Na noite de segunda-feira, 17 de outubro, aconteceu no auditório Benedito Silveira da Acine – Associação Comercial e Industrial de Nova Esperança o lançamento do Fórum permanente de lideranças para o desenvolvimento local.
Na ocasião foram apresentados os indicadores econômicos e sociais do município, assim como a proposta de trabalho para a promoção do desenvolvimento local melhorando os indicadores e trazendo o desenvolvimento para o município, fortalecimento para o comércio e principalmente reconhecimento e sustentabilidade.
De acordo com o presidente da Acine, Cacinor, e vice-presidente da Faciap para empreendedorismo, Jean Flávio Zanchetti, “hoje começamos a realizar um sonho. A ideia da Associação Comercial de Nova Esperança é formar um grupo que apóie o crescimento local, que desenvolva a nossa cidade, no entanto cada um precisa fazer sua parte. No ano passado ganhamos um software de gestão que unifica o cadastro de famílias atendidas em Nova Esperança, falta pouco para esse sistema estar unificado e interligado, hoje se tem internet em todo lugar. Falta conversa das entidades entre si, de cada uma passar seu cadastro, de cada um entender que depende da outra e que temos que nos unir para nos tornarmos mais fortes e assim termos um sistema único de famílias atendidas em Nova Esperança, desta forma direcionaremos recursos para famílias que realmente precisam. Porque é comum famílias que já ganharam em outros locais, se aproveitarem e viverem só de assistencialismo. Isso é só um exemplo que demonstra que nós temos muito o que fazer na área social, empresarial e irá facilitar de certa forma o trabalho do poder executivo, pois haverá uma união de forças em prol do bem comum. Por isso a criação do Fórum. Essa união de forças que fará de Nova Esperança uma cidade melhor”, salientou Zanchetti.
Representando o poder executivo, o vice-prefeito Junior Moser, frisou “esse Fórum é de grande importância para o município, digo isso não só como prefeito mas como empresário, e cidadão. É comum a cidade possuir ações que tenham como objetivo o bem comum. Parabéns a Acine, parabéns aos idealizadores do fórum que acreditaram nesta ideia e estão prontos a desenvolver e desempenhar todo o trabalho em prol de uma Nova Esperança melhor, representando a prefeita, como poder executivo, nos colocamos à disposição da Acine e de todo comércio, para uma sociedade melhor e mais justa, com cidadãos participativos ”, destacou Junior Moser.
Em seguida, foi ministrada a palestra com o tema: “Como promover o desenvolvimento local e fixar a renda” com o especialista em gestão empresarial, ambiental e desenvolvimento sustentável Flávio Toledo, que é coordenador do Nurse – Núcleo de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Empresarial da Faciap - Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná.
Toledo frisou que “a competitividade local é dinâmica e seletiva, e tanto pode expressar a abertura de brechas nos mercados internacionais quanto a disputa por espaços nos mercados locais, no entorno imediato e regional, nos segmentos de maior capacidade e vantagem locacional. Não só para exportar e se integrar mundialmente, mas para vender localmente a preços inferiores aos dos produtos externos e de forma seletiva e diferenciada, além de atrair investimentos e capitais, é necessário construir as vantagens competitivas locais e municipais, com base nas potencialidades em infraestrutura econômica, logística, recursos humanos – especialmente educação e capacitação profissional e desenvolvimento tecnológico”, analisou.
Logo após foi a vez do palestrante Eduardo Almeida, que é autor de livros e profissional de marketing. Almeida falou das maneiras de como implantar o desenvolvimento local “as vantagens competitivas são criadas e construídas com investimentos e aproveitamento das potencialidades e diversidades de cada localidade, os atores sociais têm uma responsabilidade fundamental para a promoção do desenvolvimento local. E, como expressão da vontade dominante entre os atores sociais, o setor público deve aumentar sua importância no desenvolvimento local, ao contrário das proposições em favor da retirada do Estado da área econômica”, enfatizou Almeida.
Ao final do encontro os presentes se comprometeram com a implantação do Fórum Permanente de Desenvolvimento Local, e com as etapas de implementação dos projetos de fortalecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...