terça-feira, 31 de agosto de 2010

::: BRAÇOS CRUZADOS - SERVIDORES MUNICIPAIS DE NOVA ESPERANÇA SE PREPARAM PARA A GREVE

A Câmara Municipal de Nova Esperança recebeu na sessão do dia 30 de agosto de 2010, os funcionários públicos para solicitar apoio aos vereadores para a paralisação que o Sindicato dos Servidores Municipal de Nova Esperança (SISMUNE) estão pretendendo realizar a partir de quinta-feira (02/09), com uma reunião que esta marcada.
Dos noves vereadores somente o vereador Junior Alberton não se fez presente por motivos assumidos anteriormente e particulares.
O Vereador Dorival Boreggio leu no inicio da sessão o oficio enviado pela Secretária da Administração Célia Galinari, para esclarecer o assunto sobre o laudo de insalubridade, motivo muito questionado nas últimas semanas. Também foi lido pelo Secretario da sessão o oficio de resposta da Secretaria da Saúde Isabel Vasconcelos esclarecendo as colocações feitas pelo Vereador Xandy Zacarias que na sessão da semana passada (23), onde o mesmo mencionou falta de medicamentos e utensílios e sobre a pintura realizada no NIS, obra essa realizada com todo o apoio dos funcionários e vereadores. O Vereador Xandy Zacarias questionou o laudo de insalubridade, sobre os cortes causados, solicitando a presença do técnico responsável para esclarecer sobre os critérios utilizados.
A sessão que teve na sua maioria aprovações de subdivisão, no seu final as explicações finais, questionaram o tão falado assunto das últimas semanas.
A Vereadora Vera Boregas questionou se a empresa que fez o laudo anterior porque mudou de empresa? Mudou porque essa empresa que realizou este novo laudo foi à empresa que ganhou a licitação. A Vereadora levantou a questão porque o poder executivo tomou essa decisão tão rápida, se para os cargos comissionados de 30 dias para eles se regularizarem em suas finanças.
O Vereador Cláudio de Brito relatou que o Ministério da Saúde exige a cada dois anos seja refeito o laudo de insalubridade e perigo de vida. O Vereador apóia o SISMUNE a ir à justiça solicitar um novo laudo e através de sua assessoria jurídica poder interromper a situação desse laudo vigente.
O Vereador Xandy Zacarias reclama do chefe do poder executivo (Prefeita Maly Benatti), que foi chamado para uma reunião na última sexta-feira (27) em seu gabinete para vê-la bater o martelo sobre os cortes da insalubridade. Mais o executivo simplesmente usou de transparência no caso. O Vereador ainda acrescentou em suas palavras para cobrar da Secretaria da Saúde mais bolachas no Hospital Municipal Sagrado Coração de Jesus. (?)
O Presidente do SISMUNE Wagner Bera fez uso da palavra por mais de 20 minutos na sessão, Wagner questionou porque a prefeita não atende o sindicato, (isso não é verdade Presidente), para discutir assuntos como o reajuste salarial e o plano de carreira dos professores.
Um dos pontos altos da sessão foi o discurso do Presidente do SISMUNE quando o mesmo mencionou que a Greve é questão de tempo, e pediu a população, comerciantes a compreensão se os lixos não forem recolhidos. E que nosso município esta sendo mal administrado.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

