quinta-feira, 31 de maio de 2012

::: GOVERNO - Paraná e Paraguai definem diretrizes para desenvolver região de fronteira

O Governo do Paraná e a República do Paraguai irão elaborar um memorando para definir diretrizes e ações integradas para estimular o desenvolvimento da faixa de fronteira entre os dois países. Uma minuta do documento foi apresentada ao governador em exercício Flávio Arns, ontem, no Palácio Iguaçu, por integrantes do Núcleo Regional para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira do Paraná (NFPR).

A intenção é proporcionar um mecanismo de trabalho conjunto para estudar investimentos e implantar projetos de cooperação que atendam áreas prioritárias, como erradicação da pobreza, saúde, segurança pública e infraestrutura e logística. A previsão é que o memorando seja concluído no próximo semestre e então assinado pelo governador Beto Richa e pelo presidente do Paraguai, Fernando Lugo.

“Temos uma vasta área de fronteira e precisamos estar alinhados com as intenções de investimentos do Paraguai. Um documento como esse irá oferecer uma nova visão para a região, que merece nossa atenção”, disse Flávio Arns.

A faixa de fronteira paranaense é composta por 139 municípios, dos quais 18 na linha de fronteira. A estimativa é que mais de 2,3 milhões de habitantes morem nessa região.

Para o desenvolvimento econômico e socioambiental, o memorando prevê intercâmbios entre o governo paranaense e paraguaio para a troca de informações sobre agricultura, industrialização, turismo, habitação, meio ambiente, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...