domingo, 31 de maio de 2009

31 de Maio - Dia Mundial de Combate ao Fumo

As imagens são impactantes

O tabagismo é principal causa de muitas doenças pulmonares, como a bronquite crônica, o enfisema pulmonar e o câncer de pulmão. Está associado ainda a doenças cardiovasculares e a tumores em vários outros locais.

O tabagismo é uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. Estima-se que no país ocorram 200 mil falecimentos por ano, em consequência do cigarro.

Os males causados pelo hábito de fumar incluem câncer de pulmão, doença coronariana, doença pulmonar obstrutiva crônica, e doença cérebro-vascular. Outras doenças que também estão relacionadas ao uso do cigarro são aneurisma arterial, trombose vascular, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias e impotência sexual no homem.

Uma pesquisa realizada entre 2002 e 2003 com pessoas de 15 anos ou mais, em 15 capitais brasileiras, mostrou que Porto Alegre tem o maior índice de fumantes do país.

Mesmo assim, o consumo tem se mantido estável. Isto porque o cigarro causa dependência química, o que torna difícil para o fumante abandonar o hábito. No cigarro, assim como em todos os outros derivados do tabaco, a nicotina faz o papel de vilã. Esta droga é uma substância psicoativa, ou seja, produz sensação de prazer, o que pode induzir o abuso e a dependência. Com o tempo, o fumante necessita de cada vez mais doses da substância para proporcionar aquela sensação inicial de prazer. O aumento no consumo agrava a dependência, o que aumenta as possibilidades de se contrair doenças debilitantes, que podem levar à invalidez e à morte.

Mas parar de fumar não é impossível. Confira aqui as dicas do Ministério da Saúde para se livrar deste vício e levar uma vida muito mais saudável!

Parada Imediata

Você marca uma data e nesse dia não fumará mais nenhum cigarro. Esta deve ser sempre sua primeira opção.

Parada Gradual

Você pode utilizar este método de duas formas:

Reduzindo o número de cigarros

Por exemplo: Um fumante de 30 cigarros por dia, no primeiro dia fuma os 30 cigarros usuais.

  • no segundo - 25
  • no terceiro - 20
  • no quarto - 15
  • no quinto - 10
  • no sexto - 5
  • O sétimo dia seria a data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarros.

Retardando a hora do primeiro cigarro

Por exemplo:
  • no primeiro dia você começa a fumar às 9 horas
  • no segundo às 11 horas
  • no terceiro às 13 horas
  • no quarto às 15 horas
  • no quinto às 17 horas
  • no sexto às 19 horas
  • no sétimo dia seria a data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarro

A estratégia gradual não deve gastar mais de duas semanas para ser colocada em prática, pois pode se tornar uma forma de adiar, e não de parar de fumar. O mais importante é marcar uma data-alvo para que seja seu primeiro dia de ex-fumante. Lembre-se também que fumar cigarros de baixos teores não é uma boa alternativa. Todos os tipos de derivados do tabaco (cigarros, charutos, cachimbos, cigarros de Bali, etc) fazem mal à saúde.

Caso não consiga parar de fumar sozinho, procure orientação médica. Cuidado com os métodos milagrosos para deixar de fumar.

Conheça os 10 benefícios imediatos ao abandonar o cigarro.

Aproveite a comemoração do dia 31 de maio, dia mundial de combate ao fumo, para refletir sobre os fatores que o motivam a parar de fumar. Deixe de postergar a data para livrar-se do cigarro e faça deste momento o seu marco comemorativo sem ele.

É comum o fumante ficar dividido entre os fatores que o motivam a permanecer fumando e aqueles que o incentivam a deixar o cigarro. Também frequente é acreditar que serão necessários muitos anos para recuperar-se dos danos causado pelo cigarro. O que muitos fumantes não sabem é que parar de fumar traz benefícios em qualquer idade ou condição física.

Conheça alguns benefícios a curto e longo prazo depois do último cigarro

1. Duas horas após o último cigarro a frequência cardíaca e a pressão arterial retornam ao valor de base;

2. Após 2 horas sem fumar não há mais nicotina circulante no sangue;

3. Após 72 horas sem fumar há renovação das papilas gustativas queimadas pelo cigarro e já é possível sentir melhor o sabor dos alimentos;

4. Em poucos dias sem fumar já é notável a melhora do olfato, percebe-se melhor o cheiro das coisas ao redor e o ex-tabagista agora está mais perfumado também!

