quinta-feira, 29 de março de 2012

::: PESQUISA - Ver TV é atividade preferida pelo brasileiro no tempo livre, leitura fica em sétimo

O índice de brasileiros que prefere ler no seu tempo livre caiu de 36% entre 2007 para 28% em 2011. É o que aponta a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada ontem, (28) pelo Instituto Pró-Livro. O estudo tem como objetivo identificar os hábitos e as preferências dos leitores brasileiros. Assistir televisão continua sendo a atividade preferida e foi escolhida por 85% dos entrevistados. Em seguida aparecem escutar música ou rádio (52%), descansar (51%) e reunir-se com amigos e a família (44%). Cada entrevistado escolheu até cinco opções.

A leitura – incluindo jornais, livros, revistas e textos na internet – aparece em sétimo lugar na lista das atividades que o brasileiro mais gosta de fazer no seu tempo livre. Enquanto o percentual de entrevistados que declara gostar de ler cai, o grupo dos que aproveitam o tempo ocioso para acessar a internet subiu de 18% para 24% entre 2007 e 2011. A pesquisa também identificou um novo comportamento que não estava no estudo anterior: acessar as redes sociais, indicado como atividade frequente por 18% dos entrevistados.

Setenta e cinco por centro dos entrevistados dizem que leem por prazer e 25% por obrigação. Entre os entrevistados, 49% disseram ler mais hoje do que no passado, 28% acreditaram ler menos e 20% avaliaram que leem na mesma quantidade. A principal razão apontada por aqueles que diminuíram o volume da leitura foi o desinteresse (78%), o que inclui a falta de tempo, a preferência por outras atividades e a "falta de paciência para ler". Apenas 4% apontaram a dificuldade de acesso aos livros como motivo para ler menos, o que inclui o preço do livro, a falta de bibliotecas perto de casa ou de livrarias.

Entre os participantes, 64% concordaram totalmente com a afirmação "ler bastante pode fazer uma pessoa vencer na vida e melhorar sua situação econômica". Ao mesmo tempo, a maior parte diz que não conhece ninguém que tenha progredido na vida por ler muito.

O estudo também perguntou ao entrevistado qual era o significado da leitura para ele. Para 64%, a leitura é uma "fonte de conhecimento para a vida". Entre as principais respostas obtidas estão ainda "fonte de conhecimento para atualização profissional" (41%) e "fonte de conhecimento para a escola" (35%). Apenas 6% consideram a leitura uma atividade cansativa e 5% acham que é entediante.

Agência Brasil

::: PRIMEIRA LEITURA - LIBERDADE OU DESTRUIÇÃO

O ímpio, com a boca, destrói o próximo, mas os justos são libertados pelo conhecimento. Prov. 11:9.

No provérbio de hoje, Salomão contrasta a liberdade dos justos com a destruição que os ímpios provocam.
Esse contraste não tem sentido. Liberdade não contrasta com destruição, e sim com escravidão. Qual é a mensagem inserida na aparente incoerência desse contraste?
“Os justos são libertados pelo conhecimento”, afirma Salomão. O conhecimento liberta da ignorância, da mediocridade e da superficialidade. Mas o sábio não está falando aqui simplesmente do conhecimento intelectual, senão do conhecimento de Deus, que liberta dos traumas e complexos que destroem a vida.
O ímpio desconhece a Deus, e por esse fato é um escravo de suas próprias paixões e temores. É um poço cheio de complexos. Para libertar-se deles, tenta destruir as outras pessoas. O instrumento que usa é a palavra. Fala mal dos outros para projetar-se. Acha inconscientemente que, denegrindo a imagem alheia, poderá aparecer e chamar a atenção. O ímpio vive ansioso por tornar-se o centro das atrações. Alimenta-se dos elogios e aplausos. Nutre-se do comentário positivo de sua pessoa. Portanto, precisa estar sempre em primeiro plano.
O único lugar onde uma pessoa pode conhecer-se e aceitar-se é junto aos pés do Salvador. Diante do Senhor Jesus não há como aparentar, nem fingir, nem disfarçar. Ele conhece os pensamentos mais íntimos e as intenções mais ocultas. Ele o aceita como você é, tira a culpa, apaga o pecado, perdoa e dá uma nova oportunidade. Jesus liberta e perdoa. Então, pela primeira vez, você está em condições de aceitar-se e conviver com a realidade, sem aparentar, nem tentar destruir outras pessoas.
Você sente uma estranha dor no coração quando outros crescem? A vitória dos outros deixa um sabor amargo na sua boca? Muitas vezes pergunta a si mesmo o porquê desse sentimento e não tem explicação?
Vá hoje a Jesus, entregue seu coração a Ele, confesse seus temores, deixe-O entrar na recâmara secreta do seu mundo interior, e você experimentará paz. Só então perceberá que a sua vida se tornará um manancial de bênçãos para outros. Lembre-se: “O ímpio, com a boca, destrói o próximo, mas os justos são libertados pelo conhecimento.”

