segunda-feira, 6 de julho de 2009

OPINIÃO - Edição 505

LIXEIRAS

Dia desses, diversas pessoas pediram para eu abordar aqui sobre a falta de lixeiras nas ruas e avenidas centrais da cidade. Porém entendo a posição da administração em talvez não investir na compra destes coletores. Não faz muito tempo o município investiu e hoje as lixeiras, as poucas que ainda restam estão todas destruídas. Antes da instalação destes importantes itens para manter a beleza da cidade através da limpeza e civilidade do povo, é necessário uma campanha de conscientização e contra o vandalismo.

BURACOS

Não é preciso comentar sobre os buracos espalhados por toda a cidade e agravados com as chuvas dos últimos dias. É certo que a Administração, através da Secretaria de Viação e Obras Públicas terá um gasto estupendo na recuperação dos milhares de milhares de metros de asfalto em toda Nova Esperança, porém existem lugares que algumas simples “pazadas” já resolvem o problema, é o caso dos buracos que estão se formando ao redor da Concha Acústica, muitos motoristas reclamam que desviam de um buraco e caem logo em outro.

TELECENTRO

Em 2006 e 2007 participei na vizinha Alto Paraná da inauguração de quatro Telecentros (Distrito de Maristela e Santa Maria, Biblioteca e Centro de Alto Paraná). Este programa é instituído e financiado com verbas federais visando a inclusão digital através de salas de computadores, estrategicamente montadas com acesso a Internet e diversos programas úteis à realidade do mercado de trabalho atual. Nova Esperança inaugurou seu 1º Telecentro na quarta-feira, 01 de julho. No entanto antes mesmo de entrar em funcionamento, o investimento já foi motivo de extensa discussão. O local de instalação é inapropriado, pois está em anexo a Casa da Cultura, como todos sabem não possui acessibilidade (acesso a deficientes físicos). Na reunião da Câmara de segunda-feira, 01 de junho, a vereadora Vera do PT, comentou que já solicitou a prefeita a instalação de um elevador no local, a prefeita por sua vez enfatizou que é necessário um prazo de 180 dias para a instalação/ adequação.

VEREADORES

A UVEPAR – União dos Vereadores do Paraná deu um passo importante para estreitar as relações: Legislativo e População. A diretoria da UVEPAR lançou no dia 03 de junho na Assembléia Legislativa o Código de Ética do Vereador que será distribuído a cada uma das 399 Câmaras do Paraná. Tal Código prevê punições severas aos vereadores que não cumprirem seus dispositivos, entre elas, a advertência pública e a cassação do mandato. Excelente para aqueles que devem ser o exemplo de moralidade pública. Para ser colocado em prática, o Código precisa ser aprovado por resolução da Câmara Municipal. Resta saber se em nossa Câmara que é muito bem conduzida pelo presidente Fabio Yamamoto (PR) haverá consenso para a aprovação do referido Código, que mesmo em fase de implantação, já tem colocado medo em muitos vereadores de diversas cidades do Estado.


HELOÍSA HELENA - VEREADORA

A moralista, ex-senadora, candidata ao cargo de presidente da república na eleição de 2006, Heloisa Helena foi condenada a pagar multa de mais de R$ 1 milhão por sonegação de impostos. A ex-senadora ainda enfrenta um novo processo, desta vez na Câmara Municipal de Maceió, por insultar uma colega vereadora. Conclusão: O moralismo de Heloísa Helena não passa do discurso.

MAIS VOTADOS

Apesar de improvável, tramita na Câmara Federal, o projeto do deputado Michel Temer (PMDB-SP) transformando em majoritários os votos para deputados e vereadores. Desta forma seriam eleitos os mais votados, independente de partido, ao meu ver a forma mais justa, elegendo quem realmente foi escolhido pela maioria de votos.

PARA PENSAR:

“Siga os conselhos divinos. Não tente viver só. Tenha Deus presente em todos os seus empreendimentos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...