5. Entre 10 e 20 dias após o último cigarro é perceptível a melhora do aspecto dos cabelos e da coloração da face;

6. Após 2 a 3 semanas sem fumar é possível perceber a melhora do fôlego e da capacidade de praticar exercícios;

7. Após 3 a 4 semanas sem fumar há melhora da tosse, do pigarro e de outros sintomas respiratórios;

8. Poucas semanas sem fumar é suficiente para notar melhora na circulação nas pernas e pés;

9. Um mês sem fumar é o tempo suficiente para hipertensos notarem melhor controle da pressão arterial e menor necessidade de uso de medicação;

10. Após um ano sem fumar o risco de enfarte do coração cai pela metade.

Perceba que todos os benefícios listados acima ocorreram no prazo de 12 meses apenas, período que é contabilizado hoje em dia sem muito sacrifício. Imagine agora os demais benefícios que você adicionará após este período.

Portanto, não deixe o próximo dia 31 de maio passar em vão. Prepare-se para abandonar o cigarro já e usufrua dos benefícios imediatos que começarão a aparecer.

Fonte: Camille Rodrigues da Silva - Médica pneumologista, sócia da Avir Saúde Educação e Tratamento do Tabagismo (www.avirsaude.com.br), colunista do Jornal do PrevFumo (Grupo de Educação e Cessação do Tabagismo da UNIFESP) e autora do livro “Apague o Cigarro de Sua Vida”.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

CNH suspensa pode dar prisão no Paraná


A partir de hoje, o motorista do Paraná que não entregar ao Detran a carteira de habilitação suspensa poderá ser preso pelo crime de desobediência, que prevê detenção de 15 dias a seis meses.

A medida vale para qualquer cidadão, seja ele da área política, judicial ou policial. A determinação é do secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, que assinou resolução nesta quarta-feira.

Os condutores que já receberam a notificação do Detran para entregar a carteira - cerca de 69 mil pessoas em todo o Estado - devem fazê-lo, caso contrário receberão a “visita” de um policial militar e terão que entregar o documento na mesma hora. Já os que receberem a notificação a partir de hoje, terão 48 horas para entregar o documento. A entrega deve ser feita em qualquer posto do Detran.

Instâncias

A resolução vale para o condutor que já buscou todas as instâncias para recorrer à notificação de suspensão, que seria basicamente a apresentação de defesa ao Detran, recebimento de segunda notificação, novamente a apresentação de uma defesa à Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) e, por fim, a apresentação de outro recurso no Conselho Estadual de Trânsito (Cetran).

Delazari esclareceu que processos de suspensão de carteira chegam a durar anos e, como em cinco prescreve a primeira multa, muita gente aguardava a prescrição e não entregava a carteira.

“As pessoas apostavam na impunidade”, afirmou o secretário. O assessor jurídico do Cetran, Marcelo Araújo, comentou que nenhum estado fez o que está sendo feito no Paraná.

Cassação é diferente


Carteira suspensa e carteira cassada são duas coisas diferentes. O documento é suspenso na mesma hora se o condutor tiver 20 pontos na carteira, ou ainda quando é flagrado dirigindo embriagado, fazendo racha, participando de competição esportiva sem autorização, fazendo manobra perigosa, quando não presta socorro à vítima de trânsito, quando está em velocidade acima de 50% do limite permitido, dirige sem capacete ou, ainda, ameaça pedestres. 

Em algumas situações a carteira não é suspensa na hora, ou seja, a pessoa recebe uma multa e tem direito à defesa. Já a cassação é efetuada quando o motorista é flagrado dirigindo com a carteira suspensa.
Mara Andrich
PrOnline

OPINIÃO

500...

             Nos tempos de colégio, ao redigir panfletos e cartazes estudantis, eu e meus colegas freqüentemente usávamos maneiras nada usuais para as normas padrões da gramática ou até mesmo manchetes sensacionalistas e absurdas como essa acima, para chamar atenção das pessoas para determinado assunto. Questões como “ética jornalística” ou coisas do tipo não eram nossas principais preocupações.

