quarta-feira, 26 de maio de 2010

::: PROTESTO - Homem percorre as principais vias da cidade carregando uma cruz

Presenciei na tarde de segunda-feira, 24 de maio, um homem de aproximadamente 50 anos carregando uma cruz. Esse indivíduo caminhou pelas principais ruas e avenidas da cidade debaixo de chuva, levando o "madeiro".
Na verdade não sei bem certo qual era o objetivo, se a finalidade era apenas protestar ou pagar alguma promessa.
Tentei conversar com ele por duas vezes, mas esse nada respondeu, apenas apontou com o dedo indicador para o Céu. Seria uma promessa ou um "protesto mudo"?
Em cada uma das extremidades laterais da cruz tinha uma camiseta... do lado esquerdo uma camiseta branca e do lado direito uma camiseta vermelha da CUT - (Central Única dos Trabalhadores).
O homem "fincou" a cruz na Praça em frente ao Fórum, e depois sem dizer nenhuma palavra se dirigiu ao interior do Fórum da Comarca.

:::Confira a sequência de fotos:::







terça-feira, 25 de maio de 2010

::: BOATO - Fim do 13º salário - Explicação Técnica

Como esse blog é acessado por diversas pessoas... Hoje, após postar o comentário sobre os e-mails que circulam pela internet com informações infundadas, recebi a participação de um grande amigo ao qual cursamos Direito juntos e na tarde de hoje este me informou sobre sua aprovação na 2ª fase do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, o que significa dizer que agora só falta prestar o juramento na OAB em Maringá e daí ele estará apto a Advogar.
Ao meu amigo Paulo César Magalhães Penha, registro aqui meus parabéns e votos de muito sucesso, que DEUS ilumine seus caminhos e lhe proporcione muita sabedoria na constante busca pelo Direito em defesa da Justiça.
E... nada melhor do que o parecer técnico sobre o assunto do 13º Terceiro Salário, abaixo o comentário do nosso leitor/ dr. Paulo César:
"Sobre o fim do 13º Salário, isso é piada!!!
Pois este é um Direito Constitucional do trabalhador elencado no art 7, VIII da CF/ 88 -
São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: VIII - décimo terceiro salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria;
Portanto, isso só pode acontecer por meio de uma Emenda Constitucional, que será proposta pelo Poder Reformador (O poder reformador abrange as prerrogativas de modificar, implementar ou retirar dispositivos da Constituição), no entanto para que isso ocorra é necessário seguir os requisitos do Art. 60 da CF/88 que normatiza: A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:
I - de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal;
II - do Presidente da República;
III - de mais da metade das Assembléias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros".
Desta forma justifica que não seria na "calada da noite" como colocado no e-mail que os deputados aprovariam o fim deste Direito do Trabalhador Brasileiro que é assegurado pela Constituição Federal de 1988.

::: BOATO - Fim do 13º Salário

A internet é o ambiente mais adequado para a rede de boatos. Vale tudo!!!
Depois dos falsos e-mails falando do Activia, li na tarde de hoje a notícia de que foi aprovado pelo Congresso o fim do 13o Salário. Tudo bem, a história é antiga. Fala-se muito a respeito do tema há bastante tempo.
Entretanto, alguém acredita que um assunto tão sério seria discutido na calada da noite, sem a cobertura da imprensa e em pleno ano eleitoral? E os candidatos a reeleição aos cargos de deputado federal e senado como ficariam?
Pior é que sempre há os "desinformados de plantão" que se colocam a serviço desse tipo de irresponsabilidade e ficam repassando essas “notícias” por email. Portanto não acreditem!!! Até o momento os políticos ainda não tiraram esse direito conquistado pelo trabalhador na época do então Presidente Getúlio Vargas

::: PARANÁ - ELEIÇÕES 2010 | PSDB recebe apoio do PP à pré-candidatura de Beto Richa


O presidente do PSDB do Paraná, deputado estadual Valdir Rossoni, recebeu na segunda-feira (24) o apoio oficial do PP a pré-candidatura de Beto Richa ao Governo do Estado. O presidente do PP do Paraná, deputado federal Ricardo Barros, encaminhou a Rossoni uma carta de intenções, solicitando o compromisso do pré-candidato Beto Richa na sustentação de projetos de interesse do partido. “Esse acordo foi aprovado por nossa Comissão Executiva e agora será levado para aprovação em nossa convenção, no próximo dia 11 de junho”, explicou Rossoni.


Para Richa, “o PP representa uma aliança estratégia para o PSDB, tanto no Paraná como em nível nacional”.

::: CAMPANHA - OAB colhe assinaturas no manifesto pela criação do TRF no Paraná

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) está intensificando em todo o Paraná a campanha pela criação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, com sede em Curitiba. O manifesto de apoio à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 544/02, que prevê a criação de quatro novos tribunais no Brasil, será levado à autoridade de cada uma das 47 Subseções da OAB no estado e também ficará disponível para assinatura da população.
Além do TRF do Paraná, a PEC prevê a criação de tribunais em Minas Gerais, Bahia e Amazonas. A proposta foi aprovada pelo Senado em 2002 e pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados em 2003.
Agora, aguarda inclusão na pauta do plenário da Câmara Federal. Desde 1988 a estrutura da segunda instância da Justiça Federal não se altera. Os cinco únicos tribunais criados há 22 anos não têm mais capacidade para a demanda crescente no primeiro grau. Portanto, criar novos tribunais significa democratizar o acesso à Justiça.
O Paraná está sob a jurisdição do TRF da 4ª Região, em Porto Alegre. De 1988 até 2010, o número de varas federais no Paraná aumentou de 12 para 60. Dos cerca de 1,5 de processos da 4ª Região, aproximadamente 511 mil tiveram origem no Paraná. Se a PEC for aprovada, o TRF do Paraná ficará responsável também por Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
Para o presidente da OAB Paraná, José Lucio Glomb, a aprovação da PEC resultará em benefícios pra todos os estados brasileiros, tanto os que ficarão mais perto de um tribunal quanto aqueles que terão as suas demandas reduzidas.
O vice-presidente, César augusto Moreno, diz que o projeto representa um grande avanço para a sociedade. “Um Judiciário com estrutura distribuída de maneira mais equilibrada pelo território nacional ficará certamente mais próximo do cidadão”, diz Moreno.
A OAB-PR, Subseção de Paranavaí, se alinha à esta Campanha. É a “democratização da Justiça comum Federal em 2ª grau”, diz o Presidente Fábio Franco.
Listas de assinaturas pleiteando a aprovação da PEC estão dispostos nas salas da OAB-PR, no Fórum Estadual, na Justiça do Trabalho e Justiça Federal em Paranavaí e na Justiça Estadual em Terra Rica, Alto Paraná e Paraíso do Norte e Aciap.

