segunda-feira, 31 de agosto de 2009
Contas de Gerson Zanusso foram reprovadas...
"Tudo jogada política. O Gerson é um homem honrado. Foi um dos melhores prefeitos que Nova Esperança já teve. A oposição tem medo e tenta de todas as formas bloquear o Gerson. Como é que o legislativo desaprova algo aprovado por eles mesmos na época? Mas aguardem e confiem. E ainda tem gente que diz que lavou as mãos. É pode ser... para lavar as mãos é preciso molhar..."
O Blog Nesp On Line [http://nesponline.blogspot.com/2009/08/sessao-esperada-aconteceu.html] do Blogueiro Carlos Roberto deu total cobertura e noticiou todos os detalhes da Sessão Extraordinária da Câmara de Nova Esperança... Parabéns Carlos pelas matérias postadas...
Construtora Manzotti entrega grandes e importantes obras na região
Cadastrada
Por ser credenciada junto a Petrobrás, que hoje ocupa o quarto lugar entre as empresas mais respeitadas do mundo, de acordo com pesquisa do Reputation Institute - Empresa privada de assessoria e pesquisa, com sede
Experiência e qualidade nos serviços são destaques da Construtora Manzotti que ao longo dos anos tem conquistado o mercado com projetos na edificação de edifícios residenciais e comerciais, com a realização de obras que primam pela riqueza em detalhes e arquitetura sofisticada, sempre com atendimento que busca a excelência e profissionais qualificados, o que proporciona segurança e agilidade nos serviços prestados.
“Tudo é executado dentro do prazo previsto, a beleza e modernidade do projeto, com a qualidade do material empregado respaldam o compromisso e a seriedade da empresa.”, salientou o engenheiro Eduardo Manzotti, proprietário da Construtora Manzotti.
Desde março a Construtora Manzotti está atendendo aos seus clientes em modernas e sofisticadas instalações, e, anuncia para breve um novo empreendimento no ramo imobiliário para Nova Esperança.
“Investir na cidade onde moramos e criamos nossos filhos é acreditar no potencial. Cada obra que executamos vejo como um sinal de impulso para o crescimento e desenvolvimento em todos os setores da economia”, concluiu otimista o engenheiro Eduardo Manzotti.
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
IMAGEM DA SEMANA...
Capturada e registrada pelas lentes do profissional Raphael Guimarães a imagem da semana, que mais parece um postal mostra um senhor desconhecido empurrando sua bicicleta na subida da entrada de Nova Esperança, próximo ao conjunto Cidade Alta, no trevo de acesso à Paranavaí... A imagem nos leva a reflexão...
Na vida, às vezes é preciso e importante perceber o momento em que é melhor descer e empurrar a bicicleta.... Reconhecer os erros, limites e fraquezas!!!
Principalmente em subidas íngremes, o esforço físico feito para vencê-las nem sempre é vantajoso...
No entanto, quando aparecer a subida... a exemplo do senhor da foto...
Olhe firmemente para frente... Confie que existe um DEUS muito grande que sabe e reconhece cada um dos seus esforços!!!
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e meu fardo é leve." – Mateus 11.28 à 30
Finalista do concurso GAROTA SOCIAL
Wandreza Basso é finalista do concurso GAROTA SOCIAL evento promovido pelas lojas Marisa e Bombom Serenata de Amor/ Chocolates Garoto, a novaesperancense Wandreza é a única representante do Paraná no primeiro concurso de beleza do mundo dentro de uma rede social.
Veja os vídeos e fotos de WANDREZA acessando o ORKUT:
WANDREZA BASSO
A 2ª fase de votação que escolherá a mais bela do Orkut estará aberta até o dia 05.09.09
PM de Nova Esperança recupara taxi que havia sido roubado em Maringá
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
Aprovada universalização do ensino médio gratuito
A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara dos Deputados aprovou ontem projeto de lei do Senado que determina a universalização do ensino médio público e gratuito. Atualmente, por meio da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), o poder público é obrigado a universalizar o acesso ao ensino fundamental, e aumentar, progressivamente, a cobertura do ensino médio. A universalização do ensino médio não poderá extinguir os cursos e exames supletivos. De acordo com a legislação, podem fazer as provas supletivas do ensino médio pessoas maiores de 18 anos. O projeto prevê que qualquer interessado terá direito de exigir dos estados uma vaga em escola de ensino médio, inclusive por meio de ação judicial, como ocorre hoje com o ensino fundamental. Como tramita em caráter conclusivo, a proposta segue agora para sanção presidencial.
