sábado, 15 de maio de 2010

::: TRÂNSITO - Provopar de Nova Esperança realiza campanha alertando sobre os perigos da combinação Álcool e Direção

Pesquisa realizada em 4 grandes capitais revela que 61% das pessoas envolvidas em acidentes de trânsito tinham ingerido bebida alcoólica. Jovens são sempre as maiores vítimas.
Na manhã de sábado, 08 de maio, a equipe do Provopar - Nova Esperança, liderada pela sua presidente, Lucimari Toscano Moser, juntamente com a ACINE Mulher e o apoio imprescindível do Tiro de Guerra e equipes dos PSFs (Programa Saúde da Família) sensibilizaram motoristas e motociclistas que trafegavam pelo centro de Nova Esperança com a entrega de panfletos com imagens fortes mostrando a realidade causada pela mistura álcool e direção.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, desde 16 de junho de 2008, quando começou a lei seca, até 31 de janeiro de 2010 foram 26 mil flagrantes de motoristas embriagados nas estradas federais, 16 mil foram presos.

PESQUISAS

A frase muito conhecida que álcool e direção não combinam, é repetitiva nos meios de comunicação, no entanto, este alerta deve ser contínuo. Uma pesquisa, realizada pela Associação Brasileira de Detrans (Abdetran) em quatro grandes capitais brasileiras (Brasília, Curitiba, Salvador e Recife), apresentou resultados preocupantes: 61% das pessoas envolvidas em acidentes de trânsito tinham ingerido bebida alcoólica.

No estudo, a capital federal Brasília apareceu como a recordista, com 77,4% dos casos. A pesquisa também revelou que o jovem é sempre a maior vítima e que a maioria dos acidentes fatais acontece no final de semana, principalmente nas noites de sábado.

REAÇÕES DO ÁLCOOL

As reações provocadas no organismo pelo consumo de álcool são variadas. O sistema nervoso é alterado, podendo passar da euforia e excesso de confiança para a depressão total. Os reflexos, perigosamente comprometidos, tornam-se lentos, interferindo na capacidade de avaliar riscos e dirigir com segurança. O resultado é o risco iminente de acidentes, muitos deles fatais e colocando em risco a vida de outras pessoas que estejam utilizando a vida, pedestres, outros motoristas e passageiros.

O panfleto entregue na manhã de sábado na região central de Nova Esperança mostrou que o álcool e direção é uma combinação fatal, a ingestão de álcool seguida pela direção de um veículo, definitivamente, não combinam. Não é raro ver e ouvir casos de famílias inocentes que tiveram a vida modificada pela inconseqüência de motoristas alcoolizados. “A intenção da campanha é alertar e recomendar ao condutor que se beber não dirija, devido qualquer alteração que haja no seu nível de reflexo, ele está comprometendo tanto a segurança dele quanto a segurança de outros no trânsito. conduzir um veículo é tarefa que requer habilidade e prudência. Esses requisitos são facilmente anulados após o motorista ter ingerido bebida alcoólica”, alertou a Presidente do Provopar, Lucimari Toscano Moser. Além do uso abusivo de álcool, outros fatores fazem com que as pessoas corram maior risco de se envolver em um acidente de trânsito. As condições das vias, a alta velocidade e as condições precárias dos veículos são freqüentemente associadas aos acidentes registrados pelas Polícias Rodoviária Estadual e Federal.

CÓDIGO DE TRÂNSITO

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, a concentração de 0,6 gramas de álcool por litro de sangue comprova que o condutor está alcoolizado. Todo motorista em estado de embriaguez, mesmo leve, compromete gravemente a sua segurança e a dos demais usuários da via, pedestres ou não. Dirigir bêbado é um crime. A multa é considerada gravíssima, no valor de R$ 957,69. O infrator ganha sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) - pontuação máxima, tem o direito de dirigir suspenso e pode até ser preso por um período que varia de seis meses a três anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...