexta-feira. Eles também assinarão a Declaração de Chapultepec, documento criado pela Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP, na sigla em espanhol) em defesa da liberdade de expressão. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, além de dezenas de estadistas das três Américas, já subscrevam a Declaração de Chapultepec.
O Congresso Brasileiro de Jornais é o mais importante evento da indústria jornalística brasileira, sendo realizado a cada dois anos. Este ano, o CBJ centrará seus trabalhos nos desafios das empresas jornalísticas diante da nova realidade da internet e das mídias digitais, e da importância de se construir um modelo autossustentável de jornalismo de qualidade nesse mercado, fundamental não apenas para as empresas, mas para o debate democrático e independente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...