terça-feira, 30 de novembro de 2010

::: EDUCAÇÃO - NRE diz que todos os alunos terão vagas garantidas

Foram iniciadas ontem (29) e vão até o próximo dia 10 de dezembro as matrículas para o ano letivo de 2011, dos alunos que estarão cursando a 5ª Série do Ensino Fundamental ou a 1ª Série do Ensino Médio nas escolas estaduais.
De acordo com o Setor de Registro Escolar (Sere) do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí, todos os interessados terão vagas garantidas. Um levantamento preliminar mostra que cerca de 1.060 alunos estão sendo promovidos da 4ª série do Ensino Fundamental para a 5ª em Paranavaí e este número é menor quanto ao da promoção da 8ª série do Ensino Fundamental para a 1ª Série do Ensino Médio, que chega a 1.090. Portanto, segundo o NRE, não há porque os alunos e pais se preocuparem com falta de vagas em Paranavaí
De acordo com o NRE, a questão vem sendo levantada por alguns pais que, mesmo recebendo a carta-matrícula de endereçamento à escola mais próxima da residência, pretendem a matrícula em outro estabelecimento de ensino, o que não será possível neste período. Outro fato que vem gerando dúvidas é quanto ao turno. Segundo o NRE, existem vagas para todos, porém no caso de haver maior concentração de interessados num determinado período (geralmente pela manhã) a escolha de vagas seguirá um critério já adotado em outras regiões por recomendação do Ministério Público Estadual, qual seja, através de sorteio – período da manhã, tarde ou noite.
A rede estadual de ensino iniciou o processo de matrícula de novos estudantes para o ano letivo de 2011 no último dia 3 de novembro. Crianças e adolescentes que não estavam estudando neste ano, ou vindas de escolas particulares, outros municípios ou estados, e que vão para a 6.ª, 7.ª e 8.ª séries do ensino fundamental ou 2.º e 3.º anos do ensino médio, foram as primeiras a se matricularem, até 19 de novembro.
Para os alunos na mesma condição, mas que vão ingressar na 5.ª série do ensino fundamental ou no 1.º ano do ensino médio, a matrícula será feita dos dias 13 a 17 de dezembro. Os alunos que ingressam na 5.ª série do ensino fundamental ou no 1.º ano do ensino médio em 2011, mas já são alunos da rede pública paranaense, receberam uma carta-matrícula entre os dias 22 e 26 de novembro com a indicação da escola ou colégio em que terão a vaga garantida.
Para a efetivação dessa matrícula, o aluno, ou seu responsável, deverá apresentar a carta no estabelecimento indicado entre os dias 29 de novembro a 10 de dezembro. Já nas demais séries a rematrícula ocorre automaticamente para os que irão permanecer na mesma escola. No caso de transferências serão realizadas a partir de janeiro.
O Estado segue o Georreferenciamento, sistema em que o aluno é matriculado na escola mais perto de sua residência. Porém, mesmo que não haja disponibilidade na escola mais próxima, os pais podem ficar tranquilos que seus filhos têm vaga assegurada em outra.
DOCUMENTOS:
No ato da matrícula, é necessário levar original e fotocópia de: certidão de nascimento do aluno (além da carteira de identidade para maiores de 16 anos), fatura da energia elétrica e histórico escolar ou declaração da escola de origem, no caso de transferência.
Todas as escolas estaduais estão preparadas para orientar a população em relação às matrículas. Informações também podem ser obtidas no Núcleo Regional de Educação junto ao Setor de Registro Escolar. O atendimento pelo 0800-643-2643 começa no dia 13 de dezembro.

DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...