quinta-feira, 6 de maio de 2010

::: ECONOMIA - Vendas industriais do Paraná crescem 2,6% no trimestre

As vendas da indústria paranaense se aceleraram em março, registrando um crescimento de 22,04% em relação a fevereiro - segundo melhor desempenho para o mês na série histórica do Departamento Econômico da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), iniciada em 1986 - e de 7,16% na comparação com o mesmo mês de 2009.
Com a expansão forte de março, o setor industrial acumulou uma alta de 2,61% no primeiro trimestre de 2010, sobre o mesmo período do ano passado.
A expansão da indústria ainda é puxada pelo mercado interno. No primeiro trimestre, as vendas para o exterior tiveram uma retração de 19,61%, na comparação com o mesmo período de 2009, enquanto houve crescimento de 9,71% para o mercado paranaense e de 18,14% para outros estados.
O nível de vendas de março já superou o que era visto antes do início da crise econômica (6,8% maior do que em março de 2008), enquanto o resultado acumulado no primeiro trimestre ainda ficou 6% inferior ao registrado nos três primeiros meses de 2008.
Na avaliação do coordenador do Departamento Econômico da Fiep, Maurílio Schmitt, a indústria deve ter neste ano um desempenho semelhante ao de 2008, zerando as perdas de 2009, quando o setor teve uma retração de 5,77%.
“O resultado deste ano depende da confirmação dos números da safra e será muito influenciado pela evolução do volume de crédito e do número de parcelas para a aquisição de veículos, e pela construção civil, que vem sendo foco de incentivos por parte do governo federal”, comenta Schmitt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...