terça-feira, 31 de janeiro de 2012

::: ÍNDICE - Desemprego no Brasil em 2011 caiu para 10,5%, diz o Dieese

A pesquisa de emprego do IBGE, que já havia sido divulgada e usa metodologia diferente, apontou que a taxa de desemprego do país no ano passado foi de 6%, a menor da série histórica do instituto

O desemprego em sete regiões metropolitanas do país apresentou redução em 2011, fechando em 10,5%, contra 11,9% do ano anterior, segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego, divulgada nesta terça-feira pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). A pesquisa de emprego do IBGE, que já havia sido divulgada e usa metodologia diferente, apontou que a taxa de desemprego do país no ano passado foi de 6%, a menor da série histórica do instituto.
Segundo a pesquisa do Dieese, ao longo do ano, foram criados 407 mil postos de trabalho. Dessas vagas, 105 mil foram ocupadas por pessoas que ingressavam no mercado de trabalho, enquanto as 302 mil restantes couberam a desempregados. Esse movimento fez com que o total de pessoas sem emprego no país ficasse em 2,32 milhões.
Entre as regiões metropolitanas analisadas na pesquisa, a que teve o menor desemprego foi Belo Horizonte, com 7,0%, seguida por Porto Alegre, com 7,3%. O pior desempenho foi verificado em Salvador, com 16,3%. São Paulo, o maior mercado de trabalho do país, teve índice de 11,9%.
Enquanto o desemprego caiu, a renda média do trabalhador apresentou ligeira melhora de 0,2%, chegando a R$ 1.412.

Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...