sexta-feira, 29 de abril de 2011

::: REGIÃO - Miss Alto Paraná abriu oficialmente as comemorações aos 57 anos de emancipação política do município


Miss Teenager Alto Paraná 2011 – Iara Camargo Guimarães; Mister Model Alto Paraná 2011 – Jessé Mulatti Pirotta e a Miss Alto Paraná 2011 – Karina Vasconcelos da Silva;

Em mais um grande evento que evidenciou a beleza altoparanaense, a 17ª edição do Concurso Miss Alto Paraná; a 5ª edição do Concurso Miss Teenager e a 4ª edição do Concurso Mister Model, realizado na noite de sexta-feira, 15 de abril no Ponto Alto Eventos mostrou mais uma vez a eficiência de toda a equipe organizadora que por vários dias trabalhou para a realização do evento, fazendo acontecer um dos melhores concursos de beleza do noroeste do Paraná. Abrilhantando ainda mais o Concurso, o cantor Alliandro Berthi, fez uma belíssima apresentação com som acústico e anunciou para breve o lançamento de seu DVD.
O evento contou com a presença da Miss Paraná 2011 – Gabriela Pereira; Mister Model 2010 - Thiago Luis Daláqua; Miss Pacific Word 2011 – Monique Tosti de Souza; Mister Teenager Pacific Word 2011 – Vinícius Luiz; Miss Teenager Pacific Word 2011 – Taynara Basso Vidovix.
O ápice do evento foi o momento da divulgação do resultado do concurso com o voto dos jurados foram os vencedores da noite: Miss Alto Paraná 2011 – Karina Vasconcelos da Silva; Miss Teenager Alto Paraná 2011 – Iara Camargo Guimarães e Mister Model Alto Paraná 2011 – Jessé Mulatti Pirotta
A organização do evento agradece a Administração Municipal ao comércio local pelo apoio e compromisso com a organização do Concurso Municipal.


::: CRENÇA - Brasil é 3º país onde mais se crê em Deus

O Brasil foi o terceiro país em que mais se acredita em “Deus ou em um ser supremo” em uma pesquisa conduzida em 23 países.

A pesquisa, feita pelo empresa de pesquisa de mercado Ipsos para a agência de notícias Reuters, ouviu 18.829 adultos e concluiu que 51% dos entrevistados “definitivamente acreditam em uma ‘entidade divina’ comparados com os 18% que não acreditam e 17% que não tem certeza”.
O país onde mais se acredita na existência de Deus ou de um ser supremo é a Indonésia, com 93% dos entrevistados. A Turquia vem em segundo, com 91% dos entrevistados e o Brasil é o terceiro, com 84% dos pesquisados.
Entre todos os pesquisados, 51% também acreditam em algum tipo de vida após a morte, enquanto apenas 23% acreditam que as pessoas param de existir depois da morte e 26% “simplesmente não sabem”.
Entre os 51% que acreditam em algum tipo de vida após a morte, 23% acreditam na vida após a morte, mas “não especificamente em um paraíso ou inferno”, 19% acreditam “que a pessoa vai para o paraíso ou inferno”, outros 7% acreditam que “basicamente na reencarnação” e 2% acreditam “no paraíso, mas não no inferno”. Nesse mesmo quesito, o México vem em primeiro lugar, com 40% dos entrevistados afirmando que acreditam em uma vida após a morte, mas não em paraíso ou inferno. Em segundo está a Rússia, com 34%. O Brasil fica novamente em terceiro nesta questão, com 32% dos entrevistados.
Mas o Brasil está em segundo entre os países onde as pessoas acreditam “basicamente na reencarnação”, com 12% dos entrevistados. Apenas a Hungria está à frente dos brasileiros, com 13% dos entrevistados. Em terceiro, está o México, com 11%.
Entre os que acreditam que a pessoa vai para o paraíso ou para o inferno depois da morte, o Brasil está em quinto lugar, com 28%. Em primeiro, está a Indonésia, com 62%, seguida pela África do Sul, 52%, Turquia, 52% e Estados Unidos, 41%.
Criação X evolução
As discussões entre evolucionistas e criacionistas também foram abordadas pela pesquisa do instituto Ipsos. Entre os entrevistados no mundo todo, 28% se definiram como criacionistas e acreditam que os seres humanos foram criados por uma força espiritual – ou seja, não acreditam que a origem do homem seja a evolução de outras espécies como os macacos.
Nesta categoria, o Brasil está em quinto lugar, com 47% dos entrevistados, à frente dos Estados Unidos (40%). Em primeiro lugar está a Arábia Saudita, com 75%, seguida pela Turquia, com 60%, Indonésia em terceiro (57%) e África do Sul em quarto lugar, com 56%.
Por outro lado, 41% dos entrevistados no mundo todo se consideram evolucionistas, ou seja, acreditam que os seres humanos são fruto de um lento processo de evolução a partir de espécies menos evoluídas como macacos.
Entre os evolucionistas, a Suécia está em primeiro lugar, com 68% dos entrevistados. A Alemanha vem em segundo, com 65%, seguida pela China, com 64%, e a Bélgica em quarto lugar, com 61% dos pesquisados.
Descrentes e indecisos
Entre os 18.829 adultos pesquisados no mundo todo, um total de 18% afirmam que não acreditam em “Deus, deuses, ser ou seres supremos”.
No topo da lista dos descrentes está a França, com 39% dos entrevistados. A Suécia vem em segundo lugar, com 37% e a Bélgica em terceiro, com 36%. No Brasil, apenas 3% dos entrevistados declararam que não acreditam em Deus, ou deuses ou seres supremos.
A pesquisa também concluiu que 17% dos entrevistados em todo o mundo “às vezes acreditam, mas às vezes não acreditam em Deus, deuses, ser ou seres supremos”. Entre estes, o Japão está em primeiro lugar, com 34%, seguido pela China, com 32% e a Coréia do Sul, também com 32%. Nesta categoria, o Brasil tem 4% dos entrevistados.

BBC BRASIL

quinta-feira, 28 de abril de 2011

::: EDUCAÇÃO - STF rejeita ação de Estados contra mudança na jornada de professores

O STF (Supremo Tribunal Federal) rejeitou ontem uma ação de cinco governadores de Estado que pedia a declaração de inconstitucionalidade de uma lei federal que modificou a jornada de trabalho dos professores da rede pública de ensino.

Eles questionavam a Lei 11.738 de 2008, que instituiu a dedicação de um terço da jornada de trabalho de 40 horas por semana para atividades extraclasse, estudo ou planejamento de aulas.

A votação sobre o tema empatou em 5 a 5, mas como não houve votos suficientes nem para dizer que a lei é constitucional, nem que é inconstitucional, o pedido foi simplesmente rejeitado. Isso quer dizer que a lei está em vigor, mas pode voltar a ser analisada no futuro, em caso de novo questionamento.

Apenas dez ministros votaram no caso, pois José Antonio Dias Toffoli se declarou impedido por ter atuado no caso quando era da AGU (Advogado Geral da União).