Pr. Alejandro Búllon

quarta-feira, 28 de março de 2012

::: COPA 2014 - Presos e ex-presidiários vão construir futuro estádio do Corinthians

A construção do Itaquerão, como está sendo chamado o futuro estádio do Corinthians, no bairro de Itaquera, vai ter a participação de presos e ex-presidiários nas obras. Um convênio assinado ontem, (27) entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) de São Paulo e a Odebrechet, empresa responsável pela construção do estádio da abertura da Copa de 2014, permitirá que 50 presos do regime semiaberto trabalhem no local, além da criação de 300 vagas para ex-presidiários. O convênio tem prazo de 12 meses, prorrogável por até 60 meses.

"Que outras empresas sigam este caminho, de dar oportunidade, de dar uma segunda chance, e a maneira de a pessoa se recuperar é pelo trabalho. É se sentindo útil à sociedade", disse o governador Geraldo Alckimin. Hoje, de acordo com a SAP, a população carcerária no estado de São Paulo é 180,3 mil pessoas. Desses, 46 mil presos trabalham e 16 mil estudam.

Com a assinatura do convênio, São Paulo passa a ser a sétima cidade-sede da Copa do Mundo a cumprir o Termo de Cooperação Técnica assinado com o Conselho Nacional de Justiça em janeiro de 2010.

O acordo, firmado com o Comitê Organizador Local, o Ministério dos Esportes e governos estaduais, prevê que, em obras com mais de 20 trabalhadores, 5% dos postos de trabalho sejam reservados a detentos, ex-detentos, cumpridores de penas alternativas e adolescentes em conflito com a lei. As outras cidades que já cumpriram o acordo são: Brasília, Cuiabá, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador e Natal.

Agência Brasil

::: DIREITO DO CONSUMIDOR - Justiça decide que a empresa de telefonia Oi não pode cobrar pelo serviço do 102

O Tribunal Regional Federal (TRF) determinou que a empresa de telefonia Oi pare de cobrar pelas consultas ao número 102, enquanto não fornecer listas telefônicas para os assinantes.

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público Estadual (MPE) entraram com ação na Justiça Federal, em 2007, contra a Telemar Norte Leste, com pedido de liminar para que a empresa parasse de cobrar pelo acesso ao serviço de auxílio à lista.

A liminar foi indeferida em primeiro grau, mas o procurador da República Claudio Gheventer recorreu e obteve a decisão do TRF, que impede a Oi de cobrar pelo serviço, sob pena de multa diária.

A reportagem da Agência Brasil procurou empresa que, em nota, informou que não comentaria o assunto. "A Oi não comenta o conteúdo de processos sob apreciação da Justiça e acrescenta que as ligações feitas a partir de terminais da Oi para a central 102 não são tarifadas. O serviço de fornecer a informação não é cobrado do usuário do serviço de telefonia fixa que não receba a lista telefônica".
Agência Brasil


::: PRIMEIRA LEITURA - NÃO DESISTA

A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular. Sal. 118:22.

Alguma vez você foi rejeitado? Dói. O ser humano não foi criado para ser uma ilha. Todos têm a necessidade básica de ser aceitos. É parte da natureza. Ninguém é feliz sendo excluído.
Mas vivemos num mundo que seleciona tudo. Você disputa um emprego com outros, e a maioria é rejeitada. Nem todos passam no exame. Nem todos conseguem o visto de entrada num país. Centenas de moças participam do concurso, mas só uma é escolhida como a vencedora. De uma ou outra forma, todos sentiram alguma vez a dor da rejeição.
No verso de hoje, encontramos uma referência à maneira cruel como foi rejeitado o próprio Senhor Jesus. O apóstolo João narra: “Veio para o que era Seu, e os Seus não O receberam.” João 1:11. Veja que Ele veio para salvar a humanidade. É como se você chegasse ao lar de uma família endividada levando o dinheiro que ela precisa para pagar sua dívida. E os membros daquela família, ao invés de recebê-lo, o apedrejassem.
O pensamento central do texto de hoje, contudo, não é a rejeição de Jesus, e sim o resultado daquela rejeição. O Salvador do mundo tinha um propósito na mente e no coração. Ele viera para salvar a humanidade, e nada, nem ninguém, conseguiria fazê-Lo desistir do Seu propósito.
Quando você e eu enfrentamos rejeição, somos tentados a cair no desânimo. Jesus foi até às últimas conseqüências. Morreu pregado na cruz como um marginal. Mas Sua morte não foi o ponto final da história. Ele ressuscitou vitorioso e veio a ser a “pedra angular” do cristianismo. Alcançou o objetivo, a despeito da rejeição.
Por que ficar desanimado, com vontade de desistir ou de fugir, só porque alguém disse “não” para você? Qual é o propósito de sua existência? Está bem claro na sua mente por que você veio ao mundo?
Faça de hoje um dia de vitória. Levante a cabeça, clame ao Senhor e renasça das cinzas. Você verá que as pessoas que o rejeitaram se lamentarão e o chamarão de novo porque “a pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular”.

