quarta-feira, 20 de outubro de 2010

::: BOA NOTÍCIA - PR pode fechar o ano com a criação de até 130 mil postos de trabalho

Para o economista Cid Cordeiro, ritmo de crescimento do emprego deve estabilizar nos próximos meses
A criação de postos de trabalho no Paraná continua com resultados positivos, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em setembro deste ano, 14.038 novos empregos formais foram criados, o que representa um crescimento de 0,60% em relação ao mês de agosto. Apesar das seguidas altas, a tendência é de que o ritmo de crescimento se estabilize. A avaliação é do economista Cid Cordeiro, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Paraná (Dieese-PR). Para ele, se o estado seguir nesse ritmo de crescimento, e com base nos dados históricos do emprego, até o fim do ano o Paraná pode criar entre 120 e 130 mil novos postos de trabalho.

Nos primeiros nove meses de 2010, o Paraná registrou acréscimo de 149.146 postos de trabalho, uma alta de 6,78% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já no acumulado dos últimos doze meses, houve um crescimento de 6,46% no nível de emprego, com a criação de 142.620 postos de trabalho. “Esses índices já mostram um crescimento mais estável. Tínhamos um ritmo de crescimento forte porque ainda vivíamos um efeito da crise e esse período foi marcado por uma recuperação desses empregos”, explica Cordeiro, que ressalta que há um padrão de estabelecimento de emprego.

Os números positivos criam a expectativa de quando o Paraná vai conseguir gerar 150 mil empregos ao ano. Para Cordeiro, é difícil o estado atingir esse patamar em 2010, devendo fechar o ano com um saldo entre 120 e 130 mil empregos criados. “O maior pico de geração de vagas se dá até setembro. Para conseguir chegar a esse patamar, é preciso ter mais fôlego nos meses de outubro e novembro. Em dezembro, também é preciso que não haja uma queda tão forte no nível de emprego, como acontece historicamente. A situação é muito difícil, por causa da sazonalidade do emprego no estado”, justifica.

Crescimento
Como a economia brasileira está crescendo, isso também acontece no Paraná e se reflete na geração de emprego. “Um patamar de até 130 mil novos postos de trabalho é um salto de emprego muito bom, ainda mais se compararmos ao período anterior a crise”, explica Cordeiro.
Para ele, com exceção do mês de dezembro, o Paraná deve seguir registrando altas no nível de emprego até o fim do ano. “Não deveremos ter um crescimento do emprego em um ritmo tão forte como em 2008 e neste ano para os próximos períodos”, acredita Cordeiro.

Setores
No Paraná, os setores de atividade que mais contribuíram para a alta do emprego em setembro foram a Indústria de Transformação (+ 4.847 postos), Serviços (+ 4.528 postos) e Comércio (+ 4.356 postos). Dentro desses setores, as áreas que mais impulsionaram o crescimento foram borracha, fumo e couro; montadoras; eletroeletrônicos e comércio varejista. Segundo Cordeiro, o setor de borracha, fumo e couro tem cerca de 50 mil trabalhadores e é um segmento que está com o crescimento acentuado.
Fernanda Trisotto - GP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...