         Hoje, o título da coluna estampa o número 500 (quinhentos). Motivo? O Jornal Noroeste chega a sua edição nº 500.

É motivo de orgulho saber que tenho contribuído para que o jornal atinja essa marca, faço parte desta história desde a edição nº 11, que circulou no mês de abril de 1996, com 08 (oito) páginas, todo em preto e branco, trazendo na capa a implantação do Transporte Coletivo em Nova Esperança. De lá pra cá, o jornal passou de mensal, a quinzenal, decenal, até chegar na periodicidade semanal. 

Soma-se a este sentimento de orgulho, as responsabilidades deste órgão de comunicação junto à população local e de toda região noroeste, tendo em vista que promove o debate entre as pessoas, e desperta em todos uma análise mais crítica sobre assuntos diversos, incentivando sobre os direitos e deveres do cidadão.

Fatos que parecem obscuros da realidade são levados em consideração pelo jornal, e aquele assunto que porventura anda submerso na consciência coletiva é trazido à tona e explicado de maneira clara para os leitores deste semanário.

É comum aos leitores receberem o jornal a cada sexta-feira, ou em casos excepcionais em outro dia, não imaginar as dificuldades que foram encontradas durante a semana para o fechamento da edição. Talvez o leitor pense que chegar a edição nº 500 não seja algo tão expressivo, no entanto as adversidades do dia-a-dia, tem sido a maneira que buscamos para sugerir as pessoas uma compreensão mais organizada e reflexiva do que anda acontecendo em nossa volta.

Diante disso, é certo afirmar que o Jornal Noroeste, quando ouve o povo nas ruas e expõe suas opiniões acaba sendo o elo entre o povo e o poder público. Realizar tarefas dessa magnitude, vinculadas sobre todos os aspectos a responsabilidade e o compromisso de informar bem e oferecer maneiras de interagir com a comunidade é o sentimento que tem inspirado o nosso trabalho nestas 500 edições e com certeza, aliada a paixão que existe em saber que fazemos isso sempre com o intuito de contribuir para uma sociedade justa e igualitária, onde o maior exercício de democracia fica registrado nas páginas deste órgão de comunicação de Nova Esperança e mais 10 municípios da região noroeste.




quarta-feira, 27 de maio de 2009

CIDINHO: “Uma lição de vida”

Aparecido Cezário da Cruz, 36. “Cidinho”, um Corinthiano, mais acima de tudo um filho de DEUS que fica sentado em uma cadeira de rodas na esquina da R. Ulisses Roseira com a R. Mario Aloízio dá uma lição de vida, quando responde as perguntas: Você é Feliz? Qual a coisa mais importante para você? O que é DEUS?

“Sou muito feliz. A coisa mais importante da minha vida é quando alguém me cumprimenta, não faz pouco caso de mim. Tenho muitos amigos. Na minha vida DEUS é tudo”.            

Exemplo de persistência e muita alegria, ele prova que a maior deficiência (paralisia) está na mente daqueles que não agradecem a perfeição física dada por DEUS. O simples caminhar em direção ao banheiro para lavarmos o rosto e olharmos no espelho já é motivo para agradecermos por mais um dia de vida. 

Com certeza é agradável saber que alguém com dificuldade física de locomoção e na fala, encontra alegrias e bom humor para comemorar as vitórias do seu Corinthians, e ainda mais com muita Fé, louvar a DEUS pelo dom sublime da VIDA.

  Foto: Alex Fernandes França

27.05 - Dia do Desafio

Dia do Desafio é um movimento mundial de incentivo à prática de atividade física. Hoje, foi realizado na Avenida 14 de Dezembro,  em frente o Banco do Brasil das 8h às 8h15 - 15 minutos de atividade física, com a coordenação de professores de Educação Física.

O Dia do Desafio tem como objetivo combater o sedentarismo e destacar a importância da prática regular da atividade física para a manutenção da saúde de todos. 

Nova Esperança estará concorrendo com a cidade de Santa Ana do país da Costa Rica.

