sexta-feira, 27 de abril de 2012

::: OPINIÃO - Edição 652

PSDB NOVA ESPERANÇA
O PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) de Nova Esperança está escrevendo um novo capítulo na história política do município. Após a intervenção estadual no dia 02 de abril, tendo uma nova comissão provisória já em 11.04, com o empresário e pré candidato a prefeito, Eduardo Pasquini na presidência da sigla, o ninho tucano voltou a ficar agitado essa semana com a Liminar concedida na sexta-feira, 20, que devolve a presidência ao vereador Décimo Caetano que tem no vice-prefeito Junior Moser o seu pré-candidato às eleições de outubro rumo a Prefeitura. Essa história ainda terá novos capítulos e promete esquentar ainda mais os bastidores da política de Nova Esperança já que, é quase certo que a executiva estadual entrará com recurso contra a liminar concedida pela Justiça local. Briga semelhante acontece no PMDB em Londrina, onde o deputado estadual Luiz Eduardo Cheida se declara pré-candidato do partido a prefeitura de Londrina, porém o presidente do diretório local, Leonilso Jaqueta se nega desde outubro/ 2011 a realizar as eleições para escolha da nova diretoria.
O EXEMPLO DE LÁ SERVE PRA CÁ?
Como dito, a briga de lá (em Londrina) começou quando o diretório local se negou a realizar as eleições para a escolha da nova diretoria, em outubro de 2011. A eleição deveria ter sido convocada, mas o então presidente Leonilso Jaqueta não fez isso. Na ocasião, o diretório estadual dissolveu o comando local. O ex-presidente do partido entrou na Justiça e através de Liminar recuperou a presidência PMDB. Na ação, Jaqueta alegou que foi eleito presidente do diretório, de forma legítima e democrática, em março de 2010. Um ano depois, segundo ele, Cheida tentou ''forçar'' uma nova eleição, mas o pedido foi indeferido pelos filiados londrinenses. Ele argumentou que teve o apoio nacional para continuar. O deputado estadual e pré-candidato a prefeitura de Londrina, Luiz Eduardo Cheida, não reconhece Jaqueta como líder da legenda. ''Sou o pré-candidato desde que esta situação seja resolvida''. Segundo ele, a executiva estadual entrou com recurso na Justiça, contra a decisão liminar de Londrina que estabeleceu o retorno de Jaqueta à presidência, há quase dois meses. Porém lá há consenso, o presidente faz questão de destacar que o único nome, por enquanto, para a disputa em Londrina, é o do deputado Cheida. Aqui com a volta do vereador Décimo Caetano a presidência do diretório do PSDB, o nome do vice-prefeito Junior Moser volta com toda a força a disputa pela prefeitura de Nova Esperança, já que ele tem o apoio da maioria dos correligionários.
PV
Recentemente mencionei aqui alguns partidos de Nova Esperança e seus líderes, quero em tempo destacar o PV –Partido Verde que em Nova Esperança está na presidência de Adélia Pichek e após a publicação dos nomes de diversos partidos e seus líderes, levei um puxão de orelha.  “O PV de Nova Esperança existe e mais uma vez participará da eleição e tem importante participação na política local”, salientou Adélia, pessoa que se identifica com as causas do partido que defende o desenvolvimento sustentável e o meio ambiente. Fica aqui registrada a minha correção.
ALTO PARANÁ
O município de Alto Paraná estará em festa na próxima semana. São 58 anos de progresso e desenvolvimento. O prefeito dr. Cláudio Golemba, falou ao Jornal Noroeste e destacou a programação e as inúmeras conquistas, dentre elas, a maior é a Escola Municipal de Alto Paraná, com capacidade para 500 alunos que dentro de no máximo 02 anos estará funcionando em período integral. A Escola Modelo é orgulho do povo altoparanaense, pois possui área de 2.487,31 m2 sendo dividida em quatro blocos. Um deles abriga área de estar para funcionários, refeitório, cozinha, despensa e vestiário. O bloco pedagógico possui 11 salas de aulas e laboratório de informática. A área administrativa tem secretaria, sala de professores, biblioteca, sala de coordenação, supervisão, direção, apoio, além de almoxarifado, copa e sanitários. Já no outro bloco tem pátio coberto com quadra de esportes, vestiários e depósito para a fanfarra. A inauguração está marcada para às 16h do dia 05 de maio, dia do aniversário da cidade.

IMÓVEIS  MAL CONSERVADOS E A LEI COMPLEMENTAR 2.056
No ano passado  a Câmara de Vereadores aprovou e a prefeita Maly Benatti sancionou em 16 de março de 2011, a Lei 2.056. A referida Lei regulamenta e autoriza a realização de serviços de roçada e limpeza pela Administração Pública em imóveis urbanos.
O QUE DIZ A LEI...
No artigo 1° a Lei deixa claro que os proprietários e possuidores a qualquer título de imóveis urbanos, edificados ou não, lindeiros a vias ou logradouros públicos, beneficiados ou não com meio fio e/ ou pavimentação asfáltica são obrigados a manté-los limpos, capinados e drenados, respondendo em qualquer situação, por sua utilização como depósito de lixo, detritos ou resíduos de qualquer natureza.
... A REALIDADE É OUTRA
O fato é que muitos imóveis (lotes urbanos – terrenos baldios) estão abandonados por seus donos. Alguns ainda insistem no péssimo hábito de colocar fogo para eliminar mais rápido o mato, além do crime ambiental, é uma falta de consideração tremenda com a população em geral. Num primeiro momento todos respiram o ar poluído da fumaça, já num segundo momento ocupa o trabalho dos bombeiros comunitários que são chamados para controlar os incêndios provocados por “desocupados”. Apenas no ano passado foram 186 ocorrências de combate à incêndio, grande parte em terrenos baldios. Nesta época a falta de roçadas periódicas favorece o rápido crescimento do mato e muita vezes o acúmulo de lixo, contribui até mesmo para o eventual aparecimento de larvas do mosquito da dengue. É fácil ver terrenos com o mato muito alto nos Jardins Santo Antonio e São José. Cabe ao município fazer valer a Lei.  

SANTO ANTÔNIO E SÃO JOSÉ
Falando em Jardins Santo Antonio e São José os moradores daquela localidade gostariam de ser contemplados com as belas placas de sinalização que foram instaladas por toda a cidade indicando os nomes de rua e patrocinadas por empresas locais. Nenhuma das ruas paralelas as principais que separam os dois Jardins possuem identificação nas esquinas. Os lotes dos Jardins Santo Antonio e São José foram criados há mais de uma década pelo empreendedor, o engenheiro Francisco Donizete Razente, e hoje representa uma das áreas em franca expansão da construção civil de Nova Esperança. Segundo moradores, entregadores de farmácias, supermercados, prestadores de serviços, sempre carregam um mapa, e em caso de eventualidades ligam para o dono da residencia para “adivinhar” o local.