::: SENADO - Gleisi quer criar rede de apoio contra as drogas nas escolas

A candidata ao Senado pelo PT Gleisi Hoffmann se reuniu na manhã de ontem, 23 com mais de 500 profissionais da área de Educação, entre diretores, professores, pedagogos e agentes educacionais. Pais de alunos, representando conselhos escolares de 14 municípios da Região Metropolitana de Curitiba - totalizando 132 escolas - também participaram da conversa.
O encontro aconteceu em Campo Largo e além de Gleisi, também estiveram presentes o candidato a governador Osmar Dias (PDT), o candidato a vice Rodrigo Rocha Loures (PMDB), e Roberto Requião (PMDB), que concorre a uma das cadeiras no Senado.Gleisi destacou que a eleição de Dilma Rousseff e dos candidatos da coligação “A União Faz um Novo Amanhã” permitirá mais avanços no setor. “Educação é muito importante. Com Dilma na presidência, Osmar, no Governo do Estado, e eu e Requião, no Senado, temos a garantia concreta que os programas de Educação e inclusão social implantados no Governo Lula terão continuidade”, afirmou. A candidata ressaltou que um dos seus projetos para o Senado inclui o cuidado às famílias e às crianças, principalmente em relação às drogas e à violência. “Defendo uma grande rede formada de professores, assistentes sociais e pedagogos nas escolas, para que os jovens e as crianças tenham um encaminhamento adequado e as famílias tenham o apoio necessário para enfrentar o problema”, enfatizou. Requião lembrou algumas conquistas alcançadas no Paraná enquanto governador. Entre eles, destacam-se os programas de valorização dos profissionais de educação, a reestruturação física das unidades escolares e a aquisição de novos equipamentos e materiais didáticos. A coordenadora do Núcleo de Educação da Região Metropolitana, Maria Joana Pazinatto, disse que as políticas criadas por Requião vão além das salas de aula. “Precisamos pensar em como estava a Educação antes de 2003. O Governo Requião foi aberto à construção coletiva, fazendo uma nova educação. E é isso o que queremos, a continuidade desses projetos de valorização do setor”, declarou. Osmar Dias destacou a importância de melhorar o salário dos educadores. “O tempo em que os professores passaram oito anos sem reajuste salarial já passou, mas a ameaça de volta àquela época continua. Vamos juntos trabalhar para que nossa educação não ande para trás”, disse.

::: ELEIÇÕES - CNT/Sensus: Dilma vai a 46% e Serra tem 28,1%

Dados apontam vitória da petista no primeiro turno, confirmando a tendência evidenciada em levantamentos anteriores

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, ampliou a vantagem em relação ao adversário tucano José Serra em novo levantamento CNT/Sensus, divulgado nesta terça-feira. Pela pesquisa, que segue a mesma linha dos números divulgados por outros institutos nas últimas semanas, a presidenciável petista tem 46% das intenções de voto, o que lhe daria a vitória já no primeiro turno. Segundo colocado na disputa, o rival tucano José Serra teria 28,1% das intenções de voto se a eleição fosse hoje.
Dilma cresceu mais de 4 pontos em relação à pesquisa anterior, realizada entre os dias 31 de julho e 2 de agosto. Na época, a petista tinha 41,6%. Serra, por sua vez, registrou queda desde a última rodada, quando contabilizava 31,6%.
A candidata do PV, Marina Silva, oscilou negativamente em relação à pesquisa anterior, passando de 8,5% para 8,1%. Os demais candidatos ao Palácio do Planalto não pontuaram. Brancos e nulos totalizaram 5,1% das intenções de voto e não souberam ou não responderam 11,7% dos entrevistados.

Pelo levantamento, Dilma venceria a disputa no primeiro turno, já que possui 55,3% dos votos válidos, superando a soma dos demais adversários, que juntos respondem por 44,7%. Os números apontam para uma tendência semelhante à pesquisa Vox Populi encomendada pela Band e pelo iG, datada de 17 de agosto. Na ocasião, Dilma contabilizava 45% das intenções de voto e Serra tinha 29%.

Os números apontam uma vitória larga de Dilma sobre Serra em um eventual segundo turno. A candidata petista alcançaria 52,9% das intenções de voto, enquanto Serra ficaria com 34%. Na pesquisa anterior, Dilma tinha 48,3% e Serra 36,6%.
O instituto Sensus entrevistou 2 mil pessoas em 136 municípios, entre os dias 20 e 22 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos porcentuais, para mais ou para menos. Os dados foram registrados no Tribunal Superior Eleitoral sob número 24.903/2010.
Espontânea
Dilma avançou também na pesquisa espontânea. Ficou a 37,2% das intenções de voto. O dado revela um crescimento de quase 7 pontos em relação ao levantamento anterior, quando a petista aparecia com 30,4%. Nesse caso, Serra subiu de 20,2% para 21,2%, uma variação dentro da margem de erro.