“Dia do Desafio: Você se mexe e o mundo mexe junto”.





terça-feira, 26 de maio de 2009

CEI promove colação de grau das 1ªs Turmas de Pedagogia em Nova Esperança

Alegria e conquista são adjetivos que definem a cerimônia de colação de grau das 1ªs turmas de Licenciatura em Pedagogia do CEI – Centro Educacional de Inteligência, que faz parte do Pólo de Apoio Presencial da Universidade Castelo Branco do Rio de Janeiro em Nova Esperança.

A cerimônia aconteceu na noite de ontem, segunda-feira, 25 de maio, na Casa da Cultura de Nova Esperança que recebeu familiares e amigos dos formandos.

 “Concluir um curso de graduação constitui uma conquista de inestimável importância, o diploma de curso superior abre uma série de oportunidades para enfrentar os desafios do mundo do trabalho, cada vez mais exigentes em relação à formação qualificada e abrangente dos profissionais que atuam em qualquer área”, finalizou a coordenadora do pólo da UCB (Universidade Castelo Branco) em Nova Esperança, professora Solange Carraro.

Turma 01

Adriana da Silva Barragan

Ana Paula Sampaio

Cleide Maria Pires Cardoso Toná

Elza Aparecida Francisco Correia

Fátima Lemes da Silva

Iraci Ambrózio Alves de Almeida

Ivanilde Martinatti Santander

Izabel Cristina Suliano Ramalho Leite

Lacir Mendonça Trombini

Márcia Regina Fiorillo Hidalgo de Lima

Rosangela Salete Berteli Delapedra

Silvano Aparecido Siqueira

Solange Volpe Rosa Lopes

Soni Aparecida Michelan

Suzana Dulba de Oliveira Malheiros

 

Turma 02

Angélica Candido da Silva

Ariani Vilhena de Paiva

Cleudice Santiago Mesquita de Farias

Danielli Lozano Antonio

Débora Regina do Amaral

Gisely Silgueiro

Idair de Oliveira de Andrade

Iraides Alves de Almeida Marconi

João Soares Teixeira

Lucimar Adriani Silvério Figueiredo

Magali Bonadio

Maria Elizabete Marchetto Beltrami

Maria Sinéia dos Santos

Marli Aparecida Bosso da Silva

Nelcides Teodoro da Silva Trevisan

Rubia Graziela Faccin

Vanessa Couto Chesine

Vivian Daiane Trassi

Vivian de Lourdes Antonio Matheus

Agradeço a direção do CEI, por mais uma vez me convidar para o cerimonial do evento

Parabéns Almir

Almir, (camisa preta de listras no centro da foto) comemorou no domingo
em seu sítio o aniversário antecipado junto a amigos de Nova Esperança e Alto Paraná

Hoje, 26.05, é aniversário do companheiro de trabalho: Almir Ciccheto..." Mizão"
A esse cara que tem demonstrado a cada dia mais ser um verdadeiro amigo e pessoa de um coração enorme, desejo muitas felicidades e sucesso!!! 
Que DEUS abençoe sua vida a cada dia mais...
Que a Sabedoria dos altos Céus e as bênçãos de DEUS sejam derramadas sem medidas em sua vida!!!! 
PARABÉNS

Parabéns ao casal Renata/ Márcio


Parabéns ao casal  Renata Rizzo Perin/ Marcio Antonio dos Santos (Maringá) que estão comemorando desde sexta-feira, 22 de maio a chegada do herdeiro: Pedro Rizzo Perin Santos, nascido no Hospital e Maternidade São Marcos na cidade Canção.
Márcio, é responsável pelo desenvolvimento das artes gráficas publicadas no Jornal Noroeste, através da PNS. Renata é professora em Maringá.
Ao casal deixo aqui registrados votos de muita felicidade com a chegada do pequeno Pedro...
 “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele". - Pv 22.6 

Que DEUS os abençoe!!!

segunda-feira, 25 de maio de 2009

RELÓGIO DA MELLO PALHETA...

Quem passa pela Mello Palheta já pode conferir a hora, temperatura e data.

