sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

::: ATIVIDADE FÍSICA - Andar de bicicleta é um bom exercício físico para tonificar as pernas

Há mais de 15 anos o Professor José Roberto Garcia vai e volta ao trabalho de bicicleta.

 Especificamente para as pernas, a bicicleta ajuda a tonificar, tornear suas formas, perde-se gordura e se ganha massa e músculos mais fortes, além de ajudar a esculpir um quadril bem fortalecido.

Andar de bicicleta ou bike (como desejar chamar) é um ótimo exercício físico não só para as pernas, mas também para o sistema cardiorrespiratório, emagrece, fortalece o abdômen, previne e controla doenças como diabetes, colesterol e hipertensão e ajuda a controlar o estresse e a ansiedade.
            Especificamente para as pernas, a bicicleta ajuda a tonificar, tornear suas formas, perde-se gordura e se ganha massa e músculos mais fortes, além de ajudar a esculpir um quadril bem fortalecido. A massa muscular do corpo também aumenta, mas seu ganho é discreto.
            Como é uma atividade que o impacto no solo é evitado, os riscos de romper os ligamentos das pernas são mínimos. Mas se você não tem o costume de andar de bike, não queira tirar todo o atraso de uma vez só. O professor de Educação Física José Roberto Garcia adotou a prática de andar de bicicleta para suas idas ao trabalho e diz que os resultados são fantásticos. “Nova Esperança, por ser uma cidade pequena permite que adotemos esta prática. O meu trabalho por ter como uniforme bermudas e camisetas, facilita bastante andar de bicicleta. Existem cidades no mundo e Amsterdam, na Holanda é uma delas em que o pessoal vai trabalhar de terno, gravata, calça social e bike. É uma cidade plana que colabora para isto, além do que lá existe toda uma infraestrutura favorável, por ser principalmente uma cidade plana e com ciclovias por todo o lado” explicou Garcia que deu algumas dicas para nossos leitores.
            * Comece gradativamente, pedalando de 15 a 20 minutos por dias três vezes por semana.          
            *Se quiser melhorar seu condicionamento físico, depois comece pedalando mais 20 minutos todos os dias. Para perder calorias, ultrapasse os 40 minutos.
            *Você também pode pedalar sem sair de casa, se tiver uma bicicleta ergométrica ou na ergométrica de sua academia de ginástica, modificando-a corretamente para o tipo de exercício que deseja fazer.
            * Para pedalar é necessário saber girar, mudar a marcha e frear. O giro tem que ser executado com bastante extensão das pernas, um dos joelhos flexionados e o outro estendido para a boa rotação. Não é correto forçar tanto o pedal na hora da rotação, pedale um pouco e depois mude a marcha. O freio esquerdo é usado pela roda dianteira e é o que frena melhor, mas sempre use os dois quando precisar. Senão você pode acabar perdendo o
controle da bicicleta ou derrapando, por isso, vá parando gradativamente.
            “Para quem gosta de números, andar a uma velocidade de 15km/h queima em média 300 calorias por hora. E se a pista for uma subida regular essa queima chega a ser 30% maior. É ótimo”, explicou o Professor em Educação Física
            “Para ajudar as suas pernas a ficarem bem torneadas, a alimentação é uma grande aliada.
Corte alimentos que contenham muita gordura e muito açúcar por alguns alimentos mais leves (frutas, verduras, grelhados, assados, etc.) e consuma muita água”, informa.        
Outra dica é não pedalar em jejum de maneira alguma.
            “Leve com você uma garrafa de água e na hora do exercício beba água a cada 20 minutos para não se desidratar”, destaca José Roberto.
            A bicicleta pode ser uma ótima aliada na sua jornada para perder, alem de não fazer muito esforço, e uma maneira muito agradável de se exercita. Um estudo realizado em Harvard com mais de 18.000 mulheres, comprovou os benefícios de andar de bicicleta, mesmo que seja por pouco tempo.

ESTUDO
            Os pesquisadores da universidade de Harvard acompanharam a evolução de um grupo de 18.414 mulheres entre 25 e 42 anos, durante um período de 16 anos. Durante este período foram analisados a evolução do peso, altura e hábitos alimentares.
            No inicia do estudo, apenas 1,2 % das mulheres foram orientadas a pedalar mais de 30 minutos por dia, enquanto, as demais fizeram em um ritmo baixo.
            Um dos benefícios comprovados pelo estudo, oi que a as mulheres que praticam em media 4 horas de bicicleta por semana menos probabilidade de ganhar peso.
            As outras participantes que pedalavam cerca de 5 minutos por dia, também apresentaram um resultado positivo.
            Por fim, com constatado que os benefícios do ciclismo são semelhantes aos de uma caminhada vigorosa.

Alex Fernandes França
alexnoroeste@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...