Pr. Alejandro Búllon

terça-feira, 27 de março de 2012

::: CARROS - Ford lança Fiesta capaz de rodar 30 km por litro de combustível

Nova versão tem motor diesel 1.6 e recursos especiais para gastar menos

Ford Fiesta ECOnetic

A Ford ainda garante que o Fiesta ECOnetic emite apenas 87 g de CO2 por km percorrido
Na Europa o consumo de combustível é algo levado muito a sério não só pelo consumidor, mas também devido a exigências dos governos da região. Para o deleite deste público, a Ford acaba de iniciar a produção de uma nova linha do Fiesta capaz de percorrer 30,3 km por litro de combustível, no caso diesel.
É o Fiesta ECOnetic, que segundo a montadora é a versão mais eficiente do compacto ao longo de seus mais de 35 anos de história. A marca avisou que começa a vender o carro no final de 2012, porém, ainda não definiu seu preço para o mercado europeu.
Fabricado em Colonia, na Alemanha, o New Fiesta ecológico é impulsionado pelo motor 1.6 TDCi (turbodiesel com injeção direta de combustível) capaz de desenvolver 95 cavalos de potência e torque máximo de 20,9 kgfm. Já o câmbio é manual de 5 marchas com relações alongadas, o que ajuda a diminuir o consumo.

Para tornar o carro ainda mais eficiente, a Ford acrescentou alguns recursos ecológicos extras. O modelo, por exemplo, vem com sistema Stop/Start, que desliga o motor em paradas curtas e volta a ligá-lo assim que o pedal de freio é aliviado. E não para por aí.
A série ECOnetic ainda é equipada com freios regenerativos, que convertem a força cinética das frenagens e desaceleração das rodas em energia complementar para a bateria. Essa tecnologia alivia o esforço do motor na produção de eletricidade necessária para os equipamentos eletrônicos presentes no veículo. Esse Fiesta também traz melhorias aerodinâmicas, pneus de baixa resistência de rolagem e suspensão ligeiramente rebaixada.

Thiago Vinholes - IG

::: PROPOSTA - Projeto proíbe bebidas alcoólicas em estádios e praças esportivas do Paraná

 
Projeto de Lei protocolado ontem, (26) na Assembleia Legislativa pelo deputado Paranhos (PSC) propõe a proibição da comercialização, a distribuição gratuita e o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios, ginásios, arenas e praças esportivas do Paraná, incluindo os jogos da Copa do Mundo de 2014.

O projeto também proíbe, em seu artigo segundo, o acesso aos estádios e praças esportivas de pessoas portando qualquer tipo de bebida alcoólica e daqueles que, de forma visível e comprovadamente, tiverem consumido níveis ilegais de álcool.

"Queremos restringir o acesso de bebidas e de pessoas alcoolizadas, unicamente com o propósito de criarmos nos estádios um ambiente mais saudável e seguro para as famílias", resume Paranhos.

A constatação do estado de embriaguez dos torcedores será feita pela autoridade policial, que impedirá acesso do torcedor ao local dos jogos, sempre que forem verificados, por equipamento etilômetro (bafômetro), níveis de álcool superiores a 0,50g/l de sangue.

Para o deputado Paranhos, o argumento que justifica a lei é bastante simples: "bebida alcoólica não combina com esporte. Pelo contrário, o esporte talvez seja a alternativa mais importante para afastarmos nossos jovens do álcool e das drogas. Mas precisamos sair do discurso e partir para a prática, pois já está mais do que provado que a mistura de bebida alcoólica com paixão esportiva tem provocado confrontos com feridos e mortos dentro e fora dos estádios".

Ainda segundo Paranhos, é fundamental que a legislação não seja pautada pelos interesses financeiros ligados ao esporte, mas trate dos valores da pessoa humana e da segurança dos torcedores nas arenas esportivas.

O projeto não abrange a realização de eventos artísticos, como shows musicais, quando realizados em estádios de futebol, praças ou arenas esportivas.

Redação FolhaWeb

::: SEGURANÇA - Melhora na solução de crimes contribui para reduzir homicídios

O aumento no percentual de homicídios solucionados deverá ser um dos principais fatores que contribuirão para a redução da ocorrência desse tipo de crime no Paraná. A afirmação é do secretário de Estado da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, com base em dados que mostram uma tendência de elevação na elucidação de casos de homicídios, como conseqüência da recomposição do efetivo da Polícia Civil e de outras medidas adotadas pela secretaria.