Essa é a mesma ação que questionava o piso salarial para professores da rede pública, cuja análise foi iniciada no começo de abril. Na ocasião, o tribunal decidiu que o piso dos professores, de R$ 1.187,97 mensais para 40 horas por semana, é constitucional.

A questão da carga horária, porém, havia ficado em aberto, pois os ministros discordavam sobre a questão. Cinco deles defendiam a constitucionalidade da regra, enquanto os outros quatro consideravam ilegal a determinação para que 33% da carga horária dos professores fosse dedicado a outras atividades que não a sala de aula.

Precisa-se de seis votos para que o STF declare que uma norma é constitucional ou não. Como não houve votos suficientes, o plenário decidiu esperar pelo presidente do tribunal, ministro Cezar Peluso, que estava viajando. Anteontem, ele empatou a questão.

A ação foi proposta pelos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Ceará, que alegavam falta de previsão orçamentária correspondente à contratação de professores para suprir a mudança da jornada de trabalho prevista pela lei do piso
.

Felipe Seligman - Da Folhapress

::: PROJETO - Prefeituras e Câmaras Municipais terão que divulgar os gastos em diário oficial e mídia impressa

No dia em que entra em vigor a lei 16.595, a chamada Lei Estadual da Transparência, os deputados Valdir Rossoni (PSDB) e Plauto Miró (DEM) apresentaram um projeto de lei complementar que estende a exigência de divulgação dos atos em Diário Oficial às prefeituras e câmaras de vereadores de todos os municípios paranaenses.

A lei 16.595 estabelece que os atos oficiais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público e Tribunal de Contas sejam públicos em Diário Oficial do Estado.

O projeto apresentado obriga a publicação de atos como aquisição e locação de bens móveis e imóveis, doação, cessão e operações financeiras, bem como a admissão, nomeação, demissão e exoneração e aposentadorias de servidores e empregados públicos, incluindo comissionados, além da contratação de fornecedores e prestadores de serviços.

“Os municípios que tiverem um site com todas essas informações publicadas em Diário Oficial Municipal estará dispensado da veiculação através da Imprensa Oficial do Estado”, disse Rossoni.

O projeto determina ainda que os atos que impliquem na efetivação de despesas deverão ser publicados em mídia impressa de ampla circulação no município. A escolha dos veículos a serem publicados os atos será determinada através de um processo licitatório.

De acordo com o projeto, a lei complementar deverá entrar em vigor na data de sua publicação e os municípios deverão se adequar a ela até o dia 1º de janeiro de 2012. Caberá ao Tribunal de Contas a fiscalização do cumprimento da lei.



Comunicado lido em Plenário



Comunico ao Plenário que na data de hoje (ontem) torna-se obrigatório o atendimento da Lei no 16.595, a chamada “Lei Estadual da Transparência”, aprovada nesta Casa no ano passado.

Esta lei estabelece que todos os atos oficiais dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público e do Tribunal de Contas e dos seus órgãos, devam ser publicados no Diário Oficial do Estado.

A Assembleia Legislativa já vem atendendo aos termos desta Lei desde o início de nossa gestão.

Como sabemos, a lei estadual de transparência nasceu de uma movimentação popular num momento em que a sociedade passa por profundas mudanças e, entre as mais significativas está a tomada de consciência quanto a sua responsabilidade perante o controle da Administração Pública.

Deste modo é que eu e o Deputado Plauto estamos apresentando na data de hoje (ontem), um Projeto de Lei Completar que objetiva regulamentar, para os municípios, a obrigatoriedade de publicidade dos atos administrativos previstas no art. 27, da Constituição Estadual.

É neste sentido que solicitamos o apoio desta Casa e temos certeza que ao analisá-lo os senhores deputados terão oportunidade de aperfeiçoá-lo trazendo mais uma contribuição de Poder Legislativo para a sociedade paranaense.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

::: POLÍTICA - STF decide que vaga de suplente pertence à coligação

Com apenas um voto contra, STF mantém critério de convocação de suplentes adotado pela Câmara

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta – feira que a vaga de suplente pertence à coligação, e não ao partido. O único voto contrário foi do ministro Marco Aurélio. O posicionamento do Supremo mantém o critério de convocação que vem sendo adotado pela Câmara dos Deputados - ele estabelece que o deputado que se afasta do cargo seja substituído por outro da mesma coligação, mas não necessariamente do mesmo partido.
No julgamento, o primeiro voto anunciado foi o da ministra relatora Cármen Lúcia. Ela defendeu que a vaga de suplente é da coligação e argumentou que “não se deve mudar as regras com o jogo em andamento”. 
Anteriormente, a ministra havia adotado outra posição, a favor dos partidos. Em decisão liminar, ela determinou que as vagas ocupadas pelos suplentes de coligação fossem passadas para os suplentes de partido que acionaram o Judiciário. A determinação, no entanto, não foi acatada pela Câmara.
Na tarde desta quarta-feira, ao justificar o seu voto, a ministra ressaltou que os eleitores votam sabendo do papel da coligação. “Indicar que candidatos possam ser trocados agora seria alterar o que se foi definido pela Justiça Eleitoral e agir em detrimento do eleitor que decidiu seu voto com base na composição eleitoral que foi anunciada antes das eleições”, disse.
A ministra acrescentou que a permanência das regras que valiam durante a eleição “traduzem-se em segurança jurídica” e que “não se pode surpreender o eleitor que nela confiou para tomar suas decisões”, disse.
A opinião da relatora foi reforçada por quase todos os outros ministros. Para eles, o que foi decidido pelos eleitores não deve ser mudado pelo STF. “O Judiciário não tem o poder de intervir no voto popular”, disse o ministro Dias Toffoli.
Decisão afeta Câmara e Estados
A Câmara tem hoje 25 suplentes que ocupam vagas de titulares de outros partidos. No total, são 48 suplentes em exercício. A manutenção dos 25 deputados dependia da decisão do STF. Se ele se posicionasse a favor do partido, eles poderiam ter que ceder a vaga para suplentes do mesmo partido do deputado titular.
A decisão do Supremo deverá orientar também a convocação de suplentes nas Assembleias Legislativas Estaduais.
O Supremo tem outros 15 processos similares aos mandados de segurança que foram julgados hoje. A resolução desses casos deve seguir a orientação definida hoje pela maioria dos ministros.
Fim da coligação é argumento da defesa
A defesa dos suplentes de partidos que levaram a questão ao Supremo argumentou que as coligações perdem a importância após as eleições, quando os partidos começam a formar outras alianças.