::: POSTAGENS :::

Peço desculpas aos amigos/ leitores que acompanham o Blog "Opinião do Zé".... Ultimamente a correria do dia a dia tem atrapalhado as postagens por aqui... Não esqueço dos meus "19 seguidores", afinal são essas pessoas que incetivam a manutenção deste Blog...(risos), é claro que sei que tem muitas pessoas que acessam deve chegar quase em 30 leitores... kkk (somando os familiares/ amigos mais próximos)... Brincadeiras a parte, quero voltar a postar com mais frequência neste espaço democrático onde todos podem expor suas ideias...
Forte abraço!!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

::: POLÍTICA - Vereadora de Alto Paraná participa de Reunião em Curitiba


A Vereadora Cacilda Marconi - PT, de Alto Paraná esteve participando da reunião do diretório estadual Partido dos Trabalhadores, dia 22 de maio em Curitiba, onde pode conversar com o Ministro Paulo Bernardo e a pré-candidata ao senado Gleisi Hoffmann.

terça-feira, 18 de maio de 2010

::: ELEIÇÕES 2010 - Gleisi comemora vantagem de Dilma na corrida presidencial

No sábado (15), a TV Band divulgou sondagem feita pela Vox Populi. Nesta segunda-feira (17) foi a vez da CNT/Sensus.

A pré-candidata ao Senado, Gleisi Hoffmann, está otimista com o resultado da nova pesquisa sobre as eleições presidenciais. Segundo pesquisa do instituto Vox Populi, divulgada na noite de sábado (15) pelo canal de televisão Band, a pré-candidata do PT à Presidência Dilma Roussef tem 38% das intenções de voto na consulta estimulada, com um aumento de nove pontos percentuais em relação ao levantamento de janeiro.
José Serra, pré-candidato do PSDB, caiu três pontos percentuais e está agora com 35%. Marina Silva, do PV, se manteve no patamar de 8%. Os indecisos representam 11%, e os votos brancos e nulos estão em 8%. No cenário de segundo turno, Dilma superaria Serra por 40% a 38%.
“Nós estamos comemorando. Nós tínhamos a previsão de que a ministra iniciaria a campanha na casa dos 30% mas iniciar a campanha na frente do adversário é um sinal muito positivo”, comemora Gleisi.
Na pesquisa espontânea, quando o eleitor responde aos pesquisadores em quem votar, Dilma também é indicada como a melhor opção dos eleitores. Ela aparece com 19% das intenções de voto, e o adversário tucano, com 15%.
CNT/Sensus
Já na pesquisa da CNT/Sensus, divulgada na manhã desta segunda-feira (17), Dilma Roussef tem 35,7% das intenções de voto, enquanto José Serra ficou com 33,2%. Marina Silva (PV) aparece em terceiro lugar, com 7,3% dos votos, enquanto pré-candidatos como José Maria Eymael (PSDC) e Américo de Souza (PSL) ficaram, respectivamente, com 1,1% e 1%. Outros pré-candidatos mencionados na pesquisa não registraram 1% dos votos.
Para Gleisi Hoffmann, isso mostra que o povo brasileiro está consciente do que significa o governo do Presidente Lula para o nosso país. “A população quer a continuidade e vê na figura da ex-ministra Dilma Roussef essa continuidade. Por outro lado, Dilma também está tendo bom desempenho nas articulações, com seu jeito simples e sincero, e está conquistando a simpatia do povo brasileiro”, diz Gleisi.
Na espontânea, Dilma também aparece em primeiro lugar, com 19,8% das intenções de votos, contra 14,4% do tucano.
O Vox Populi consultou 2.000 eleitores em 117 cidades de 23 estados e o Distrito Federal. Os dados foram levantados entre os dias 8 e 13 maio, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 11.266/2010.
A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 10 e 14 de maio, em 136 municípios de 24 Estados. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. Foram ouvidas 2.000 pessoas. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 11.548/2010.

sábado, 15 de maio de 2010

::: IMPACTO ESPERANÇA - "Um DIA de ESPERANÇA"


Na manhã de hoje, sábado, 15 de maio, estive juntamente com parte dos Jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Nova Esperança promovendo o projeto "Um DIA de ESPERANÇA".
Tal Projeto aconteceu simultaneamente em todos os países da Amércia Latina nas cidades com presença Adventista e distribuiu mais de 30.000.000 (trinta milhões) de revistas denominadas “Um DIA de ESPERANÇA”.
A Igreja Adventista do Sétimo Dia, possui 170 anos de fundação e, está estabelecida em 202 países do mundo.

NOVA ESPERANÇA
Para alcançar o propósito de entregar 30 milhões de revistas em toda América Latina, os membros da Igreja de Nova Esperança entregaram 2.000 exemplares da Revista, sendo um dos pontos de entrega o Semáforo do cruzamento das vias Av. 14 de Dezembro x Rua Presidente Kennedy. A concentração neste local ocorreu das 10h à 12h. Cerca de 20 jovens identificados com coletes verdes da ADRA (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais) apoiaram o evento. No entanto em momento algum o trânsito foi fechado. Os jovens aproveitaram o tempo de fechamento do semáforo para entregar o exemplar da revista "Um DIA de ESPERANÇA" aos motoristas e uma sacolinha para uso no câmbio dos carros para lixo personalizada com a logomarca da Campanha.
Todo trabalho de entrega contou com o apoio indispensável e imprescindível da Polícia Militar.
PROJETO
Várias ações sociais e educacionais aconteceram em diferentes regiões brasileiras com o objetivo de chamar a atenção para a sociedade de que ainda há esperança em um mundo cheio de catástrofes e más notícias. As revistas com o nome do projeto entregues às pessoas na manhã deste sábado falam da importância de uma parada semanal para “recarregar as baterias” fisicamente, emocionalmente e espiritualmente, da valorização da família, entre outros conceitos.
Conforme o líder sul-americano dos adventistas, pastor Erton Köhler, Um Dia de Esperança é um projeto ousado, mas relevante nos dias de hoje. “As pessoas são bombardeadas constantemente com informações sobre tragédias, calamidades, doenças e quase não param para pensar em Deus, na família e em si mesmas. Já está até provado que uma parada semanal, um momento de se voltar para as coisas espirituais e se desligar do trabalho e da rotina diária é fundamental para uma maior qualidade de vida. Isso renova as esperanças que, acreditamos, estão fundamentadas em Deus”, comenta Köhler.
LINKs
No link http://www.sabado.org/category/gratis/, é possível acessar os conceitos do projeto e o conteúdo da revista, baixar livros, além de ler sobre histórias de pessoas que vivem este tipo de experiência da parada semanal.www.portaladventista.org / www.esperanca.com.br / www.sabado.org

::: TRÂNSITO - Provopar de Nova Esperança realiza campanha alertando sobre os perigos da combinação Álcool e Direção

Pesquisa realizada em 4 grandes capitais revela que 61% das pessoas envolvidas em acidentes de trânsito tinham ingerido bebida alcoólica. Jovens são sempre as maiores vítimas.
Na manhã de sábado, 08 de maio, a equipe do Provopar - Nova Esperança, liderada pela sua presidente, Lucimari Toscano Moser, juntamente com a ACINE Mulher e o apoio imprescindível do Tiro de Guerra e equipes dos PSFs (Programa Saúde da Família) sensibilizaram motoristas e motociclistas que trafegavam pelo centro de Nova Esperança com a entrega de panfletos com imagens fortes mostrando a realidade causada pela mistura álcool e direção.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, desde 16 de junho de 2008, quando começou a lei seca, até 31 de janeiro de 2010 foram 26 mil flagrantes de motoristas embriagados nas estradas federais, 16 mil foram presos.