Dados dos dois primeiros meses de 2012 indicam que a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) iniciou o ano com taxas ascendentes de solução de casos de homicídios. Foram identificados os autores de 88 dos 146 homicídios registrados em janeiro e fevereiro – o que representa um percentual de 60,27%. Em todo o ano de 2011, foram solucionados 47,8% (310) dos 858 homicídios.

A RMC compreende 26 municípios, com uma população de mais de 3 milhões de pessoas, e apresentou uma redução nos índices de violência a partir de 2011. Houve uma queda de 5,83% nos números de homicídios, segundo o relatório anual da violência no Paraná.

Em Curitiba, dados da Delegacia de Homicídios mostram que, dos 151 inquéritos relacionados a homicídios abertos nos dois primeiros meses de 2011, apenas cinco foram resolvidos. Este ano, dos 171 inquéritos referentes a homicídios instaurados em janeiro e fevereiro, 72 foram concluídos e relatados ao Ministério Público, o que representa 42% de casos solucionados.

As autoridades acreditam que o trabalho de elucidação refletiu nas estatísticas de homicídios. O relatório estatístico criminal divulgado pela Secretaria de Segurança no último dia 13 mostra uma redução de 6,45% no número de homicídios dolosos (com intenção de matar) em Curitiba, no primeiro bimestre de 2012, em relação ao mesmo período do ano passado. Foram registradas 116 mortes na capital nos dois primeiros meses deste ano, contra 124 no ano anterior.

De acordo com o secretário de Segurança, o bom trabalho da polícia na elucidação de casos é importante para que as taxas de homicídio sigam essa tendência de queda. "A pior coisa que pode acontecer é a impunidade. O sentimento de impunidade, a não elucidação de um caso de homicídio, faz elevar a taxa de homicídio futura. É importantíssimo o trabalho e o empenho na solução dos casos para que nós tenhamos uma contenção pela efetiva identificação de autoria e punição dos culpados", afirma.

O delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinícius Michelotto, afirma que a resolução dos casos é parte do processo de combate aos homicídios no Paraná. "É importante ressaltar as medidas que foram implementadas e ajudam a reduzir os índices do homicídios, como a qualificação constante dos policiais que atuam nessa área. Isso faz com que eles cheguem aos locais mais bem preparados e sejam mais eficientes na apuração dos casos", diz.

Razões - "A partir do momento em que um criminoso é retirado das ruas, é um assassino a menos para cometer outro crime", diz o delegado-chefe da Delegacia de Polícia Metropolitana (DPMetro), Hamilton Cordeiro da Paz Junior.

Em alguns municípios da Região Metropolitana, segundo o delegado, o volume de casos solucionados no ano passado ultrapassa a marca de 90%. Em Campo Largo, esse percentual é superior a 93%. Em municípios menores, a identificação dos assassinos chega a 100%, a exemplo de Tijucas do Sul, onde foram esclarecidos os três homicídios que aconteceram em 2011. "Temos que destacar o excelente trabalho de investigação que vem sendo desenvolvido nas unidades. Para isso, fizemos a adequação de recursos de pessoal e material, além de adotar outras medidas estruturais", comenta.

O delegado Paz considera que o índice de solução de 47,8% dos casos de homicídios atingido na RMC em 2011 é elevado, em comparação ao verificado na maior parte dos estados brasileiros. Segundo ele, 90% dos homicídios estão ligados ao tráfico de drogas.

Ele destaca a importância, para a solução dos crimes, da participação da sociedade, por meio de denúncias que auxiliem a polícia na identificação dos criminosos. "É preciso que a população nos ajude a ajudá-la, municiando a polícia com informações", diz.

O delegado titular da Delegacia de Homicídios de Curitiba, Rubens Recalcatti, atribui o aumento proporcional do número de casos resolvidos no primeiro bimestre de 2012a uma política de trabalho "pautada pelo dinamismo dado aos cartórios, com depoimentos no local dos acontecimentos, além da melhoria no quadro de investigadores e escrivães". Ele ressalta que a busca por resultados é exigida das equipes que fazem o trabalho de investigação. "Temos cobrado resultados das nossas equipes e isso se reflete nos números", diz Recalcatti.

Segundo o delegado, o índice de homicídios na capital também sofreu uma queda nos primeiros dois meses deste ano, em comparação ao mesmo período de 2011. Foram 116 homicídios registrados entre janeiro e fevereiro de 2012 – nove casos a menos do que o verificado no primeiro bimestre do ano anterior.

Entre os projetos da Secretaria de Segurança para oferecer melhor infraestrutura à Polícia Civil e, consequentemente, reduzir os números da criminalidade, está a implantação de mais um distrito policial em Curitiba (no Centro Cívico), de nove delegacias na RMC e a construção de novos prédios para sete distritos na capital. As novas edificações seguirão o formato da Delegacia Cidadã, um projeto previsto no programa Paraná Seguro para prestar atendimento mais humanizado à população.

