sexta-feira, 22 de maio de 2009

OPINIÃO


BETO RICHA

Conforme já havia adiantado aqui no blog, na sexta-feira, 15, participei no Hotel Deville da coletiva de imprensa concedida pelo prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB). Richa estava acompanhado do deputado estadual Luiz Nishimori, vereadores por Maringá, Flávio Vicente e Evandro Junior e demais lideranças.

Na ocasião a pergunta mais freqüente foi sobre sua possível candidatura ao governo do Estado, o prefeito de Curitiba em momento algum admitiu ser candidato, dizendo estar ainda muito cedo para comentar o assunto.

Porém o que prefeito de Curitiba viria fazer em Maringá? Apenas prestigiar a Expoingá? Um detalhe: Nos primeiros dias da Expoingá passaram pela cidade pré-candidatos a governador, como Orlando Pessuti, Osmar e Álvaro Dias.

PREPARADO!!!

Mais tarde, a convite do ex-deputado Ricardo Maia, o prefeito da capital falou aos microfones da Rádio Maia FM e destacou: “Sinto-me preparado para encarar a disputa”, Beto Richa, é um dos nomes apontados para disputar o Governo do Estado pelo PSDB. Falando como pretenso candidato sobre saúde, educação e sempre citando Curitiba como exemplo, Beto Richa disse que ainda não é o momento para se falar em nomes neste grupo, que pode ter o junto o PSDB, DEM, PPS, PSB, PP e até o PDT do senador Osmar Dias.



PMDB - ORLANDO PESSUTI

Sabendo da “ameaça” que Beto Richa significa, o PMDB já mobiliza os 17 deputados estaduais, mais a força de prefeitos e vereadores para se colocarem a disposição em trabalhar na construção da pré-candidatura do vice-governador Orlando Pessuti ao Governo do Estado em 2010.

PMDB 139

Apesar da pesquisas eleitorais apontarem o nome de Pessuti com apenas 7% das intenções de voto, assim como no restante do país, o PMDB é o partido que mais elegeu prefeitos no Paraná. Dos 399 municípios, 139 (quase 35% do Estado) são administrados por correligionários do governador Roberto Requião, o que representa 100 prefeituras a mais que PSDB e PP, já que eles empataram na segunda posição com 39 prefeitos cada. O partido, no entanto, não possui nenhuma prefeitura com mais de 100 mil eleitores. É de se esperar que a pressão venha na cabeça dos prefeitos e demais membros do partido nestas 139 cidades em prol de Pessuti.

MATÉMATICA ILÓGICA

Já que em eleição não existe lógica, porém um detalhe interessante é que prefeitos eleitos em 2008 pelo PMDB somaram 712,4 mil votos, número menor que os 778,5 mil alcançados por Beto Richa (PSDB) em Curitiba. É aguardar para ver, a eleição de 2010 com certeza será uma das mais disputadas da história do Paraná.



NISHIMORI

Conversei com o deputado estadual Luiz Nishimori (PSDB), ele me confirmou sobre sua candidatura a Câmara Federal na próxima eleição. Nishimori, que é sempre muito receptivo e humilde no trato com as pessoas, goza de muito prestigio e carisma junto à colônia japonesa e participando ativamente em missões econômicas Brasil/ Japão.





ROMANELLI (-)

O deputado estadual mais bem votado em Nova Esperança, líder do governo na Assembléia Legislativa, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), ficou com muitos pontos negativos junto aos funcionários públicos do Estado. Um projeto de Lei do Executivo previa o reajuste de 6%. Ao chegar na Assembléia, o projeto recebeu 17 emendas de deputados da oposição e do próprio PMDB e PT, estipulando um aumento de 21% aos servidores. No entanto a pedido do governador, Romanelli buscou incessantemente votos para não aprovação das emendas. E conseguiu: 33 votos contra o “pacote de emendas”, 15 a favor e três abstenções. Tal atitude “pegou mal” para Romanelli, a ponto de na semana passada quando foi iniciado as discussões sobre o referido projeto, o deputado Mauro Moraes (PMDB), autor de uma das emendas que previa sobre o aumento salarial maior para o funcionalismo, acusar o partido e o líder Romanelli, de quererem reviver os tempos da ditadura. “Querem dizer como os deputados devem votar. O Romanelli diz senta, tem que sentar. A coisa está pior que nos tempos da ditadura. É antidemocrático o que estão fazendo comigo”, disse o deputado Moraes a imprensa estadual. Ele recebeu um comunicado oficial do partido de que seria expulso e perderia o mandato se não votasse como manda o líder.

GRIPE SUÍNA - A H1N1

Algumas pessoas comentam que a gripe A H1N1, popularmente conhecida como suína está sendo divulgada de maneira alarmante a população apenas como uma forma de tirar o foco para o assunto que até então não saia da mídia que era a Crise Mundial.

Gripe e Crise sempre existiram no mundo. O que é diferente? Hoje a tecnologia facilitou a transmissão mais rápida de dados e informações sejam estes bons ou ruins.

COLETA SELETIVA

Está de parabéns a Administração Municipal pela iniciativa da implantação da Coleta Seletiva. A partir de agora, o lixo será recolhido de maneira separada: Orgânico e Reciclável. Inicialmente a prefeitura fornecerá sacos de lixo na cores preta e verde, sendo o PRETO = LIXO ORGÂNICO e VERDE = LIXO RECICLÁVEL. Os sacos plásticos serão colocados nas calçadas e não serão mais recolhidos os lixos colocados em latões, latas, baldes e similares.


PROIBIDO VIRAR À DIREITA?

Dia desses avistei uma pessoa com um veículo de placa de outra cidade virando à direita na rua Manoel Ribas, cruzamento com a Laerte Munhoz, esquina da Casa da Amizade. Orientei o motorista que a rua era contra-mão. O erro dele no entanto está justificado. A placa que regulamenta o sentido exato do trânsito está tampada pelos galhos da árvore (foto). A solução ao invés de cortar os galhos ou mesmo a árvore, é a instalação da placa no mesmo poste que está a placa de preferencial.


PARA PENSAR:

“Tu, ó Senhor, dás paz e prosperidade às pessoas que têm uma Fé firme, às pessoas que Confiam em Ti” – Isaías 26:3 (BLH).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...