sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

::: TRÂNSITO - Desrespeito a faixa de pedestres ainda persiste em Nova Esperança

           
 

Criada para possibilitar um trajeto seguro no trânsito, a faixa de pedestre é negligenciada por motoristas pelos próprios pedestres em Nova Esperança. Condutores apressados acreditam que a preferência é sempre deles e não desaceleram ao passar pela sinalização, além de pararem constantemente em cima da faixa. Já os pedestres burlam as regras e atravessam vias movimentadas e em locais errados.

            Mesmo com as novas pinturas de algumas faixas de pedestres efetuadas pela Prefeitura, em Nova Esperança, o risco de atropelamento ainda existe, pois persiste a prática do desrespeito por parte de motoristas e dos pedestres que simplesmente ignoram a existência da sinalização que deve ser obedecida por ambas as partes.
            Dificuldades para a travessia dos pedestres são encontradas em vários pontos da avenida 14 de dezembro. Apesar da existência das faixas e mesmo em locais onde há a sinalização semafórica, o desrespeito é visível. Na Avenida Brasil e ruas paralelas, os flagrantes desse tipo de comportamento são comuns. Acelerar o carro enquanto o pedestre atravessa é outro hábito que alguns motoristas adotam.
            Algo observado pela reportagem é que não é somente por parte dos motoristas que a faixa não é respeitada. Os próprios pedestres, muitas vezes, deixam de usar a faixa e atravessam as vias públicas em locais impróprios e inseguros, colocando em risco a própria segurança e a segurança dos demais.
            Durante os 30 minutos que a nossa reportagem esteve no centro, foi possível observar inúmeras pessoas atravessando as ruas e avenidas fora da faixa de pedestres. Para um comerciante, que preferiu não se identificar, alguns pedestres pensam que são os donos da razão. “Eles se esquecem que também devem cumprir com a sua parte. Alguns atravessam fora da faixa, mesmo estando a poucos metros dela. Outros utilizam o espaço, mas se esquecem de aguardar o sinal fechar para os carros”, desabafou.
LEGISLAÇÃO
             Quem desrespeita a faixa de pedestres comete infração passível de multa de R$191,53, prevista no CTB – Código de Trânsito Brasileiro.        É comum vermos carros parados e até mesmo estacionados em faixas de pedestres, dificultando assim a travessia das pessoas.  O capítulo quarto do CTB dispõe em seu artigo 68 que: “É assegurada ao pedestre a utilização dos passeios ou passagens apropriadas das vias urbanas e dos acostamentos das vias rurais para circulação, podendo a autoridade competente permitir a utilização de parte da calçada para outros fins, desde que não seja prejudicial ao fluxo de pedestres”.
            O parágrafo 2º do mesmo artigo diz que: "Nas áreas urbanas, quando não houver passeios ou quando não for possível a utilização destes, a circulação de pedestres na pista de rolamento será feita com prioridade sobre os veículos, pelos bordos da pista, em fila única exceto em locais proibidos pela sinalização e nas situações em que a segurança ficar comprometida”.
            Assim, extraímos que ao pedestre é assegurada uma passagem segura em vias públicas e essa passagem deve ser sinalizada e respeitada e quando não sinalizada, o pedestre terá prioridade de passagem sobre os veículos.
O que fazer quando esse direito é desrespeitado?
O CTB traz em seu artigo 181, inciso VIII, que comete infração de natureza grave o veículo que estacionar sobre o passeio ou a faixa destinada a pedestre e o artigo 182, inciso VI, diz que comete infração de natureza leve o veículo que parar  sobre o passeio ou a faixa destinada a pedestres.
Mesmo com as penas previstas no CTB, o motorista não respeita às Leis de Trânsito e o próprio pedestre não têm consciência ou até mesmo não se preocupa em usar a faixa  ou passeio para que possa fazer uma travessia segura.
Concluímos que, é necessário que se cumpra as Leis de Trânsito e que todos (pedestres, motoristas e ciclistas) respeitem o espaço reservado para a travessia segura de pedestres, a fim de evitar possíveis acidentes e promover o equilíbrio e a paz no sistema de trânsito do município.

Alex Fernandes França

Jornal Noroeste

            O desrespeito ocorre tanto por parte dos motoristas que param ou estacionam nas faixas quanto dos pedestres que deixam de usar a faixa e atravessam as vias públicas em locais impróprios e inseguros, colocando em risco a própria segurança bem como a dos demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...