segunda-feira, 25 de maio de 2009

Escola Nice Braga é destaque com o Projeto “Aprender a ser e a conviver”

A Escola Municipal Nice Braga, que foi fundada em 1962, e hoje está sob a direção das professoras: Aparecida Gilio Pasquini e Sonia Maria Sanches Dias Matias está se destacando com o projeto “Aprender a ser e conviver”.

O Projeto foi criado atendendo o programa “União faz a vida”, que é da Cooperativa de Crédito Sicredi e tem como princípios a cooperação e cidadania.

         “A essência do projeto: Aprender a ser e a conviver é procurar despertar e desenvolver pequenos gestos ou mudanças de atitudes, indispensáveis para uma convivência harmoniosa, solidária e feliz, onde cada um se sinta e se perceba como parte integrante de um todo sendo responsável e co-responsável pela construção efetiva de uma comunidade que valoriza os princípios de cooperação”, destacou as diretoras Cida e Sonia.

         As coordenadoras da Escola são as professoras Neusa Bonadio e Neide Ornallas. Estão envolvidos no projeto, 19 educadores, 05 apoiadores e 332 crianças e adolescentes, além de todo os funcionários da instituição.

         A Escola que funciona em 03 períodos atende uma clientela bastante diversificada formada por alunos da zona urbana e rural com idades entre 6 e 14 anos no ensino fundamental nos turnos matutino e vespertino. Já durante a noite adolescentes e adultos na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos). O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) juntamente com “O Diário na Escola”, também são partes das alternativas pedagógicas utilizadas pela escola no decorrer do ano.

Aprender a ser e a conviver

         Para o início das atividades do projeto destaque da Escola, os alunos foram mobilizados e fizeram umaexpedição investigativa que incluiu observações nas saídas da salas de aula; as atitudes dos “coleguinhas” no momento do recreio, entrevistas com pais, motoristas de ônibus escolares e moradores próximos a escola.

Observações e anotações feitas durante as entrevistas levaram os alunos aos seguintes questionamentos: Como nossas atitudes são vistas pela comunidade? Que metas podemos traçar para sermos cada dia melhores?

De acordo com as diretoras Cida e Sonia o “objetivo geral foi reeducar valores, levando a tomada de consciência de como as atitudes dos alunos são vistas pela comunidade”, frisaram.

O envolvimento dos alunos levou uma participação mais efetiva dos pais e promoveu a integração ESCOLA – FAMÌLIA – COMUNIDADE, através de reuniões, palestras, gincanas e oficinas.

Os resultados esperados e alguns já alcançados desde a implantação do projeto (maio de 2008 e ao longo de 2009) são: mudanças de atitudes que não dignificam a pessoa; maior interação entre escola e familia; um olhar mais cuidadoso para com os bens públicos; gincana entre pais e filhos; teatro (representação de virtudes); intercambio entre escolas ( teatro e mensagens);

criação de clube de mães; realização de oficinas de trabalhos manuais para participação dos alunos (ministrado por pais);levantamento das necessidades básicas das famílias carentes dos alunos da escola; valorização da “pessoa humana”; resgate de brinquedos e brincadeiras antigas; despertar habilidades artísticas através de trabalhos manuais.


Como parte integrante do Projeto “Aprender a ser e a conviver”,
os alunos entrevistaram moradores próximos à escola Nice Braga 
para saber o que estes (moradores) acham de seus comportamentos


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