quarta-feira, 4 de abril de 2012

::: POLÍTICA - O feitiço contra o feiticeiro


O senador Demostenes Torres, que se desfiliou ontem, terça-feira do DEM, foi o relator, no Senado, da Lei da Ficha Limpa.
O jornalista Josias de Souza escreve em seu blog que o feitiço se vira contra o feiticeiro porque Demóstenes pode ficar inelegível até 2.017 já que corre o risco de ter seu mandato cassado.
-- Ao converter-se em senador de dois gumes, defensor e transgressor da ética, Demóstenes virou alvo do feitiço que, na pele de feiticeiro dos bons costumes, ajudou a por em pé. Sujeita-se agora aos rigores da Lei Complementar 135, nome de batismo da Lei da Ficha Limpa, destacou o jornalista.
Na semana passada, lembra Josias de Souza, o PSOL protocolou na mesa diretora do Senado o pedido para que o senador seja submetido a julgamento político no Conselho de Ética. Significa dizer que, ainda que renuncie, Demóstenes ficará inelegível.
Há mais e pior, diz o jornalista.
--O prazo da inelegibilidade, fixado na lei em oito anos, passa a contar a partir do término do mandato. Demóstenes reelegeu-se senador em 2010. Iniciado em 2011, seu mandato é de oito anos. Expira em 2019. Ou seja: se for cassado pelos colegas ou se renunciar, Demóstenes não poderá disputar eleições até 2027. Amargará um jejum de urnas de 15 arrastados anos. Na prática, uma sentença de morte política.

(da Roseli Abrao)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...