PESQUISAS

A frase muito conhecida que álcool e direção não combinam, é repetitiva nos meios de comunicação, no entanto, este alerta deve ser contínuo. Uma pesquisa, realizada pela Associação Brasileira de Detrans (Abdetran) em quatro grandes capitais brasileiras (Brasília, Curitiba, Salvador e Recife), apresentou resultados preocupantes: 61% das pessoas envolvidas em acidentes de trânsito tinham ingerido bebida alcoólica.

No estudo, a capital federal Brasília apareceu como a recordista, com 77,4% dos casos. A pesquisa também revelou que o jovem é sempre a maior vítima e que a maioria dos acidentes fatais acontece no final de semana, principalmente nas noites de sábado.

REAÇÕES DO ÁLCOOL

As reações provocadas no organismo pelo consumo de álcool são variadas. O sistema nervoso é alterado, podendo passar da euforia e excesso de confiança para a depressão total. Os reflexos, perigosamente comprometidos, tornam-se lentos, interferindo na capacidade de avaliar riscos e dirigir com segurança. O resultado é o risco iminente de acidentes, muitos deles fatais e colocando em risco a vida de outras pessoas que estejam utilizando a vida, pedestres, outros motoristas e passageiros.

O panfleto entregue na manhã de sábado na região central de Nova Esperança mostrou que o álcool e direção é uma combinação fatal, a ingestão de álcool seguida pela direção de um veículo, definitivamente, não combinam. Não é raro ver e ouvir casos de famílias inocentes que tiveram a vida modificada pela inconseqüência de motoristas alcoolizados. “A intenção da campanha é alertar e recomendar ao condutor que se beber não dirija, devido qualquer alteração que haja no seu nível de reflexo, ele está comprometendo tanto a segurança dele quanto a segurança de outros no trânsito. conduzir um veículo é tarefa que requer habilidade e prudência. Esses requisitos são facilmente anulados após o motorista ter ingerido bebida alcoólica”, alertou a Presidente do Provopar, Lucimari Toscano Moser. Além do uso abusivo de álcool, outros fatores fazem com que as pessoas corram maior risco de se envolver em um acidente de trânsito. As condições das vias, a alta velocidade e as condições precárias dos veículos são freqüentemente associadas aos acidentes registrados pelas Polícias Rodoviária Estadual e Federal.

CÓDIGO DE TRÂNSITO

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, a concentração de 0,6 gramas de álcool por litro de sangue comprova que o condutor está alcoolizado. Todo motorista em estado de embriaguez, mesmo leve, compromete gravemente a sua segurança e a dos demais usuários da via, pedestres ou não. Dirigir bêbado é um crime. A multa é considerada gravíssima, no valor de R$ 957,69. O infrator ganha sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) - pontuação máxima, tem o direito de dirigir suspenso e pode até ser preso por um período que varia de seis meses a três anos.


quinta-feira, 13 de maio de 2010

::: DENÚNCIAS ASSEMBLEIA - Com nova lei, deputados querem coibir contratação de funcionários fantasmas

Foi aprovado ontem em redação final pelo plenário da Assembleia Legislativa o projeto de lei que pretende ser a reação da direção da Casa às denúncias de contratação de funcionários fantasmas e o uso de “laranjas” para desvio de dinheiro dos cofres públicos.
O projeto regulamenta a nomeação dos funcionários comissionados para gabinetes e outros setores da Assembléia. A proposta sofreu alterações através de emendas, entre elas a que determina exoneração dos funcionários com cargos em comissão a cada quatro anos, correspondentes ao término de cada legislatura.
Em alguns pontos o projeto apenas oficializa através de lei o que o regimento interno da Assembleia, por óbvio, já deveria prever. Como a determinação de que a indicação do servidor seja feita formalmente, sendo responsável pela nomeação a autoridade competente do setor ou do gabinete parlamentar. E mais ainda no item relacionado ao provimento de cargos, que devem ser publicados e tomados conhecimento por parte do presidente, primeiro-secretário e segundo-secretário.
Uma emenda substancial ao texto, porém, é a que previu que no ato da posse, o comissionado apresentará recibo das informações prestadas à Receita Federal, assim como provas de não exercer outro cargo que possa gerar qualquer impedimento. Acrescentado o rigor de que as declarações terão que ser atualizadas anualmente. Uma outra alteração ao texto, acrescentada em função das denúncias contra a Assembleia Legislativa, é a que veda a acumulação de cargos.
CABOS ELEITORAIS
Outra alteração aprovada foi a que proíbe que os servidores comissionados possam ser cedidos ou colocados a disposição funcional de outros órgãos ou autarquias. Em relação aos cabos eleitorais, não foram apresentadas emendas, a não ser em relação à denominação. De “agentes políticos” eles passarão a ser assessores parlamentares ou secretários dos deputados que trabalharão nas respectivas bases eleitorais de cada um. A jornada será de 40 ou 20 horas semanais, sem previsão do valor da remuneração.
Os deputados, porém, mantiveram a escrita no projeto que caberá a estes comissionados “representar a Assembleia em eventos realizados por instituições; levantar informações e dados para elaboração de projetos de lei que possam melhorar a vida das pessoas; realizar reuniões periódicas com lideranças locais e regionais para tratar de temas pertinentes à realidade daquela comunidade”. E prevê que o trabalho será fiscalizado e acompanhado pela Assembleia e que os servidores enquadrados neste regime apresentarão relatórios mensais.
Agora o projeto será encaminhado ao governador para aguardar sanção, que segundo o presidente da Assembleia, deputado Nelson Justus (DEM), espera-se ocorra o mais breve possível.
Roseli Valério, de Curitiba

terça-feira, 11 de maio de 2010

::: COPA - Dunga segue discurso, deixa meninos do Santos fora e troca Adriano por Grafite