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, Marina teve 6% das intenções de voto. Ela tinha 5% na rodada anterior. Os demais candidatos não chegaram a 1%.

As citações ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não pode concorrer à reeleição caíram de 5% para 2,1%. Votos em branco, nulo ou nenhum somam 5,4%. Outros 25,2% não sabem ou não responderam à pesquisa.

Marina é a candidata com maior rejeição, segundo a pesquisa. Uma fatia de 47,9% dos entrevistados afirma que não votaria na representante do PV. Outros 40,7% não escolheriam Serra e 28,9% rejeitam Dilma. A pesquisa ainda revelou que 39,8% dos entrevistados têm Dilma como única candidata em que poderiam votar. Esse número chega a 22,6% para Serra e 8,3% para Marina.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

::: ELEIÇÃO - Beto em Porecatu: "Não vou aparelhar o Estado com a companheirada”


Na manhã de ontem em Porecatu, antes de carreata pelo centro da cidade, Beto Richa discursou na caçamba de uma caminhonete, no campo de futebol da cidade. Ao falar sobre seu estilo de governar, avisou: "Vamos fazer uma gestão profissional. Não vou aparelhar o Estado com a companheirada”.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

::: IMPRENSA - Presidenciáveis falarão sobre jornalismo e democracia

Os três principais candidatos à presidência da República - Dilma Rousseff, José Serra e Marina Silva - falarão sobre a importância do jornalismo e dos meios de comunicação na democracia no encerramento do 8º Congresso Brasileiro de Jornais, que será realizado nos dias 19 e 20 de agosto no Rio de Janeiro.
O evento, que tem como tema geral “Jornalismo e Democracia na Era Digital”, é realizado pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) e será constituído de uma série de painéis de debates sobre os principais aspectos da indústria jornalística brasileira, como produção de conteúdo para as mídias digitais, captação de investimentos publicitários, novos projetos gráficos, liberdade de expressão e autorregulamentação.
A participação de Dilma, Serra e Marina não será na forma de debate, mas com a exposição de seus pontos de vista sobre jornalismo e o papel dos meios de comunicação. Será às 14h30 do dia 20, sexta-feira. Eles também assinarão a Declaração de Chapultepec, documento criado pela Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP, na sigla em espanhol) em defesa da liberdade de expressão. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, além de dezenas de estadistas das três Américas, já subscrevam a Declaração de Chapultepec.
O Congresso Brasileiro de Jornais é o mais importante evento da indústria jornalística brasileira, sendo realizado a cada dois anos. Este ano, o CBJ centrará seus trabalhos nos desafios das empresas jornalísticas diante da nova realidade da internet e das mídias digitais, e da importância de se construir um modelo autossustentável de jornalismo de qualidade nesse mercado, fundamental não apenas para as empresas, mas para o debate democrático e independente.

::: JUSTIÇA DO TRABALHO - Empresas do Paraná garantem na Justiça isenção de comprovante do ponto em papel para trabalhador


A Justiça do Trabalho do Paraná começou a receber mandados de segurança pedindo que o Ministério do Trabalho e Emprego, por meio de suas gerências regionais, se abstenha de multar e exigir das empresas que implantaram o ponto eletrônico a emissão em papel do comprovante de entrada e saída do trabalhador no local de trabalho, conforme a Portaria MTE 1510/2009.


Uma das primeiras decisões a respeito, em caráter liminar, é do juiz Sidnei Bueno, da 3ª Vara do Trabalho de Cascavel, que decidiu em favor das empresas Fistarol & Cia Ltda., Coopavel Cooperativa Agroindustrial e Copacol Cooperativa Agroindustrial Consolata.


De acordo com o juiz, a impressão do comprovante em papel vai onerar as empresas, principalmente as que têm milhares de empregados, sem garantir a segurança almejada, como se prevê na Portaria. “Importará em filas indesejadas, com trabalhadores insatisfeitos e tumulto logo no início, ou no final da jornada. Não favorece o empregador, nem o trabalhador”, declarou ele, na liminar.


