O Conselheiro Estadual e membro da Câmara de Disciplina e Seleção da OAB-PR, Dr. Airton Martins Molina, visitou informalmente Nova Esperança na terça-feira, 07, almoçando a convite da Advocacia Andrade, no Restaurante Bom a Bessa onde esteve acompanhado por demais advogados e políticos da cidade.
A reportagem do Jornal Noroeste entrevistou o Conselheiro da OAB-PR (Ordem dos Advogados do Brasil), Dr. Molina que abordou diversos temas inerentes a instituição, bem como destacou sobre a construção da sede da subseção de Nova Esperança.
AM – A Seccional da OAB sempre teve um estreito relacionamento com os advogados de Nova Esperança e com os colegas das Comarcas jurisdicionadas, de modo que, representando o presidente, Dr. Alberto de Paula Machado, a minha visita, acima de tudo, é de cunho amistoso.
JN – A informação que temos é que a sua presença em Nova Esperança também está relacionada a uma promessa de construção da Sede da OAB. Isso é verdade?
AM – Nos últimos anos, nós advogados paranaenses, alcançamos enormes conquistas, através de ações da OAB e dentro desse espírito de beneficiar os advogados nos quatro cantos do Estado, a Seccional Paranaense também tem se preocupado em edificar sedes que depois de instaladas, possam ainda mais facilitar a vida profissional do advogado.
Prefiro não tratar o movimento para a construção da sede da subseção de Nova Esperança, como uma promessa, mas sim, como algo que se concretizará no menor espaço de tempo possível.
JN – Quais são os primeiros passos a serem dados em direção à construção da sede da subseção?
AM – O primeiro passo é a aquisição do terreno, e por isso, viemos à Nova Esperança, para juntamente com os colegas da Subseção, avaliarmos alguns imóveis localizados nas imediações do Fórum. É óbvio que não se trata apenas de avaliar o preço do terreno, mas também o tamanho e a sua posição estratégica em relação aos Fóruns da Justiça Comum e Trabalhista. A construção de um espaço físico para a instalação da subseção próximo dos locais de trabalho do advogado, sem sombra de dúvidas, significa proporcionar facilidades para o exercício da advocacia, e isso é uma das metas da seccional do Paraná.
JN – A OAB irá comprar algum dos terrenos avaliados?
AM – Visitamos vários terrenos, e certamente um deles poderá ser adquirido. Todavia, a Seccional irá aguardar os documentos que serão enviados pela Subseção, a fim de lançar no orçamento, um valor suficiente para a aquisição do lote, encerrando assim, a primeira parte da empreitada. Com o valor do imóvel orçado, a OAB poderá adquirir um dos imóveis que avaliamos, ou até mesmo outro, nas imediações, se porventura na época própria estes não estiverem disponíveis.
JN – O Senhor disse que através da OAB, inúmeras conquistas foram alcançadas pelos advogados paranaenses. O Senhor pode citar algumas?
AM – Destaco algumas bastante importantes:
- Congelamento do valor da anuidade;
- Isenção de pagamento de anuidade para as sociedades de advogados;
- Manutenção de 160 salas de apoio ao advogado, instaladas em todo o Estado do Paraná, com computadores e mobílias novas, internet, copiadoras etc;
- Intimações gratuitas para todos os advogados paranaenses, a partir do cadastro no sitio da OAB-PR, no campo “Recorte Digital OAB”, contemplando a Justiça Comum de todas as comarcas, a Justiça do Trabalho, TJ, TST, TSE, STJ e STF.
- Criação de cursos de capacitação para advogados em início de carreira;
- Lançamento em 2008, da campanha de valorização do advogado;
- Por meio de ações contundentes junto aos Deputados Estaduais, a OAB conseguiu a retirada de pauta em dezembro de 2008, do Projeto de Lei que tinha por objeto o aumento das custas processuais;
- Combate implacável à criação de novos cursos de direito, através da Comissão de Ensino Jurídico da OAB, que sempre tem se manifestado de forma contrária;
- A Escola Superior da Advocacia foi reestruturada e aumentou significativamente o número de cursos jurídicos;
- Foram criados pólos regionais para transmissão simultânea de aulas telepresenciais, hoje em plena atividade.
- Realização do convênio com a Unimed;
JN – O Senhor tem algo mais a dizer aos advogados de Nova Esperança?
AM – Nas pessoas dos Doutores Edson Elias, Edson Olivatti e Amauri Santoro, quero agradecer a todos os advogados que compõem a Subseção de Nova Esperança, pela recepção que me proporcionaram, e ao mesmo tempo, quero dizer que serei guardião da pretensão da construção da tão esperada casa do advogado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...