Em palestra organizada pela equipe do Programa Saúde da Família (PSF) dos distritos, sobre hipertensão arterial (pressão alta) promovida na tarde de terça-feira, 28, no Salão Paroquial de Barão de Lucena, para um público de aproximadamente 100 pessoas, o médico Dr. Juarez de Oliveira afirmou que a população adulta vem sofrendo constantemente pelos distúrbios da hipertensão, que é uma doença silenciosa cujos seus efeitos já se manifestam na maioria das vezes com gravidade. O palestrante, que é Membro da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) chamou a atenção para diversos fatores que podem agravar ainda mais a doença como por exemplo o tabagismo, álcool, sedentarismo, diabetes, afro-descendência, idade, obesidade, casos especiais como gravidez, crianças com doenças renais, idosos, estresse, alimentação rica em sal e gordura, síndrome do avental branco (pessoas que tem crises de hipertensão diante de um profissional da saúde vestido de branco), sedentarismo entre outros.
Na ocasião, Dr. Juarez fez uma citação interessante, afirmando que na tribo indígena Yanomami, situada na região amazônica, após recente trabalho do Ministério da Saúde, não houve constatação de qualquer caso de hipertensão, pois aquela população se alimenta basicamente de peixes, frutas, legumes e hortaliças, ou seja, uma alimentação totalmente orgânica e sem o abuso do sal e de produtos enlatados.
“A importância do PSF no Brasil, principalmente no interior é algo de destaque, uma vez que graças a este Programa, realizado com eficiência, como é o caso daqui, do PSF de Barão e Ivaitinga, muito bem coordenado pela Enfermeira Flávia Maria Neves Torre, houve uma significativa redução de diversas patologias, inclusive letais, que anteriormente eram muito comuns aqui nos distritos. Reconheço o esforço que a prefeita Maly Benatti, a Secretária da Saúde Isabel Vasconcelos e a Coordenadora Geral do PSF no município, Enfermeira Roseli Gibin têm feito para a melhoria deste Programa, não só aqui nos distritos, mas também nas outra Unidades Básicas de Saúde”, concluiu o Palestrante Dr. Juarez de Oliveira. O médico ainda comentou sobre o uso e abuso de medicações por parte dos hipertensos, muitas vezes desnecessários assim como o abandono dos tratamentos que muitas vezes acontecem. Lembrou ainda que quem é hipertenso deverá fazer dieta rigorosa, exercícios físicos e medicamentos por toda a vida, evitando o enfarto do miocárdio, derrame cerebral dentre outros.
Ao término da palestra, o médico agradeceu aos presentes, visitantes e a toda sua equipe de trabalho pelo incansável esforço que se faz no seu dia-a-dia, procurando assistir com eficiência as pessoas daquelas localidades.
Convidado a fazer o uso da palavra, a Enfermeira Roseli Gibin parabenizou o palestrante pela palestra altamente didática e pelo esforço que o Executivo Municipal e a Secretaria da Saúde vem fazendo para a melhoria da Saúde como um todo no município. Emocionada, Gibin ficou surpresa com o grande número de pessoas presentes na quente tarde de terça-feira, assim como o carinho que a população nutre por estes profissionais de Saúde. “Parabéns ao dr. Juarez e a Enfermeira Flávia pela brilhante condução deste PSF”, finalizou Roseli Gibin.
Convidado a fazer uso da palavra, o vice-prefeito Júnior Moser parabenizou o médico-palestrante Juarez de Oliveira pela importante palestra e informou que o executivo Municipal acaba de contratar mais profissionais da Saúde para ofertar ainda mais qualidade de vida para a população novaesperancense. Moser afirmou ainda que a hipertensão arterial requer cuidados e é um caso de Saúde Pública neste País. “Todos precisam se cuidar, pois a saúde deve ser preventiva sempre para nossa melhor qualidade de vida”, concluiu Moser.
A Enfermeira Flávia agradeceu a todos os presentes pelo prestígio ao evento, destacando também a importância da realização das caminhadas, das dietas alimentares, enfim, de tudo aquilo que se faz em prol da Saúde. Cumprimentou também duas senhores presentes ao evento por se configurarem como símbolos no combate à hipertensão, pois além de tomarem seus medicamentos diariamente, fazem caminhadas 03 vezes por semana há vários anos, mantendo suas pressões normais. Ao término, os presentes aplaudiram mais esta iniciativa do PSF do Barão e Ivaitinga.
Alex Fernandes França
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...