PF prende quadrilha que já lesou em R$ 11 milhões o INSS
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (26), em Curitiba, a Operação Manjedoura, em conjunto com a Força-Tarefa Previdenciária do Paraná. Foi desbaratada uma quadrilha especializada na obtenção fraudulenta de benefícios previdenciários que desde 2001 já causou 11 milhões de reais em prejuízos aos cofres públicos.
As investigações tiveram início há dois meses, com base em dados de inteligência previdenciária, culminando com a expedição de mandados de prisão de 19 pessoas: sete integrantes de uma mesma família, que recebem ou já receberam benefícios de forma fraudulenta; e mais 10 pessoas beneficiárias de forma ilegal e dois médicos psiquiatras da capital.
Ao todo, serão revisados 1 mil benefícios que passarão por inquérito, caso sejam comprovadas irregularidades. Esta é a fraude que causou maior prejuízo ao INSS entre as 25 operações realizadas este ano pelo Ministério da Previdência e Polícia Federal.
A quadrilha possuía um escritório de assistência previdenciária no bairro de Santa Felicidade, em Curitiba e outros representantes em bairros da capital. Interessados procuravam a sede ou eram indicados pelos representantes, recebiam um atestado médico de alguma doença psiquiátrica, principalmente esquizofrenia em adultos e depressão.
Os integrantes da quadrilha também indicavam como a pessoa deveria se comportar durante a perícia no INSS para convencer o perito. Além de participar do esquema de fraude, alguns dos membros da quadrilha também recebiam os benefícios.
De acordo com a PF, um dos pontos que chamou a atenção e que facilitou a identificação das fraudes é que os atestados alegavam doenças que não são comuns, como a esquizofrenia em adultos.
Além das prisões, foi decretado pela Justiça Federal o seqüestro de veículos e arresto de um imóvel da quadrilha, bem como o cancelamento dos benefícios fraudulentos. Neste momento, estão sendo concluídas as buscas em residências e consultórios para apreensão de outros elementos de prova.
Os presos, que serão indiciados por estelionato e formação de quadrilha, sujeitos a penas de até oito anos de reclusão, estão sendo recolhidos à carceragem da PF, onde serão interrogados.
Com informações da repórter Joyce Carvalho/ Pr. OnLine
CONSIDERAÇÕES FACE À LEI 12.015/2009
*Cassiana Lino Amaro
Com a edição da nova Lei que alterou a disciplina dos crimes sexuais no Código Penal, publicada em 07 de agosto de 2009, o crime de estupro e o de atentado ao pudor se fundiram, formando a nova redação do artigo 213. que manteve o “nomem iuris” de estupro. Eis a nova conduta delituosa: “Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso”.
Assim, quem constrange alguém a praticar sexo oral, pratica, doravante, estupro, e não mais atentado violento ao pudor.
Ressalte-se que, uma das alterações relevantíssimas foi a possibilidade de aplicação do artigo 71 do Código Penal, onde há previsão do crime continuado.
Até então, a jurisprudência dominante rechaçava maciçamente a possibilidade de reconhecimento de continuidade delitiva entre os crimes de estupro e atentado violento ao pudor, por não considerá-los da mesma espécie (um dos principais requisitos estabelecidos no art. 71).
Inclusive, o plenário do STF deidiu recentemente sobre a questão e confirmou a jurisprudência da corte, entendendo que “não há falar em continuidade delitiva dos crimes de estupro e atentado violento ao pudor” (STF, Pleno, HC 96.942/RS, Rel. Min. Ellen Gracie, j. 18/06/2009).
Tais alterações trazem importantes consequências quanto ao apenamento, isto é, como ambos os crimes não eram considerados da mesma espécie, aplicava-se a regra do art. 69 do Código Penal e as sanções eram somadas.
Com a nova redação, aplica-se a regra do art. 71 do Código Penal, tomando-se a pena de um dos crimes (a mais alta) e a ela se soma-se um percentual que vai de 1/6 a 2/3, de acordo com a variação do número de crimes.