TIM PODERÁ SER PROIBIDA DE HABILITAR NOVAS LINHAS
O plenário da Assembléia Legislativa do Paraná aprovou na tarde de quarta, 25, o requerimento de autoria do deputado estadual Evandro Junior que solicita ao Ministério Público que intervenha no sentido de impedir que a Tim habilite novas linhas de telefonia móvel. De acordo com o parlamentar, a empresa tem tratado os paranaenses com o mais absoluto desrespeito, ao negociar mais linhas do que sua capacidade de operação, com conseqüentes ‘apagões’ que deixam milhões de celulares mudos em todo o Estado. “Não podemos mais aceitar e tolerar tamanho descaso dessa operadora”, afirma o deputado.
ANÁLISE
Enquanto não se resolve o impasse em torno do nome do candidato do PSDB local os pré-candidatos à prefeitura de Nova Esperança como: Moacir Olivatti (PPS), Paulinho do Sindicato (PT), Neguinho Teodoro (PDT), Rafael Kreling (PSDC), alguns destes se denominando como a “Terceira Via” buscam o fortalecimento dentro dos seus grupos e as alianças com outros partidos para agregarem forças e se lançarem definitivamente como candidatos.    

ESTÁ NA BÍBLIA:
“Eu, porém, cantarei a Tua força; pela manhã louvarei com alegria
a Tua misericórdia, pois Tu me tens sido alto refúgio e proteção no dia
da minha angústia”.
Sal. 59:16.

::: ARTE - CARICATURISTA DE NOVA ESPERANÇA USA SEU TALENTO PARA RETRATRAR PESSOAS COM MUITA CRIATIVIDADE E ÓTIMO SENSO DE HUMOR



Desde que era apenas uma criança, os rabiscos feitos em cadernos na escola já demonstrava qualidade artística de Paulo Nunes do Nascimento Filho, que tem na arte da caricatura seu principal hobby.

Uma boa caricatura deve representar o caricaturado de forma que ele seja identificado a primeira vista, com o devido humor que o desenho pede, e não precise de nenhuma explicação. Pessoas com este talento não é fácil de se achar, porém, a nossa reportagem encontrou em Nova Esperança alguém com um dom extraordinário de desenhar a pessoa com muito Bom Humor.          
Trata-se de Paulo Nunes do Nascimento Filho, que é Pastor da Igreja Adventista e que usa o dom que Deus lhe deu para retratar pessoas, com traços que não deixam quaisquer dúvidas a respeito do caricaturado. Desde que era apenas uma criança, os rabiscos feitos em cadernos na escola já demonstrava a qualidade artística de Paulo Nunes. “Desde pequeno eu tenho esse dom. Eu já rabiscava na escola, na sala de aula e desenhava os colegas e professores. Com o tempo fui aprimorando e hoje todos podem ver esse resultado”, conta o caricaturista Paulo Nunes, que tem na arte de desenhar seu hobby preferido.
O artista estudou por 04 anos com o Paulista Antonio Rios, pintor de quadros. “Foi com ele que eu desenvolvi ainda mais esta arte”, ressaltou Nunes. Tanto personagens da política municipal quanto a equipe do Jornal Noroeste foram retratados pelo caricaturista, os quais publicamos nesta edição.

ORIGEM DO TERMO
         O termo Caricatura vem do italiano (caricare), que significa carregar, acentuar, sublinhar. Esse “modo” de desenhar faz parte de um movimento que busca, através de um desenho, salientar traços marcantes e peculiares. Diferente de uma fotografia – que representa o “real” – a caricatura se refere à interpretação artística e particular de cada caricaturista, representando pessoas com o intuito de expressar efeitos cômicos. “Eu sempre procuro na pessoa o seu traço mais marcante. Em alguns é a boca, outros o nariz ou a orelha. Também existem pessoas que o que se sobressai com aspecto marcante são os dentes”, explica e diverte-se  o artista.
O número de caricaturas feitas por Nunes é surpreendente. São ao todo mais de setecentas, segundo ele próprio contabiliza. “Em São Paulo já trabalhei em Jornais locais, fazendo caricaturas políticas, enfim, vários trabalhos”, ressaltou. O artista já participou de vários Concursos de Humor, como por exemplo o Salão de Humor de Piracibaba, evento nacionalmente conhecido e mais importante do gênero. Hoje o evento é considerado o maior do mundo no gênero, fazendo com que Piracicaba fique conhecida como Capital Mundial do Humor, reúne a mostra oficial de trabalhos em cartum, charge, caricatura e tiras, e mostras paralelas, com exposições em vários espaços culturais da cidade.
O Salão Internacional de Humor de Piracicaba é um festival de humor gráfico realizado anualmente desde 1974 e Paulo já participou de algumas edições, ficando em 3º lugar dentre todos os inscritos, inclusive artistas de níveis internacionais. Quando participa de eventos da sua denominação Adventista, sempre é requisitado para desenhar as pessoas presentes, como por exemplo pastores e líderes, com o intuito de descontrair o ambiente. Perguntado se alguém já reclamou de algum trabalho seu, Paulo diz que no geral todo mundo gosta, com raríssimas exceções. Paulo está há dois anos em Nova Esperança e é formado em Teologia pela Faculdade Adventista da Bahia (IAENE).

REPRESENTAÇÃO
O nome “caricatura” foi utilizado pela primeira vez em 1646, para nomear uma série de desenhos satíricos do italiano Agostino Carracci que retratava tipos populares de Bolonha, na Itália.
A caricatura é a representação gráfica de uma pessoa, animal ou coisa, de uma cena, exagerando certos aspectos, com intuito satirizar ou de criticar.
O primeiro caricaturista do Brasil, Manuel de Araújo Porto Alegre, publicou a primeira caricatura, anonimamente, no Jornal do Comércio, em 14 de dezembro de 1837. Ele fez uma sátira do jornalista Justiniano José da Rocha, seu inimigo.
Angelo Agostini também foi um dos primeiros caricaturistas. Italiano, radicado no Brasil, publicou seu primeiro trabalho, na “Revista Ilustrada”, intitulada, mais tarde, por Joaquim Nabuco de “Bíblia da Abolição dos que não sabem ler”. Agostini colaborou muito com a história da Imprensa do país.
Além das caricaturas de Dom Pedro II, outros políticos, também bastante explorados pelos caricaturistas foram: Campos Sales, exposto por sua vaidade, Artur Bernardes, sempre apresentado como ditador e Getúlio Vargas, por sua esperteza. De estatura baixa, este aspecto físico, era bastante explorado.
Os comerciantes portugueses eram personagens preferidos dos caricaturistas.
Eram representados como aqueles que roubavam no peso das mercadorias, misturavam água no leite e areia na massa do pão.
A caricatura serviu para propagar grandes acontecimentos, denunciar a corrupção no país e acompanhou toda a trajetória do cenário político como a transformação da Monarquia em República no século XIX.
Depois desse período de instabilidade, surgiram novas revistas: “Semana Ilustrada” e as Revistas de humor: “Careta” e “Fon fon”.