“A exigência de impressão culminará, indevidamente, repita-se, no acréscimo não desejável de gastos com papel e tinta para a impressão. E, volto a dizer, não se pode ter em conta apenas uns poucos empregados, mas para empreendimento como aqueles das rés, que empregam em torno de cinco mil trabalhadores, serão pelo menos dez mil marcações e impressões diárias (se não houver registro do intervalo intrajornada), mais de duzentas mil mensais e assim por diante. Por empresa, diga-se. E o acréscimo desses custos, certamente, desaguará na diminuição de benefícios aos empregados (como redução de reajustes salariais) e no aumento do preço dos produtos aos consumidores”, completou.


O juiz Sidnei Bueno também se ateve à responsabilidade socioambiental. “É preciso notar que a utilização de papel significa aumento no corte de árvores, em caminho diametralmente oposto àquele atualmente trilhado pela humanidade. A preservação da raça humana passa, naturalmente, pela preservação do meio em que vivemos, com o mínimo de interferência possível na natureza”.


Para ele, a exigência de impressão do comprovante é relevável, uma vez que o equipamento deve ser certificado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, além de ter memória de registro inviolável. “Se o equipamento a ser produzido não é sujeito a fraudes, como quer a portaria, a impressão de comprovante em papel constitui excesso desnecessário e inútil, que somente terá, então, o condão de aumentar custos e o consumo de papel (leia-se, de árvores)”, concluiu.


Instalação
A portaria do MTE não exige a implantação do ponto eletrônico, pois perduram o cartão de ponto mecânico e o registro manuscrito de ponto. A portaria apenas disciplina o ponto eletrônico das empresas que optaram pela adoção do registro eletrônico. (Por Flaviane Galafassi, da assessoria de imprensa do TRT-PR)

::: ELEIÇÕES - Casa cheia no comitê do Beto:130 prefeitos em duas horas


A tarde de terça-feira foi agitada no comitê de Beto Richa, em Curitiba. Em apenas duas horas,130 prefeitos e ex-prefeitos, divididos em quatro grupos e acompanhados de lideranças locais, chegaram para conversar. De Quinta do Sol a São Miguel do Iguaçu, de Farol a Santa Terezinha do Itaipu. Um dos grupos mais organizado foi o da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), que chegou uniformizado: todos com camisetas azuis. “Queremos que você vista a nossa camisa, para demonstrar compromisso com nossa região”, disse o prefeito de Engenheiro Beltrão, Elias de Lima.
A prefeita de Farol, Dina Cardoso, presidente da Comcam, entregou um documento com demandas dos municípios da região. “Vamos trabalhar com todos. Sabemos das dificuldades. Pequenos municípios não conseguem administrar sem a parceria com o Estado. Os recursos são muito escassos. Vamos fazer uma gestão dinâmica, vigorosa, parceira e com muito diálogo”, disse Richa.

::: ELEIÇÕES - Gleisi acredita na vitória de Dilma no primeiro turno


Pesquisa Ibope divulgada na segunda-feira (16) mostra que a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, tem 11 pontos de vantagem sobre José Serra (PSDB). Considerando os votos válidos, os números comprovam que se as eleições fossem hoje, Dilma seria eleita no primeiro turno.
Dilma tem 43% das intenções de voto contra 32% do tucano. No último levantamento feito pelo Ibope, realizado entre os dias 02 e 05 de agosto, a diferença era de cinco pontos: 39% a 34%. A candidata do PV, Marina Silva, mantém os 8%, e os demais candidatos, juntos, somam 1%. Brancos e nulos registram 7% e os indecisos, 9%. Para a candidata ao Senado Gleisi Hoffmann (PT), o resultado consolida o avanço de Dilma na corrida eleitoral. “Acredito que essa será uma eleição de primeiro turno. A Dilma será nossa próxima presidente da República”, declarou.
Vox Populi: Dilma tem 45%, Serra tem 29% e Marina, 8%
A candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff, venceria no primeiro turno se a eleição fosse hoje, de acordo com a pesquisa Vox Populi/Band/iG divulgada nesta terça-feira. Dilma teria 45% das intenções de voto, contra 29% do presidenciável tucano, José Serra, e 8% da candidata do PV, Marina Silva. Para vencer a disputa no primeiro turno, a quantidade de votos válidos contabilizados por um determinado candidato deve ser superior à soma dos votos obtidos pelos demais concorrentes.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