Os efeitos também atingem as condutas pretéritas, por força do princípio da ultra-atividade da lei penal mais benéfíca. Sendo assim, todos que foram condenados por estupro e atentado violento ao pudor em concurso material poderão pedir revisão de pena, desde que,preencham os demais requisitos do art. 71 do CP.
Cabe salientar que não se trata de “abolitio criminis”, pois apesar da revogação do artigo 214, apenas houve uma simples alteração da infração.
O artigo 224 foi revogado pela nova lei. Esse tipo de violência passou agora a ser prevista no “caput” da nova redação dada ao artigo 215 do CP. Sendo assim, quem pratica violação sexual mediante violência imprópria em face de alguém que tenha pelo menos 14 anos de idade ou mais, mentalmente são e que possa oferecer resistência, está sujeito a uma pena de reclusão de dois a seis anos, uma vez que, anteriormente à nova lei, a pena de estupro, que permaneceu intacta, era a mesma tanto no caso de violência própria como para as hipóteses de violência imprópria.
Entretanto, analisando os dois únicos artigos que agora caracterizam a corrupção de menores, bem como os demais tipos penais compreendidos pela nova lei, não se encontra tipo penal para os casos onde a vítima da conduta prevista no artigo 218-A tenha idade igual ou maior de catorze anos e até dezoito anos incompletos. Diante disso, concluímos que uma lacuna foi substituída por outra.
Todavia, sabemos que virão muitas discussões e jurisprudências quanto a tais temas mas, em suma, podemos ver a adequação do direito a sociedade, ambos caminhando juntos, ou ao menos tentando.
*Cassiana Lino Amaro - Quintanista de Direito
terça-feira, 25 de agosto de 2009
60% dos pacientes com gripe tiveram conjuntivite
Os sintomas mais comuns da nova gripe são febre repentina, tosse, dores no corpo e calafrios. No entanto, a população deve ficar atenta a outros indícios da doença. Segundo dados do Centro de Informações Estratégicas e Respostas Rápidas de Vigilância em Saúde (Cievs), dos casos confirmados da Influenza A (H1N1) no Paraná, até a primeira quinzena de agosto, 61% dos pacientes tiveram conjuntivite, por exemplo.
A análise epidemiológica elaborada pelo setor da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) mostra que 54% das pessoas infectadas pelo vírus da gripe A apresentaram dor de garganta; 45%, falta de ar; 37%, dor nas articulações, e 13%, diarréia. Entre os indícios com mais ocorrências estão tosse (95% dos doentes), dores musculares (68%) e calafrios (62%), além de febre.
De acordo com a coordenadora do Cievs, Miriam Woiski, para um caso ser considerado suspeito da nova gripe, não é preciso que a pessoa tenha todos os indícios da enfermidade. "Ao ter febre ou calafrio associado a algum outro sinal, deve-se procurar uma unidade básica de saúde ou um médico de confiança, para que seja feito o devido diagnóstico e tratamento", ressalta.
Orientações
Para que a doença não se alastre, outras orientações da Sesa são: os pacientes com sintomas de gripe devem ficar em isolamento domiciliar durante sete dias - período de incubação do H1N1 -; usar máscara, para evitar que o vírus se espalhe, e cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, de preferência com um lenço descartável.
Já as pessoas que não estão doentes devem evitar locais com aglomeração populacional, lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou higienizá-las com álcool gel, evitar tocar os olhos, nariz e boca antes de limpar as mãos, e manter as janelas abertas e ambientes bem arejados. Para mais informações, acesse www.novagripe.pr.gov.br.
AE Notícias
Servidores da prefeitura de Nova Esperança correm o risco de ter que devolver dinheiro
Luiz de Carvalho
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
Projeto de trem de passageiros pode ligar Maringá a Londrina
A Universidade Estadual de Maringá recebe prefeitos e secretários dos municípios das regiões Norte e Noroeste do Paraná para discussão do projeto de implantação do trem de passageiros entre Londrina e Maringá. O encontro será nesta quarta-feira (26), às 14h30, no Bloco H-12, auditório Paulo Freire. A reunião será coordenada pelo presidente da Ferroeste, Samuel Gomes. Para a professora Ana Lúcia Rodrigues, do Departamento de Ciências Sociais, além de oportuno, o debate deverá ser bastante positivo. Ela explica que a UEM vai participar do desenvolvimento do projeto. "A Ferroeste chamou as Universidades para serem parceiras no levantamento e diagnósticos urbanos e sociais que poderão contribuir para a consolidação da política de transporte na região", afirma.