Alex Fernandes França

::: COMEMORAÇÃO - Alto Paraná comemorará 58 anos de emancipação política com concurso de beleza, festa ao público, inaugurações e momento cívico.


No aniversário da cidade o prefeito presenteará os munícipes com uma moderna escola para 500 alunos. Na oportunidade dr. Cláudio Golemba (PSDB) anuncia a vinda para o município de 6 novas indústrias que deverão gerar quase 500 empregos diretos.

                O município de Alto Paraná estará em festa na próxima semana. O motivo: 58 anos de emancipação política. Para isso a administração municipal e toda equipe tem trabalhado incansavelmente ultimando cada detalhe para que todos os públicos sejam contemplados nesta grande comemoração.
PROGRAMAÇÃO:
As festividades terão início no Ponto Alto Eventos na noite de segunda feira, 30 de abril com a 18ª edição do Concurso Miss Alto Paraná, a 6ª edição do Concurso Miss Teenager e a 5ª edição do Concurso Mister Model.
                No feriado de 1º de maio, às 15h no Centro de Eventos acontecerá show gospel, louvor e adoração com comunidades evangélicas.
                Já na sexta-feira, 04 de maio, às 19h, acontece no Santuário Santo Antônio de Pádua a Missa pelos 58 anos de Alto Paraná, logo após, no Centro de Eventos terá início o funcionamento da Praça de Alimentação e as 21h, show com a banda Metrópole.
                Para o sábado, 05 de maio, a programação tem início logo pela manhã com o VIII Encontro dos Agricultores na Casa da Cultura, das 08h às 12h. Ao meio dia terá almoço e show da dupla Ulisses e Elieser. O ápice das comemorações do sábado está para a tão aguardada Escola Municipal de Alto Paraná que acontecerá às 16h. Às 20h jantar no Centro de Eventos e  Show da Banda Brasil 2000.
                No domingo, 06 de maio, às 9h os Centros Municipais de Educação, a Banda Municipal, a Fanfarra do Projeto PIA, farão uma grandiosa apresentação cívica durante todo o período da manhã. Já às 12h no Centro de Eventos, o prato típico “Cupim Noroeste”, será servido, lembrando a todos que deverão levar pratos e talheres. Às 14h acontecerá o show com o cantor pop rock Alliandro Bertti e às 21h o show de encerramento com a Banda PR Prisma.
                Toda renda obtida com os dias de festa do município de Alto Paraná será revertida em prol da Escola Professora Lourdes Ceron Bedendo, Centro Municipal de Educação Infantil Ana Nery, Centro Municipal de Educação Infantil Maria José Vasconcelos, Programa PIA, Pastoral da Criança, Associação Arco – Íris, Provopar.   
REALIZAÇÕES:
Falando a reportagem do Jornal Noroeste, o prefeito de Alto Paraná, dr. Cláudio Golemba (PSDB), destacou que “o 58º aniversário de emancipação política do município será uma festa bem organizada como sempre, no domingo, dia 06 de maio, teremos o prato típico, que é o “Cupim Noroeste” e durante a festividade algumas inaugurações, sendo uma delas a Escola, na qual conseguimos com o apoio do Deputado Accorsi, junto ao Governo do Estado, financiando R$ 2 milhões e o município R$ 1 milhão, ou seja, uma Escola moderna, de R$ 3 milhões, com capacidade para 500 alunos, podendo ser no período de 1 à 2 anos, uma Escola em tempo integral, pois a estrutura é para isso”, salientou otimista o prefeito Golemba.
Além da Escola outras inaugurações estão programadas, que são: duas A.T.I.’s (Academia da Terceira Idade). Nas palavras do prefeito Cláudio Golemba “as ATI’s são para as pessoas da boa idade se exercitarem, uma será na entrada principal de Alto Paraná e a outra no bairro Gralha Azul, o asfalto da Avenida Paraná, que será iniciado em poucos dias, o recapeamento de todo o Distrito de Maristela e Santa Maria, recapeamento em Alto Paraná, uma melhoria muito grande nas Rodoviárias de Alto Paraná e Maristela e principalmente a vinda de 6 a 7 indústrias, sendo 3 de médio para grande porte, inclusive uma já foi inaugurada, a Ceramfix e a indústria de Adubos Orgânicos, que será inaugurada nos próximos dias. Indústrias essas que vão trazer para Alto Paraná mais de 500 empregos diretos. É realmente um trabalho feito durante três anos em que nós vamos mostrar no aniversário do município”, destacou o prefeito Cláudio Golemba.
FUNCIONALISMO:
Alto Paraná ainda comemora o índice Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) obtido em março, onde orgulhosamente o município aparece na 7ª posição em gestão fiscal no Estado. Os dados fazem parte de um estudo realizado durante três anos pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro intitulado Índice Firjan de Gestão Fiscal 2010.
Apenas 2% dos municípios brasileiros e 1,7% têm gestão fiscal de excelência. Foram avaliados os 399 municípios do Estado e 5.266 em todo o País. Alto Paraná obteve média melhor que a nacional.
O prefeito de Alto Paraná, dr. Cláudio Golemba, comemora o resultado e destaca que tudo isso é fruto de um bom trabalho em equipe, de pessoas competentes e que zelam pelos recursos públicos.
Dr. Cláudio Golemba, salientou a reportagem que “foi dado um aumento de 10% para todo o funcionalismo, pagamos o piso nacional para os professores, que é de 22%, inclusive duas professoras me procuraram para devolver o dinheiro recebido, pois acharam que receberam demais. Esse é o reconhecimento ao corpo docente do nosso município, pagando em dia, mesmo com o piso estipulado pelo Governo Federal, coisa que não é feita em Estados como o Rio Grande do Sul, por exemplo, devido à falta de dinheiro, nós fazemos, pois temos austeridade nas finanças públicas”, frisou o administrador.
EDUCAÇÃO:
Ainda segundo o prefeito, “Alto Paraná não possui esse problema porque de todo o dinheiro arrecadado, seja de onde for, 25% é destinado a Educação, juntamente com o FUNDEB, que manda a parte do município, sendo sempre investido na Educação, prova disso, foi a compra de 04 novos Ônibus, 01 (uma) Kombi nova, investimento em torno de R$ 500 mil para a melhoria do transporte escolar, reforma das cinco Escolas, hoje nosso aluno tem uma Escola decente, higiênica, com uma merenda muito boa, com apoio de nutricionista, nossas creches também tem um trabalho muito bem feito, com a alimentação nutritiva, que mesmo quando o dinheiro do Governo Federal não basta, usamos os recursos próprios, mas as crianças devem comer bem. Além disso, possuímos três crianças com alergia a proteína animal, sendo necessário alimento especial, principalmente leite de soja, sendo tudo providenciado pela Prefeitura. Nossas creches viraram escolas, com um cuidado especial, sendo feito por professores, chamadas hoje de Centros de Educação Infantil”, enfatizou dr. Cláudio Golemba.
CIDADE DO SORRISO FELIZ:
Dr. Cláudio Golemba lembrou a reportagem que o slogan da cidade de Alto Paraná é ‘Cidade de Gente Feliz’, “nós estamos criando uma Cidade de Gente Feliz e as nossas crianças com “Um Sorriso Feliz”, ou seja, as nossas crianças não possuem cárie dentária, devido ao trabalho feito nas creches e escolas do município, no sentido de uma dentição perfeita, coisa que poucos municípios fazem, devido ao seu custo elevado.
CASA POPULARES:
Perguntado sobre as casas populares, dr. Cláudio afirmou, “estamos conseguindo para Alto Paraná 235 casas populares. São 50 unidades do Governo Federal através do Estado e 185 unidades do Governo Estadual/ Cohapar. A nossa demanda é um pouco maior, mas essa demanda quase será suprida, realizando algo que há muito tempo não era feito em Alto Paraná. O terreno já está pronto, o projeto em andamento e 102 casas já serão iniciadas em poucos dias, sendo 15 casas na zona rural e o restante aguarda o andamento através de licitações a nível de Estado”, frisou.
ESTADO + MUNICÍPIO
Golemba fez questão de salientar que a administração de Alto Paraná tem o apoio imprescindível do governador Beto Richa. “Conseguimos muitos recursos do Estado. O governador Beto Richa tem nos ajudo com muitas coisas, inclusive com calcário para o pequeno produtor, combustível para readequar estradas vicinais, isso é o trabalho do Governo do Estado juntamente com o Governo Municipal, somando forças em favor de uma comunidade melhor, portanto Alto Paraná tem muito que comemorar nesses 58 anos, muito mais que festa, serão inaugurações, asfaltos novos, escolas e o funcionalismo público recebendo em dia”, analisou.
INICIATIVA PRIVADA
Fora todo o investimento e infraestrutura que o poder público tem feito, o prefeito assegurou que nos próximos dois anos a cidade experimentará “um boom” de investidores privados que acreditam no potencial de Alto Paraná.
 “Creio que nos próximos dois anos serão investidos no município de R$ 30 a 35 milhões por empresários de fora que acreditam no potencial desta cidade e querem gerar emprego aqui. Existe a possibilidade de construção de um prédio de 12 andares e 1 Hotel na entrada principal da cidade. A valorização imobiliária é visível. Hoje, o preço do terreno em Alto Paraná triplicou de valor em relação há dois anos atrás, mostrando que realmente o povo acredita no potencial do município. Outro fator que contribui a nosso favor, é que não se encontram comércios a venda, falidos ou fechados, todas as portas estão abertas, mostrando que as pessoas querem trabalhar e quem trabalha decentemente e paga seus impostos, não vai à falência, pois consegue viver e pagar suas contas com dignidade, por isso, tenho orgulho de comemorar junto com esse povo ordeiro e trabalhador 58 anos de progresso, porém comemoro com muita responsabilidade, pois está em minhas mãos um futuro cada vez melhor para essa cidade que amo e me dedico de coração, fazendo uma administração exemplar para Alto Paraná. Nossa cidade está no caminho do progresso e nós não vamos parar, trabalhamos em prol da população, realizado o melhor pelo povo”, concluiu o prefeito dr. Cláudio Golemba.
José Antônio Costa

