O PSD e o DEM foram os partidos que mais cresceram na região de Maringá nas eleições realizadas no domingo (7). Levantamento realizado pela Gazeta Maringá nas 30 cidades que fazem parte da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) mostra que o PSD elegeu quatro prefeitos, três a mais do que nas eleições de 2008. Além da reeleição em Uniflor, o PSD administrará Mandaguaçu, Nova Esperança e Santo Inácio.
Já o DEM, que não tinha nenhuma prefeitura, será responsável por Iguaraçu, Presidente Castelo Branco e Nossa Senhora das Graças.
No entanto, o partido que terá maior representatividade regional a partir de 2013 será o PP, que será responsável por pelo menos cinco municípios, mesmo número de cidades administradas atualmente. A sigla permanece no comando de Ourizona e São Jorge do Ivaí, e também terá prefeitos em Colorado, Floresta e Flórida. O PP ainda está na disputa por Maringá, tendo o vice-prefeito Carlos Roberto Pupin como candidato no segundo turno.
Outros dois partidos que apresentaram crescimento foram as siglas ligadas à presidente Dilma Rousseff (PT) e ao governador Beto Richa (PSDB). Na região de Maringá, os petistas e tucanos passaram de duas para quatro prefeituras. O PT se manteve em Itambé e elegeu prefeitos em Atalaia, Mandaguari e Paiçandu. O partido também está no segundo turno em Maringá, com o deputado estadual Enio Verri como candidato.
Já o PSDB será responsável por administrar Doutor Camargo, Floraí, Paranacity e Santa Fé. A sigla do governador Richa foi a que mais conquistou prefeituras no Paraná nas eleições deste ano 2012, elegendo 78 prefeitos no primeiro turno. Assim como o DEM, outros dois partidos sem prefeitos na atual gestão terão representatividade a partir do ano que vem na região de Maringá. O PSC venceu em Ivatuba e o PSL em Santa Inês. Já o PPS manteve a prefeitura de Ângulo.
PMDB perde mais de dois terços das prefeituras
Assim como no Paraná, o PMDB foi o partido que perdeu o maior número de prefeituras na região da Amusep: sete. Atualmente no comando de nove municípios, a sigla se manteve apenas em Itaguajé e Munhoz de Melo, mas fica sem prefeitos em Atalaia, Floresta, Nova Esperança, Paiçandu, Paranacity, Santa Fé e Santo Inácio. Em todo o estado, número de prefeituras administradas pelo PMDB despencou de 134 para 56.
Para o professor de ética e filosofia política da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Elve Cense, o encolhimento do PMDB tem razões na própria falta de uma estrutura organizada em nível nacional ou regional, o que acabou por fazer a legenda perder fôlego em 2012. “E sem a figura de Roberto Requião no governo e que tinha grande presença no interior, o partido perdeu força”, diz Cenci.
Outros partidos que encolheram na região foram o PDT e o PTB, que perderam duas prefeituras. O PDT se manteve em Sarandi e o PTB em Astorga. PR e PSB terão um município a menos em 2013 e administrarão Lobato e Marialva, respectivamente.
Número de prefeituras na região da Amusep por partido
A partir de 2013PP- 5 (Colorado, Floresta, Flórida, Ourizona e São Jorge do Ivaí)
PSDB - 4 (Doutor Camargo, Floraí, Paranacity, Santa Fé)
PSD - 4 (Mandaguaçu, Nova Esperança, Santo Inácio e Uniflor)
PT – 4 (Atalaia, Itambé, Mandaguari e Paiçandu)
DEM - 3 (Iguaraçu, Presidente Castelo Branco e Nossa Senhora das Graças)
PMDB - 2 (Itaguajé e Munhoz de Melo)
PDT- 1 (Sarandi)
PPS - 1 (Ângulo)
PR - 1 (Lobato)
PSB – 1 (Marialva)
PSC- 1 (Ivatuba)
PSL - 1 (Santa Inês)
PTB – 1 (Astorga)
Em 2012
PMDB - 9 (Atalaia, Floresta, Itaguajé, Munhoz de Melo, Nova Esperança, Paiçandu, Paranacity, Santa Fé e Santo Inácio)
PP – 5 (Doutor Camargo, Mandaguari, Maringá, Ourizona e São Jorge do Ivaí )
PDT – 3 (Floraí, Presidente Castelo Branco e Sarandi)
PTB - 3 (Astorga, Flórida e Mandaguaçu)
PR – 2 (Colorado e Lobato)
PSB – 2(Ivatuba e Marialva)
PSDB - 2 (Iguaraçu e Nossa Senhora das Graças)
PT – 2 (Itambé e Santa Inês)
PPS -1 (Ângulo)
PSD – 1 (Uniflor)
Marcus Ayres - Gazeta Maringá
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...