Não houve apelo nacional ou campanha capaz de convencer Dunga. Na tarde desta terça-feira, o técnico da seleção brasileira anunciou os 23 convocados para a Copa do Mundo da África do Sul sem surpresas. Paulo Henrique Ganso e Neymar não foram chamados. A maior novidade foi Grafite no lugar de Adriano. Na decisão do treinador valeu o esforço do grupo formado ao longo de seus três anos e dez meses à frente da seleção. Nas vagas que ainda levantavam dúvidas, foram confirmados Gomes, Doni, Gilberto, Michel Bastos, Thiago Silva, Kleberson, Nilmar e Grafite.
As atuações destacadas de Paulo Henrique Ganso e Neymar não foram suficientes para comover Dunga. A dupla do Santos nunca jogou pela seleção brasileira principal. O treinador preferiu apostar no grupo que lhe deu sustentação durante sua gestão, nos bons e nos maus momentos.
E embora deva receber críticas pela inflexibilidade na convocação, Dunga tem a seu favor uma campanha positiva como comandante da seleção. Ele chega à principal competição do futebol prestigiado pelos resultados. Faturou dois títulos (Copa América e Copa das Confederações), terminou as eliminatórias sul-americanas em primeiro lugar e obteve rendimento satisfatório contra seleções de primeiro nível.
A coerência do treinador ficou explícita até na maneira como a lista dos 23 foi apresentada. Junto com o nome do escolhido havia o número de convocações de cada um.
Os 23 jogadores chamados nesta terça se apresentam à comissão técnica da seleção no próximo dia 21, no Centro de Treinamento do Atlético-PR, em Curitiba. O Brasil realizará testes físicos e exames médicos no local até o dia 26, quando embarca rumo à África do Sul.
No país da Copa, a seleção finalizará sua preparação em Johanesburgo. A estreia do time de Dunga será no dia 15 de junho, diante da Coreia do Norte, no estádio Ellis Park, em Johanesburgo.
Dunga também definiu com sua comissão técnica os sete jogadores suplentes que fazem parte de uma lista reserva exigida pela Fifa. Essa relação, porém, só será divulgada durante a tarde desta terça. O treinador quis deixar claro que o grupo da Copa está definido. Os sete são apenas opções para uma eventualidade e uma exigência da Fifa.

OS 23 CONVOCADOS PARA A COPA-2010




GOLEIROS:

Júlio César (Inter/ITA)Doni (Roma/ITA)Gomes (Tottenham/ING)




LATERAIS:
Maicon (Inter/ITA)Daniel Alves (Barcelona/ESP)Michel Bastos (Lyon/FRA)Gilberto (Cruzeiro)


ZAGUEIROS:
Lúcio (Inter/ITA)Juan (Roma/ITA)Luisão (Benfica/POR)Thiago Silva (Milan/ITA)



VOLANTES:
Felipe Melo (Juventus/ITA)Gilberto Silva (Panathinaikos/GRE)Josué (Wolfsburg/ALE)Kleberson (Flamengo)


MEIAS:
Kaká (Real/ESP)Ramires (Benfica/POR)Elano (Galatasaray/TUR)Júlio Baptista (Roma/ITA)




ATACANTES:
Luís Fabiano (Sevilla/ESP)Robinho (Santos)Nilmar (Villarreal/ESP)Grafite (Wolfsburg/ALE)

::: COMPORTAMENTO - 9 palavras e expressões contraindicadas no trabalho

::: Achei interessante esse artigo e publico aqui a título de informação...
Em artigo na Forbes, a autora Linnda Durre elege as palavras mais negativas de um ambiente de trabalho
Em artigo publicado na Forbes.com, Linnda Durre, consultora, psicóloga e autora do livro "Surviving Toxic Workplaces" ("Sobrevivendo a Locais de Trabalho Tóxicos", em tradução literal), listou as piores nove expressões e palavras para se dizer no trabalho.
Para Sonia Carminhato, diretora de operações do Grupo Soma, empresa de consultoria em Recursos Humanos, quando uma empresa contrata um colaborador, espera que ele leve soluções. Dizer "vou ver o que eu posso fazer" e frases do tipo denotam uma predisposição a não fazer. Por isso, tome cuidado com seu discurso. "Frases assim denotam pouca proatividade", alerta. "Mas o principal é avaliar o comportamento do colaborador, não só o discurso".
Sonia faz uma ressalva para uma das escolhas da lista publicada na Forbes.com, em relação à expressão "Eu não sei". A diretora não vê problemas em usá-la quando você realmente não sabe a resposta. É melhor usar 'eu nao sei', seguido de 'vou procurar a resposta', do que fingir que sabe. "Dizer 'eu nao sei' é sábio, desde que venha a parte da proatividade depois", diz. Confira a lista de Linnda abaixo:
Vou tentar
O que realmente significa: "não quero fazer, mas não vou dizer isso agora"
Como driblar: "Ponha paixão no seu trabalho", recomenda Linda no artigo para a Forbes. Assim, se o projeto não der certo, provavelmente é porque não era a hora - e não porque você não deu seu melhor.

Tanto faz
O que realmente significa: "quero me livrar desta proposta logo"
Como driblar: evite esta expressão a todo custo. Na opinião de Linnda, utilizá-la cria um muro entre você e a pessoa para quem você respondeu. Se não confia em uma proposta, há outras maneiras de dizê-lo.
Talvez e Eu não sei
O que significa: "não quero tomar uma decisão"
Como driblar: claro que ninguém tem certeza do que é preciso fazer o tempo todo. Mas às vezes estas expressões funcionam como uma tentativa de sair da berlinda. Fique atento para não cometer esse erro.
Eu te dou um retorno
O que significa: "quero adiar o andamento deste projeto"
Como driblar: ao ouvir uma dessa, insista na pergunta: "quando voltamos a nos falar?". E relembre a pessoa que você precisa de um retorno, por e-mail ou mensagem de texto.
Se
O que significa: "quero jogar a culpa nos outros"
Como driblar: evite usar a palavra em um contexto específico, como "se o Fulano fizer a parte dele, eu faço a minha". É preciso entender que cada um tem sua parte - e não se apoiar nisso.
Sim, mas...
O que significa: "não quero me envolver no projeto"
Como driblar: pergunte a si mesmo se, ao dizer "sua ideia é ótima, mas...", está listando obstáculos reais ou apenas se apoiando para não participar da execução de um projeto.
Eu acho...
O que significa: "não me importo o suficiente"
Como driblar: não chute. Ao ser perguntado sobre algo, cheque os dados. Se preciso, diga a seu chefe que você vai verificar, e depois dê um retorno a ele.
Vamos ver...
O que significa: "quero evitar confronto"
Como driblar: para Linnda, esta frase é conhecida de todos nós desde quando éramos crianças. Lembra do quanto era frustrante pedir autorização para um passeio e ouvir seu pai responder "Vamos ver"? Não repita esta experiência no trabalho, seja você chefe ou subordinado. Dê explicações claras e, se precisar de um tempo para decidir, combine um retorno e o cumpra.
Ig Comportamento

::: EDUCAÇÃO??? - Governos de 21 Estados deixam de investir R$ 2 bilhões no Fundeb, diz MEC


Os governos estaduais deixaram de investir R$ 2,1 bilhões em educação no ano passado, de acordo com o Ministério da Educação. Os recursos deveriam ter sido colocados no Fundeb, fundo para a educação básica que reúne verbas da União, Estados e prefeituras e é utilizado para o pagamento de professores e outras despesas relacionadas ao ensino.


O valor que cada ente federado deposita no fundo é calculado com base em uma fatia da receita de tributos.


De acordo com o MEC, o valor de R$ 2,1 bilhões se deve à diferença entre o que os Estados estimavam arrecadar em 2009 e o que foi efetivamente arrecadado. O valor é equivalente a todo o programa de merenda escolar da União, que chegou a 62,5 milhões de alunos em 2009.


Na portaria publicada dia 19 de abril no "Diário Oficial da União", o Ministério da Educação informa que irá comunicar os tribunais de contas e ministérios públicos estaduais sobre a medida, para que eles acompanhem a regularização dos recursos para o Fundeb.