Interior - De acordo com a Divisão Policial do Interior (DPI), dos 32 casos de homicídios dolosos registrados no interior do Estado nos dois primeiros meses deste ano, 21 foram solucionados – um percentual de 66%. Em 2011, o percentual superou os 77% (dos 119 assassinatos, 92 foram solucionados).

Uma das subdivisões policiais com maior percentual de casos resolvidos é a de Ponta Grossa, que elucidou seis (86%) dos sete homicídios dolosos registrados nos dois primeiros meses de 2012. Oito suspeitos foram presos. Na região de atuação da SDP de Ponta Grossa houve uma redução de 27,7%. no número de homicídios, de 143 em 2010 para 104 em 2011.

Em Londrina, dos 22 homicídios registrados entre janeiro e fevereiro deste ano, 15 (68,19%) foram elucidados. Parte dos inquéritos já está em fase de conclusão. Em Maringá, foram solucionados oito dos 11 assassinatos registrados no primeiro bimestre de 2012.

De acordo com o delegado-chefe da DPI, Júlio Reis, a identificação de autores dos homicídios é uma prioridade da divisão. "Atendendo a uma diretriz do delegado-geral Marcus Vinicius Michelotto, a divisão tem determinado aos delegados urgência na identificação de autorias e, sempre que possível, a prisão dos envolvidos, buscando com isso inibir a ocorrência de novos crimes", afirma.

Números em queda – A intensificação do combate à criminalidade pela Polícia Civil, com operações em áreas estratégicas, também é um fator que fez com que o número de homicídios entrasse em declínio. Em algumas subdivisões, a queda verificada no ano passado superou o percentual de 20% – casos de Laranjeiras do Sul (-38,10%), União da Vitória (-37,50%), Ponta Grossa (-27,7%), Campo Mourão (-25,25%) e Foz do Iguaçu (-20,67%).

A redução do número de homicídios dolosos também foi expressiva nas subdivisões de Umuarama (-18,67%), São Mateus do Sul (-18,18%), Toledo (-5,13%), Paranavaí (-5,56%) e na capital (-8,67%), onde o número de homicídios dolosos caiu de 750 em 2010 para 685 em 2011.

Em nenhuma outra região, no entanto, o índice de assassinatos caiu tanto quanto na subdivisão de Paranaguá, que atende 15 municípios. O número de homicídios dolosos caiu de 102 em 2010 para 37 no ano passado – uma queda de 63,73%.
AENotícias

::: PRIMEIRA LEITURA - A DAMA FORMOSA

Entendei, ó simples, a prudência; e vós, néscios, entendei a sabedoria. Prov. 8:5.

O capítulo 8 de Provérbios é um hino à sabedoria. Salomão compara a sabedoria com uma dama formosa, “no cimo das alturas, junto ao caminho”, convidando as pessoas a segui-la. Nesse contexto, entra a recomendação do sábio: “Entendei, ó simples, a prudência; e vós, néscios, entendei a sabedoria.”
Existem coisas que a gente não aceita simplesmente porque não as entende. Se você colocar uma nota de cem dólares nas mãos de uma criança de um ano, com certeza ela a destruirá. E, se você a repreender, ela ficará confusa, por um simples motivo: não entende o valor do dinheiro. Por isso, o conselho do sábio é: “Entendei, ó simples, a prudência.” Você não pode valorizar o que não entende.
As pessoas hoje vivem correndo de um lado para outro, sem ao menos pensar qual é o motivo de tanta agitação. Entramos no tobogã das circunstâncias e nos deixamos levar. Há uma montanha de deveres a serem cumpridos, responsabilidades das quais não podemos fugir, compromissos e agenda cheia. Não sobra tempo para pensar nas coisas simples que envolvem a essência da vida. Para que sabedoria? Que valor tem? Pouco importa.
Quando era jovem, alguém me disse: Você precisa aprender a viver com sabedoria. Ao escrever este devocional, confirmo que as maiores necessidades do ser humano são sabedoria e prudência. Com sabedoria, você produz muito mais do que está produzindo em menos tempo e com menos esforço. Evita dores e sofrimentos e capitaliza as adversidades.
O provérbio de hoje diz que a pessoa que se atreve a viver sem sabedoria é uma pessoa néscia. Uma vida néscia é uma vida insatisfeita e cheia de estresse. A vida é como um jogo de futebol. Alguns correm de um lado para outro, mas não fazem gol. Não refletem, não têm um plano de ação, não têm inspiração. Só correm.
Hoje, tome um tempo para pedir sabedoria a Deus. Quando você faz isso, está procurando a pessoa de Jesus, porque Ele é a própria sabedoria. Saia hoje com Jesus. Caminhe com Ele. Dependa dEle. Permita-Lhe participar de seus negócios, empreendimentos e decisões. Ouça o conselho de Salomão. “Entendei, ó simples, a prudência; e vós, néscios, entendei a sabedoria.”

