Transitar em alta velocidade, andar na contramão, estacionar fora do espaço destinados às motos são algumas das inúmeras práticas empregadas por motoqueiros. Polícia Militar diz que vai intensificar a fiscalização.
Infelizmente o número de acidentes de trânsito está aumentando significativamente em Nova Esperança.
A falta de responsabilidades dos usuários de automóveis acabam por transformar o trânsito em verdadeira guerra de espaço nas ruas e avenidas.
Todos têm sua parcela de culta, os pedestres que atravessam na faixa sem ao menos olhar para lado, os motoristas de automóveis de grande e pequeno porte que não respeitam a sinalização, os motoqueiros que abusam de sorte cortando caminho pelos corredores formados pelos carros nos semáforos e todos os motoristas que apesar da lei seca ainda dirigem após o consumo de álcool.
O relacionamento entre motocicletas e outros veículos de quatro ou mais rodas nem sempre é pacífico durante os deslocamentos, e nas imobilizações também podem ocorrer alguns conflitos.
A situação conflitante surge porque as motocicletas estacionam em espaços entre outros veículos, os quais no momento da manobra de entrada e saída podem vir a colidir com as motos, derrubando-as.
Nova Esperança têm destinado vagas exclusivas para motos justamente para evitar essa proximidade física no momento de estacionar.
ABUSOS
Os motoqueiros principalmente, que mesmo sabendo que o seu automóvel não lhe oferece segurança alguma, acabam abusando da sorte em situações, como as formas que saem cortando o trânsito que podem ocasionar numa simples perda de retrovisor há acidente com vitimas.
A diferença entre motoqueiro e motociclista é que o motoqueiro geralmente utiliza a moto forma de exibicionismo, colocando em risco a sua vida e a dos demais envolvidos no trânsito, quase não respeitam as leis, são encrenqueiros e usam corredores entre os carros para se locomover. Já o motociclista utiliza o veículo como meio de locomoção, de forma consciente e responsável, respeitando as leis de trânsito. Os motoqueiros são imprudentes e têm mais facilidade de fugir ou burlar a fiscalização.
“Na semana passada um motoqueiro que vinha cortando o trânsito acertou meu retrovisor, que ficou completamente quebrado, e há também uma serie de situações que acabam influenciando nesses pequenos acidentes, não estou dizendo que os motoqueiros são os principais causadores dos acidentes, porem eles estão abusando da sorte, ao fazerem manobras de risco no trânsito”, afirmou Marcelo Soares da Silva.
A reportagem esteve às ruas e flagrou inúmeras situações de irregularidade. Abuso excessivo da velocidade, motos estacionadas fora do espaço destinados a este tipo de veículo, motoqueiros “empinando” suas motocas (principalmente nas ruas secundárias), uso de capacetes com a viseira levantada, faróis desligados e registramos o momento em que um deles entrou no sentido contramão da Rua Laerte Munhoz (nas proximidades de O Boticário), simplesmente desrespeitando as leis de trânsito.
DADOS
Segundo dados do Detran, atualizados até dezembro de 2011, Nova Esperança possui 3.492 motocicletas e um total de 14.633 veículos.
Os locais destinados ao estacionamento exclusivo para motos são bem sinalizados. Motoqueiros e motociclistas também reclamam do comportamento de certos motoristas que avançam nos espaços destinados às motos, reduzindo ainda mais a oferta de vagas. Muitas vezes uma moto apenas, é estacionada no meio de uma vaga, e outras são estacionadas entre um carro e outro, dificultando a entrada e saída dos mesmos. A irritação dos motoristas é visível.. O interessante é que existem locais com vagas exclusivas para motos, mas se um carro estiver estacionado, certamente será multado. As motos que serviriam de solução para o trânsito, tem se tornado um transtorno irreparável em Nova Esperança.
Não bastasse a dificuldade causada pelo aumento significativo da frota de veículos, muitos motoqueiros costumam tomar a vaga às vezes de dois ou três carros.