REPASSE:

Na quinta-feira, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação transferiu R$ 788,3 milhões referentes à parcela de maio da complementação da União ao Fundeb. Em 2010, os Estados beneficiados pelo fundo são: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí, e seus municípios.


De acordo com o coordenador-geral do fundo, Vander Borges, o repasse deste mês vem com um adiantamento para atenuar os efeitos das deduções financeiras realizadas nos municípios que sofreram débitos nas contas do Fundeb, em decorrência de um ajuste em 2009.


A complementação federal ao Fundeb tem o objetivo de atenuar disparidades regionais no investimento em educação e é paga a Estados e municípios que não conseguem atingir, com recursos da própria arrecadação, o valor mínimo nacional estipulado pelo Ministério da Educação.


Neste ano, o valor anual mínimo nacional por aluno diminuiu de R$ 1.415,97 para R$ 1.414,85.


Folhapress

domingo, 9 de maio de 2010

::: COPA - Platini vê Brasil, Espanha e Inglaterra favoritos

"Gosto do futebol espanhol, eles obrigam o adversário a jogar bem e têm uma grande geração, principalmente com Torres e Casillas"

O presidente da Uefa, Michel Platini, considera que o Brasil, a Espanha e a Inglaterra são as seleções favoritas para ganhar a Copa do Mundo da África do Sul.
"A equipe da França está atrás, com os demais: Holanda, Alemanha, Itália, Argentina, Costa do Marfim, Gana...", colocou Platini.
O ex-jogador, que ajudou a França a chegar às semifinais da Copa de 1986, destacou, além disso, a dificuldade que as seleções africanas enfrentarão no primeiro Mundial da história realizado no continente e as compara com a Grécia, que ganhou destaque com o título de campeã na Eurocopa 2004, realizada em Portugal.
"Embora, a princípio, não fosse favorita para ganhar, a Grécia foi campeã porque era um time muito difícil de ser batido", lembra Platini, que acredita que "a receita para ganhar uma Copa é jogar coletivamente, ter cabeça e se relacionar bem, além de ter líderes para comandar o grupo".
Por fim, o presidente da Uefa elogiou a Espanha e destacou dois jogadores em especial.
"Eu gosto do futebol espanhol, eles obrigam o adversário a jogar bem e têm uma grande geração, principalmente com (Fernando) Torres e Casillas" afirmou em entrevista que será publicada amanhã pelo periódico francês "Journal du Dimanche".

::: CARROS - Primeiras impressões: Uno Vivace 1.0 estaciona no andar de cima


Depois de experimentar o Novo Uno com motor 1.4 na versão "aventureira" Way , em test-drive durante o evento de lançamento do modelo no litoral da Bahia, conseguimos dirigir uma unidade com o acabamento Vivace, o de entrada da gama (preço inicial: R$ 27.350 com quatro portas, e R$ 1.800 menos, ou R$ 25.550, com duas). Também foi a chance de experimentar o propulsor Fire EVO de 1 litro, com o qual o Novo Uno deveria se sentir muito à vontade - afinal, ele pertence à linhagem do primeiro "carro mil" do país (e cujo espírito sobrevive no Mille).

Como piso da linha Novo Uno, a versão Vivace é desprovida de decorações de qualquer tipo. Nem friso preto na porta ela tem -- como é o caso da intermediária Attractive, de motor 1.4. Livre de adereços, ela faz um forte contraste com a Way (1.0 e 1.4). E o fato é que o design quadrado-redondo do Novo Uno se beneficia desse acabamento externo sem firulas. Nada desvia o olhar de sua mescla de linhas retilíneas com bordas arredondadas que, como dissemos, não chega a ser original, mas ainda é incomum no Brasil.

Como de praxe nos carros "baratos", quase todo recheio do Novo Uno Vivace que não seja estritamente necessário para seu funcionamento é opcional. Nas fotos que você vê nesta página, isso vale para maçanetas das portas, carcaças dos retrovisores e para-choques na cor do veículo, além de -- obviamente -- as rodas de liga-leve e os faróis de neblina. Por dentro, essa unidade -- segundo uma pessoa da produção, era a única da versão "pobre" do carrinho levada ao evento, entre dezenas de Way e Attractive -- tinha ar-condicionado e vidros dianteiros com acionamento elétrico. Tudo cobrado à parte e além dos R$ 27.350 pedidos pelo carro "pelado".

A cabine do Uno Vivace é mais austera que a do Way que testamos, mas ainda assim mantém um razoável nível de respeito aos ocupantes. Há plástico por todo lado, o que de certa forma é compensado pelos encaixes caprichados e arestas suaves das peças. O painel tem o mesmo desenho circular das versões mais caras, mas sem conta-giros. Este é substituído pelo econômetro, dispositivo presente nas versões Economy de Mille e Palio, e que nos Uno só existe na Vivace. O carro de teste também não tinha a cortesia das regulagens de altura do banco do motorista e do volante, opcionais interessantes para democratizar o uso do carro por pessoas de diversas estaturas. Constatação pessoal: com 1,71 metro, dá para dirigir esse carro numa boa.


IMPRESSÕES AO DIRIGIR

Dada a partida, uma surpresa: depois de começar a "conversa" com o motorista em tom macio, o motor Fire EVO 1.0 do Novo Uno deu respostas iniciais incisivas quando o acelerador foi solicitado. O câmbio de cinco marchas é tão mole e alongado quanto o do carro 1.4, mas a disposição do trem de força em velocidades mais baixas, com trocas de marcha até no máximo a terceira -- situação típica do trânsito das grandes cidades --, pareceu forte. Em parte, isso se deve à curva de torque, cujo pico ocorre por volta de 4.000 rpm (com etanol, são 9,9 kgfm). Em pista plana, não é necessário esticar exageradamente cada marcha até engatar a seguinte.

Mas não se deve esperar um show de desempenho desse motor, porque ele não vai dá-lo mesmo; além disso, andar acima dos 100 km/h -- velocidade que custa a ser atingida -- pode trazer oscilações laterais no comportamento do Novo Uno, a depender do entorno. Cruzar com caminhões de grande porte em estrada de pista única, por exemplo, foi uma experiência "emocionante". O nível de ruído dentro da cabine pareceu menor que o da versão com propulsor 1.4, mas isso não quer dizer que tenha sido pouco, já que o motor maior gritou demais durante o test-drive. Por fim, um irritante barulhinho relacionado ao funcionamento do ar-condiconado ajudou a compor um cenário já esperável num carro que surge para ficar entre os mais baratos do país: não dá para querer milagre quando o custo é um fator preponderante.

Já a suspensão do Uno Vivace se mostrou mais firme (e curta) que a do Way, o que passou uma dose extra de segurança nas curvas. Vale lembrar que os pneus de série são gordinhos, de medida 165/70, mas o aro da roda é de 13 polegadas. Um calçamento mais generoso faria bem ao carro.

