sábado, 24 de dezembro de 2011

::: ARTIGO - O NATAL DE JESUS: O MELHOR PRESENTE PARA NÓS

O Natal chegou, nasceu para nós uma Esperança. Que bom é ter Deus vivendo conosco! Vamos nos alegrar nesta noite de festa e celebrar o nascimento de Jesus. Jesus é luz a iluminar a humanidade. Jesus é luz a iluminar o nosso caminho. Jesus é luz a iluminar a nossa vida.

Foi tão bonito naquele tempo e hoje tão poético lembrar o nascimento de uma criança pobre que nasceu numa gruta.

É bonito hoje, é poético lembrar, mas não foi um poema na vida de Maria, José e o menino Jesus.

Foi dor, foi sofrimento, foi difícil para José e Maria. No meio da alegria de ver o nascimento de seu filho, eles não tinham muita coisa para oferecer ao seu menino. Deram o que um Pai e uma Mãe pobre podem dar: AMOR, muito AMOR.

Eles não tinham certeza do amanhã, exceto a Esperança, E a Esperança é tudo que um pobre pode ter para que ela se torne certeza.

Não foi tão poético, mas foi profundo, foi Mistério, foi Divino, foi Infinito, foi Sagrado. Por isso, em cada Pai pobre, em cada Mãe pobre, em cada criança pobre que nasce, vem a Esperança. Esperança de que o amanhã será melhor.

E nós que podemos e hoje temos? Alguns de nós fomos pobres na infância e hoje temos. E hoje podemos, podemos trabalhar, podemos nos virar, temos várias maneiras de viver. Para nós o Natal é um aviso, não seja daqueles que negaram um lugar para o menino Jesus nascer.

É um aviso aos ricos, para que não neguem aos pobres. É um aviso aos pobres para que não percam a Esperança.

A Esperança está no menino Deus. Quando encontramos a Deus, nós encontramos a verdade, encontramos a grande luz que é Jesus. Encontramos sentido na vida!

Amigos e amigas, eu não sei, se o Natal de antigamente era melhor do que o Natal de hoje, talvez tenha sido em muitos aspectos.

Hoje vemos famílias que guardam o tempo do Natal com um precioso carinho. Encontramos famílias que conseguem escapar da força dos meios de comunicação, do consumismo, do mercantilismo, da bebedeira e do marketing e conseguem colocar Jesus no centro das suas vidas.

Vemos cada dia mais pais que ensinam aos filhos a importância daquele menino, que nasceu há dois mil anos atrás. Mas, ainda temos muitas famílias que infelizmente, o Papai Noel, o peru da ceia e a cerveja gelada são mais importantes que Jesus.

O velhinho que presenteia é mais importante do que a criança que se faz presente, Jesus. Talvez seja porque nós damos importância demais aos meios de comunicação e nos esquecemos da grande comunicação de Deus ao mundo. Seu filho personificado no amor, revelado em Nosso Senhor.

Esquecemos que a grande comunicação é gerada nas relações afetivas, que ainda é comunicada pelo Pai, pela Mãe e pelos Amigos e Vizinhos.

Não se iludam queridos irmãos, a maior comunicação do mundo não é da televisão, do rádio ou do jornal. Eles só divulgam. Eles não AMAM!

Mas a maior comunicação é o AMOR. E o meio da comunicação do AMOR, é o beijo, é o carinho, é o colinho de Pai, é o colinho de Mãe, é a conversa de Pai, é a conversa de Mãe. É o beijo e o abraço de quem se quer bem, de quem se ama, de parentes, amigos e vizinhos. Não há maior comunicação do que o AMOR, presente nas relações de uma família. É a comunicação do AMOR, da VIDA e da PAZ.

Natal é esta festa da Luz de Jesus presente nas famílias.

Que Deus abençoe as Mães que estão grávidas, abençoe as Mães, abençoe os Pais, abençoe os Jovens, abençoe os Adolescentes, abençoe as Crianças e abençoe todas as pessoas que gostam de Crianças para que o mundo, a nossa Sociedade, a nossa Comunidade possa cuidar melhor daquelas que são a esperança de um futuro promissor: nossas crianças!

A comunidade paroquial Sagrado Coração de Jesus deseja um Feliz Natal e um próspero Ano Novo a todas as famílias de nossa cidade e região. Que Deus abençoe a todos!

Pe. José Moreira Silveira e Pe. Rodolfo Rodrigo Benedetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...