sexta-feira, 27 de abril de 2012

::: OPINIÃO - Edição 652

PSDB NOVA ESPERANÇA
O PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) de Nova Esperança está escrevendo um novo capítulo na história política do município. Após a intervenção estadual no dia 02 de abril, tendo uma nova comissão provisória já em 11.04, com o empresário e pré candidato a prefeito, Eduardo Pasquini na presidência da sigla, o ninho tucano voltou a ficar agitado essa semana com a Liminar concedida na sexta-feira, 20, que devolve a presidência ao vereador Décimo Caetano que tem no vice-prefeito Junior Moser o seu pré-candidato às eleições de outubro rumo a Prefeitura. Essa história ainda terá novos capítulos e promete esquentar ainda mais os bastidores da política de Nova Esperança já que, é quase certo que a executiva estadual entrará com recurso contra a liminar concedida pela Justiça local. Briga semelhante acontece no PMDB em Londrina, onde o deputado estadual Luiz Eduardo Cheida se declara pré-candidato do partido a prefeitura de Londrina, porém o presidente do diretório local, Leonilso Jaqueta se nega desde outubro/ 2011 a realizar as eleições para escolha da nova diretoria.
O EXEMPLO DE LÁ SERVE PRA CÁ?
Como dito, a briga de lá (em Londrina) começou quando o diretório local se negou a realizar as eleições para a escolha da nova diretoria, em outubro de 2011. A eleição deveria ter sido convocada, mas o então presidente Leonilso Jaqueta não fez isso. Na ocasião, o diretório estadual dissolveu o comando local. O ex-presidente do partido entrou na Justiça e através de Liminar recuperou a presidência PMDB. Na ação, Jaqueta alegou que foi eleito presidente do diretório, de forma legítima e democrática, em março de 2010. Um ano depois, segundo ele, Cheida tentou ''forçar'' uma nova eleição, mas o pedido foi indeferido pelos filiados londrinenses. Ele argumentou que teve o apoio nacional para continuar. O deputado estadual e pré-candidato a prefeitura de Londrina, Luiz Eduardo Cheida, não reconhece Jaqueta como líder da legenda. ''Sou o pré-candidato desde que esta situação seja resolvida''. Segundo ele, a executiva estadual entrou com recurso na Justiça, contra a decisão liminar de Londrina que estabeleceu o retorno de Jaqueta à presidência, há quase dois meses. Porém lá há consenso, o presidente faz questão de destacar que o único nome, por enquanto, para a disputa em Londrina, é o do deputado Cheida. Aqui com a volta do vereador Décimo Caetano a presidência do diretório do PSDB, o nome do vice-prefeito Junior Moser volta com toda a força a disputa pela prefeitura de Nova Esperança, já que ele tem o apoio da maioria dos correligionários.
PV
Recentemente mencionei aqui alguns partidos de Nova Esperança e seus líderes, quero em tempo destacar o PV –Partido Verde que em Nova Esperança está na presidência de Adélia Pichek e após a publicação dos nomes de diversos partidos e seus líderes, levei um puxão de orelha.  “O PV de Nova Esperança existe e mais uma vez participará da eleição e tem importante participação na política local”, salientou Adélia, pessoa que se identifica com as causas do partido que defende o desenvolvimento sustentável e o meio ambiente. Fica aqui registrada a minha correção.
ALTO PARANÁ
O município de Alto Paraná estará em festa na próxima semana. São 58 anos de progresso e desenvolvimento. O prefeito dr. Cláudio Golemba, falou ao Jornal Noroeste e destacou a programação e as inúmeras conquistas, dentre elas, a maior é a Escola Municipal de Alto Paraná, com capacidade para 500 alunos que dentro de no máximo 02 anos estará funcionando em período integral. A Escola Modelo é orgulho do povo altoparanaense, pois possui área de 2.487,31 m2 sendo dividida em quatro blocos. Um deles abriga área de estar para funcionários, refeitório, cozinha, despensa e vestiário. O bloco pedagógico possui 11 salas de aulas e laboratório de informática. A área administrativa tem secretaria, sala de professores, biblioteca, sala de coordenação, supervisão, direção, apoio, além de almoxarifado, copa e sanitários. Já no outro bloco tem pátio coberto com quadra de esportes, vestiários e depósito para a fanfarra. A inauguração está marcada para às 16h do dia 05 de maio, dia do aniversário da cidade.