Pr. Online
PARA MEDITAR... Uma boa semana a todos!!!
ADMINISTRE A JUSTIÇA
Não é bom ser parcial com o perverso, para torcer o direito contra os justos. Prov. 18:5.
Alguma vez o veredicto de um processo lhe foi desfavorável? Você tinha certeza de que estava reclamando algo justo e, no entanto, prevaleceu a injustiça? Nos tempos bíblicos, havia juízes que vendiam a justiça. Havia também testemunhas falsas que, por uma quantia de dinheiro, afirmavam o que nunca tinham visto. Pessoas inocentes eram declaradas culpadas, e culpados eram inocentados. Aonde você vai buscar justiça quando os encarregados de administrá-la se compram e se vendem? Faz justiça com suas próprias mãos? Aceita passivamente os “erros” judiciais? Tem gente que reclama, esperneia e grita. A administração errada da justiça pode gerar o caos social.
A advertência de Salomão hoje não é por causa de um possível conflito social. A expressão “não é bom”, com a qual começa o texto, repete-se muitas vezes no livro de Provérbios. Tem que ver com chamadas de atenção para encontrar o caminho da felicidade. O propósito da Bíblia é ensinar.
Todos nós administramos justiça. De um modo ou de outro, em menor ou maior grau. Todos os dias estamos emitindo opiniões, influenciando, dando ou recebendo ordens. O pai em casa, o gerente na empresa, o chefe na fábrica etc. Cada dia precisamos ficar do lado do bem ou do mal. Não existe terreno neutro. Omitir-se é deixar de viver.
O conselho bíblico de hoje tem como objetivo levar o ser humano a alcançar a paz interior. Não existe melhor comprimido para dormir do que a satisfação do dever cumprido e a voz da consciência aprovando as decisões.
Seja um homem justo. Permita que Jesus e seus valores espirituais habitem no seu coração. Jesus abre os olhos para ver o que outros não vêem. Ele ilumina a mente e o coração, inspira e dá sabedoria. Ninguém foi a Ele e voltou frustrado.
Seja firme. Tome posições. A chave do fracasso é tentar agradar a todo o mundo. Não é isso que Deus nem as pessoas esperam de você. Não é desse modo que você terá paz no coração.
Hoje é um novo dia. Olhe para sua família à sua volta. Administre a justiça entre eles com sabedoria. E lembre-se: “Não é bom ser parcial com o perverso, para torcer o direito contra os justos.”
Pr. Alejandro Búllon
Polícia::: Jovem é preso com 450 pedras de crack
Na manhã de sexta-feira, 14 de agosto, a equipe de investigadores da Polícia Civil de Nova Esperança, cumprindo um mandado de busca em uma residência nas proximidades do Hospital Municipal, efetuou a prisão do jovem J.F.S. – 18 anos, com
A droga seria comercializada na cidade. Durante a prisão de J., outro individuo, A.W.S – 35 anos, que também estava no local, evadiu-se, culminando em perseguição policial , perdendo os vestígios do mesmo nas proximidades do Parque das Grevíleas. Contra A. existem dois mandados expedidos pela Comarca de Foz do Iguaçu, sendo estes, por roubo, receptação e tráfico. “Acredito que ele (A.W.S.) já esteja fora da cidade, devido o cerco policial. Tudo indica que J. assumiu o ponto de venda de drogas do pai, F.F.S., que foi preso em julho deste ano em posse de crack”, analisou dr. Osmir Ferreira Neves Junior, delegado da Polícia Civil de Nova Esperança.
“A Polícia Civil está intensificando as ações de repressão ao tráfico de drogas com respaldo do Ministério Público, Poder Judiciário, Conselho de Segurança e apoio da Polícia Militar, o que está refletindo em uma significativa diminuição dos crimes contra o patrimônio”, frisou o delegado.
HOMICÍDIO
Sobre o homicídio ocorrido na noite de quinta-feira, 13 de agosto, na Vila Regina, que vitimou Batista Cezário da Silva, 36 anos, o delegado esclareceu alguns fatos.
“Batista estava há alguns meses cumprindo o restante da penas em liberdade, de uma condenação por tráfico de drogas. Na época da prisão, ele era receptador de objetos furtados por viciados
CARCERAGEM
Hoje a Cadeia Pública de Nova Esperança que é anexa a 25º Delegacia Regional da Polícia Civil é formada por detentos de alta periculosidade. Mais da metade da população carcerária responde por tráfico de drogas.