::: ARTIGO - Vão faltar tapumes

*Dijair Brilhantes & Bruno Lima Rocha

Nos dias atuais não há como falar de futebol no Brasil sem citar a copa de 2014. O problema é que até agora, só vimos projetos e maquetes de estádios. Ao que tudo indica, a corrida pela Copa do Mundo é a corrida rumo ao pote de ouro ao final do arco-íris regado a dinheiro público. O Pan do Rio que o diga.
A maior especulação, como não podia deixar de ser, é a loucura atrás de estádios padrão FIFA. Nem a terra da garoa escapa da pressão. São Paulo, a mais importante capital do país, a locomotiva do país segundo uma parte da paulicéia outrora desvairada, uma das doze sedes, até agora não definiu aonde vai realizar os jogos. Será feita uma reforma no Morumbi ou virá a construção de uma nova arena? O que teremos? Piritubão? Pietazão Guarulhense? Vão fazer um estádio no Rodoanel? Ou será que o Corinthians vai ganhar uma cancha nova na Barra Funda ou no Tatuapé? E o que falar de Manaus, (com todo respeito que merece o povo que habita aquela região) que o clube mais importante disputa a série D? Qual a utilidade de um estádio com capacidade mínima para 40 mil pessoas em um estado sem um grande time de futebol?
Vale uma observação. Nós defendemos neste espaço que todos têm o direito de prestigiar o esporte bretão. De maneira alguma temos a intenção de discriminar qualquer estado, mas pensamos que o futebol não pode – e nem em pensamento - ser tratado como prioridade.
O problema é grave. O governo central aprovou através medida provisória, a desoneração de impostos (PIS/COFINS) para a importação de materiais e serviços para as obras da copa de 2014. O mesmo procedimento poderia ser usado para construção de hospitais, escolas, creches e outros necessários aparelhos sociais. Podem ter certeza, isso também traria enormes “ganhos”, em longo prazo e com menos holofotes, mas traria. Na onda de embonecar as cidades-sede e sub-sedes, nos fica uma dúvida cruel. Usará a FIFA tapumes para esconder as favela e pobrezas do Brasil assim como fez na Cidade do Cabo na África do Sul durante a copa de 2010? Se isso fizer, vão faltar tapumes podem ter certeza.
Editor: Bruno Lima Rocha
Autores da coluna: Dijair Brilhantes & Bruno Lima Rocha

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

::: NÃO VENDO MEU VOTO!!!



O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Mozart Valadares, disse hoje que o maior prejudicado com a venda de votos é o eleitor, que “perde a cidadania, o direito de escolher livremente seus governantes.” Em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a entidade lançou a campanha Não Vendo Meu Voto, com o objetivo de conscientizar o cidadão sobre a importância da escolha de seus candidatos.A legislação eleitoral pune com a cassação do registro ou do diploma, além do pagamento de multa, o candidato que doar, oferecer, prometer, ou entregar bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública, ao eleitor com a intenção de obter seu voto.
Blog do Álvaro Dias

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

::: AGRICULTURA - Mercado agrícola entre os temas das reuniões com os associados

As perspectivas para o mercado de suco de laranja são promissoras, segundo comentou o superintendente de negócios da Cocamar, José Cícero Aderaldo.

As projeções para a citricultura e os demais produtos agrícolas estão na pauta das reuniões que a diretoria da cooperativa começou a realizar nesta segunda-feira com os cooperados nos entrepostos espalhados pela região.