IMÓVEIS  MAL CONSERVADOS E A LEI COMPLEMENTAR 2.056
No ano passado  a Câmara de Vereadores aprovou e a prefeita Maly Benatti sancionou em 16 de março de 2011, a Lei 2.056. A referida Lei regulamenta e autoriza a realização de serviços de roçada e limpeza pela Administração Pública em imóveis urbanos.
O QUE DIZ A LEI...
No artigo 1° a Lei deixa claro que os proprietários e possuidores a qualquer título de imóveis urbanos, edificados ou não, lindeiros a vias ou logradouros públicos, beneficiados ou não com meio fio e/ ou pavimentação asfáltica são obrigados a manté-los limpos, capinados e drenados, respondendo em qualquer situação, por sua utilização como depósito de lixo, detritos ou resíduos de qualquer natureza.
... A REALIDADE É OUTRA
O fato é que muitos imóveis (lotes urbanos – terrenos baldios) estão abandonados por seus donos. Alguns ainda insistem no péssimo hábito de colocar fogo para eliminar mais rápido o mato, além do crime ambiental, é uma falta de consideração tremenda com a população em geral. Num primeiro momento todos respiram o ar poluído da fumaça, já num segundo momento ocupa o trabalho dos bombeiros comunitários que são chamados para controlar os incêndios provocados por “desocupados”. Apenas no ano passado foram 186 ocorrências de combate à incêndio, grande parte em terrenos baldios. Nesta época a falta de roçadas periódicas favorece o rápido crescimento do mato e muita vezes o acúmulo de lixo, contribui até mesmo para o eventual aparecimento de larvas do mosquito da dengue. É fácil ver terrenos com o mato muito alto nos Jardins Santo Antonio e São José. Cabe ao município fazer valer a Lei.  

SANTO ANTÔNIO E SÃO JOSÉ
Falando em Jardins Santo Antonio e São José os moradores daquela localidade gostariam de ser contemplados com as belas placas de sinalização que foram instaladas por toda a cidade indicando os nomes de rua e patrocinadas por empresas locais. Nenhuma das ruas paralelas as principais que separam os dois Jardins possuem identificação nas esquinas. Os lotes dos Jardins Santo Antonio e São José foram criados há mais de uma década pelo empreendedor, o engenheiro Francisco Donizete Razente, e hoje representa uma das áreas em franca expansão da construção civil de Nova Esperança. Segundo moradores, entregadores de farmácias, supermercados, prestadores de serviços, sempre carregam um mapa, e em caso de eventualidades ligam para o dono da residencia para “adivinhar” o local.

TIM PODERÁ SER PROIBIDA DE HABILITAR NOVAS LINHAS
O plenário da Assembléia Legislativa do Paraná aprovou na tarde de quarta, 25, o requerimento de autoria do deputado estadual Evandro Junior que solicita ao Ministério Público que intervenha no sentido de impedir que a Tim habilite novas linhas de telefonia móvel. De acordo com o parlamentar, a empresa tem tratado os paranaenses com o mais absoluto desrespeito, ao negociar mais linhas do que sua capacidade de operação, com conseqüentes ‘apagões’ que deixam milhões de celulares mudos em todo o Estado. “Não podemos mais aceitar e tolerar tamanho descaso dessa operadora”, afirma o deputado.
ANÁLISE
Enquanto não se resolve o impasse em torno do nome do candidato do PSDB local os pré-candidatos à prefeitura de Nova Esperança como: Moacir Olivatti (PPS), Paulinho do Sindicato (PT), Neguinho Teodoro (PDT), Rafael Kreling (PSDC), alguns destes se denominando como a “Terceira Via” buscam o fortalecimento dentro dos seus grupos e as alianças com outros partidos para agregarem forças e se lançarem definitivamente como candidatos.    

ESTÁ NA BÍBLIA:
“Eu, porém, cantarei a Tua força; pela manhã louvarei com alegria
a Tua misericórdia, pois Tu me tens sido alto refúgio e proteção no dia
da minha angústia”.
Sal. 59:16.

Um comentário:

  1. O PV esta na mão da Adélia disse certo, a qual é manipulada pela Maly Benatti, e somente é Presidente do Partido para ter vez na administração pública, vc já ouviu falar em alguma reunião ou evento do PV aqui em Nova Esperança, mas tem muita gente de olho na Adélia, o que ela quer é um cabide de emprego na Prefeitura a todo custo. O PV não é dela, mas ela acha que sim.

    ResponderExcluir

Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...