sexta-feira, 31 de julho de 2009

OPINIÃO - Edição 509

> PLACA I

Modernas e funcionais, desta forma podem ser definidas as placas instaladas nas proximidades da Prefeitura Municipal, Praça Noboru Yamamoto e cruzamentos com as Avenidas Rocha Pombo e Santos Dumont.

As placas são bonitas e trazem a cidade um aspecto dos grandes centros. Todas estão com a identificação do IMIN 100 (100 anos da imigração japonesa ao Brasil, comemorado ano passado) e recebem além do nome do logradouro a logomarca da empresa que patrocinou a placa. Parabéns a iniciativa da Administração. Fica a sugestão para um estudo com a finalidade de viabilizar um maior número de placas para a região central da cidade.

> PLACA II - PROIBIDO VIRAR À DIREITA?

E por falar em placa. Na edição nº 499, abordei sobre a placa instalada na Rua Prof. Laerte Munhoz, esquina com a Rua Gov. Manoel Ribas (em frente ao Laboratório São Paulo). No entanto até agora nenhuma providência foi tomada. A placa que regulamenta o sentido exato do trânsito está tampada pelos galhos da árvore. A solução ao invés de cortar os galhos é a instalação da placa no mesmo poste que está a placa de preferencial. Semana passada um motociclista desceu pela via sentido a rua Presidente Castelo Branco... Em caso deste indivíduo ser abordado pela polícia, ele não poderia ser multado, pois não existe regulamentação visível no local que proíba tal prática.

> POLÍCIA

Merece destaque os trabalhos das Policias Civil e Militar tem feito em nossa cidade. A queda nos furtos e arrombamentos a residências é perceptível. Desde maio, o efetivo da PM recebeu um auxílio de mais 10 policiais sendo que destes 07 estão inseridos no quadro de pessoal de Nova Esperança e os demais compõe o efetivo de cidades que pertencem a 3ª Companhia do 8ª Batalhão a qual a sede é aqui. Parabéns ao policiamento ostensivo e também ao Conselho de Segurança, através do presidente Juarez Rodrigues, que tem desempenhado importante papel na luta por uma cidade mais segura.

> TAPA-BURACO

A operação Tapa-Buraco realizada pela Secretaria de Viação e Obras tem rendido elogios. Agora sob direção do competente Mauro Ferrari. Na quinta-feira, 09 de julho, pude ver o encarregado desta secretaria, o funcionário “Danone” se empenhando na recuperação da via em toda extensão da 14 de Dezembro, inclusive nas proximidades da Concha Acústica, local que havia citado aqui. De acordo com pessoas ligadas a Secretaria às obras vão continuar agora ainda em caráter mais emergencial devido as intensas chuvas dos últimos dias.

> ALTO PARANÁ

A vizinha cidade de Alto Paraná, administrada pelo médico, dr. Cláudio Golemba está recuperando mais 10 mil metros de ruas e avenidas. As vias mais críticas são as prioridades nesta primeira etapa.

> CERNE

Através do presidente Alex Fernandes França, o gerente Bilbatson e demais membros, parabenizo a todos idealizadores do CERNE – Centro Educacional de Restauração Nova Esperança. A instituição visa atender adolescentes e adultos de ambos os sexos, com intuito de oferecer tratamento a dependentes químicos promovendo a reintegração sócio familiar e atuando na prevenção primária. Com os efeitos devastadores do álcool e das drogas sobre a sociedade de hoje, especialmente nos jovens, o projeto do CERNE vem encontrando importante apoio em todos os níveis da sociedade novaesperancense e muitos empresários, autoridades, setores religiosos e profissionais liberais abraçaram a causa.

> POSTOS DE COMBUSTÍVEIS

Todos os postos de combustíveis em Nova Esperança fecham às 22h aos domingos e à 0h em dias da semana. Seria interessante a idéia de donos de postos entrarem em um acordo estabelecendo um sistema de rodízio semanal, onde um estabelecimento ficaria aberto em período integral, 24 horas. A cada semana um posto diferente entraria neste “plantão”. Na maioria das vezes o questionamento dos empresários é quanto à segurança do estabelecimento que desta forma seria mais ostensiva por parte da Polícia. As pessoas reclamam, pois em caso de emergência no período noturno, Nova Esperança não possui nenhum posto para abastecimento. Concordo com o fechamento das lojas de conveniência, a proposta é mesmo só para o funcionamento da bomba de combustível.

> CALÇADAS ACESSIBILIDADE

Nova Esperança cidade moderna como é, precisa urgentemente adequar suas calçadas para pessoas portadoras de necessidades especiais, para isso se faz necessário a instalação de rampas nas esquinas das avenidas e ruas principais, a exemplo de cidades como Mandaguaçu e Maringá.

> CALÇADAS BLOQUEADAS

Dia desses um leitor me sugeriu que abordasse sobre as calçadas bloqueadas por materiais da construção civil: pedra, areia, caçambas e tapumes que muitas vezes são colocados nas calçadas obrigando os pedestres a desviar pela rua... Cabe neste caso o bom senso dos construtores em deixar um espaço mínimo para o pedestre caminhar pela calçada.

> VAGA PRIVATIVA

Concordo com a regulamentação das vagas para portadores de necessidades especiais (deficientes físicos), bem como o sistema instalado em Nova Esperança que facilita as cargas e descargas em horário comercial. Entretanto é fácil flagrar comerciantes que colocam cadeiras, e agora os “mais modernos”, cones em frente a seus estabelecimentos para “segurar” a vaga. Esse tipo de vaga privativa não existe, isso é uma privatização do espaço público.

FRASE:

“O Senhor DEUS, ataca os que me atacam e combate os que me combatem!”
– Salmos 35:1

BOM FINAL DE SEMANA A TODOS OS LEITORES!!!

QUE A GRAÇA E A PAZ DE DEUS ABENÇOE A VIDA DE CADA UM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...