Pr. Alejandro Búllon

segunda-feira, 26 de março de 2012

::: ELEIÇÕES MUNICIPAIS - Serra vence prévias e disputará prefeitura da maior cidade do país

 
José Serra venceu ontem, domingo, 25 de março, com 52,1% dos votos, as prévias do PSDB e será o candidato tucano na disputa pela prefeitura de São Paulo. Serra disputou as prévias com o secretário estadual de Energia, José Aníbal e o deputado federal Ricardo Tripoli. As informações são do twitter oficial do PSDB. Aníbal ficou em segundo lugar.

Esperado para as 16 horas, o resultado foi divulgado apenas às 18h por conta de problemas em pelo menos sete tablets usados como urnas eletrônicas no processo de prévia do PSDB na capital paulista. Em dois diretórios a votação ocorreU de forma manual, através de cédulas de papel.

A votação começou às 9h nos 58 diretórios do PSDB e votaram 6.229 filiados do partido.

Agência Estado

 

Após vitória, Serra fala em 'uma só voz', mas PSDB segue dividido

PSDB decide não divulgar votos de cada diretório zonal para que não fossem identificadas infidelidades e evitar retaliações


O tucano José Serra venceu as prévias do PSDB, mas ainda vai precisar unir o partido em torno do seu nome. “A partir de agora é uma só voz, um trabalho pela vitória para o povo de São Paulo”, disse no discurso após a divulgação do resultado.
Como previsto por alguns tucanos, a vitória de Serra não ocorreu por larga vantagem. Ele obteve 52,1%. José Aníbal obteve 31,2% e Ricardo Trípoli 16,7%. “Agora começa um trabalho de reconstrução das relações do partido”, afirmou o ex-deputado Walter Feldmann.

À primeira vista, no entanto, haverá dificuldade. Nos bastidores, militantes ligados a José Aníbal criticaram o uso das máquinas da Prefeitura de São Paulo e do governo do Estado em favor de Serra. Houve questionamento da forma de votação com o uso de tablets.
O próprio José Aníbal defendeu que a votação fosse feita por cédulas. Nos diretórios zonais onde a votação por tablet falhou, houve o uso das cédulas e Aníbal saiu-se vencedor por 94 votos, contra 73 de Serra e 34 de Trípoli.

O diretório municipal do PSDB decidiu não divulgar os votos de cada diretório zonal para que não fossem identificadas infidelidades e, consequentemente, eventuais retaliações. Oficialmente, porém, todos elogiaram o processo de prévias.
Aníbal, contudo, fez uma menção protocolar à vitória de Serra. “Desejo ao Serra uma boa campanha e uma grande vitória para todos nós”, afirmou. Trípoli disse que vai cumprir a promessa de que apoiaria o vencedor das prévias. “Serra prefeito”, ressaltou.

Matarazzo e Bruno Covas
Apesar da disputa contra Aníbal e Trípoli, Serra contou o apoio dos pré-candidatos e secretários estaduais Andrea Matarazzo (Cultura) e Bruno Covas (Meio Ambiente). Os dois prometem ajudar Serra no processo de união do partido.
Covas, porém, admite dificuldades. “Não dá para mandar votar em ninguém”, afirmou. Matarazzo ainda sonha em ser escolhido como vice na chapa encabeçada por Serra. Ele disse que na terça-feira decide se deixa o cargo de secretário.
 
Adriano Ceolin e Ricardo Galhardo, iG São Paulo

::: AUDÁCIA - Denarc encontra plantação com cem pés de maconha próximo ao centro

Plantação ficava em um meio a uma mata fechada, próxima a um condomínio de chácaras, a cerca de 10 quilômetros do centro da cidade



A Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) encontrou uma plantação de maconha na madrugada de domingo (25), em um condomínio de chácaras que fica a apenas 10 quilômetros do centro de Maringá. Segundo informações da RPC TV Maringá, a plantação tinha cem pés de maconha.
“Nunca tínhamos feito a apreensão de uma plantação. Sempre um pé de maconha, algo de uma proporção menor, mas nunca nessa proporção”, afirmou o delegado da Polícia Civil de Maringá Adão Loureiro.
O traficante contou à Polícia Civil que ele mesmo plantava a maconha em uma mata fechada próxima a uma chácara. Além da droga, espingardas e balanças também foram apreendidas.
A polícia prendeu duas pessoas envolvidas diretamente com a plantação. Segundo a reportagem, a polícia ainda procura mais envolvidos no tráfico.

William Kayser

::: POLÍTICA - Lei Geral da Copa e Código Florestal serão os principais assuntos desta semana na Câmara

A votação do projeto da Lei Geral da Copa e do novo Código Florestal será o principal assunto da Câmara dos Deputados esta semana. Ainda não há acordo para votações dessas duas matérias nas sessões extraordinárias da Casa. Diversos partidos da base aliada e da oposição condicionam a apreciação das diretrizes para a realização no Mundial em 2014 à votação, ou pelo menos à marcação da data de análise, do Código Florestal no plenário da Câmara.