::: PRIMEIRA LEITURA - REFÚGIO E PROTEÇÃO

Eu, porém, cantarei a Tua força; pela manhã louvarei com alegria
a Tua misericórdia, pois Tu me tens sido alto refúgio e proteção no dia
da minha angústia. Sal. 59:16.

Muitas vezes Davi viu a sua vida ameaçada. Muitas vezes viveu circunstâncias nas quais sentia que tinha chegado ao fim. Do ponto de vista humano, não havia solução. Esta era uma dessas circunstâncias.
A noite estava escura. Do lado de fora, os guardas, como cães raivosos, vigiavam atentamente a casa de Davi. A ordem de Saul era: “Não o deixem fugir. Amanhã, eu mesmo o executarei” (I Sam. 19:11).“Então, Mical desceu Davi por uma janela; e ele se foi, fugiu.” I Sam. 19:12. Você pode imaginar a ira de Saul, ao descobrir que a presa havia fugido?
Lendo a história, como é narrada, você chegaria à conclusão de que a fuga do salmista foi o resultado da esperteza de sua esposa, Mical. Assim são os seres humanos. Tão logo saímos de uma circunstância difícil, pensamos: “Que sorte eu tive.” “Ainda bem.” “Foi por pouco.” Instintivamente, damos o crédito do livramento às pessoas, circunstâncias ou coisas.
Davi fez diferente. Ele disse: “Cantarei a Tua força.” Ele está se referindo à força divina. Aquele amanhecer poderia ter sido o mais trágico de sua existência. Quando a luz do novo dia despontasse no horizonte, ele poderia estar morto. No entanto, estava vivo e longe da fúria dos seus inimigos. Por isso, acrescentou: “Pela manhã louvarei com alegria a Tua misericórdia.” Sal. 59:16.
Cada amanhecer é um presente da misericórdia divina. A noite pode ter sido escura e tenebrosa, cheia de perigos e violência. Mas o sol sempre sai, trazendo alegria, esperança e a perspectiva de uma nova oportunidade.
“Tu me tens sido alto refúgio”, agradece o salmista. Sua experiência é pessoal. O sol de um novo dia pode sair para o mundo. Mas a pergunta é: saiu para você? É Deus seu refúgio, sua fortaleza, no dia de sua angústia?
Só um Deus pessoal pode resolver o drama que você vive e que ninguém compreende. Isso é sair do convencionalismo, da rotina e da monotonia e entrar na dimensão da intimidade com o seu Deus.
Seu casamento está aparentemente condenado ao colapso? Está tudo obscuro à sua volta? Cante hoje como Davi: “Eu, porém, cantarei a Tua força; pela manhã louvarei com alegria a Tua misericórdia, pois Tu me tens sido alto refúgio e proteção no dia da minha angústia.”

Pr. Alejandro Bullón

terça-feira, 24 de abril de 2012

::: INTERCÂMBIO - Programa de ensino vai levar 20 mil estudantes ao exterior ainda neste ano

Anúncio foi feito pela presidente Dilma Rousseff. Inscrições terminam na próxima segunda-feira

A presidente Dilma Rousseff disse ontem que o programa Ciência sem Fronteiras deve levar, ainda neste ano, 20 mil estudantes ao exterior para cursos de graduação, doutorado e pós-doutorado.
O programa está com inscrições abertas até a próxima segunda-feira, com bolsas de estudo em países como Canadá, Bélgica, Portugal e Espanha. A meta do governo é selecionar 101 mil estudantes até 2014.
Os cursos escolhidos devem ser nas áreas de Ciências Exatas, Ciências Médicas, Ciência da Computação e Engenharia.
“Quando esses estudantes voltarem, vão trazer conhecimento para aplicar aqui no Brasil e vão ajudar a nossa indústria e o governo a fazer tecnologias novas e a provocar processos de inovação dentro das empresas”, disse.