“A coligação só vigora até o resultado das eleições e no âmbito regional. Ela nem sempre acompanha o quadro político que se forma dentro do Congresso, onde se formam blocos de acordo com os interesses do partido”, disse Arthur de Castilho Neto, advogado do primeiro suplente do PPS de Minas Gerais, Humberto Souto.
O mandado de segurança ajuizado por Souto é um dos casos que foram debatidos no plenário. Ele pedia preferência na ocupação da cadeira de Jairo Ataíde (DEM-MG), deixada por Alexandre Silveira, do PPS mineiro.
O outro caso julgado é o do integrante do PSB do Rio de Janeiro, Carlos Mendes. Ele pretendia ocupar a vaga que Alexandre Aguiar Cardoso, do PSB, deixou para assumir a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro e que está ocupada pelo suplente da coligação, Carlos Alberto (PMN-RJ).
 
Naiara Leão, iG Brasília | 27/04/2011 19:29 - Atualizada às 21:45

::: NO AR - Esquadrilha da Fumaça se apresenta em Paranavaí no próximo dia 6 de maio

Paranavaí recebe no próximo dia 6 de maio a apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea, popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB). A demonstração da equipe poderá ser acompanhada a partir das 16h30, no Aeroporto Edu Chaves, local onde a população terá melhor visibilidade das manobras. Anteontem, representantes da Prefeitura Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra estiveram reunidos para acertar os últimos detalhes do evento.

De acordo com Jorge Roberto Pereira da Silva, secretário de Comunicação Social, órgão responsável pela divulgação do evento, a primeira aeronave com o piloto precursor deve chegar a Paranavaí às 10 horas da sexta-feira, seguido pelo restante da esquadrilha, que deve chegar à cidade às 11 horas.

O Tiro de Guerra e a Polícia Militar ficarão responsáveis pela segurança das aeronaves bem como pelo isolamento do aeroporto durante a apresentação. A Fundação de Esportes deverá fazer todo o transporte dos pilotos do hotel até o aeroporto, enquanto a Diretoria de Trânsito será a responsável pela organização do estacionamento no local do evento. O Corpo de Bombeiros vai disponibilizar uma ambulância do Siate, uma equipe de socorristas e uma viatura de combate a incêndio.

A demonstração da Esquadrilha da Fumaça em Paranavaí atende a uma solicitação pendente apresentada pelo município em 2009. A agenda da equipe ainda inclui, para os próximos dias, demonstrações nas cidades de Maringá, Dourados e Ponta Porã.

:::CONGRESSO - Filho de Roberto Requião é exonerado na Câmara dos Deputados

Maurício recebia o salário mais alto entre 21 funções possíveis como “secretário parlamentar”. A remuneração para o cargo varia entre R$ 4.020 e R$ 8.040,00, de acordo com gratificações

Em discurso no plenário do Senado, Requião admitiu que perdeu a paciência com o jornalista e foi criticado pelos colegas
A direção-geral da Câmara dos Deputados determinou ontem a exoneração de Maurício Thadeu de Mello e Silva, filho do senador Roberto Requião (PMDB). Maurício era chefe de gabinete do deputado federal João Arruda (PMDB), sobrinho de Requião. Arruda acatou a ordem e já dispensou o primo.

De acordo com a Câmara, a contratação feria a súmula antinepotismo editada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em agosto de 2008 porque Maurício é filho do senador – ou seja, por uma suposta interpretação de nepotismo cruzado. A súmula proíbe a contratação de parentes de até terceiro grau no serviço público. A ligação entre primos, contudo, é de quarto grau.

Maurício ganhou notoriedade no Congresso Nacional, anteontem, ao se envolver no caso em que o pai tomou um gravador das mãos do repórter Victor Boyadjian, da Rádio Bandeirantes. Requião ficou irritado com perguntas feitas pelo jornalista sobre a pensão de R$ 24,1 mil que recebe como ex-governador do Paraná. O senador devolveu o aparelho, por meio de um funcionário, mas ficou com o cartão de memória que continha o áudio da entrevista.

Depois, o chip também foi devolvido, com o arquivo apagado. Maurício fez a entrega do cartão pessoalmente a Boyadjian e admitiu que apagou o documento. À noite, Requião publicou uma cópia da íntegra da entrevista em seu site pessoal.

A devolução ocorreu no gabinete do senador. “Não sou político, não trabalho no Senado, estou aqui como filho”, disse Maurício, ao entregar o chip. O filho do ex-governador e Arruda alegaram que não havia nada de errado na presença dele no Senado porque já havia acabado o expediente na Câmara.

Dois advogados especialistas no tema consultados pela reportagem discordam da aplicação da súmula antinepotismo nesse caso. “Não é possível dizer que existiu nepotismo cruzado porque não havia a contrapartida da contratação de um outro parente do deputado no gabinete do senador”, disse o diretor do Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos, André Barbi. Para o professor de Direito Constitucional da UFPR Egon Bockman, o parentesco de quarto grau também está fora do alcance da regra.

Arruda declarou que consultou a direção da Câmara antes de fazer a nomeação do primo. “Eles me falaram que não havia problema. Não cometeria uma ilegalidade dessas de caso pensado, tanto que quando me pediram para exonerá-lo eu aceitei imediatamente.”

Antes de eleger-se deputado pela primeira vez, no ano passado, Arruda era funcionário comissionado da Companhia de Habitação do Paraná, órgão do governo do Paraná, durante a gestão do tio no Palácio Iguaçu – o que também caracterizava nepotismo.

Já Maurício, que não quis comentar a exoneração, trabalhou entre 2007 e 2010 no gabinete do ex-deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB). Sob comando do primo, ele recebia o salário mais alto entre 21 funções possíveis como “secretário parlamentar”. A remuneração para o cargo varia entre R$ 4.020 e R$ 8.040,00, de acordo com gratificações.

Senador cita Cristo e fala em bullying
Um dia depois de ameaçar fisicamente e tomar o gravador das mãos de um repórter no plenário do Senado, Roberto Requião (PMDB) usou a tribuna da Casa para reclamar do bullying que, segundo ele, é praticado pela imprensa contra os políticos. O senador admitiu que “perdeu a paciência”, comparou sua indignação à de Jesus Cristo “contra os vendilhões do templo”, mas não esboçou qualquer tipo de retratação. Também não comentou o trecho da gravação divulgada anteontem em que pergunta ao jornalista Victor Boyadjian, da Rádio Bandeirantes, se ele “já pensou em apanhar?”

Na saída do plenário, seguido por cerca de 20 repórteres, fotógrafos e cinegrafistas, ele apenas disse que “não houve ameaça alguma”. “Se você ouviu a gravação, não me pergunte nada. Não vou dar a oportunidade de vocês editarem a minha opinião.” Segundo Bo­­­yadjian, entretanto, ele deixou a entrevista de anteontem falando pelos corredores que “estava louco para bater num moleque”.

A ameaça fez o repórter registrar um boletim de ocorrência na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Brasília. O caso seguiu para a corregedoria da PF, que decidirá se ela é o órgão competente para realizar a investigação. Se for, o caso será distribuído a uma delegacia, haverá abertura de inquérito e todas as partes serão ouvidas.

“Eu não quero fazer nada contra ele, só quero me proteger. Nunca fui ameaçado antes”, afirmou Boyadjian.