O jeito normal de terminar este texto seria escrever algo como: "O Novo Uno na configuração 'pé-de-boi' cumpre bem o seu papel de carro de entrada". Mas o maior triunfo da Fiat talvez seja ter tornado isso complicado. O Uno Vivace é, mas não parece, um carro de entrada. Uma parte do mérito é do seu design, outra talvez venha da real renovação que o modelo representa no piso de nosso mercado automotivo. Por enquanto, e talvez por um bom tempo ainda, esse carro -- apesar de suas limitações -- passará a sensação de estar no andar de cima.
UOL Carros

sexta-feira, 7 de maio de 2010

::: BENEFÍCIOS - Reajuste para aposentados deve ser condizente com a realidade, diz Vargas

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira, 04/05, o reajuste de 7,72% para as aposentadorias da Previdência Social acima de um salário mínimo. O índice corresponde à inflação acumulada pelo INPC que mede a variação de preços da cesta de consumo das famílias de baixa renda, com salário de um a seis mínimos, entre os dias 1º e 30 do mês de referência.
O deputado André Vargas é defensor da tese de quanto mais o governo puder dar melhor será, fazer o melhor possível para as pessoas, mas argumenta que é preciso ponderar as necessidades com a realidade possível do governo.
“O reajuste concedido para o salário mínimo pelo Governo Lula é muito acima da inflação e já supera os 300 dólares. Na época do Fernando Henrique nunca chegou a 100 dólares. Portanto, os aposentados que recebem um salário tiveram um ganho. Pretendemos dar um ganho maior para os que recebem mais que um salário”, reforça.
No entanto, Vargas alerta que o reajuste aprovado pela Câmara é máximo que é possível conceder e ainda será analisado pelo Presidente da República. “Um por cento que se concede aos aposentados, significa 1 bilhão a mais nas contas públicas. Estamos ainda num processo de articulação, a votação ainda vai ao Senado, mas temos que ter muito zelo para fazer o que é possível pagar”, alerta.
Segundo ele o reajuste inicial seria em torno de 4,5%, teria portando a soma da metade do PIB, que equivale a 6,14%, “no entanto nós conseguimos chegar a 7,72%, agora precisamos da aprovação do Senado, algo, além disso, é demagogia, é querer prometer sem poder cumprir, como muitos deputados estão tentando fazer, provavelmente por se tratar de um ano eleitoral”.
O deputado defende ainda uma política de recuperação das aposentadorias e não apenas uma disputa política. “Vi deputados do PSDB, cujo ex-presidente Fernando Henrique chamou os aposentados de ‘vagabundos’, defendendo reajuste de 10% e 12%. Isso não é razoável”, defende.
Hoje, a aposentadoria por tempo de contribuição pode ser requerida após 35 anos de contribuição para homens, ou 30 para mulheres. O valor da aposentadoria resulta do cálculo das médias dos maiores salários de contribuição a partir de julho de 1994 - entram no cálculo apenas os 8 maiores em cada 10 salários de contribuição.
Vargas lembra ainda que o governo ainda garante assistência para aqueles que nunca contribuíram, o chamado benefício continuado para as mulheres com mais de 60 anos e homens com mais de 65 anos, mesmo para aqueles que nunca fizeram contribuição com a previdência.
Fator Previdenciário
Também foi aprovada ainda outra emenda à MP 475 que acaba com o fator previdenciário a partir de 1º de janeiro de 2011. O fator previdenciário é o dispositivo que altera o valor da aposentadoria ao considerar idade e tempo de contribuição para o cálculo do benefício.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

::: ARTIGO - Paraná com a ficha limpa

*Osmar Dias
O Paraná venceu uma grande batalha em Brasília no fim do mês de abril. Com a aprovação, no Senado Federal, de um Projeto de Resolução de minha autoria, nosso Estado ficou livre de pagar para a União uma multa de R$ 6 milhões por mês até o ano de 2029. Uma multa que nasceu por causa do passivo da venda do Banestado, um negócio muito mal feito por governos passados que penaliza a nossa terra e até hoje entristece o nosso povo.
É muito grande o ganho do nosso Estado e dos paranaenses com a extinção da multa. Vamos ter descontados pela União R$ 262 milhões já pagos da multa desde o ano de 2004 e economizar R$ 1,4 bilhão ao deixar de pagar uma conta que seguiria por mais 19 anos.
Além disso, a resolução que acaba com a multa e a penalidade imposta ao Paraná faz com que os juros da dívida paranaense voltem a ser corrigidos pelo índice IGPDI + 6, em substituição à Selic, o que a redução da dívida do Paraná com a União em R$ 1 bilhão.
Somando todos os reais envolvidos nesta conta conseguimos R$ 2,662 bilhões. São recursos que dariam para construir 80 mil casas populares, por exemplo, um número que o nosso Estado alcançou em 10 anos.
Somado ao benefício financeiro direto, alcançamos outra importante vitória com a aprovação do projeto de resolução.
Uma conquista que vai para além do fim da multa. Com a resolução aprovada, o Paraná passou a ter a ficha limpa. Deixou de ser inadimplente e agora pode receber repasses federais e contratar empréstimos de outras fontes, do Brasil e Exterior, para investir em obras e infraestrutura, o que antes não podia, porque devia. São recursos importantes que podem alavancar a agroindústria paranaense, estimular o produtor e gerar emprego e renda para a população.
Recursos que podem equipar a segurança pública, podem melhorar o sistema de saúde. É um dinheiro disponível para investir no que é prioridade de governo. Com o fim da inadimplência, o Paraná ganha a liberdade para poder contar com um projeto de desenvolvimento que dê qualidade devida para as pessoas.
Desde o princípio lutei para por um fim nesta dívida, que nasceu de uma conta feita de maneira irresponsável e que foi transferida para as costas do Estado e para o bolso do povo paranaense. Uma dívida que teve como causa a venda do Banestado e um efeito devastador na economia paranaense. A venda do banco do estado foi um equívoco avalizado pela Assembléia Legislativa do Paraná. Um erro histórico, porque perdemos o banco e foi deixada uma dívida imensa para o Paraná.
A população paranaense foi convidada a pagar a conta deste grande erro que foi cometido. Recebemos pela venda do banco R$ 5,5 bilhões. Pagamos R$ 7,5 bilhões de dívida e temos mais R$ 8 bilhões para pagar ao banco comprador. Somando R$ 8 bi com 7,5 bilhões dá R$ 15,5 bilhões.
Para quem recebeu R$ 5,5 bilhões pelo Banestado significa que vendemos e ainda devemos R$ 10 bilhões. Nesta equação alguma coisa está errada. Erro maior ainda é que a garantia dada da dívida está nas ações da Copel. São 48% das ações ordinárias da empresa que podem ser repassadas ao comprador do Banestado, caso a dívida não seja negociada. Cabe agora ao governo do Estado negociar e terá todo o meu apoio.
No Senado fiz a minha parte e empenhei os melhores esforços para que o ônus de uma dívida política jamais fosse transferido aos cidadãos paranaenses. Venci sabendo que a boa batalha nunca é em vão. O meu Projeto de Resolução foi aprovado e o Paraná não vai mais pagar uma multa injusta. Agora posso afirmar que o nosso Estado venceu e que cada um dos paranaenses tem parte nesta conquista.
Vencemos pelo diálogo, com articulação e amor pelo Paraná. Conquistamos com empenho e compromisso. É desta forma que eu faço política. E assim será sempre: pelo bem do Estado e do povo paranaense.