::: LOANDA - Torcedor do Palmeiras, prefeito pinta cidade de verde, mas nega relação

Nas rodas de conversa, moradores dizem que a invasão da cor se deve à paixão do torcedor ilustre pelo clube paulista


A cidade de Loanda, a 86 quilômetros de Paranavaí, está tingida de verde. Os prédios dos órgãos públicos, o parque de exposições, os hospitais e até o cemitério: tudo está pintado com a mesma cor. No interior da prefeitura, as cadeiras, as lixeiras e os pertences espalhados pela mesa do prefeito também são esverdeados.
A situação inusitada tomou conta das rodas de conversa nas ruas da cidade. Alguns moradores garantem que a invasão do verde, que chegou recentemente, deve-se à paixão do prefeito da cidade, Álvaro de Freitas Neto, pelo time que torce, o Palmeiras.

“Eu sou palmeirense e meu prefeito é palmeirense. Acho que é por isso, né?”, sugere uma moradora, em entrevista concedida à RPC TV. Outro morador brinca com a situação. “Não gosto de verde porque sou corintiano”, diz, aos risos.

Também em entrevista à RPC TV, o prefeito afirma que, apesar de torcer para o time, a predominância do verde em Loanda não tem relação com a paixão pelo time. "A bandeira do Paraná é verde, a do Brasil é verde e a de Loanda também é verde. Não fui eu que inventei isso", desvencilha-se.

Erick Gimenes - Gazeta Maringá

::: CRIME DE ENCOMENDA - Jornalista é vítima de crime de encomenda em São Luís

Blogueiro Décio Sá foi assassinado com três tiros na noite desta segunda-feira, na avenida Litorânea, em São Luís


O jornalista e blogueiro maranhense Décio Sá foi executado com três tiros na avenida Litorânea, em São Luís, no final da noite desta segunda-feira. Segundo o secretário de segurança do Maranhão, Aluísio Mendes, o jornalista foi vítima de um crime de encomenda.
Segundo informações de testemunhas, ele ia para um restaurante para encontrar com uma fonte quando dois homens em uma moto chegaram e dispararam três tiros na cabeça do jornalista. “Estamos colhendo todas as informações, agora é um trabalho de perícia e de investigação. Foi um crime ousado. Eles estavam com a ‘cara limpa’, sem proteção”, afirmou Mendes, à rádio Mirante AM de São Luís. “Realmente é um crime que demanda uma investigação diferenciada, foi um crime encomendado. Nós iremos a fundo à investigação”, complementou.
Décio Sá tinha o blog mais acessado do Maranhão e era repórter de política do jornal O Estado do Maranhão, veículo de comunicação da família Sarney. O blog do Décio registrava aproximadamente 2,7 milhões de acessos únicos por ano e quase diariamente fazia denúncias contra gestores ou funcionários públicos. A princípio, a Polícia Civil acredita que o crime foi encomendado justamente por alguém que foi alvo de uma de suas denúncias.

 
Wilson Lima, iG Brasília |


::: PESQUISA - Brasileiro "esquece" na gaveta 27% das moedas em circulação


De todas as moedas cunhadas no Brasil desde 1994 (início do Plano Real), 27%, ou R$ 508,3 milhões, estão fora de circulação, perdidas em gavetas e fundos de armários ou esquecidas em cofrinhos, diz o Banco Central.

Caso o país optasse por repor esses 5,134 bilhões de moedas, o custo seria de R$ 1,1 bilhão, já que a produção da maioria delas custa mais que o valor de face.

"É importante que as pessoas façam circular essas moedas", diz Altamir Lopes, diretor de Administração do BC. "Guardar dinheiro em cofrinho é importantíssimo para a educação financeira, mas os pais devem levar os filhos para depositar esse dinheiro no banco, para que o poder de compra seja preservado".

Ao ano, essa "taxa de entesouramento", como o BC define o percentual de moedas fora da economia, é de 5% em média, número comparável ao de países como EUA e México.

Uma das moedas do México, que leva prata em sua composição, é uma das mais "entesouradas" do mundo, aponta Lopes: 19% de todas que são produzidas no país saem de circulação por ano.

O levantamento mostrou também que 30% das cédulas de real de menor valor (de R$ 2 e R$ 5) deveriam ser tiradas de circulação, por desgaste ou por estarem desenhadas ou mesmo rasgadas.

"Leve a nota desgastada à rede bancária para que os bancos possam promover o recolhimento ao BC para serem substituídas", diz Lopes.

::: PRIMEIRA LEITURA - DE QUEM SERÁ A TERRA?

Porque os retos habitarão a Terra, e os íntegros permanecerão nela. Prov. 2:21.

O sonho de Israel era herdar a “terra”. Para eles, a “terra” era Canaã, aonde Deus tinha prometido levar Abraão e sua descendência. Mas quando Salomão escreveu este provérbio, os filhos de Israel já habitavam na terra. Jerusalém era a capital. Portanto, a promessa de hoje está se referindo a outra “terra”, e não simplesmente a este planeta. Aqui se fala de um mundo melhor, onde o pecado não trouxe os flagelos da dor e da tristeza.
Neste mundo há lágrimas, tragédias e morte. A sabedoria que Deus oferece aos Seus filhos não é um antídoto contra essas coisas, e sim a habilidade de lidar com elas e sair vitoriosos. Jesus mesmo disse: “No mundo, passais por aflições.” João 16:33.
Embora os que seguem os conselhos divinos tenham a habilidade de administrar os problemas desta vida, o plano final de Deus é levá-los a um mundo melhor. “Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram”, relata João, “... e lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.” Apoc. 21:1 e 4.
No conselho de hoje, Salomão apresenta a integridade como resultado de uma vida sábia e como requisito para experimentar, ainda nesta vida, parte das bênçãos prometidas por Deus.
Integridade vem da palavra inteiro. O todo sem uma parte não é íntegro. Não é possível para o ser humano ser feliz dividindo-se diante das circunstâncias da vida. Dividir-se é ausência de compromisso e gera desintegração.
Querer andar por dois caminhos ao mesmo tempo é tolice. A ambigüidade destrói. A falta de integridade mata. Mata os sonhos, os valores e os princípios. E sem princípios não existe vida. São eles que sustentam a existência. Imagine, por exemplo, o caos se não existisse o princípio da gravitação.
A pergunta hoje é: Sou coerente? Existe harmonia entre as minhas palavras e os meus atos? Há integridade em meu proceder? Estou indo para uma terra melhor ou estou tentado a ir, ficando? Isto é fundamental “porque os retos habitarão a Terra, e os íntegros permanecerão nela”. Prov. 2:21.

Pr. Alejandro Bullón

segunda-feira, 23 de abril de 2012

::: CONSUMIDOR - Quando os juros são abusivos?