A falta de infra-estrutura adequada e o excesso de presos limitam o trabalho da Polícia Civil
É necessário lembrar que cabe a Nova Esperança mais 5 cidades que são elas: São Jorge do Ivaí, Floraí, Presidente Castelo Branco, Atalaia e Uniflor.
A 25ª D.R.P. (Delegacia Regional de Polícia), foi inaugurada em 14 de dezembro de 1975, com capacidade para 14 detentos, sendo 04 celas para detentos que aguardam o julgamento e condenados pela justiça, 01 cela para menores e 01 para mulheres.
Atualmente a cadeia está muito acima da capacidade, com 54 detentos entre condenados, definitivos e provisórios, sendo esse número composto por 03 mulheres. 15 Detentos estão no CDP (Centro de Detenção Provisória) em Maringá e 04 menores apreendidos recentemente foram encaminhados para Centros de Recuperação de Menores.
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Morre Pedro Zanusso - 3º Prefeito de Nova Esperança
Após 30 anos de PT, Marina Silva anuncia saída do partido e deve se filiar ao PV
Há cerca de duas semanas circulavam informações de que a senadora estaria estudando uma filiação ao PV para disputar as próximas eleições presidenciais.
Questionada do risco de uma campanha monotemática à presidência da República, Marina insistiu que ainda não é candidata e que tal decisão depende da reformulação programática do PV. Mas alegou que o desenvolvimento sustentável engloba todos os setores sociais e somente “aqueles que não entendem” do assunto podem taxar como monotemático um programa baseado em energias renováveis e no desenvolvimento sustentável.
Marina também foi questionada sobre o fato do filho do senador José Sarney (PMDB-AP), Zequinha Sarney (PV-MA), ser a principal liderança da sigla em seu Estado. Ela respondeu que não tem conhecimentos profundos sobre o PV e que não faria nenhum tipo de pré-julgamento. Porém, completou: “não acredito em partidos que não tenham problemas”.
Sobre a possibilidade do ex-ministro da Cultura Gilberto Gil ser candidato à vice-presidente em sua chapa, Marina novamente desconversou, alegando que, por não ser candidata não poderia falar sobre o colega. Mas, aproveitando-se do famoso bordão de Caetano Veloso e Gilberto Gil, sobre a imprevisibilidade dos indivíduos, completou: “como diz o Gil, posso ser candidata, ou não!”.
"Tudo acertado"
O vice-presidente do PV, Alfredo Sirkis, afirmou em nota no site do partido, com o título "Tudo acertado: a bola com Marina!", que "todas as questões políticas relevantes foram acertadas na noite de terça-feira, em São Paulo".
De acordo com ele, o ingresso da senadora no partido se daria no dia 30 de agosto, domingo, em São Paulo, em uma convenção nacional festiva do PV precedida de uma reunião da Executiva Nacional, possivelmente no mesmo dia, pela manhã ou no sábado, dia 29.
Decisão difícil
No Senado Federal, o único petista que acompanhou o evento foi Eduardo Suplicy (SP), que lhe entregou uma carta manuscrita desejando boa sorte em seu novo caminho.
Insatisfação
Segundo especialistas, o conflito da senadora com o PT vem desde sua época de atuação no Ministério do Meio Ambiente. A senadora deixou o posto de ministra, que ocupou entre 2003 e 2008, após pressões pela liberação de licenças ambientais para obras do governo e disputas em torno do comando de projeto da Amazônia.
Em entrevista ao colunista do iG Ricardo Kotscho na semana passada, a senadora destacou que fazia uma "grande reflexão" sobre a então possibilidade de mudança de partido. "Nas últimas semanas, começaram a me informar que estavam preparando a refundação programática do PV, com a participação de pessoas da academia, para colocar a questão do desenvolvimento sustentável na agenda estratégica do partido, planejando a desverticalização da direção e a conquista de novos militantes nos movimentos sociais (...). Estou fazendo uma grande reflexão sobre tudo isso", afirmou.
Durante a entrevista coletiva, nesta quarta-feira, a senadora afirmou que não conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos últimos 15 dias, quando começou a articular sua saída da legenda.
último segundo