Em relação ao mérito do projeto da Lei da Copa não existem grandes polêmicas. O ponto que causa certa resistência é o que trata da questão da bebida alcoólica nos estádios. A Frente Parlamentar Evangélica, composta de mais de 100 deputados, é contrária à liberação da bebida nos jogos. O presidente da frente, deputado João Campos (PSDB-GO), lembra que os parlamentares da frente desaprovam a proposta, mesmo sem a permissão expressa da venda.

Governistas trabalham com a possibilidade de a lei suspender, por um mês, o dispositivo do Estatuto do Torcedor que proíbe a portabilidade de bebidas nos estádios. A Lei Geral da Copa define direitos e obrigações temporárias para a realização das copas do Mundo de 2014 e das Confederações de 2013, que serão promovidas no Brasil.

Na semana passada, os governistas tentaram votar o projeto da Lei da Copa, mas diversos partidos da base aliada do governo entraram em obstrução para pressionar o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), a marcar a data de votação do Código Florestal. Até o líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), liberou os aliados para entrar em obstrução.

O líder governista pretende intensificar o diálogo com os aliados e com a oposição para tentar "alguma aproximação" em relação ao mérito do Código Florestal para sua votação. Segundo ele, a definição da data de votação é insuficiente, "muito melhor é discutir o mérito do código". Chinaglia negocia a aprovação do texto do Senado. Mas deputados da bancada ruralista querem manter vários pontos aprovados na Câmara e rejeitar dispositivos incluídos pelos senadores.

Mesmo com a ausência de Marco Maia, que exercerá interinamente a Presidência da República até terça-feira (27), os líderes partidários vão se reunir nesse mesmo dia para negociar as votações da semana e também tentar uma saída para as votações do projeto da Lei Geral da Copa e do Código Florestal.

A pauta das sessões ordinárias da Câmara está trancada por nove medidas provisórias (MPs). Caso não haja acordo para a apreciação das matérias, os deputados devem apreciar algumas dessas MPs. A primeira a ser analisada é a 549, que faz parte do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A medida reduz a zero as alíquotas do PIS/Pasep e da Cofins incidentes sobre produtos como próteses oculares e impressoras braille.
Agência Brasil

::: PRIMEIRA LEITURA - ÉS O ALTÍSSIMO

E reconhecerão que só Tu, cujo nome é Senhor, és o Altíssimo sobre toda a Terra. Sal. 83:18.

Quando o médico lhe deu a notícia de que seu pequeno filho estava condenado à morte, a primeira reação de Alberto foi de revolta. Mas revoltar-se contra quem? Contra a ciência, que não podia fazer nada para curar a leucemia que estava acabando com a curta existência de seu único filho? Contra ele mesmo e a esposa que não perceberam os primeiros sintomas da doença fatal? Ou contra Deus? Não, contra Deus não poderia. Ele não acreditava na existência de um ser supremo. O seu coração e a sua mente estavam cheios de idéias existencialistas e sentimentos de superioridade diante da esposa que “era capaz de acreditar numa idéia tão superada como Deus.”
Alguma vez você se sentiu insignificante e impotente diante de circunstâncias adversas? O que faz quando todos os recursos humanos falham? Aonde ir quando a ciência, a tecnologia e até o racionalismo humanista gritam: Impossível!
Se você viveu um momento assim, talvez consiga entender como Alberto se sentia. Os dias se passaram. Lentos, agonizantes, implacáveis e cruéis. O tempo, que na maioria das vezes simboliza esperança, era para Alberto o processo doloroso de ver seu querido filho se apagando como uma vela cuja cera está no fim. A fé e a confiança que a esposa depositava em Deus em meio à dor, eram ofensivas para o marido incrédulo.
Um dia cinzento do mês de outubro, ele viu os olhinhos tristes do filho amado, como dizendo adeus. Alberto não agüentou mais e caiu ajoelhado perto da cama e, pela primeira vez, clamou pela misericórdia de um Deus em cuja existência nunca acreditara. E o milagre aconteceu! Médico nenhum foi capaz de explicar a recuperação rápida do garoto, nem a cura posterior. Hoje, Alberto louva o nome de Deus ao lado da esposa e do filho.
As coisas com Deus são assim. Sua existência e poder não dependem de eu crer ou não. Ele está acima dos preconceitos, dúvidas ou incredulidade da criatura. Ele é Deus. Se as pessoas crêem, muito bom. Se não, um dia “reconhecerão que só Tu, cujo nome é Senhor, és o Altíssimo sobre toda a Terra”.