Não há um valor exato, mas a Justiça tem entendido como abusivas as taxas que destoam da média cobrada pelo mercado

Quem toma um empréstimo bancário ou financia um bem sabe que vai pagar taxas altas de juros. Mas em que momento elas podem ser consideradas abusivas? Especialistas alertam que não há um valor fixado como referência nos tribunais brasileiros e não há um entendimento comum entre os juízes. Entretanto, o que os advogados ponderam é que em casos nos quais os juros cobrados destoam da média de mercado é possível negociar uma revisão, seja via Procon, Juizados Especiais Cíveis ou Justiça Comum (veja ao abaixo como recorrer a cada um).
Modalidades
Valor do contrato define onde ação é instaurada
Além do Procon, onde o consumidor pode tentar buscar resolver o problema administrativamente, quem se sentir lesado por juros abusivos pode recorrer Juizados Especiais Cíveis ou à Justiça Comum. A diferença em se optar entre um ou outro é principalmente o valor do contrato e as custas do processo.
Se o valor do contrato for de até 20 salários mínimos (R$ 12.440) é possível pedir a revisão do contrato no Juizado Especial Civil, sem a necessidade de um advogado. Caso o valor financiado esteja entre 20 e 40 salários mínimos (até R$ 24.880), ainda é possível acionar o Juizado Especial Civil, mas é preciso a presença de um advogado. Se o contrato for maior do que esse valor, o pedido de revisão deve ser feito na Justiça Comum, com a presença de um advogado e com o pagamento das custas do processo, que variam de acordo com o valor do contrato.
O advogado Gustavo Villatore, do Escritório Katzwinkel e Advogados Associados, lembra que o processo requer uma análise técnica e um recálculo financeiro para que o juiz defina a nova taxa a ser cobrada. “Não há limites de juros, por isso é muito complicado dizer o que é abusivo ou não, porque é uma relação de mercado. Entretanto, quando se extrapola os parâmetros de mercado, essa taxa pode ser considerada abusiva e pode ser revisada”, destaca.
Taxas médias
Saiba como ver as taxas médias de juros cobradas pelos bancos brasileiros

Histórico
O Banco Central reúne as taxas médias de juros em uma série histórica de diversas modalidades de concessões financeiras. Por exemplo, o relatório de fevereiro do BC mostra que a taxa média dos juros pré-fixados para o cheque especial era 182,83% ao ano (9,05% ao mês), para o crédito pessoal era de 50,6% ao ano (3,47% ao mês) e para a aquisição de veículos era de 26,99% ao ano (2,01% ao mês). Caso os juros cobrados estejam muito maiores do que essas médias é possível pedir a revisão.

O caminho
Uma pessoa que não lida com índices de instituições bancárias diariamente pode fazer uma pesquisa de quais são as taxas médias cobradas pelos bancos. Veja o caminho: entre no site do Banco Central (www.bcb.gov.br); no lado esquerdo superior, clique em Perfil “Cidadão”; na próxima tela, clique em “Bancos”; em seguida, clique em “Taxas de operações de crédito”; depois, clique em “Dados consolidados (mensal)”

Arquivo
Na tela que se abre, é explicado que as taxas de juros representam a média do mercado e são calculadas a partir das taxas diárias das instituições financeiras, ponderadas por suas respectivas concessões em cada data. Para abrir o arquivo, clique em “Para obter a planilha mais recente clique aqui”.
Até 2003 havia um número que permeava os debates na Justiça, baseado no conteúdo do artigo 192 da Constituição Federal: instituições financeiras não poderiam cobrar mais de 12% de juros ao ano. Entretanto, essa regra não vale mais, depois da nova redação dada pela Emenda Constitucional número 40. Agora, não há limitações para o sistema bancário na cobrança de juros.
Sem um padrão, ficou mais subjetivo um entendimento sobre a abusividade dos juros. As decisões no Supremo Tribunal de Justiça (STJ) apontam por considerar abusiva a taxa de juros remuneratórios que superar a taxa média de mercado praticada na época da assinatura do contrato.

Perícia
Em 2008, por exemplo, uma decisão do STJ reduziu a taxa de juros do contrato de um consumidor de 249,85% anuais para 70,55% ao ano. No TJ-PR há casos favoráveis e desfavoráveis aos clientes dos bancos e, segundo os advogados da área, o êxito depende da perícia que é feita sobre o contrato.
Outro aspecto importante que os especialistas lembram é que a recente redução de juros por parte de bancos públicos e privados não deve servir como argumento jurídico no processo, por se tratar apenas de uma questão de mercado.
Para o advogado especialista em direito empresarial e bancário do escritório Bianchini Advogados, Rafael Buzzo Matos, o consumidor pode recorrer à Justiça mesmo depois de ter o contrato encerrado. “Não há um porcentual legal e cada tribunal tem tido seu entendimento. Se o banco está cobrando taxas muito acima da média de mercado e prejudicando o equilíbrio das relações de consumo, é possível pedir a revisão, mesmo quando o contrato já acabou”, explica.
Uma das principais queixas no Procon-PR está relacionada aos bancos. No ano passado foram registrados 30 mil atendimentos no órgão sobre assuntos financeiros, o terceiro tema em reclamações de 2011.
Entre os pedidos dos consumidores está a renegociação das parcelas, em caso de dificuldades de pagamento. “Quando eles não conseguem pagar as parcelas, por causa do seu alto valor, eles procuram o órgão, para fazer o reparcelamento. O Procon não entra no mérito da abusividade”, pondera Claudia Silvano, coordenadora do Procon-PR.

Projeto de lei quer dar mais poder aos juízes
Para tentar dar mais poder aos juízes para anular cláusulas abusivas de um contrato, a Comissão de Defesa do Consumidor aprovou o Projeto de Lei 1807/11, de autoria do deputado Francisco Araújo (PSD-RR). Até 2009, o juiz poderia considerar nula uma cláusula que desfavorecia o consumidor. Naquele ano, porém, o STJ editou uma súmula que estabelece que o juiz só pode determinar a nulidade nos contratos bancários com base em ação de consumidor. O projeto de lei garante ao juíz o poder de anular uma cláusula abusiva sem necessidade de ação do consumidor. Para o deputado, a súmula de 2009 instaurou uma “desigualdade de forças” entre consumidores e os bancos. “Se o juiz ver uma abusividade no contrato e o cidadão não ter solicitado a revisão daquela cláusula, ele não pode fazer nada”, diz. O projeto já foi aprovado na Comissão de Segurança Pública e segue para a Comissão de Constituição de Justiça.