O objetivo desses eventos é fazer uma prestação de contas do primeiro semestre e projeções para o segundo, além de oferecer ao cooperado a oportunidade de uma conversa direta com os dirigentes.

AGENDA
As reuniões tiveram início em Jussara em Cianorte e seguem hoje no mesmo horário em Paranacity e Atalaia, quarta-feira nas cidades de Paranavaí, Japurá e Ivatuba, quinta em São Jorge do Ivaí, Floraí e Floresta, e sexta-feira em Maringá (com cooperados de Apucarana).
No dia 16, próxima segunda-feira, é a vez de Iporã (mais Umuarama, às 10h), Altônia (com Pérola e São Jorge do Patrocínio, às 14h), e Ourizona (8h30). No dia 17, às 8h30, Paraíso do Norte e Dr. Camargo, dia 18 no mesmo horário em Paiçandu e Nova Esperança e, dia 19, também às 8h30, no município de Terra Boa.
LARANJA
Sobre a citricultura, o superintendente observou na última quinta-feira, durante encontro com o Grupo de Relacionamento Cooperativista, em Maringá, que a produção mundial de suco em 2010 deve ser de 2,1 milhões de toneladas, abaixo das 2,3 milhões de 2009.
O consumo também deve cair de 2,3 milhões de toneladas do último ano para 2,2 milhões no presente exercício, mas mesmo assim vai ficar acima do volume ofertado.
A tendência é que a produção mundial continue caindo nos próximos anos por conta dos danos causados pelo greening, a pior enfermidade da cultura, tanto na Flórida como em grande parte dos pomares paulistas. Com isso, a previsão é de preços melhores para a caixa da fruta (de 40,8 quilos) na comparação com os que foram praticados na última safra.
Segundo ele, a menor oferta nas principais regiões produtoras de laranja do mundo poderá representar uma oportunidade para os cooperados da Cocamar.

(Flamma)

::: SAÚDE - Pés exigem cuidados especiais com o frio


Eles nos levam para todos os lugares, são a nossa base, a nossa sustentação. No entanto, nesta época do ano os pés nem sempre recebem o tratamento merecido. E a falta de cuidado pode trazer, entre outros problemas, calos, frieiras, micoses e as temidas unhas encravadas. Apesar de ficarem escondidos, eles devem receber a mesma atenção que ganham em outras estações do ano. Os cuidados com eles não são apenas uma questão de beleza, mas sim devem ser considerados um fator de saúde.
Os calçados fechados são confortáveis e deixam as pessoas mais charmosas nos dias frios, mas eles podem ser grandes inimigos dos pés. A escolha de um calçado deve respeitar alguns pontos importantes, como o conforto, qualidade e segurança. A beleza não deve estar em primeiro lugar. Os que levam material sintético devem ser evitados nesta época do ano.
De acordo com a podóloga Cinthia Cordeiro Belo alguns cuidados básicos, como cortar corretamente as unhas ou mesmo um sapato adequado ajudam a evitar futuras complicações. “Cuidar dos pés não é uma mera questão de vaidade, mas um sinal de saúde. Não utilizar a mesma toalha de uma pessoa que já possua algum tipo de micose e evitar tomar banho descalço em lugares públicos é outra importante medida”, ressaltou ela.
Dicas simples podem evitar muitos problemas, garante a profissional. Os calos são exemplos dessas preocupações. Segundo ela, os calos podem ser tratados com o uso de protetores ou palmilhas, além da aplicação diária de hidratantes. No entanto, nem todo tratamento é eficaz. “Qualquer que seja a localização e o tipo de calo, deve-se evitar o uso de calicidas, pois são à base de ácido e se não forem usados adequadamente podem causar úlceras profundas, que dificultam mais o tratamento”, enfatizou.
Esses e outros problemas enfrentados por muitos serão abordados durante o IV Encontro de Podologia do Norte do Paraná. O evento é promovido pela podóloga Cinthia Cordeiro Belo, de Guarapuava, e será realizado no Hotel Blue Tree Premium. “É um evento que já é referencia na região e tem grande importância aos profissionais. Eles não precisam se deslocar até a capital ou outros Estados em busca de conhecimento, novidades e produtos”, comentou ela.
Mais informações:
Júlio Pretto
43 9162 1770
Asessoria de imprensa