No discurso de ontem, Requião usou argumentos parecidos aos que já vinha escrevendo em sua conta no microblog Twitter. Ele confirmou que foi procurado pelo jornalista para comentar sobre a influência dos gastos públicos na alta da inflação, mas que sentiu “doses de provocação” quando Boyadjian ligou a questão à pensão de R$ 24,1 mil que recebe como ex-governador do Paraná.

“Ao estilo CQC ou Pânico [programas humorísticos de televisão], o repórter queria como que me extorquir respostas, não para esclarecer o tema, mas para acuar o entrevistado, ao modelo desses programas que citei. Foi quando perdi a paciência e peguei o gravador do repórter. Por que o fiz? Para que ele não editasse a entrevista, não a picotasse, não a desfigurasse”, afirmou.

Como resposta a supostos desvios da imprensa, Requião defendeu a criação de uma lei que agilize a concessão de direito de resposta. “Acho que é um momento correto para resolvermos esse problema e acabarmos com o abuso, com esse verdadeiro bullying que sofremos, nós, os brasileiros, parlamentares ou não, nas mãos de uma imprensa, muitas vezes, absolutamente provocadora e irresponsável.” No episódio, porém, não caberia direito de resposta porque nada chegou a ser veiculado pela Rádio Ban­­­deirantes contra Requião.

André Gonçalves

::: EDUCAÇÃO - Projeto estabelece punições para estudante que desrespeitar professor

A Câmara Federal analisa o Projeto de Lei 267/11, da deputada Cida Borghetti (PP-PR), que estabelece punições para estudantes que desrespeitarem professores ou violarem regras éticas e de comportamento de instituições de ensino.

Em caso de descumprimento, o estudante infrator ficará sujeito a suspensão e, na hipótese de reincidência grave, encaminhamento à autoridade judiciária competente.

Segundo a Agência Câmara, a proposta muda o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) para incluir o respeito aos códigos de ética e de conduta como responsabilidade e dever da criança e do adolescente na condição de estudante.

De acordo com a autora, a indisciplina em sala de aula tornou-se algo rotineiro nas escolas brasileiras e o número de casos de violência contra professores aumenta assustadoramente. Ela diz que, além dos episódios de violência física contra os educadores, há casos de agressões verbais, que, em muitos casos, acabam sem punição.

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

::: POLICIAL - Fugitivo da cadeia de Nova Esperança é morto em Mandaguaçu

Jovem de 25 anos foi morto com pelo menos quatro disparos de arma de fogo

Um jovem de 25 anos foi morto na madrugada desta quarta-feira (27) em Mandaguaçu.
Messias dos Santos foi morto com pelo menos quatro disparos de arma de fogo por volta da 0h30. O crime ocorreu na Rua Andirá, na Vila Guadiana. As informações são da Polícia Militar.

Santos era foragido da cadeia de Nova Esperança. Ele tinha antecedentes criminais por roubo e tráfico de drogas. As causas do crime estão sendo investigadas pela Polícia Civil, mas até a manhã desta quarta nenhum suspeito foi detido. O corpo dele foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Maringá 

Marcus Ayres

terça-feira, 26 de abril de 2011

::: PONTO FINAL - Cantor Hugo Pena desfaz parceria com Gabriel via mensagem de texto

Hugo Pena tomou uma decisão no último fim de semana: encerrar sua parceria com Gabriel, com quem fazia a dupla responsável pelos hits Estrela e Mala Pronta.
E o fez por mensagem de texto. Gabriel acabou tendo que fazer sozinho quatro shows que havia agendado. E pretende seguir em carreira solo, mantendo seu contrato com a gravadora Som Livre.

Vivi Mascaro - Colunista social IG

::: POLÍTICA - Veja quanto cada deputado perdeu do salário por faltar às sessões

Mauro Moraes: campeão de faltas sem justificativas em março.
O presidente da Assembleia, Valdir Rossoni (PSDB), cortou o salário dos deputados faltosos em março. Cada um perdeu 1/30 de seus vencimentos por falta em sessão plenária.
No total, 17 deputados tiveram cortes. A economia foi de R$ 18 mil, aproximadamente. Mas o mais importante é que isso incentive os parlamentares a participarem das sessões.
E há que se registrar: só houve 11 sessões em março. Ou seja, mesmo que alguém faltasse todas, mesmo assim ainda receberia mais de 60% do salário.
Assim, mesmo que o deputado argumente que participou de outras atividades (indo a comissões, apresentando propostas, etc.), o corte continua justo.

Veja a lista dos descontos.

Os valores são aproximados, já que a Assembleia não divulga o valor exato. Adelino Ribeiro - Ademar Traiano R$ 660 Ademir Bier R$ 660 Alexandre Curi - André Bueno R$ 1.330 Antonio Anibelli Neto - Artagão Júnior - Augustinho Zucchi - Caíto Quintana R$ 660 Cantora Mara Lima - Cesar Silvestre Filho - Cleiton Kielse R$ 660 Douglas Fabrício - Dr. Batista - Duílio Genari - Elio Rusch - Enio Verri - Evandro Júnior R$ 660 Fabio Camargo R$ 660 Fernando Scanavaca - Francisco Buhrer - Gilberto Martin - Gilberto Ribeiro - Gilson de Souza - Hermas Brandão Filho - Jonas Guimarães R$ 1.330 Luciana Rafagnin - Luiz Accorsi - Luiz Eduardo Cheida R$ 2.000 Marcelo Rangel R$ 660 Marla Tureck - Mauro Moraes R$ 2.660 Nelson Garcia R$ 1.330 Nelson Justus R$ 1.330 Nelson Luersen R$ 660 Nereu Moura - Ney Leprevost - Osmar Bertoldi R$ 1.330 Paranhos - Pastor Edson Praczyck - Pedro Lupion - Péricles de Mello R$ 660 Plauto Miró - Professor Lemos - Rasca Rodrigues - Reni Pereira - Roberto Aciolli - Rose "Litro" - Stephanes Júnior - Tadeu Veneri - Teruo Kato R$ 660 Toninho Wandscheer - Valdir Rossoni - Waldyr Pugliesi -

Rogerio Waldrigues Galindo - GP

::: BOA NOTÍCIA - Mínimo do PR de R$ 708 passa na Assembleia

Veneri: emenda contra o debate anual


Reajuste de 6,9% passa a vigorar a partir de 1.º de maio. PT quer aprovar emenda que evita discussão anual

O reajuste de 6,9% do salário mínimo regional foi aprovado ontem, em primeira discussão, pelos deputados estaduais do Paraná com 46 votos favoráveis e nenhum contrário. A proposta, enviada à Casa pelo governador Beto Richa (PSDB), eleva as faixas salariais, que hoje variam de R$ 663 a R$ 765, para valores entre R$ 708 e R$ 817. O reajuste deve valer a partir de 1.º de maio – Dia do Trabalho – e será pago a profissionais que não têm base salarial estabelecida por acordos ou convenções trabalhistas. No estado, há cerca de 350 mil trabalhadores nessas condições.