João Pedro Schonarth - Gazeta do Povo

::: NATALIDADE - Cresce o número de partos de prematuros no Brasil

Bebês com baixo peso e altos custos com internamento estão entre os efeitos da taxa crescente de crianças nascidas antes da hora no Brasil

Enquanto a taxa de natalidade cai ano a ano, a proporção de bebês nascidos antes da hora só aumenta no Brasil. De 2001 a 2010, o número absoluto de nascimentos teve queda de 8,2%, passando de 3,1 milhões para 2,8 milhões. No mesmo período, o porcentual de prematuros foi de 6,3% para 7,1% do total – o equivalente a quase 205 mil bebês em 2010, na sua maioria com baixo peso e outras complicações. Além dos problemas de saúde que obrigam as crianças a ficar meses internadas, as famílias enfrentam o desgaste emocional e os altos custos dos tratamentos.
O Ministério da Saúde não tem dados de quanto custa tratar um bebê prematuro, mas informa que paga ao menos R$ 478,72 por uma diária em UTI. Esse valor pode ser multiplicado por quase dez se forem computados outros gastos, como medicamentos e alimentação especial. Segundo maternidades de Curitiba, uma diária pode chegar a R$ 4 mil, dependendo do grau de comprometimento do recém-nascido.

Arquivo pessoal
Arquivo pessoal / Luciano e Adriana, com os trigêmeos Carolina, Laura e Léo
Luciano e Adriana, com os trigêmeos Carolina, Laura e Léo

Mãe de Rondônia soma cinco meses de vaivém hospitalar
Angélica Favretto

Desde o dia 19 de novembro, a UTI Neonatal do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, se tornou a segunda casa da agente de viagens Eliana Gosman de Paula, 32 anos. Foi neste dia que nasceu a filha Rita Vitória, com 720 gramas e 33 centímetros.
Eliana já perdeu três bebês, todos aos seis meses de gestação. Desta vez, quando chegou ao mesmo período de gravidez, veio de Rondônia, onde mora, para Curitiba, em busca de um melhor atendimento médico-hospitalar. O parto ocorreu dois dias depois de chegar à cidade.
Como o bebê nasceu muito pequeno, foi para a UTI. Nos primeiros meses, Eliana ficou hospedada na casa de primos em Araucária. A criança desenvolveu infecções e precisou fazer uma traqueostomia, o que prolongou sua permanência no hospital. Para ficar mais perto da filha, a mãe foi para a casa de uma amiga, que vive próximo ao hospital, e depois para uma hospedaria ao lado do Nossa Senhora das Graças.
As despesas médicas de Rita têm a cobertura do plano de saúde, mas os gastos com comida e hospedagem da mãe são custeados por amigos. A estadia, por exemplo, é paga por uma fisioterapeuta do hospital. O pai de Rita, Jonas, veio conhecer a filha também graças à solidariedade: pais de outras crianças internadas na UTI fizeram uma ação entre amigos e o trouxeram para passar dez dias com a família. A esperança agora é que antes de junho Rita, hoje com cinco meses e quase três quilos, possa enfim ir para casa.
Três filhos, só com planilha
Andréa Morais

O médico Lidio Jair Ribas Centa, especialista em reprodução humana, criou em 1977, em Curitiba, um dos primeiros bancos de criopreservação de sêmen do país. Já atendeu mi­lhares de casais com gestações múltiplas. “Tive um casal que ganhou quadrigêmeos. Pedi para trazerem os bebês, mas não teve jeito, pois não cabia todo mundo no carro.”
As complicações só não são maiores, porque, em geral, casais que buscam a reprodução assistida apresentam boas condições financeiras. É o caso de Luciano Hugo Praum e sua mulher Adriana, pais dos trigêmeos Carolina, Laura e Léo, com 2 anos. Os bebês nasceram prematuros, mas os pais consideram que as dificuldades foram menores que as esperadas. “Tivemos uma boa assistência e quando fomos para casa passamos a ter a ajuda de uma enfermeira e dos avós”, relata Luciano. Hoje o casal se considera “escolado”: tem uma planilha em que anota a rotina diária de cada uma das crianças. “Se não for assim, é nessa hora que o casamento acaba”, brinca Luciano, que é médico.
Opinião
“Lá dentro éramos todas iguais”
Daliane Nogueira, repórter, mãe da Dora, 2,5 meses.

São os pequenos que nos ensinam o ofício da maternidade. Quando essa experiência ocorre prematuramente, o aprendizado precisa ser ainda mais rápido.
A notícia de que a ‘placenta havia amadurecido rapidamente’, de um pré-natal para outro, veio como uma punhalada. Nem houve tempo para me refazer. Um dia depois do diagnóstico eu estava internada. Na tarde seguinte, Dora nasceu (10 de fevereiro), com 1,445 quilo e 37,5 centímetros, na 33ª semana de gestação.
Lembro-me do meu marido perguntando para a obstetra, segundos antes do parto, se nossa filha choraria, como todas as crianças. E ela respondeu: “Talvez, pai.” Dependia do amadurecimento do pulmão, acelerado pelas doses de corticoide aplicadas na véspera. Dora chorou, mostrando-se pronta para enfrentar o que se seguiria.
Foram 42 dias de hospital, 37 deles na UTI neopediátrica. Os primeiros dias foram os mais complicados. O bebê perdeu 110 gramas em cinco dias e havia risco de infecções. Foi difícil administrar o desespero e o cansaço do vaivém para o hospital, para visitá-la nos três horários permitidos. Esperei longos 11 dias para pegá-la no colo e 23 para começar a estimular a amamentação.
O drama de ver minha filha tão pequena e indefesa me trouxe a primeira lição da maternidade: paciência. As evoluções dos prematuros são lentas. Cada mililitro a mais de leite consumido ou cinco gramas a mais na balança devem ser comemorados.
Nos outros 13 leitos da UTI havia relatos dos mais diversos. Assim como eu, algumas mães foram surpreendidas com a prematuridade.
Lá dentro éramos todas iguais. Nos dias em que a tristeza batia, sempre havia uma palavra amiga de pessoas que estavam na sala de espera da UTI havia muito mais tempo.
O dia 17 de março ficou marcado como o segundo nascimento: estávamos indo para o quarto da pediatria. Minha filha estava com 1,870 quilo, e eu pude, enfim, passar uma noite cuidando dela. Foram mais cinco dias (ou 95 gramas) para, enfim, levá-la para casa. Poderia terminar dizendo que Dora está ótima, beirando os três quilos e dengosa por um colo, mas prefiro citar as “mães da UTI”, muitas ainda na luta diária, sem direito a fraquejar. Pela natural corrente de apoio criada nos corredores do hospital, a elas eu agradeço.
De acordo com o Ministério da Saúde, não existem no Brasil estudos que determinem as causas para o crescimento da prematuridade. Mas fatores como a preferência pela cesariana, o crescimento das gestações múltiplas e o adiamento da maternidade estão entre as possíveis explicações.
O Brasil tem uma das maiores taxas de cesáreas do mundo. 45% dos partos são cirúrgicos, enquanto a Organização Mundial da Saúde estabelece o limite de 15%. O quadro piora quando se considera gestantes com melhores condições financeiras: entre as que têm plano de saúde, a proporção de cesarianas sobe para 90%. “Quando é programada com semanas de antecedência, a cesariana pode aumentar a chance de nascimento prematuro. Há casos de indicação médica para esse tipo de procedimento, mas nos demais o ideal é o parto normal, que desencadeia uma série de alterações hormonais necessárias à preparação da criança para o parto”, explica o médico Nelson Arns, doutor em Saúde Pública.