domingo, 1 de agosto de 2010

::: ELEIÇÕES - Beto Richa faz campanha com saliva, suor e sola de sapato



O candidato a governador pela Coligação Novo Paraná, Beto Richa, visitou foi à feira livre da Rua Alberto Bolinguer, no bairro Alto da Glória, e ao Mercado Municipal, no Jardim Botânico, na manhã de ontem, sábado (31). Beto recebeu centenas de manifestações de carinho e apoio ao projeto de governo para o Paraná. “Esse é o estilo de campanha que vamos fazer, no corpo-a-corpo e baseada em três “s”: saliva, suor e sola de sapato”, resumiu Beto Richa.
Acompanhando dos candidatos ao Senado Gustavo Fruet e Ricardo Barros, Beto Richa afirmou que gosta do contato com as pessoas. “Me sinto bem, gosto de conversar com as pessoas neste corpo-a-corpo, expor as minhas ideias e propostas para governar o Paraná. Gosto muito de ouvir também, de valorizar a opinião de cada um, até para que eu possa formar o meu juízo em relação às demandas e reivindicações que nos são apresentadas no dia-a-dia. Esse contato me revigora porque por todos os lugares onde passo sou recebido com muito carinho”, disse.
No Mercado Municipal, o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, e o candidato a deputado federal Fernando Francischini juntaram-se a Beto, Gustavo e Ricardo. Os candidatos almoçaram na Praça de Alimentação do Mercado Municipal.
Em entrevista à imprensa, Beto Richa garantiu que investirá na recuperação da infraestrutura do Estado. “A nossa proposta é investir na infraestrutura do Estado. Antes disso, é preciso fazer uma reengenharia do Estado, passar o Estado a limpo, aumentar a capacidade de investimento do Paraná, senão não vão sobrar recursos para mais serviços públicos de qualidade, para a melhoria da infraestrutura para que possamos atrair investimentos e empreendimentos e gerar emprego e diversificar a nossa economia. Vamos atuar fortemente numa política de atração de empresas e de geração de emprego e renda aliada à necessidade de qualificação e capacitação profissional”, afirmou.

::: ELEIÇÕES - Comício de Lula reúne milhares de pessoas na Boca Maldita






Uma multidão lotou a Boca Maldita no sábado (31), em Curitiba, para acompanhar o primeiro comício do presidente Lula no Paraná em apoio a Osmar Dias (PDT), Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requião (PMDB). O evento contou com a presença da candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff, do candidato a vice, Michel Temer (PMDB), do governador Orlando Pessuti (PMDB) e do candidato a vice governador, Rodrigo da Rocha Loures (PMDB), além dos ministros Paulo Bernardo (Planejamento), Márcia Lopes (Desenvolvimento Social), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e do presidente nacional do PT José Eduardo Dutra.

Lula pediu apoio dos paranaenses a todos os candidatos da coligação “A União Faz um Novo Amanhã”. Também pediu que a população ajude o país a acabar com o preconceito contra a mulher. “O Paraná pode dar uma contribuição extraordinária sendo o estado que ajudou a vencer o preconceito contra a mulher brasileira”. Disse que escolheu Dilma Rousseff para ser sua sucessora porque tem certeza que ela está preparada para este desafio.
Lula citou avanços econômicos e sociais do seu governo e afirmou que o Brasil de hoje não é o mesmo. “Olhe o Brasil de 2002 e olhe o Brasil de agora. Em nenhum momento da história nós fomos tão respeitados no mundo”.

Lula destacou programas desenvolvidos durante sua gestão, como o PAC e o Minha Casa Minha Vida. Na área de agricultura familiar lembrou que os financiamentos passaram de R$ 2 bilhões para R$ 16 bilhões neste ano. “O Brasil cresce em todas as áreas e está pronto para viver um novo ciclo de desenvolvimento. O país mudou e vocês ajudaram a mudar”, frisou.

