quinta-feira, 14 de outubro de 2010

::: FIM DA GREVE - Bancários voltam ao trabalho hoje


Após quinze dias, os bancários de Paranavaí voltam ao trabalho hoje. A greve, iniciada no dia 29 de setembro, termina com os bancários conquistando aumento salarial de 7,5%, abaixo dos 11% pretendidos, mas, acima dos 4,29% ofertados pelos bancos nas primeiras reuniões. A decisão seria referendada na assembleia extraordinária, convocada para a noite de ontem.Os bancários também conseguiram melhorias na chamada PLR - Participação nos Lucros e Resultados. Não haverá desconto dos dias parados, mas apenas compensação das horas não trabalhadas.


O limite para repor as horas é 15 de dezembro, informa Neil Emídio Júnior, presidente do Sindicato dos Bancários de Paranavaí e Região (filiado à CUT). Emídio Júnior justificou o fato dos bancos continuarem fechados ontem na região de Paranavaí, embora a volta ao trabalho estivesse encaminhada nacionalmente, já com aprovação em vários centros. Explica que as negociações invadiram a noite de segunda-feira nos bancos do Brasil e Caixa Econômica Federal.


Como anteontem foi feriado, seria inviável convocar uma assembleia para a manhã de ontem, com consequente retomada do atendimento. Detalha que a base de atuação sindical compreende um raio de 120 km, o que impossibilita aos profissionais a participação no período da manhã e volta para atendimento nas agências no mesmo dia. Com a assembleia à noite, defende, os bancários podem participar e retornar para as suas cidades, iniciando o expediente normalmente nesta quinta. “Criamos condições para que todos participem”, insiste. O retorno ao trabalho não significa fim da mobilização, fala o sindicalista. Ele lembra que continua a defesa pelo expediente bancário das 9 às 17 horas. Também quer que os bancos cumpram acordos anteriores, como a contratação de dez mil funcionários no Banco do Brasil e outros cinco mil na Caixa Econômica Federal. Nos bancos privados, critica, é preciso mais contratação, reduzindo as filas. Emídio Júnior considerou satisfatório o acordo dos bancários com a Fenaban - Federação Nacional dos Bancos. Opina que o movimento conseguiu um acordo próximo do desejado. Durante os 15 dias, a greve chegou a paralisar mais de 30 agências em 13 municípios da região. Em Paranavaí, a greve atingiu 100% em um dia e meio. Depois, os bancos Bradesco e Itaú conseguiram uma liminar que facilitou a volta ao trabalho. Foi o chamado interdito proibitório, que limita a ação dos piquetes e outras manifestações nas portas das agências, reduzindo os efeitos da greve.
(DN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...