Inaugurado em 28 de setembro de 2007, pela prefeita Maly Benatti, o Posto de Bombeiro Comunitário de Nova Esperança vem ao longo dos anos através de uma equipe competente de profissionais qualificados mostrando o que é servir a comunidade colocando muitas vezes em risco a própria vida.
Até então a cidade de Nova Esperança era carente dos primeiros socorros e em caso de incêndios necessitava aguardar a vinda dos bombeiros de Paranavaí e Maringá.
Os números demonstram o quanto os bombeiros comunitários de Nova Esperança trabalham e muitas vezes os cidadãos não percebem. De acordo com dados obtidos no site do Corpo de Bombeiros, em 2011 foram atendidas 590 ocorrências. Só de atendimento de acidente de meio de transporte: automóvel x moto foram 45 atendimentos, num total de 142 atendimentos de acidentes com meio de transporte. Os números continuam aumentando, foram: 125 atendimentos pré-hospitalar; 186 combates à incêndio; 126 prevenção e auxílio e 12 salvamentos.
Em 2012 os bombeiros comunitários de Nova Esperança já atenderam até às 15 horas de terça-feira, 06 de março, 135 ocorrências, sendo essas: 22 de acidentes de meio de transporte, sendo um com vítima fatal e outra com o paciente ainda internado em Maringá. 24 atendimentos pré hospitalar; 53 combates à incêndio; 33 prevenção e auxílio e 03 salvamentos.
A equipe conta com dois veículos, um equipado para combate de incêndio e salvamentos e uma auto ambulância.
Ao analisar os resultados dos trabalhos realizados no período o coordenador subtenente Mariano, parabenizou os profissionais e destacou as atividades desenvolvidas. "Essas são as ações demonstradas em números. Números que comprovam o atendimento à população e garantem mais agilidade no caso de ocorrências. Parabenizo a prefeita por ter tido a sensibilidade de efetivar e dar condições desse serviço no município".
Segundo o subtenente Mariano, a profissão de bombeiro exige muito preparo físico e emocional para enfrentar as mais diversas situações. “Nós trabalhamos constantemente com casos difíceis, atendendo as pessoas quando elas correm perigo ou os seus bens estão sendo destruídos. São momentos de grande pressão psicológica, que envolvem o lado emocional do ser humano e nos quais devemos estar preparados para ajudar. O bombeiro deve ter um ótimo condicionamento físico, equilíbrio emocional para resolver todo tipo de situação e desejo de servir a população salvando vidas, capacidade de trabalhar em equipe, trabalhar sob pressão, de não se abalar quando se depara com pessoas acidentadas e ensangüentadas, de decidir e de cumprir ordens.” concluiu Mariano.
“A profissão de bombeiro exige muito preparo físico e emocional para enfrentar as mais diversas situações”, enfatizou o subtenente Mariano, comandante do Bombeiro Comunitário de Nova Esperança |
Para você, o que significa ser bombeiro comunitário?
“Satisfação de atender a comunidade, o município e toda região, garantindo a preservação da vida e dos bens materiais.” – Marcos Norberto Manini |
“É uma honra estar aqui atendendo a população, fazendo um bom trabalho. O bombeiro comunitário foi uma excelente iniciativa da prefeita e do Governo do Estado” – Domingos Ferreira da Silva. |
José Antonio Costa
Emergência: 3252-8331
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...