A bancada do PT, porém, pode apresentar hoje duas emendas ao projeto. Entre os pedidos, está a adoção de um índice fixo para o reajuste – o Índice Nacional dos Preços ao Consumidor (INPC). Segundo o deputado Tadeu Veneri (PT), o intuito é ter um processo de negociação regular, como ocorre no Congresso Nacional. “O objetivo das emendas é ter uma lei determinando regras para que o mínimo seja regulado anualmente, sem a necessidade de todo ano se fazer um amplo e demorado de­­bate”, afirmou. Para o petista, a medida se justifica uma vez que o porcentual do reajuste é obtido por critérios bastante técnicos e, portanto, pode ser feito de maneira automática.

As emendas serão votadas hoje em comissão-geral no plenário, sem a necessidade de que o projeto precise voltar à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A intenção da manobra do líder do governo, Ademar Traiano (PSDB), é garantir uma tramitação rápida da medida, a fim de que o reajuste seja pago a partir de 1.º de maio. Ele adiantou, no entanto, que as duas emendas petistas serão rejeitadas. “A lei já prevê que haverá anualmente uma ampla discussão entre governo, empresários e trabalhadores. Além disso, para a definição do reajuste há uma análise criteriosa e amplamente discutida, ao contrário de anos anteriores”, defendeu.

Outra justificativa do parlamentar é que o mínimo do estado é o maior do Brasil e maior do que o nacional, que teve reajuste de 6,46% e foi fixado em R$ 545.

Valor do reajuste
O aumento de 6,9% foi decidido no final de março após negociação entre empresários, centrais sindicais e representantes do governo. As centrais pediam reajuste de 14,84%, com base na soma do Produto Interno Bruto (PIB) do estado em 2010 com a variação do INPC. A classe patronal oferecia um reajuste de 4,5%, baseado no centro da meta de inflação do governo para 2011.
Houve consenso em 6,9%, mas as centrais só aceitaram o acordo com o compromisso por parte do governo de voltar a discutir a política de reajuste do mínimo. O acordo foi para que em 120 dias, contados a partir de 1.º de maio, aconteça uma reunião para analisar o assunto.

Euclides Lucas Garcia e Elisa Lopes, especial para a Gazeta do Povo

segunda-feira, 25 de abril de 2011

::: CARROS - Reajuste da taxa para escolha de placas amplia recursos para entidades sociais

Foto ilustrativa - Águia Placas de Nova Esperança
Será reajustado a partir desta terça-feira o valor da taxa para escolha de placa de veículos, que é recolhida em caráter de doação ao Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS), por meio do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran).

A taxa passa de R$ 50 para R$ 100, dobrando a capacidade de repasse a cerca de 5 mil entidades de assistência social beneficentes no Estado.

Segundo o diretor-geral do Detran, Marcos Traad, o valor não era corrigido há mais de 15 anos e estava defasado em relação aos custos. “Com o reajuste, as instituições beneficiadas poderão atender mais pessoas, garantindo que elas recebam todo o cuidado necessário”, explicou. O decreto para o reajuste foi assinado pelo governador Beto Richa.

Todos os meses, o Detran repassa, em média, R$ 320 mil ao FEAS. Com o aumento na taxa de doação, a expectativa é que este valor chegue a aproximadamente R$ 650 mil.

“Com isso, o governo do Estado volta a ser o principal parceiro no apoio às ações sociais que vamos desenvolver no Estado. Entendemos que temos que dar suporte e apoio para todos os municípios, com igualdade”, disse a secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa.

PLACAS - Escolher as letras e números que compõem as placas de identificação dos veículos é uma opção do proprietário. Quem não deseja fazer a seleção dos dígitos recebe a placa conforme a ordem sequencial do cadastro do Detran.

Para realizar o primeiro emplacamento é obrigatório apresentar nota fiscal de venda do veículo, vistoria e decalque do chassi para confirmação dos dados (realizado pelo Detran ou pela concessionária) e o comprovante de residência.

Se o carro estiver em nome de pessoa física, são exigidos o documento de identificação oficial com foto e o CPF do proprietário. No caso de pessoa jurídica, são necessários o documento de identificação oficial com foto e o CPF do representante legal, cartão CNPJ e comprovante de poderes.

Para mais informações sobre documentação, casos específicos, horários e locais de atendimento acesse o site www.detran.pr.gov.br e no menu lateral clique em Veículos/Saiba mais.

::: PARA MEDITAR - Deus do Nosso Lado.

Se Deus é por nós, quem será contra nós? Romanos 8:31

Quando lemos o capítulo 8 de Romanos, parece que até ali, naquele momento, Paulo estava sentado falando para um grupo de alunos. Então, ele se colocou em pé, como se tivesse alguma coisa muito importante para falar. E começou: “Em vista de tudo isso que vocês escutaram, o que nos resta dizer?”

E, segundo John Stott, lançou para o ar a primeira das “cinco perguntas irrespondíveis” e o primeiro verso do que alguns chamam de cântico triunfal do cristão.

Com sua facilidade de expressão, Paulo começou lançando um desafio: “Se Deus é por nós, quem vai prevalecer contra nós?” Ele usa uma cláusula condicional. O que significa o “se”, na frase de Paulo? Estaria ele dizendo: “Olha, eu não estou bem certo de que Deus vai estar conosco”? Estaria ele dizendo: “Eu não estou bem certo de que Deus está do nosso lado”, ou ele estava declarando que, “baseado naquilo que conheço de Deus e do Seu grande amor por nós, o Senhor é por nós”?

Se você substituir a palavra “se” e deixar a expressão “já que Deus é por nós”, terá a noção exata do que Paulo quis transmitir.

A intenção de Paulo não foi fazer uma bonita declaração, mas colocar algumas respostas em nossos lábios e criar certeza dentro de nós. Se Deus é por nós, Ele vai estar conosco nos momentos de ansiedade e preocupação.

O inimigo vai colocar tropeços no caminho, dúvidas e tentações em nossa mente. Pode querer arruinar nossa família, perturbar a vida dos nossos filhos e nos desanimar, mas não devemos temer. Pode haver enfermidades, desapontamentos e circunstâncias difíceis.

Podemos pensar: “Deus tem tanta coisa para cuidar, será que Ele vai Se importar comigo? Será que Ele vai ter tempo para mim?” Como reagimos quando coisas ruins acontecem conosco?

Pedro também disse: “Lancem sobre Ele toda a sua ansiedade” (1Pe 5:7). Não é você ficar com as pequeninas ansiedades e entregar as grandes a Deus. Não é escolher aquelas com as quais Deus vai lidar e aquelas que ficarão sob seu cuidado. Todas as coisas que podem ser contra nós não serão problema para Deus enfrentar.

“O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo? [...] Ainda que um exército se acampe contra mim, meu coração não temerá; ainda que se declare guerra contra mim, mesmo assim estarei confiante” (Sl 27:1, 3).