O Relógio Digital instalado na Praça voltou a funcionar, e recebe o patrocínio e manutenção da FANP - (Faculdade do Noroeste Paranaense).

O equipamento é de importância para os novaesperancenses que transitam pelo local e buscam saber a hora certa se orientando por ele, não deixando de ser também um cartão postal para a Cidade, simbolizando progresso e modernidade. 


Foto: Almir Ciccheto

Escola Nice Braga é destaque com o Projeto “Aprender a ser e a conviver”

A Escola Municipal Nice Braga, que foi fundada em 1962, e hoje está sob a direção das professoras: Aparecida Gilio Pasquini e Sonia Maria Sanches Dias Matias está se destacando com o projeto “Aprender a ser e conviver”.

O Projeto foi criado atendendo o programa “União faz a vida”, que é da Cooperativa de Crédito Sicredi e tem como princípios a cooperação e cidadania.

         “A essência do projeto: Aprender a ser e a conviver é procurar despertar e desenvolver pequenos gestos ou mudanças de atitudes, indispensáveis para uma convivência harmoniosa, solidária e feliz, onde cada um se sinta e se perceba como parte integrante de um todo sendo responsável e co-responsável pela construção efetiva de uma comunidade que valoriza os princípios de cooperação”, destacou as diretoras Cida e Sonia.

         As coordenadoras da Escola são as professoras Neusa Bonadio e Neide Ornallas. Estão envolvidos no projeto, 19 educadores, 05 apoiadores e 332 crianças e adolescentes, além de todo os funcionários da instituição.

         A Escola que funciona em 03 períodos atende uma clientela bastante diversificada formada por alunos da zona urbana e rural com idades entre 6 e 14 anos no ensino fundamental nos turnos matutino e vespertino. Já durante a noite adolescentes e adultos na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos). O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) juntamente com “O Diário na Escola”, também são partes das alternativas pedagógicas utilizadas pela escola no decorrer do ano.

Aprender a ser e a conviver

         Para o início das atividades do projeto destaque da Escola, os alunos foram mobilizados e fizeram umaexpedição investigativa que incluiu observações nas saídas da salas de aula; as atitudes dos “coleguinhas” no momento do recreio, entrevistas com pais, motoristas de ônibus escolares e moradores próximos a escola.

Observações e anotações feitas durante as entrevistas levaram os alunos aos seguintes questionamentos: Como nossas atitudes são vistas pela comunidade? Que metas podemos traçar para sermos cada dia melhores?

De acordo com as diretoras Cida e Sonia o “objetivo geral foi reeducar valores, levando a tomada de consciência de como as atitudes dos alunos são vistas pela comunidade”, frisaram.

O envolvimento dos alunos levou uma participação mais efetiva dos pais e promoveu a integração ESCOLA – FAMÌLIA – COMUNIDADE, através de reuniões, palestras, gincanas e oficinas.

Os resultados esperados e alguns já alcançados desde a implantação do projeto (maio de 2008 e ao longo de 2009) são: mudanças de atitudes que não dignificam a pessoa; maior interação entre escola e familia; um olhar mais cuidadoso para com os bens públicos; gincana entre pais e filhos; teatro (representação de virtudes); intercambio entre escolas ( teatro e mensagens);

criação de clube de mães; realização de oficinas de trabalhos manuais para participação dos alunos (ministrado por pais);levantamento das necessidades básicas das famílias carentes dos alunos da escola; valorização da “pessoa humana”; resgate de brinquedos e brincadeiras antigas; despertar habilidades artísticas através de trabalhos manuais.


Como parte integrante do Projeto “Aprender a ser e a conviver”,
os alunos entrevistaram moradores próximos à escola Nice Braga 
para saber o que estes (moradores) acham de seus comportamentos


Para Meditar... Uma FELIZ SEMANA A TODOS!!!

SEJA PACIENTE E PERDOADOR

A discrição do homem o torna longânimo, e sua glória é perdoar as injúrias. Prov. 19:11.

Você briga, discute e reclama porque acha que está se defendendo. À luz do conselho de hoje, você perde cada vez que fica nervoso.

