domingo, 31 de maio de 2009

31 de Maio - Dia Mundial de Combate ao Fumo

As imagens são impactantes

O tabagismo é principal causa de muitas doenças pulmonares, como a bronquite crônica, o enfisema pulmonar e o câncer de pulmão. Está associado ainda a doenças cardiovasculares e a tumores em vários outros locais.

O tabagismo é uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. Estima-se que no país ocorram 200 mil falecimentos por ano, em consequência do cigarro.

Os males causados pelo hábito de fumar incluem câncer de pulmão, doença coronariana, doença pulmonar obstrutiva crônica, e doença cérebro-vascular. Outras doenças que também estão relacionadas ao uso do cigarro são aneurisma arterial, trombose vascular, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias e impotência sexual no homem.

Uma pesquisa realizada entre 2002 e 2003 com pessoas de 15 anos ou mais, em 15 capitais brasileiras, mostrou que Porto Alegre tem o maior índice de fumantes do país.

Mesmo assim, o consumo tem se mantido estável. Isto porque o cigarro causa dependência química, o que torna difícil para o fumante abandonar o hábito. No cigarro, assim como em todos os outros derivados do tabaco, a nicotina faz o papel de vilã. Esta droga é uma substância psicoativa, ou seja, produz sensação de prazer, o que pode induzir o abuso e a dependência. Com o tempo, o fumante necessita de cada vez mais doses da substância para proporcionar aquela sensação inicial de prazer. O aumento no consumo agrava a dependência, o que aumenta as possibilidades de se contrair doenças debilitantes, que podem levar à invalidez e à morte.

Mas parar de fumar não é impossível. Confira aqui as dicas do Ministério da Saúde para se livrar deste vício e levar uma vida muito mais saudável!

Parada Imediata

Você marca uma data e nesse dia não fumará mais nenhum cigarro. Esta deve ser sempre sua primeira opção.

Parada Gradual

Você pode utilizar este método de duas formas:

Reduzindo o número de cigarros

Por exemplo: Um fumante de 30 cigarros por dia, no primeiro dia fuma os 30 cigarros usuais.

  • no segundo - 25
  • no terceiro - 20
  • no quarto - 15
  • no quinto - 10
  • no sexto - 5
  • O sétimo dia seria a data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarros.

Retardando a hora do primeiro cigarro

Por exemplo:
  • no primeiro dia você começa a fumar às 9 horas
  • no segundo às 11 horas
  • no terceiro às 13 horas
  • no quarto às 15 horas
  • no quinto às 17 horas
  • no sexto às 19 horas
  • no sétimo dia seria a data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarro

A estratégia gradual não deve gastar mais de duas semanas para ser colocada em prática, pois pode se tornar uma forma de adiar, e não de parar de fumar. O mais importante é marcar uma data-alvo para que seja seu primeiro dia de ex-fumante. Lembre-se também que fumar cigarros de baixos teores não é uma boa alternativa. Todos os tipos de derivados do tabaco (cigarros, charutos, cachimbos, cigarros de Bali, etc) fazem mal à saúde.

Caso não consiga parar de fumar sozinho, procure orientação médica. Cuidado com os métodos milagrosos para deixar de fumar.

Conheça os 10 benefícios imediatos ao abandonar o cigarro.

Aproveite a comemoração do dia 31 de maio, dia mundial de combate ao fumo, para refletir sobre os fatores que o motivam a parar de fumar. Deixe de postergar a data para livrar-se do cigarro e faça deste momento o seu marco comemorativo sem ele.

É comum o fumante ficar dividido entre os fatores que o motivam a permanecer fumando e aqueles que o incentivam a deixar o cigarro. Também frequente é acreditar que serão necessários muitos anos para recuperar-se dos danos causado pelo cigarro. O que muitos fumantes não sabem é que parar de fumar traz benefícios em qualquer idade ou condição física.

Conheça alguns benefícios a curto e longo prazo depois do último cigarro

1. Duas horas após o último cigarro a frequência cardíaca e a pressão arterial retornam ao valor de base;

2. Após 2 horas sem fumar não há mais nicotina circulante no sangue;

3. Após 72 horas sem fumar há renovação das papilas gustativas queimadas pelo cigarro e já é possível sentir melhor o sabor dos alimentos;

4. Em poucos dias sem fumar já é notável a melhora do olfato, percebe-se melhor o cheiro das coisas ao redor e o ex-tabagista agora está mais perfumado também!

5. Entre 10 e 20 dias após o último cigarro é perceptível a melhora do aspecto dos cabelos e da coloração da face;

6. Após 2 a 3 semanas sem fumar é possível perceber a melhora do fôlego e da capacidade de praticar exercícios;

7. Após 3 a 4 semanas sem fumar há melhora da tosse, do pigarro e de outros sintomas respiratórios;

8. Poucas semanas sem fumar é suficiente para notar melhora na circulação nas pernas e pés;

9. Um mês sem fumar é o tempo suficiente para hipertensos notarem melhor controle da pressão arterial e menor necessidade de uso de medicação;

10. Após um ano sem fumar o risco de enfarte do coração cai pela metade.

Perceba que todos os benefícios listados acima ocorreram no prazo de 12 meses apenas, período que é contabilizado hoje em dia sem muito sacrifício. Imagine agora os demais benefícios que você adicionará após este período.

Portanto, não deixe o próximo dia 31 de maio passar em vão. Prepare-se para abandonar o cigarro já e usufrua dos benefícios imediatos que começarão a aparecer.

Fonte: Camille Rodrigues da Silva - Médica pneumologista, sócia da Avir Saúde Educação e Tratamento do Tabagismo (www.avirsaude.com.br), colunista do Jornal do PrevFumo (Grupo de Educação e Cessação do Tabagismo da UNIFESP) e autora do livro “Apague o Cigarro de Sua Vida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...