segunda-feira, 10 de agosto de 2009

APAE DE NOVA ESPERANÇA É SEDE DO VIII FESTIVAL REGIONAL NOSSA ARTE


No dia 31 de Julho de 2009, a Escola de Educação Especial Esperança/APAE de Nova Esperança, foi palco do VIII Festival Regional Nossa Arte – etapa Concurso de Cartazes, Artes Visuais, Literárias e Artesanato, evento que tem como principais objetivos, proporcionar à pessoa com deficiência intelectual, associada ou não a outras deficiências, oportunidade para expressar-se livremente através das linguagens visual e literária; incentivar a criatividade, a utilização de material variado, bem como a valorização do trabalho espontâneo dentro da arte-educação e também construir, expressar e comunicar-se em artes visuais e literárias, estimulando a percepção, a imaginação, a memória e a sensibilidade. Cada escola participou com trabalhos feitos pelos alunos, dentro das categorias já mencionadas. Para avaliação dos mesmos foram convidados profissionais da nossa cidade, onde muitos disseram encontrar dificuldade em avaliar, devido ao alto nível dos trabalhos apresentados. Lembrando, que todos os trabalhos escolhidos, representarão o Conselho de Paranavaí no Festival Estadual Nossa Arte que acontecerá em Curitiba em 2010 no Teatro Guaíra. Foram selecionados: 3 Cartazes, 5 Obras Literárias, 5 Artes Visuais e 5 Artesanatos. Participaram do Festival algumas APAEs que fazem parte do Conselho de Paranavaí, dentre elas: Paranavaí, Alto Paraná, São João do Caiuá, Guairaçá, São Carlos do Ivaí, Tamboara, Paranacity, Paraíso do Norte e Nova Esperança.

Em nome da APAE de Nova Esperança, o Diretor João Joraci Zanchetti, agradece pela participação de todas as escolas; o carinho e entusiasmo com o qual os jurados se dispuseram a estar presente; a todos os envolvidos para realização do mesmo e também àqueles que colaboraram direta ou indiretamente com o evento, deixando a Escola a disposição de toda Comunidade e o convite para fazer uma visita e conhecer o trabalho ali desenvolvido.

QUEBRE A RESISTÊNCIA E TOME UMA ATITUDE: CONSTRUA ACESSIBILIDADE PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

A garantia do direito à diversidade é um desafio, que deve ser enfrentado por todos, na busca de uma sociedade inclusiva conquistando a convivência harmoniosa e digna para todos. Deparamos diariamente com problemas e obstáculos que estão presentes no cotidiano e necessitam de soluções, tais obstáculos se constituem em barreiras que impedem o acesso ao direito fundamental de ir e vir. Todo e qualquer cidadão – a pessoa idosa, a pessoa com deficiência, a gestante, o obeso, a criança- tem o livre direito de locomover-se pela cidade, usufruir dela, participar e cooperar no seu desenvolvimento.

A partir da Declaração Universal dos Direitos humanos, as pessoas com deficiência tem sido protegidas por leis específicas que defendem os seus direitos básicos de cidadania e acessibilidade mas, que nem sempre são respeitados e estão assegurados somente no papel. A Federação Nacional da APAES propôs para Semana Nacional do Excepcional de 2009, o seguinte tema: Quebre a resistência e tome uma atitude: construa acessibilidade para a pessoa com deficiência intelectual.

A Escola de Educação Especial Esperança atualmente está desenvolvendo um projeto “Uma Cidade para todos “; com o objetivo de sensibilizar a comunidade de Nova Esperança sobre a importância da acessibilidade para conquista de independência; autonomia; participação social, bem como de espaço para construção da cidadania da pessoa com deficiência . Portanto, para que a comunidade se conscientize sobre a importância da acessibilidade fará uma passeata com os alunos , professores,funcionários e pais no dia 21 de agosto às 14:00 horas abrindo a Semana do Excepcional.

ACESSIBILIDADE: VOCÊ TAMBÉM TEM COMPROMISSO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...