A tradução literal do texto seria: “a sabedoria do homem o torna longânimo”. A palavra hebraica é sekel, que significa sabedoria, prudência, e não especificamente discrição, embora a discrição seja parte da sabedoria. O homem sábio é paciente. Não explode diante da primeira provocação. Observa, analisa e estuda a situação.

“Isso depende da personalidade de cada um”, você pode argumentar. E é possível que o seja. Mas o propósito da sabedoria não é colocar o selo de aprovação nas atitudes humanas. É transformar o temperamento e ensiná-lo a ser feliz.

O caminho da paciência e do perdão é o único que o levará à grandeza. Mas como perdoar se alguém entrou na minha casa, estuprou e matou a minha filha? Sei que é difícil. Impossível talvez, do ponto de vista humano. Mas as coisas impossíveis para o homem são possíveis para Deus.

Ser paciente e perdoador não significa ser insensível. Claro que a dor estará presente. É inevitável. É possível que lampejos de ódio e de vingança passem rapidamente por sua mente. É natural. Você seria um robô sem sentimentos se não sentisse a raiva e a revolta tentando fazer ninho em seu coração.

O problema é permitir que esses sentimentos negativos se apoderem do seu ser, entregando-se voluntariamente à escravidão do rancor, envenenado pela amargura e ressentimento.

Sabedoria não combina com ódio, nem desejo de vingança. Por um motivo: a sabedoria tem como único objetivo levá-lo a ser feliz. E só paciência e perdão conseguem isso.

Louve a Deus pela vida, pelos momentos bons e até pelas provações e dificuldades que aparecem na vida. Faça de hoje um dia de paciência. Não exploda com facilidade. Não diga coisas das quais depois irá se arrepender. É tão fácil abrir uma ferida; difícil é vê-la cicatrizada. Vá a Jesus. Só Ele pode tirar do seu coração a dor e amargura e colocar paz e perdão sem os quais não há modo de ser feliz.

Ah, e não se esqueça: “A discrição do homem o torna longânimo, e sua glória é perdoar as injúrias.”



O caminho da paciência e do perdão é o único que o levará à grandeza.




Pr. Alejandro Búllon

sexta-feira, 22 de maio de 2009

OPINIÃO


BETO RICHA

Conforme já havia adiantado aqui no blog, na sexta-feira, 15, participei no Hotel Deville da coletiva de imprensa concedida pelo prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB). Richa estava acompanhado do deputado estadual Luiz Nishimori, vereadores por Maringá, Flávio Vicente e Evandro Junior e demais lideranças.

Na ocasião a pergunta mais freqüente foi sobre sua possível candidatura ao governo do Estado, o prefeito de Curitiba em momento algum admitiu ser candidato, dizendo estar ainda muito cedo para comentar o assunto.

Porém o que prefeito de Curitiba viria fazer em Maringá? Apenas prestigiar a Expoingá? Um detalhe: Nos primeiros dias da Expoingá passaram pela cidade pré-candidatos a governador, como Orlando Pessuti, Osmar e Álvaro Dias.

PREPARADO!!!

Mais tarde, a convite do ex-deputado Ricardo Maia, o prefeito da capital falou aos microfones da Rádio Maia FM e destacou: “Sinto-me preparado para encarar a disputa”, Beto Richa, é um dos nomes apontados para disputar o Governo do Estado pelo PSDB. Falando como pretenso candidato sobre saúde, educação e sempre citando Curitiba como exemplo, Beto Richa disse que ainda não é o momento para se falar em nomes neste grupo, que pode ter o junto o PSDB, DEM, PPS, PSB, PP e até o PDT do senador Osmar Dias.



PMDB - ORLANDO PESSUTI

Sabendo da “ameaça” que Beto Richa significa, o PMDB já mobiliza os 17 deputados estaduais, mais a força de prefeitos e vereadores para se colocarem a disposição em trabalhar na construção da pré-candidatura do vice-governador Orlando Pessuti ao Governo do Estado em 2010.