Pr. José Maria Barbosa Silva

quarta-feira, 20 de abril de 2011

::: DIÁRIO DE BORDO - Tucanos com semana de urubu


Semana passada, incluindo o final dela, os tucanos querem esquecer. Exageraram no bico. Uns porque molharam até se afogar. O senador Aécio Neves, ex-governador mineiro, tomou todas e pegou no volante com carteira vencida. Foi pego em uma blitz da Lei Seca no Rio de Janeiro. Nem o pronunciamento do governador Sérgio Cabral, em defesa do amigo, tirou a dor de cabeça da ressaca tucana. Cabral afirmou que “Aécio é meu amigo querido que o Rio respeita e gosta”.
Antes disso, os peessedebistas, na semana passada, assistiram a uma revoada de vereadores paulistas se retiraram do partido. Alguns consideram que o motivo foi a nova sigla partidária de Gilberto Kassab, o PSD. Os tucanos que estão abandonando o ninho, e acusam a nova direção municipal pela saída, desmentem. Contudo, há quem considere que o interesse é engrossar mesmo o novo partido do prefeito paulista.
Para fechar a crise e dar a ela certo sentido elevado, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso chamou Lula para uma disputa, e não é para um jogo de dominó entre presidentes aposentados, uma eleição. Após afirmar que o PSDB deveria se preocupar em angariar apoio da nova Classe C, a média emergente, e não disputar com o PT o voto do “povão”, FHC foi criticado por Lula. O petista disse que povão são todos os brasileiros e que o sociólogo defende os ricos.
Diante da crise, quem acabou expressando a semana passada dos tucanos foi Aécio Neves. Dirigindo alcoolizado e com carteira vencida. Sem ter como se livrar do pior se negou a fazer o teste do bafômetro. Afinal, para que mais provas quando se vê um condutor embriagado. Mas parece que este mal, pelo menos na condução da política tucana, não é só do senador mineiro.

Gilson Aguiar - GM | Diário de Bordo - "Um olhar político do dia a dia"

::: LEGISLATIVO - Vereadores Claudio de Brito, Décimo Caetano e Jr.Alberton querem homenagear os pioneiros Agostinho Perez, Edgar Moser e João Ferrarin

O vereador Décimo Caetano que já tinha participado com o vereador Cláudio de outro projeto que homenageava o pioneiro Agostinho Perez, solicitou incluir o seu apoio neste novo projeto também.

Jr.Alberton pediu à família Ferrarin, para que faça entre os moradores da rua 31 de março, um abaixo-assinado concordando com a mudança do nome da sua rua, que passará a se chamar João Ferrarin.

O vereador Cláudio de Brito entrou com projeto de nº 5l/2011 que homenageia o pioneiro Agostinho Perez. Cláudio ainda pediu apoio ao edis para homenagear o Parque Industrial I com o  nome do Pioneiro Edgar Moser

Na sessão ordinária de segunda-feira, 18 de abril, os vereadores Cláudio de Brito, Décimo Caetano e Jr. Alberton concordaram na intenção de homenagearem os pioneiros Agostinho Perez, Edgar Moser e João Ferrarin, dando o nome deles à ruas e logradouros.
            O vereador Cláudio de Brito entrou com projeto de nº 5l/2011 que homenageia o pioneiro Agostinho Perez com nome de uma das ruas do Jardim Santo Antonio, Cláudio ainda pediu o apoio dos demais edis para homenagear o industrial de saudosa memória Edgar Moser, identificando com seu nome o Parque Industrial I, que passe a se chamar Parque Industrial Edgar Moser.
            Por sua vez o vereador Jr.Alberton pediu à família Ferrarin, para que faça entre os moradores da rua 31 de março, um abaixo-assinado concordando com a mudança do nome da sua rua, que passará a se chamar João Ferrarin.
            O vereador Décimo Caetano que já tinha participado com o vereador Cláudio de outro projeto que homenageava o pioneiro Agostinho Perez, solicitou incluir o seu apoio neste novo projeto também.
            Nomes de ruas como Pres.Castelo Branco e 31 de março, são vergonhas para qualquer cidade, o primeiro lembra a época da ditadura onde generais fizeram verdadeiras atrocidades e outro lembra o golpe militar de 3l de março l964, onde se denomina “revolução.”
            Segundo os vereadores, “a intenção é honrar as pessoas que foram pioneiras de Nova Esperança”

::: LEGISLATIVO - Vereadora Graça Bordin pede instalação de ATI no Jaime Canet


Graça solicitou também a instalação de luminárias no Requião II

            A vereadora Graça Bordin durante sua fala nas explicações pessoais, no final da sessão ordinária de segunda-feira, 18 de abril, pediu ao executivo municipal a possibilidade de viabilizar a instalação de uma ATI (Academia da Terceira Idade), no Conjunto Jaime Canet, que atenderá também os conjuntos Requião II e Novo Horizonte.
            Graça solicitou também a instalação de luminárias no Requião II, pois segundo moradores em certas ruas daquele Conjunto a escuridão é total em duas ou mais quadras, dando margem à assaltos, oportunizando o uso de drogas e práticas sexuais.

::: SERÁ? - Projeto acaba com gabinetes de secretários de Estado na Assembleia

Um projeto de lei apresentado pelo deputado Mauro Moraes (PSDB) acaba com toda a estrutura de gabinete garantida a um secretário de Estado quando o mesmo decide pela remuneração de deputado estadual.

Com 54 deputados eleitos, a Assembleia Legislativa mantém funcionando 56 gabinetes. A estrutura excedente é amparada por uma lei aprovada no apagar das luzes da legislatura passada pela maioria na Casa, a qual permite a um secretário de Estado usufruir de todos os benefícios concedidos a um deputado, incluindo despesas com funcionários, postagens e verbas de ressarcimento.

Com dois deputados que assumiram o comando de secretarias estaduais, Durval Amaral (Casa Civil) e Luiz Claúdio Romanelli (Trabalho), o Legislativo mantém estrutura extra. Ao ano, o gasto com esses gabinetes de secretários chega a R$1, 5 milhão.

“Não é possível manter uma lei dessa natureza. Não há motivos para se manter privilégios na Casa para secretários que escolheram assumir um cargo no Executivo”, comentou Moraes. Além das verbas de ressarcimento, os dois secretários também podem nomear funcionários em cargos de comissão. “Espero que esse projeto não seja engavetado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ou pela Mesa Executiva”, provocou o autor.

O tucano alega que a lei em vigor gera duplicidade de remuneração para o mesmo posto de deputado, pois ao assumir o suplente, as mesmas prerrogativas lhe são atribuídas.

::: JUSTIÇA - Vara do Trabalho de Nova Esperança passou por Correição Ordinária


O Corregedor do Egrégio Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, desembargador dr. Arnor Lima Neto foi recepcionado pelo juiz do trabalho, dr. Luiz Antonio Bernardo.