A candidata Dilma Rousseff prometeu levar adiante os avanços conquistados por Lula e afirmou que o Brasil está preparado para ser governado por uma mulher. “Vou ser a primeira presidenta do Brasil. Meu governo será um governo da oportunidade e da distribuição de renda”, garantiu. Dilma pediu apoio para a “chapa da unidade do Paraná” e referiu-se a Gleisi Hoffmann como uma mulher guerreira e competente. “A presença de Gleisi no Senado será muito importante para juntas darmos sequência a este Brasil vencedor. É preciso história, capacidade e coerência para dar prosseguimento às políticas do presidente Lula”, ressaltou.

Em seu pronunciamento, Gleisi falou de sua emoção em participar de mais um ato cívico no local que já serviu de palco para tantos atos de democracia. “Estamos aqui hoje com uma das figuras mais ilustres de nosso país, porque o Lula é o presidente mais popular e com o maior índice de aprovação entre a população. O Governo Lula mudou a vida dos brasileiros e brasileiras”, elogiou.

Para Gleisi, o Brasil só tem um caminho para continuar no rumo do desenvolvimento, elegendo Dilma para ser a primeira mulher a governar o país. Gleisi lembrou algumas das conquistas que Dilma trouxe ao Brasil enquanto ministra e destacou a competência da candidata para ser a sucessora de Lula. “Ela ajudou a gerenciar grandes obras de infraestrutura, como o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o pré-sal, mas ao mesmo tempo pensou no bem-estar da população levando eletricidade para cada canto do país. Também investiu em creches e unidades de saúde. “Ela é uma mulher forte, corajosa e determinada, mas sensível e com coração de mãe”.

Gleisi falou de sua vontade de ser senadora para defender as políticas econômicas e sociais do Governo Lula. “Eu quero ser senadora, junto com Roberto Requião, para trazer mais recursos para nosso Estado, para ajudar a educação e defender os interesses das mulheres, que precisam de proteção e apoio do Poder Público. Quero aprovar a aposentadoria das donas de casa, que na maioria das vezes não têm o seu trabalho reconhecido. Também quero contribuir com o trabalho de combate ao tráfico de drogas, especialmente ao crack”, falou.

Na Fiep, Lula faz balanço de seu governo

O presidente Lula e Dilma Rousseff chegaram a Curitiba na noite de sexta-feira para participar de reunião na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). O encontro fez parte do ciclo de debates promovido pela entidade com os presidenciáveis e contou com a participação de empresários, autoridades e lideranças paranaenses.

Lula fez um balanço de sua gestão e disse sentir orgulho de ter implantado tantos programas sociais e de ter tido a oportunidade de melhorar o setor econômico do Brasil. Para uma platéia de 500 empresários, ele pediu o voto em Dilma para que o Brasil continue neste ritmo. “É para poder dar continuidade ao meu plano de governo que quero Dilma eleita como minha sucessora”, disse.

Osmar Dias e os concorrentes ao Senado Gleisi Hoffmann e Roberto Requião acompanharam a comitiva presidencial e foram citados pelo presidente Lula. “No Paraná, sei que Osmar, Gleisi e Requião irão ajudar Dilma a construir o Brasil que queremos”, enfatizou.

Osmar Dias ressaltou as conquistas sociais obtidas no governo Lula. “Nosso presidente tirou 24 milhões de brasileiros da miséria e colocou outros 31 milhões na classe média. Ele conseguiu criar oportunidades à população e isso explica porque o Brasil foi o primeiro a sair da crise financeira mundial”, elogiou.Durante o evento, os empresários entregaram a Lula o Plano Estadual de Logística do Paraná. O documento, que também foi entregue à Dilma Rousseff, ao ministro do Planejamento Paulo Bernardo e ao governador Pessuti, aponta os principais gargalos da área de transportes do estado e lista os projetos prioritários para resolver esses problemas.