segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

::: BOA NOTÍCIA - Equoterapia: Mais uma alternativa de reabilitação na APAE.




A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar aplicada nas áreas de saúde e educação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com alterações neurofuncionais. O ritmo da andadura do cavalo promove movimentos tridimencionais, ou seja, para cima e para baixo, de um lado e para o outro e para frente e para trás. Estes são importantes estímulos de movimento, espaço e localização para o praticante. Sua finalidade é prevenir e reabilitar as alterações das capacidades neurofuncionais. Alunos da APAE que apresentam alterações genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares, entre outros, podem procurar a equoterapia, desde que tenham recomendação médica.
O acompanhamento da equoterapia na APAE é planejado minuciosamente pelos fisioterapeutas de acordo com as necessidades de cada praticante.
 Quando o praticante está em cima do cavalo, eles se tornam um único corpo. O movimento que o animal faz ao andar é muito parecido com o do ser humano. É como se o praticante caminhasse. O cavalo é um animal dócil, porém de porte avantajado, leva o praticante a experimentar sentimentos de liberdade, independência e capacidade, sentimentos estes importantes para a aquisição de autoconfiança realização e auto estima. O cavalo também retribui o carinho e a atenção que lhes é dado.
A APAE em nome do seu presidente, Aylton de Deus Mateus e do diretor professor, João Joraci Zanchetti agradece aos colaboradores que ajudaram para que este sonho pudesse ser concretizado: Padre José, Haras Caiuá, Rodolfo 2R, Beto Gazolla, Paulo Collin, Agro Brasil, André Paixão, Paulo Siqueira, Pedro Radade, Wânio César Ribeiro, Éden e Cristiane, Selaria Oliveira (Paranavaí), Fazenda Califórnia, Veterinário Jonas (supervisor da Supra), Beto Tribulato.

Fotos Alex Fernandes França

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...