A Vara do Trabalho de Nova Esperança recebeu na quarta-feira, 13 de abril, a visita do Corregedor do Egrégio Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, desembargador, dr. Arnor Lima Neto que esteve acompanhado pelos assessores do Tribunal.
A Corregedoria Regional é um órgão do Tribunal Regional do Trabalho, com atribuições administrativas, incumbido da fiscalização, disciplina e orientação administrativa da atividade jurisdicional da Justiça do Trabalho de primeiro grau.
         O desembargador foi recepcionado pelo juiz do trabalho da Vara local, dr. Luiz Antonio Bernardo e demais servidores, que verificou o bom andamento dos trâmites processuais na Justiça do Trabalho da cidade.

CORREIÇÃO ORDINÁRIA    
A correição ordinária serve para que o Corregedor verificar o andamento dos processos, a regularidade dos serviços, o cumprimento dos prazos a que estão sujeitos os magistrados e servidores; o cumprimento das cartas precatórias; a publicação dos expedientes da Vara; a conservação do patrimônio afeto aos serviços da Vara; o cumprimento de despachos judiciais; a regular remessa dos autos à superior instância. Observa também se o juiz de primeira instância – Juiz Titular de Vara do Trabalho é assíduo e diligente na administração da Justiça, se reside na sede do seu órgão judiciário e se têm bom comportamento público. Em caso de irregularidade, adota-se desde logo, as medidas adequadas à eliminação de erros ou omissões. Trata-se, enfim, de ato rotineiro de fiscalização, via de regra previsto em prévia programação anual.
Para o desembargador a Correição tem papel fundamental para o bom atendimento da Justiça. “Entendo que a correição para ser construtiva, há que ser precipuamente pedagógica. Aliás, este é o papel da Corregedoria: orientar pedagogicamente os juízes e serventuários quanto à correção, transparência e celeridade dos atos processuais, assim contribuindo para o exercício escorreito, eficiente e ético da prestação jurisdicional. Considero, portanto, que uma Correição obtém seus melhores resultados quando longe de inspirar intimidação, conduz sim a um aperfeiçoamento da atividade jurisdicional, já que seu objetivo maior é a verificação da correta prestação dos serviços judiciários”, destacou o corregedor, dr. Arnor Lima Neto

terça-feira, 19 de abril de 2011

::: ENQUETE - Qual a sua opinião sobre um novo plebiscito do desarmamento?

Está no ar uma nova enquete no blog. Quero saber a opinião do leitor sobre um nov e  possível plebiscito do desarmamento. Você é a favor ou contra o cidadão possuir uma arma? O assunto voltou à tona após o massacre na Escola Tasso da Silveira, em Realengo no Rio de Janeiro.
O blog é um espaço democrático, participe dando sua opinião!

::: REGIÃO - Prefeitos da Amunpar são contra redução das AIHs de internação

Prefeitos dos 28 municípios que compõem a Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar) discutiram ontem em Paranavaí a redução das AIHs (Autorização de Internação Hospitalar), que passará de 8% para 7,5%. Com a redução, os municípios terão que encontrar uma alternativa para suprir a demanda de internações. “Não dá para entender essa matemática, mais uma vez vamos pagar a conta do Estado e da União. No meu município estamos gastando 26% do orçamento com saúde”, destacou Cláudio Golemba, prefeito de Alto Paraná.

De acordo com a chefe da 14ª Regional de Saúde, Verônica Gardin, o Conselho Nacional de Saúde chegou ao índice de 7,5% após levantamento feito sobre o atendimento da saúde básica e preventiva realizado pelo PSF (Programa Saúde da Família). Chegou-se à conclusão que 7,5% da população brasileira utiliza as AIHs, 0,5% a menos se comparado com os último anos.

“Se os municípios tiverem um bom atendimento nos programas de atenção básica na saúde não irão sentir a diminuição desse serviço”, declarou Verônica.

De acordo com a portaria do governo federal de 18 de fevereiro de 2011, foram repassados para o estado do Paraná cerca de R$ 1,585 bilhão. “Temos que ter cuidado na apuração de onde está a falha no repasse dos recursos da saúde para os municípios. O governo federal já fez a sua parte”, argumentou Ailton Buso, prefeito de Cruzeiro do Sul.

A Amunpar deve enviar nos próximos dias um documento para a Associação dos Municípios Paranaense e ao Conselho Nacional de Saúde reprovando a medida que deve entrar em vigor no próximo mês.

“A redução nas AIHs interressa a todos os municípios brasileiros, temos que nos mobilizar para mudar essa situação”, declarou Zé Maria, presidente da Amunpar.

Os administradores municipais alegam que estão gastando muito mais na saúde, do que o previsto em Lei, do que os governos estadual e federal. “Eu estou comprometendo 28% do meu orçamento com a saúde”, afirmou Rogério Lorenzetti, prefeito de Paranavaí.

Ricardo Paiva - DN

::: PEC - Líder do PT, Luciana orientou a bancada a votar pelo fim das aposentadorias, mas PEC foi rejeitada

Na sessão de ontem, segunda-feira, 18, da Assembleia Legislativa, a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT), líder da bancada do seu partido, orientou os colegas deputados a votarem favoravelmente à PEC (Proposta de Emenda à Constituição do estado) de autoria dos deputados Mauro Moraes (PSDB) e Professor Lemos (PT) que pretende acabar com a aposentadoria dos governadores. Lembrando que mandato político não é profissão e, sim, um serviço prestado à sociedade por consciência e compromisso social, fruto da livre escolha dos candidatos e legitimado pelo voto popular, a deputada destacou o exemplo do primeiro parlamentar petista no estado, Pedro Tonelli, eleito em 1986, que decidiu abrir mão da sua aposentadoria como deputado. “A responsabilidade do governador é grande, assim como a do trabalhador também é, mas este último tem de contribuir 35 anos para poder ter assegurado o direito de se aposentar”, disse Luciana.

Ela também ressaltou que o governador recebe salário mensal pela prestação do seu serviço. “Se coincidir de o governador sair da vida política após mais de 30 anos de serviços e em condições de se aposentar, é uma outra história, que exige mudança nas regras”, completou Luciana. A PEC precisava de pelo menos 33 votos favoráveis para determinar o fim do privilégio da aposentadoria aos governadores, que representa um custo mensal aproximado de R$ 24 mil, mas foi rejeitada na votação. Dos 51 deputados presentes na sessão, 24 se manifestaram favoráveis à PEC, 12 apresentaram voto contrário e 13 se abstiveram de votar. O presidente da sessão não vota e a deputada Rose Litro (PSDB) não teria conseguido votar.

Jornalista: Thea Tavares

segunda-feira, 18 de abril de 2011

::: PÓS-MASSACRE - Pelo menos 20 alunos pediram transferência depois de massacre

Diretor considera número baixo e afirmou que alguns desistiram do pedido

Em quatro dias, pais de pelo menos 20 alunos da Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro, pediram a transferência de seus filhos para outras unidades, informou na manhã de hoje (18) o diretor do colégio, Luis Marduck. Na escola, 12 crianças morreram baleadas no último dia 7, quando Wellington Menezes de Oliveira atirou contra estudantes em salas de aula.

