sexta-feira, 23 de novembro de 2012

::: CELULAR SÓ COM PEDIGREE - Anatel quer bloquear celular pirata

As operadoras pretendem adotar um sistema para bloquear celulares não homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A iniciativa, que une Oi, Claro, Vivo e Tim, busca frear a entrada de celulares de baixa qualidade, em muitos casos, falsificações descaradas.

O sistema vai monitorar o número de registro (IMEI), que inclui dados de origem, modelo e número de série. Segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil), o bloqueio só atingirá celulares comprados a partir de 2013.
Porém, a questão de celulares legítimos, comprados no exterior, não está esclarecida. O Sinditelebrasil diz que, se o modelo for homologado na Anatel (caso do iPhone 5), não há problema, pois ele será reconhecido pelo sistema. Já no caso de modelos ainda não cadastrados pela agência, como é o caso hoje do Google Nexus 4 e do HTC One X, ainda não existe um consenso de como será o procedimento.
Por e-mail, a Anatel disse que nesses casos “o usuário pode solicitar a homologação do equipamento para uso pessoal, mas terá de contratar um laboratório para realizar os testes”, sem explicar como isso poderia ser feito. Nenhum dos órgãos soube dizer o número de celulares piratas em uso no País.
Fonte: O Estado de São Paulo
Título: Celular novo só com pedigree
Coluna: Link > Servidor – Segunda-feira, 19 de novembro 2012
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...