sexta-feira, 20 de abril de 2012

::: SUPERLOTAÇÃO - Polícia Civil frustra tentativa da fuga de presos na Delegacia de Nova Esperança

“Eles aproveitaram para quebrar o concreto e escavar com ferros retirados da própria carceragem”, ressaltou o delegado, Dr. Flávio de Almeida Medina.

Os Policiais verificaram que o tamanho do buraco era de 40 centímetros de raio com uma profundidade de aproximadamente 01 metro.

Parte da grade da carceragem foi arrancada e as ferragens usadas para quebrar o concreto.
A ação rápida dos Policiais da Delegacia de Polícia Civil de Nova Esperança foi fundamental para uma frustrada tentativa de fuga de detentos, que imaginaram lograr êxito ao escavar, com partes de grades e objetos pontiagudos, o chão da carceragem, mais propriamente no local destinado aos banhos de sol, denominado solário.
         De acordo com o Delegado Dr. Flávio de Almeida Medina, sobre a tentativa de fuga. “Eles aproveitaram para quebrar o concreto e escavar com ferros retirados da própria carceragem em face da estrutura antiga e começaram então a romper o piso do solário, local em que eles tomam o banho de sol. No domingo, dia 15, por conta do excesso de barulho, o plantonista verificou algo anormal e chamou os demais funcionários da Delegacia, os investigadores e me comunicou da ocorrência. Verificamos o buraco cavado na parte do solo, que dava para a saída dos fundos do prédio.”, ressaltou o Delegado.

DIÂMETRO
         Os Policiais verificaram que o tamanho do buraco era de 40 centímetros de raio com uma profundidade de aproximadamente 01 metro, o que significa afirmar que a ação foi diagnosticada bem no início de sua operação. “Estavam bem no princípio”, acrescentou o Dr. Flávio.
         Para alcançar a parte externa da Delegacia, do ponto em que se iniciaram as escavações até o outro lado, seriam necessários se escavarem em torno de 04 metros a mais, o que dificilmente obteria êxito, já que a própria estrutura da carceragem dificulta este tipo de procedimento, além do que, o barulho para a quebra de concreto e a movimentação para a retirada de terra inevitavelmente chamaria a atenção da equipe da Polícia Civil, como foi o caso desta tentativa frustrada. A Polícia Civil trabalha agora na tentativa da identificação dos indivíduos envolvidos nesta autoria. “Se eles conseguissem passar, teriam dificuldades, pois iriam esbarrar em alguns dispositivos de segurança do lado externo”, informou Dr. Flávio Medina. “A tentativa seria sem qualquer sucesso”, complementou o Delegado.

SUPERLOTAÇÃO
         A Delegacia de Nova Esperança trabalha com uma superlotação. Segundo o Delegado informou, a carceragem da Delegacia tem capacidade para 16 presos e atualmente a  população carcerária é de aproximadamente 70 detentos, muito além que sua estrutura possa abrigar.
         “Os presos daqui respondem pelos mais diversos crimes, como por exemplo tráfico de drogas, estupro, furto, roubos, homicídios, que são os crimes mais comuns”, informou Medina.
         Os elementos que tentaram empreender fuga estarão sujeitos à medidas disciplinares. Segundo o Delegado “algumas já foram aplicadas, como por exemplo o cerceamento de visitas e de complementação de alimentos que vem de fora e isto pode prejudicar a eles futuramente quanto à progressão do regime. Se houvesse um dano considerável, responderiam também pelo dano ao patrimônio público, concluiu o Delegado”.
         Para diminuir o número de presos na Delegacia local seria necessária a remoção para um Centro de Detenção Provisória (CDP), mas via de regra esses estabelecimentos também estão superlotados. Para tanto, se faz necessária a construção de novas Penitenciárias. Enquanto isto não ocorre, o problema tende a se arrastar por mais um tempo.

Alex Fernandes França

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...