O diretor considerou o número baixo e disse que alguns já até desistiram do pedido. Ele informou que no início da tarde de hoje, alunos do 9º ano retornam à escola para participar apenas de atividades lúdicas ligadas à pintura e à poesia. Amanhã (19), os demais alunos, de um total de 1.150 estudantes, também devem voltar à unidade para as mesmas atividades.
Segundo Marduck, ainda não há previsão para o reinício das aulas, mas ele garantiu que assim que isso ocorrer será montada uma estratégia para repor os dias perdidos. “O retorno às atividades curriculares ainda não está previsto. Nesse início, nosso grande objetivo é avaliar a resposta psicológica dos alunos e dar apoio a eles”, disse.
Inconformada, a recepcionista Renata dos Reis Rocha, mãe das gêmeas Brenda e Bianca, de 13 anos, esteve na escola, na manhã de hoje, pela primeira vez após a tragédia para buscar o histórico escolar de Brenda. Ela disse que a menina está bastante traumatizada, pois presenciou a morte da irmã.
A recepcionista também reclamou da falta de segurança na escola. “Eu, que sou mãe, nunca pude levar uma merenda na sala para minhas filhas. Como um estranho conseguiu entrar e fazer tudo isso?”, questionou. Ela disse que uma assistente social foi até sua casa, mas que ela não quis conversar com a profissional.
No último sábado, cerca de 50 ex-alunos e voluntários pintaram de branco o muro da escola. O dinheiro para comprar o material, como tinta e pincéis, foi fornecido pela prefeitura do Rio.

Agência Brasil

::: PARA PENSAR - Qual é seu Maior Sonho?

Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação. Filipenses 4:13

Você já sonhou alto? Wilbur Wright era um garoto que sonhava muito alto. Ele viveu nos Estados Unidos em uma cidade chamada Kitty Hawk. Wilbur passava muito tempo observando os pássaros voarem. Ele perguntava frequentemente ao seu pai, que era pastor em uma igreja, por que Deus permitia aos pássaros voarem e não permitia ao homem voar. Seu pai lhe explicava que é impossível aos homens voarem. Que somente os anjos podiam voar. Como Wilbur insistia muito, seu pai determinou-lhe não tocar mais no assunto. Wilbur obedeceu, mas passava o tempo desenhando máquinas voadoras.

Tempos depois, Wilbur e seu irmão Orville abriram uma oficina para consertar bicicletas. Wilbur, que nunca desistiu de seu sonho, junto com seu irmão criava e inventava máquinas esquisitas para que um dia as fizesse voar. Depois de anos inventando e experimentando, finalmente, em 17 de dezembro de 1903, os irmãos Wright voaram em um aeroplano chamado “Flyer”, e tornaram-se pioneiros da aviação norte-americana.

Você quer realizar um sonho? Se o seu sonho é honesto, corra atrás dele e se esforce. Deus estará acompanhando cada passo ao seu lado. Deus também tem grandes sonhos para você. E é gostoso quando os sonhos se encontram! Aí, é vitória e alegria na certa!

Na Bíblia, vemos inúmeros casos de pessoas que sonharam ao lado de Deus e tudo deu certo. Abraão esperou até a velhice para ver seu sonho realizado; então, nasceu Isaque. Ana esperou anos até que seu sonho acontecesse e ela veio a ser a mãe de Samuel. Quando você tiver um sonho, ore a Deus para saber se seu sonho também é o sonho dEle. Faça a sua parte – tudo o que estiver ao seu alcance – e deixe o resto com Ele. Quer realizar seu maior sonho? Algumas dicas:

• Consulte a Deus.
• Corra atrás, aprenda mais e mais sobre o que você quer.
• Saiba esperar o tempo que for preciso.
• Não deixe que ninguém o desanime.

Faça de Deus o idealizador dos seus sonhos. Ele acredita em você e estará sempre com você!

Pr. Ivan Saraiva

sexta-feira, 15 de abril de 2011

::: ACIDENTE - APAE suspende às aulas por queda de muro

A Escola de Educação Especial Esperança – APAE Nova Esperança, decidiu na quarta-feira, 13 de abril suspender suas aulas após a queda do muro que separa a Escola da Delegacia de Nova Esperança.
O muro cedeu após a forte chuva de quarta-feira, por volta de meio dia “graças a DEUS não haviam alunos na escola”, lembrou o diretor da instituição, professor João Joraci Zanchetti.
Passado o susto, a hora é de somar os prejuízos e fazer a limpeza. A água barrenta misturada com restos de tijolos e pedaços de concreto invadiu a padaria e algumas oficinas da APAE. “Reunimos os professores e funcionários para fazer a limpeza. Vamos dar uma geral também no pátio, para que na segunda-feira, 18 de abril, as aulas possam voltar ao normal”, explica João Joraci. O diretor também informou que áreas danificadas serão isoladas para a proteção dos alunos.

::: ESPORTE - ASSOCIAÇÃO DE JUDÔ MIYAJI É VICE-CAMPEÃ

A Associação de Judô Miyaji de Nova Esperança foi consagrada Vice-Campeã na classificação geral do lll Torneio Maringaense de Judô realizado no Parque do Japão na cidade de Maringá – Paraná no dia 10 de Abril de 2011, onde estavam presentes todas as associações e academias de judô do Noroeste do Estado do Paraná.
O professor Maiky Palhano parabeniza todos os Judocas participantes desse evento e agradece sua grandiosa parceria através de projetos realizados com a PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA ESPERANÇA (Maria Ângela Benatti) e também PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORAÍ (Edson Ratti).
O Judô vem cada dia mais formando cidadãos, pois não é apenas um esporte, é uma arte, uma filosofia de vida.

::: CIDADES - Vereador Xandy Zacarias teve parte de suas reivindicações atendidas pela Viação Garcia

Em contato com usuários da Viação Garcia, o vereador Xandy Zacarias foi informado que já foram alterados alguns horários, “impossível agradar a todos, mas segundo o vereador, várias pessoas já disseram que  melhorou diminuindo assim o fluxo, sendo colocados novos horários, 6:30 -7:00 e 7:30 horas e mais um ônibus em cada horário desses iniciais”., esclareceu Xandy.
                Embora os usuários e o vereador já estão parcialmente satisfeitos, estão sendo feitos novos contatos, novas melhorias para que os cidadãos que não tem emprego aqui em Nova Esperança, e que vão todos os dias à Maringá ou Paranavaí, tenham um conforto a mais para ir ao seu trabalho.

::: AJUDA AO PRÓXIMO - Show de Prêmios - PROVOPAR


SHOW DE PRÊMIOS
PROVOPAR

Data: 29/04/2011
Horário: 20 horas
Local: Salão Paroquial

1º Prêmio: R$500,00
2º Prêmio: Uma bicicleta
3º Prêmio: Um DVD
4º Prêmio:Um Celular
5º Prêmio: Uma Panela elétrica

E Ainda, diversos Prêmios pelo número da cartela!!!