*Osmar Dias, líder do PDT no Senado Federal

::: ECONOMIA - Vendas industriais do Paraná crescem 2,6% no trimestre

As vendas da indústria paranaense se aceleraram em março, registrando um crescimento de 22,04% em relação a fevereiro - segundo melhor desempenho para o mês na série histórica do Departamento Econômico da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), iniciada em 1986 - e de 7,16% na comparação com o mesmo mês de 2009.
Com a expansão forte de março, o setor industrial acumulou uma alta de 2,61% no primeiro trimestre de 2010, sobre o mesmo período do ano passado.
A expansão da indústria ainda é puxada pelo mercado interno. No primeiro trimestre, as vendas para o exterior tiveram uma retração de 19,61%, na comparação com o mesmo período de 2009, enquanto houve crescimento de 9,71% para o mercado paranaense e de 18,14% para outros estados.
O nível de vendas de março já superou o que era visto antes do início da crise econômica (6,8% maior do que em março de 2008), enquanto o resultado acumulado no primeiro trimestre ainda ficou 6% inferior ao registrado nos três primeiros meses de 2008.
Na avaliação do coordenador do Departamento Econômico da Fiep, Maurílio Schmitt, a indústria deve ter neste ano um desempenho semelhante ao de 2008, zerando as perdas de 2009, quando o setor teve uma retração de 5,77%.
“O resultado deste ano depende da confirmação dos números da safra e será muito influenciado pela evolução do volume de crédito e do número de parcelas para a aquisição de veículos, e pela construção civil, que vem sendo foco de incentivos por parte do governo federal”, comenta Schmitt.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

::: Gleisi destaca crescimento do emprego no país

Para Gleisi, é necessário promover o contínuo fortalecimento da capacitação profissional


O aumento da renda da população e a geração de novos empregos no país foram os motivos de comemoração para os brasileiros no dia primeiro de maio. A análise é da pré-candidata ao Senado, Gleisi Hoffmann, ao comentar sobre os avanços obtidos pelos trabalhadores nesses últimos anos. Para ela, a política pública desenvolvida pelo Governo Federal no âmbito do Ministério do Trabalho e Emprego, promove gradativamente a universalização do direito dos trabalhadores à qualificação, contribuindo para o aumento da probabilidade de obtenção de emprego, inclusão social, redução da pobreza e diminuição da vulnerabilidade das populações.
Ela lembra que durante o Governo Lula foram criados 12 milhões de empregos com carteira assinada no Brasil. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados no mês de abril pelo Ministério do Trabalho, houve a abertura de 657,2 mil postos de emprego com carteira assinada no primeiro trimestre do ano de 2010, o que representa novo recorde da série histórica, que tem início em 1992. “Enquanto o desemprego de milhões de pessoas foi o maior efeito da crise econômica mundial nos Estados Unidos e Europa, o governo Lula atravessou esse período conturbado gerando mais postos de trabalho. Esse é o resultado mais visível da atual política do governo federal de crescimento com geração de emprego e distribuição de renda”, analisa Gleisi Hoffmann.

Além disso, a política de reajuste do salário mínimo posta em prática pelo governo Lula também apresenta um incremento maior em termos de poder de compra de cestas básicas. Isso ocorre exatamente nas capitais de menor renda do país, que apresentam um contingente maior de população pobre. Em todas capitais, a fixação do salário mínimo em R$ 510 garantiu ganhos expressivos no poder de compra de alimentos. “A evolução do salário mínimo reflete a preocupação do presidente Lula com a parcela mais pobre da população. O atual governo reconhece que a base salarial é fundamental para incentivar o mercado interno e foi um dos mecanismos utilizados para o enfrentamento da recente crise econômica que abalou os mercados financeiros pelo mundo”, observa. “O governo Lula gerou 40% a mais do que o total de empregos que existiam no país com uma política firme que deu especial atenção a valorização do salário mínimo, com aumentos reais em relação à inflação”, acrescenta.
Para Gleisi, é necessário promover o contínuo fortalecimento da capacitação profissional, tendo em vista que o desenvolvimento com inclusão social requer forte compromisso com os direitos do cidadão. “Nosso desafio é qualificar cada vez mais a mão-de-obra, combater a informalidade e a precarização das condições de trabalho, além de investir em educação, ciência e tecnologia”, enfatiza.

::: ELEIÇÕES - Hoje é o último dia para transferir e tirar o título



Hoje é o último dia para quem quer tirar seu primeiro título de eleitor, transferir ou atualizar os dados cadastrais. A Justiça Eleitoral já informou que não haverá prorrogação no prazo e quem não fizer a transferência agora, terá de votar em seu domicílio eleitoral, ou justificar o voto no dia da eleição.

::: DRUGSTORE - Farmácias poderão vender artigos de conveniência

Redes de farmácias e drogarias do país poderão voltar a vender produtos que não têm relação com a saúde, como refrigerantes, isqueiros e pilhas.
A decisão, em caráter liminar, é do ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Ari Parglender, que deu ganho a um pedido feito pela Abrafarma e pela Febrafar, associações que reúnem as maiores redes de farmácias do país.
Ele entendeu que a decisão judicial anterior, que dava razão à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), estava errada ao argumentar como motivo para o veto à venda de produtos de conveniência o combate da automedicação, já que não haveria relação entre uma coisa e outra.
Posteriormente, o STJ ainda irá julgar o mérito da questão, mas não há previsão de data para que isso ocorra. A Anvisa já anunciou que vai recorrer.
A agência decidiu proibir a venda de produtos típicos de lojas de conveniência em farmácias e drogarias no ano passado, com o argumento de que os estabelecimentos deveriam funcionar apenas como locais de "promoção à saúde".
Na ocasião, a agência também determinou que apenas medicamentos fitoterápicos, dermatológicos e substâncias mais simples, como bicarbonato de sódio, pudessem ficar à mão do consumidor.
Os outros medicamentos, mesmo sem exigência de receita, devem ficar atrás do balcão do farmacêutico. Essa regra foi mantida pelo STJ.
Fonte: Folhapress

terça-feira, 4 de maio de 2010

::: BLOGSFERA - Novos blogs de Nova Esperança

Os últimos meses marcaram a estréia de novos blogs para Nova Esperança.
Entraram para a "blogsfera", o acadêmico de Direito na UEM - Gabriel Carneiro de Souza, com o Blog do Carneiro: http://www.blog-carneiro.blogspot.com/ e o Secretário da Prefeita Maly Benatti, pedagogo formado pela FANP - Diogo Matias "Tedy", com o blog Intencidade: http://www.radaronline-intencidade.blogspot.com/ .
Aos novos blogueiros fica aqui o desejo de sucesso!!!