PMDB 139

Apesar da pesquisas eleitorais apontarem o nome de Pessuti com apenas 7% das intenções de voto, assim como no restante do país, o PMDB é o partido que mais elegeu prefeitos no Paraná. Dos 399 municípios, 139 (quase 35% do Estado) são administrados por correligionários do governador Roberto Requião, o que representa 100 prefeituras a mais que PSDB e PP, já que eles empataram na segunda posição com 39 prefeitos cada. O partido, no entanto, não possui nenhuma prefeitura com mais de 100 mil eleitores. É de se esperar que a pressão venha na cabeça dos prefeitos e demais membros do partido nestas 139 cidades em prol de Pessuti.

MATÉMATICA ILÓGICA

Já que em eleição não existe lógica, porém um detalhe interessante é que prefeitos eleitos em 2008 pelo PMDB somaram 712,4 mil votos, número menor que os 778,5 mil alcançados por Beto Richa (PSDB) em Curitiba. É aguardar para ver, a eleição de 2010 com certeza será uma das mais disputadas da história do Paraná.



NISHIMORI

Conversei com o deputado estadual Luiz Nishimori (PSDB), ele me confirmou sobre sua candidatura a Câmara Federal na próxima eleição. Nishimori, que é sempre muito receptivo e humilde no trato com as pessoas, goza de muito prestigio e carisma junto à colônia japonesa e participando ativamente em missões econômicas Brasil/ Japão.





ROMANELLI (-)

O deputado estadual mais bem votado em Nova Esperança, líder do governo na Assembléia Legislativa, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), ficou com muitos pontos negativos junto aos funcionários públicos do Estado. Um projeto de Lei do Executivo previa o reajuste de 6%. Ao chegar na Assembléia, o projeto recebeu 17 emendas de deputados da oposição e do próprio PMDB e PT, estipulando um aumento de 21% aos servidores. No entanto a pedido do governador, Romanelli buscou incessantemente votos para não aprovação das emendas. E conseguiu: 33 votos contra o “pacote de emendas”, 15 a favor e três abstenções. Tal atitude “pegou mal” para Romanelli, a ponto de na semana passada quando foi iniciado as discussões sobre o referido projeto, o deputado Mauro Moraes (PMDB), autor de uma das emendas que previa sobre o aumento salarial maior para o funcionalismo, acusar o partido e o líder Romanelli, de quererem reviver os tempos da ditadura. “Querem dizer como os deputados devem votar. O Romanelli diz senta, tem que sentar. A coisa está pior que nos tempos da ditadura. É antidemocrático o que estão fazendo comigo”, disse o deputado Moraes a imprensa estadual. Ele recebeu um comunicado oficial do partido de que seria expulso e perderia o mandato se não votasse como manda o líder.

GRIPE SUÍNA - A H1N1

Algumas pessoas comentam que a gripe A H1N1, popularmente conhecida como suína está sendo divulgada de maneira alarmante a população apenas como uma forma de tirar o foco para o assunto que até então não saia da mídia que era a Crise Mundial.

Gripe e Crise sempre existiram no mundo. O que é diferente? Hoje a tecnologia facilitou a transmissão mais rápida de dados e informações sejam estes bons ou ruins.

COLETA SELETIVA

Está de parabéns a Administração Municipal pela iniciativa da implantação da Coleta Seletiva. A partir de agora, o lixo será recolhido de maneira separada: Orgânico e Reciclável. Inicialmente a prefeitura fornecerá sacos de lixo na cores preta e verde, sendo o PRETO = LIXO ORGÂNICO e VERDE = LIXO RECICLÁVEL. Os sacos plásticos serão colocados nas calçadas e não serão mais recolhidos os lixos colocados em latões, latas, baldes e similares.


PROIBIDO VIRAR À DIREITA?

Dia desses avistei uma pessoa com um veículo de placa de outra cidade virando à direita na rua Manoel Ribas, cruzamento com a Laerte Munhoz, esquina da Casa da Amizade. Orientei o motorista que a rua era contra-mão. O erro dele no entanto está justificado. A placa que regulamenta o sentido exato do trânsito está tampada pelos galhos da árvore (foto). A solução ao invés de cortar os galhos ou mesmo a árvore, é a instalação da placa no mesmo poste que está a placa de preferencial.


PARA PENSAR:

“Tu, ó Senhor, dás paz e prosperidade às pessoas que têm uma Fé firme, às pessoas que Confiam em Ti” – Isaías 26:3 (BLH).