Termo de compromisso, entre o Sebrae/PR, ACINE e Prefeitura, garante a instalação da estrutura no município; objetivo é oferecer mais atendimentos e soluções para a comunidade empresarial
Assinatura do termo de compromisso entre o consultor do Sebrae/PR, Gustavo Ishikawa; o presidente da ACINE, Jean Flávio Zanchetti; e a prefeita de Nova Esperança, Maria Angela Silveira Benatti |
A instalação do Ponto de Atendimento ao Empreendedor em Nova Esperança, no noroeste do Paraná, está confirmada graças à assinatura de um termo de compromisso, no final de setembro, entre representantes do Sebrae/PR, Associação Comercial e Empresarial de Nova Esperança (ACINE) e Prefeitura. A inauguração do espaço deve acontecer em novembro.
O consultor do Sebrae/PR, Gustavo Ishikawa, explica que a estrutura será instalada na sede da ACINE, de acordo com um novo modelo de pontos de atendimento, idealizado pelo Sebrae/PR. “O objetivo é estimular a dinâmica empresarial e o desenvolvimento do município, ao ampliar o número de soluções e ações do Sebrae/PR”, afirma Gustavo Ishikawa, ao informar que o espaço já passa por reformas, para melhor atender.
“A nova estrutura deve ser vista como uma conquista. Em vez de buscar atendimentos em outras cidades, empresários e empreendedores passarão a ter acesso aos serviços do Sebrae/PR em seu próprio município. Serão oferecidas orientação, consultorias, palestras, entre outros, facilitando o preparo dos gestores”, destaca Gustavo Ishikawa.
A prefeita de Nova Esperança, Maria Angela Silveira Benatti, conhecida como Maly Benatti, afirma que a Prefeitura dará apoio ao Ponto de Atendimento porque, segundo ela, o Sebrae/PR é uma entidade de extrema importância para a comunidade empresarial. “A entidade ajuda no desenvolvimento de empresas novas ou já consolidadas e, com isso, esperamos a redução da taxa de mortalidade empresarial e o aumento da geração de empregos, renda e impostos para o município”, argumenta.
Maly Benatti acrescenta que, por muito tempo, a economia de Nova Esperança era movida pela agricultura e, agora, a indústria e o comércio têm ganhado força. “Os jovens da cidade não trabalham mais no campo. Agora, eles têm ideias empreendedoras, mas, muitas vezes, não sabem o caminho para obter sucesso no empreendimento. O Sebrae/PR pode auxiliá-los para que as empresas sejam sustentáveis”, afirma a prefeita.
Jean Flávio Zanchetti, presidente da ACINE, ressalta que é muito significativa a parceria entre as instituições. “Sozinhos não seríamos nada, mas unidos podemos viabilizar o atendimento às empresas. A Câmara Municipal também prestou importante contribuição ao aprovar o convênio entre os parceiros”, assinala Jean Zanchetti.
Para a instalação do Ponto de Atendimento, o presidente da ACINE diz que serão disponibilizadas uma sala para atendimento, uma sala para consultoria individualizada, além de toda a estrutura da associação comercial, como sala de treinamento e auditório. “Consideramos o Sebrae/PR essencial nesse projeto, por realizar um trabalho efetivo na melhoria contínua do desempenho de micro e pequenas empresas. Por isso, estamos colocando a nossa estrutura e uma colaboradora à disposição da entidade”, enfatiza.
Micro e pequenas
Micro e pequenas
A força das micro e pequenas empresas no cenário econômico e social dos municípios brasileiros é uma mostra da importância de se investir no aperfeiçoamento do segmento. Para se ter ideia, dados do Sebrae Nacional e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 99% dos empreendimentos do País são micro e pequenas empresas, que geram em média 60% dos empregos formais e 20% do Produto Interno Bruto (PIB).
No Paraná, são cerca de 500 mil micro e pequenas empresas, de acordo com a RAIS 2010. O segmento também ganhou mais força com a entrada em vigor da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, em dezembro de 2006, e da figura jurídica do Empreendedor Individual, em 2009. Hoje, no Estado, existem cerca de 80 mil empreendedores individuais.
Atualmente, dos 116 municípios do noroeste do Paraná, cinco têm Ponto Atendimento ao Empreendedor, incluindo Nova Esperança. Mais informações sobre os serviços que serão prestados no município podem ser obtidas na ACINE, que fica na Rua Vereador José Felipe Elias, 635, Centro, telefone (44) 3252 - 4242.
Assessoria de Imprensa Regional Noroeste: Graziela Castilho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...