Gestações múltiplas
O porcentual de gestações múltiplas cresceu 17% no país em sete anos (leia mais na página ao lado). Segundo a Pes­­­­­quisa Registro Civil 2010, do IBGE, a proporção de brasilei­ros nascidos nesse tipo de parto passou de 1,59% para 1,86% do total entre 2003 e 2010, o que significa que apenas em 2010 nasceram cerca de 50 mil gêmeos, trigêmeos e quadrigêmeos (3 mil no Paraná).
A ginecologista Francieli Maria Vigo, pós-graduanda em Reprodução pela Universidade Federal de São Paulo, diz que as chances de parto prematuro são três ou quatro vezes maiores em gestações múltiplas. “Depende do número de fetos e das condições de saúde da mãe. Quanto mais bebês e quanto mais delicado o quadro da mãe, maiores as chances de parto prematuro.”
Nelson Arns, coordenador nacional da Pastoral da Criança, destaca também a idade materna como outro fator importante. “Um estudo feito na Dinamarca comprovou que o risco de parto prematuro é maior entre mães muito jovens e entre as que optam por ter filho mais tarde.”
Para ele, no caso das mães mais jovens pesa o fator econômico. “Geralmente meninas pobres têm filhos antes da hora. Elas não têm acesso ao pré-natal de qualidade e não previnem ou tratam doenças, como a infecção urinária, que antecipam o nascimento do bebê.” Com relação às mães mais maduras, ele acha que elas precisariam ser devidamente informadas que estão mais sujeitas ao parto prematuro e a todas as consequências dessa escolha.
Nelson Arns alerta ainda para o fato de muitas mulheres deixarem de fazer exames de sangue durante a gestação, mas não abrirem mão da ecografia. “No Brasil se faz mais ecografia do que exame de sangue. Esse comportamento precisa mudar, pois a primeira serve apenas para satisfazer uma curiosidade sobre o sexo do bebê, enquanto os exames de sangue podem identificar e ajudar no tratamento de várias doenças.”

Boom de gestação de gêmeos pode ser freado no país
A preocupação com o avanço das gestações múltiplas é mundial. E como há a associação direta entre o maior número de partos gemelares e as técnicas de reprodução assistida, alguns países estabeleceram regras rígidas para os processos de fertilização in vitro.
É o caso da Finlândia, que só faz o implante de um embrião por procedimento. Lá os tratamentos são patrocinados pelo governo, que prefere pagar os custos de várias tentativas para uma mulher engravidar do que arcar com os efeitos indesejados de gestações múltiplas, especialmente o nascimento de prematuros.
“No Brasil não temos mais do que cinco centros públicos de reprodução assistida. Eles não respondem nem por 5% dos procedimentos realizados todos os anos, que giram na casa dos 50 ou 60 mil. E como os custos são altos – uma fertilização in vitro pode chegar a R$ 18 mil –, os casais buscam maiores chances de sucesso e optam pela implantação de mais de um embrião”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida, Adelino Amaral.
Mas aqui as regras também estão se tornando mais rígidas e há a expectativa de que nos próximos anos o país reverta a tendência de elevação das gestações múltiplas, como reflexo da resolução 1.957/2010, do Conselho Federal de Medicina (CFM). Ela limita o número de embriões implantados por procedimento: dois para mulheres com menos de 35 anos; três, para quem tem até 40 anos; e no máximo quatro para quem é mais velha. Antes da mudança, mulheres com qualquer idade podiam receber até quatro embriões.

Múltiplos
Os números do IBGE mostram que o crescimento nas gestações múltiplas se concentra nos casos de gêmeos. Mas, mesmo sendo possível para mulheres de qualquer idade implantar ao menos dois embriões, o médico Renato Fraietta, coordenador do Centro de Reprodução Assistida da Universidade Federal de São Paulo, diz que a resolução do CFM vai impactar nas gestações de gêmeos. “Quando implantamos quatro embriões, dificilmente todos se desenvolvem. Agora, com dois embriões, ainda teremos gêmeos, mas será mais comum o desenvolvimento de apenas um bebê.”
Já há relatos de queda nos casos de gestações gemelares, pois, antes mesmo da resolução do CFM, os médicos sentiram a necessidade de reduzir o número de embriões implantados. “O médico tem conhecimento de todas as complicações dos partos múltiplos e o dever de orientar o casal. É bonito ver dois, três ou até quatro bebês juntos, mas há muitas implicações que precisam ser consideradas”, diz o obstetra Hélcio Bertozzi Soares, da Câmara Técnica de Reprodução Assistida do Conselho Regional de Medicina.

Gazeta do Povo

::: PRIMEIRA LEITURA - GENEROSIDADE DIVINA

Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o Senhor
tem sido generoso para contigo. Sal. 116:7.

Este é um dos salmos mais extraordinários da Bíblia. Alguns expositores acreditam que é tão grandioso quanto o Salmo 23. É um hino de gratidão a Deus por causa de Suas obras maravilhosas de libertação.
No início do salmo, há um momento em que o salmista parece não ter forças para resistir às provações. “Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; caí em tribulação e tristeza”, lamenta-se no verso 3. Mas se você continuar lendo, verá que em meio ao desespero o salmista clama a Deus. E o Pai ouve o clamor do filho sincero.
No verso de hoje, o salmista encontra-se de novo frente ao perigo. Mas dessa vez não cai em desespero. Sabe, por experiência, o que Deus é capaz de fazer, e fala para si mesmo: “Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o Senhor tem sido generoso para contigo.”
A palavra generosidade é a chave. Tem que ver com misericórdia. Relaciona-se com um amor sem medida. É desse modo que Deus ama você. A proteção divina na hora da angústia não é um direito conquistado. Nada fizemos para merecer. Mas Deus, por Sua generosidade, estende a mão em nossa direção.
Deus prometeu cuidar de você nas horas mais difíceis. Ele sempre cumpre Suas promessas. Portanto, qual é o motivo para viver ansioso? Se Ele fez maravilhas no passado, por que não pode fazê-las hoje?
“Volta, minha alma, ao teu sossego.” Veja como o autor se dirige a si mesmo. Volta. Retorna. Há algo de errado com esta pessoa. Voou como pomba para longe do ninho, fugiu procurando socorro. As pessoas ansiosas sempre são pessoas fujonas. Fogem de Deus e da realidade. Criam fantasmas imaginários, desesperam-se, entram em pânico e cometem tolices.
Voltar ao sossego é voltar ao ninho. O ninho são os braços do Pai que estão sempre esperando. Sei que o drama que você está vivendo é grande. Mas em Cristo você terá a capacidade de enxergar a dimensão verdadeira do drama que vive e, a partir daí, achar a saída.
Portanto, não se desespere. Este pode ser o grande dia da virada. Com cristo, todo dia é um dia de vitória. Por isso: “Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o Senhor tem sido generoso para contigo.”

Pr. Alejandro Bullón