::: IR e VIR - Ministério Público pede abertura do "desvio de pedágio"


O Ministério Público (MP) de Nova Esperança apresentou na sexta-feira, 30 de abril um pedido de Tutela Antecipada à Ação Civil Pública que move contra o município de Presidente Castelo Branco (a 12 km de Nova Esperança), pedindo a reabertura da rodovia LK-002, conhecida como Estrada dos Pioneiros.
A via era usada como um desvio do posto de pedágio da concessionária de rodovias Viapar e foi fechada pela prefeitura no final de julho do ano passado. Segundo o prefeito de Presidente Castelo Branco, Valdomiro Canegundes de Souza (PDT), os prejuízos provocados aos produtores rurais pelo excesso de poeira e os altos custos de manutenção motivaram o fechamento.
A prefeitura negociou uma parceria com a concessionária do trecho, a Viapar, para que os proprietários de veículos, que moram no município, pagassem uma tarifa especial, equivalente a 20% do valor normal e ainda deixou os moradores da estrada bloqueada livres do pagamento do pedágio.
No pedido encaminhado à Justiça, o promotor, dr. Nivaldo Bazoti argumentou que “há fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação (artigo 273, inciso I do Código de Processo Civil) na medida em que não se está podendo trafegar pela estrada por conta das valetas, montões de terra, estreitamento de via e lombadas realizadas pelo ente estatal na referida estrada”.
O promotor argumentou que a lei municipal que permitiu o fechamento do desvio foi declarada inconstitucional, dia 16 de abril, pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), por unanimidade de votos.
De acordo com Bazoti, tornaram-se inconstitucionais a lei municipal 590/00, o decreto 578/00 e a lei 787/09, que permitiram ao prefeito fechar a estrada.
No final do pedido de Tutela Antecipada, o promotor pede que o município seja obrigado restaurar a via e que retire os obstáculos instalados pela administração. O promotor solicita ainda a fixação de multa diária de R$ 500,00 à pessoa física do prefeito.

::: CARA NOVA - Blog ganha novo layout!



Graças a competência e criatividade do meu grande amigo, acadêmico do 4º ano de Publicidade e Propaganda, Cleverson da Silva Oliveira, da Zamy Design o blog "Opinião do Zé" ganhou um novo layout.
Agradeço a criação que segundo ele "procurou manter o megafone", que representa a voz do povo que pode ser ouvida e ecoada em tons e timbres ainda mais altos.
Apenas o layout do blog mudou, o conteúdo será o mesmo! Procurando inovar a cada dia, e, embora na correria diária pouco tenho postado aqui, quero postar mais e fazer a valer a voz e opinião dos leitores deste blog.

domingo, 2 de maio de 2010

::: FUTEBOL - Em final eletrizante, Santos tem três expulsos, perde para o Santo André, mas é campeão Paulista


Em uma final eletrizante o "alvinegro praiano" foi o campeão Paulista de 2010. Com tem três jogadores expulsos, o Santos perdeu para o Santo André por 3 x 2, mas mesmo assim foi campeão Paulista.
O jogo foi muito disputado e na sorte o Santos conseguiu erguer a taça, pois faltando menos de 10 minutos para o final o Santo André mandou uma bola na trave do Santos.
A todos os "santistas" leitores do blog parabenizo-os pela conquista, deixando aqui os registros de um "palmeirense" que tem ficado só na expectativa de títulos nos últimos anos... (Risos)

::: ELEIÇÕES 2010 - Beto na praça, com o povo


Mariluz, cidade com pouco mais de 10 mil habitantes no Noroeste do estado, parou para ver, ouvir, abraçar e tirar foto com Beto Richa na tarde de sexta-feira. Beto percorreu 21 cidades da região em três dias, para discutir seu plano de governo. Em cada praça central, nas reuniões nas câmaras municipais, cenas parecidas com a da foto acima. Muito abraço, muita foto, muita gente

::: CARROS - Volkswagen apresenta linha 2011


A Volkswagen escolheu a cidade de Campinas, interior de São Paulo, para apresentar sua linha 2011. No evento, a maior novidade foi o Gol Ecomotion, versão econômica que utiliza o conceito BlueMotion e promete 10% de redução no consumo de combustível. Outros destaques foram o Golf 2.0, que agora conta com a configuração Sportline com câmbio automático, e ainda o Gol Seleção, versão comemorativa para a Copa do Mundo - uma estratégia que já apareceu em 1982, 1994 e 2006.

Seguindo a tendência do mercado lançada pela Fiat com o Mille Economy de 2008, o Gol Ecomotion - foto acima - tenta alavancar as vendas da quarta geração do modelo mais vendido do Brasil. A fórmula do Ecomotion é simples, une diferencial alongado em 6,8% com pneus 165x70 R 13, mais finos e com menor resistência.Sob o capô nenhuma novidade no motor 1,0 litro TotalFlex com 68 cv a gasolina e 71 cv a etanol. O preço do hatch compacto parte de R$ 27.530 na versão três portas completamente "pelada" . Entre os opcionais são oferecidos direção hidráulica, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, entre outros.

Ano de Copa é especial para todo brasileiro. E a Volkswagen aproveita para faturar em cima da paixão nacional ao lançar a versão Gol Seleção - foto acima e no topo -, identificada a partir da inscrição "Seleção" na tampa do porta-malas e do logotipo da CBF - Confederação Brasileira de Futebol - na lateral do carro e no estofamento. O modelo utiliza o mesmo motor da família Gol 1.0 TotalFlex e recebe apelos esportivos com rodas de liga leve 14 polegadas, faróis com máscara negra, lanternas traseiras escurecidas, faróis de neblina e pedaleiras de alumínio. De fábrica o Gol Seleção conta com direção hidráulica e rádio/CD/MP3/USB/SD Card com conexão Bluetooth. A versão especial da Copa recebe entre outros opcionais ar-condicionado, trio elétrico, freios ABS, airbags dianteiros, computador de bordo, além de sensores de estacionamento traseiros. Serão produzidas apenas 3 mil unidades.

Já o Golf 2.0 - foto acima - agora conta com a versão Sportline. A maior inovação é a transmissão automática TipTronic de seis velocidades. No exterior os diferenciais são faróis com máscara negra, lanternas traseiras na cor preta e uma nova grade em preto brilhante. Bancos esportivo em couro preto e traseiro bipartido são opcionais do hatch esportivo.Outros modelos da linha 2011 da VW também receberam pequenas modificações. O Fox recebe friso cromado na versão Prime. Gol G4 agora tem para-choques pintados na cor da carroceria, a versão Trend disponibiliza calota com 14 polegadas. Gol G5 e Voyage receberam aviso sonoro de acendimento de faróis, luzes de leitura no banco traseiro e novas rodas. Polo recebe iluminação interna com leds vermelhos. Outra novidade da nova linha são três novas cores disponíveis. Cinza Spectrus - disponível para todos os modelos, exceto Gol G4 e Saveiro -, Prata Egito - para os modelos da linha Voyage, Fox, Polo e Golf -, além de Azul Boreal para os modelo da linha Fox, Polo e Golf.

FONTE: UOL CARROS