“Estou rodando pela segunda vez. As avenidas estão lotadas de veículos e aqui em frente ao banco tem três motos ocupando vagas de dois carros. É um absurdo isso”, disse um agricultor, que mora no Bairro Bela Vista e se dirige pelo menos três vezes por semana até a cidade.
Já para o motorista Antonio Carlos Sobrinho, “Os motociclistas deviam ter mais respeito. Parar suas motos no espaço das motos, respeitando as vagas para os carros”, desabafou.
Na Avenida 14 de dezembro, próximo a uma agência bancaria a reportagem verificou a existência de estacionamento exclusivo para motos. Um motociclista, questionado pela reportagem, por ocupar vaga para carros, disse que momentos antes não havia espaço no estacionamento exclusivo e que faria um pagamento rápido no Banco e, portanto não demoraria.
Muitos motoqueiros assumem que estacionam fora do espaço para motos. Alguns alegam que não encontram outro ponto para deixar a moto, enquanto alguns dizem que ficarão na vaga dos carros apenas por pouco tempo. Procurada pela reportagem, a Polícia Militar, através do 1º Tenente Josuel Martins informou que está intensificando ainda mais a fiscalização no sentido de coibir os abusos. O pátio do Batalhão da PM está com um grande número de motocicletas apreendidas pelos mais diversos motivos, mas as imprudências ainda continuam.
De acordo com o Tenente Josuel Martins “A Polícia Militar tem desenvolvido constantemente um trabalho preventivo, ostensivo e repreensivo nos casos que necessitem de uma intervenção imediata, com referencia ao Patrulhamento e fiscalização de Transito, realizando Blitz de transito, abordagem de suspeitos e Patrulhamentos Preventivos. Estamos intensificando as abordagens a motocicletas já que este tipo de veículo é usado em algumas vezes para o cometimento de ilícitos, como roubo e furtos.”, finalizou Martins.
POSICIONAMENTO DA POLÍCIA MILITAR
Procurada pela reportagem, para se posicionar sobre o assunto, o Comando da PM enviou a seguinte Nota Informativa:
1º Tenente Josuel Martins
As operações são realizadas em pontos estratégicos pré-definidos, nos bairros da cidade e área central, que visam identificar veículos que estejam com problemas de vencimento de impostos e que também possam ser produtos de furto os quais, são checados seus dados através da placa e chassi e, já as abordagens, a identificar pessoas que estão em lugares e em situação suspeita sendo que todas as pessoas que estão sendo abordadas são qualificadas, ou seja, são anotados seus dados como nome, endereço, profissão e outros dados que forem necessários. É bom lembrar que ao ser abordado por uma equipe da Policia Militar todo cidadão deve atender de pronto e que todos, obrigatoriamente, devem trazer consigo documentos pessoais.
No momento da abordagem, os policiais fazem uma vistoria na motocicleta e conferem a documentação do veículo e do motorista e em decorrência da fiscalização os policiais também atuam em situações de trânsito, onde se deparam com condutores inabilitados e com a carteira suspensa ou cassada, bem como com veículos com débitos de licenciamento e restrições junto ao Departamento de Transito do Paraná (DETRAN/PR), como por exemplo, mandados de busca e apreensão.
Nos últimos 6 meses, no período compreendido de setembro de 2011 a fevereiro de 2012, foram apreendidos pela Policia Militar 198 veículos, sendo que pelo menos 70% destes, são motocicletas onde suas irregularidades constatadas são licenciamento e IPVA vencidos e seus condutores não possuíam Carteira Nacional de Habilitação, entre eles menores de idade.
Das 744 notificações de Transito lavradas neste período, a Policia Militar constatou que as mais corriqueiras são as de Estacionar em Desacordo com o Código de Transito Brasileiro (vagas de carga/descarga, fila dupla, etc.), dirigir sem habilitação e falar ao celular na direção do veiculo.
No ano de 2011, que os valores de Notificações lavradas na cidade de Nova Esperança, totalizaram um valor aproximado de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...