Pr. Alejandro Búllon

sexta-feira, 23 de março de 2012

::: MP ALERTA - “Médico não pode induzir paciente sobre qual Farmácia deve mandar manipular o seu remédio”, alerta Promotor de Justiça.

 Reportagem do Fantástico descobriu Farmácias que oferecem comissões aos médicos - uma prática proibida pelos códigos de ética. O comportamento antiético e criminoso de alguns profissionais acaba prejudicando os que trabalham dentro da lei

Se você sair do consultório médico sendo induzido pelo profissional para que procure determinada farmácia para comprar ou manipular o seu remédio, denuncie!
“O paciente tem o direito de escolher o médico e também tem o direito de escolher o laboratório ou farmácia para fazer exames ou adquirir medicamentos, de forma que, em tese, não é recomendável que o médico indique 'laboratório' ou 'farmácia' de sua preferência, menos ainda quando esta indicação tenha como efeito receber comissão pela venda de remédios ou exames”, ressaltou Dr. Nivaldo Bazoti.
Você iria a um médico sabendo que ele recebe da farmácia comissão do que prescreve ao paciente? O Fantástico, da Rede Globo de Televisão, levou ao ar e publicou recentemente em seu site uma matéria que trata de uma denúncia grave.
Foram exibidas situações que já foram muito faladas, mas que até hoje não tinham sido mostradas: o pagamento de comissões a médicos para que eles indiquem farmácias, dentre estas, as de manipulação. Segundo a reportagem do Programa, o percentual repassado ao médico varia entre 25% e 45% do total das receitas encaminhadas à farmácia, uma prática proibida pelos códigos.
Você deve conhecer esta situação: o paciente sai do consultório do médico com o endereço da farmácia colado na receita ou induzido pelo profissional para que procure determinada farmácia para comprar ou manipular o seu remédio. Existem casos em que o médico não entrega a receita ao paciente. Diz em qual farmácia ele deve ir e manda diretamente a receita para o farmacêutico manipular o remédio, prática ilegal.
Para investigar por que muitos médicos encaminham pacientes direto para uma determinada farmácia, durante dois meses, o repórter Eduardo Faustini se apresentou como doutor Carlos Renato, endocrinologista. Fez contatos com farmácias de manipulação no Rio de Janeiro, Curitiba e Salvador.
Descobriu que elas oferecem comissões aos médicos - uma prática proibida pelos códigos de ética. O comportamento antiético e criminoso de alguns profissionais acaba prejudicando os que trabalham dentro da lei. A farmacêutica de Curitiba, Cibele Kurkievicz, que não faz acordo com médicos, diz que perde clientes: “A gente poderia estar muito melhor se não fosse esse trabalho antiético. Não pago comissão para médico. Nunca paguei e nunca vou pagar”.
“Se algum médico disser que acredita que esses 30%, 45% que ele está recebendo está vindo da farmácia, ele é extremamente ingênuo, porque não é da farmácia que está vindo. É do bolso do paciente”, lembra o médico Djalma.
O Conselho Federal de Farmácia diz que farmacêuticos que oferecem comissões podem ser punidos.
“Nosso código de ética previne que acumpliciar-se com outras profissões poderá dar em até um ano de suspensão dos direitos profissionais ou até a cassação de direitos”, explica Jaldo Santos, do Conselho Federal de Farmácia.
“Entendemos que para o conselho é uma falta gravíssima o médico participar de uma fraude dessas”, afirma Desiré Callegari.
“Isso é caso de polícia. Os pacientes estão sendo roubados. Roubados e o médico está ajudando a roubá-los. Isso é prostituição da medicina”, lembra Djalma.

PAGAMENTO DE COMISSÕES A MÉDICOS
         Em 2010 foram divulgados casos de médicos que recebiam comissões pela indicação de farmácias a seus pacientes. Para evitar problemas, no momento de procurar uma farmácia de manipulação com a receita em mãos, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) afirmou na reportagem que o consumidor precisa ter a sua liberdade respeitada.    O objetivo é evitar a criação de um vínculo comercial entre médicos e farmácias.
“A escolha é um direito do consumidor. Se ele não conhece nenhuma farmácia de manipulação, deve solicitar ao médico a indicação de pelo menos três estabelecimentos. Indicar apenas um não é ético.
Além disso, o paciente não deve permitir nunca que sua receita seja enviada do consultório direto para a farmácia”, alerta a presidente regional da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), Dagmar Terezinha Kessler.
Uma das dicas para reconhecer estabelecimentos confiáveis é verificar se os documentos fornecidos pela Anvisa, pelo CRF e pela vigilância sanitária local estão expostos aos clientes e dentro do prazo de validade. “O certificado de regularidade perante o Conselho Regional mostra o horário de funcionamento da farmácia e diz quem é seu responsável técnico; a licença sanitária municipal e a autorização de funcionamento liberada pela Anvisa são documentos renovados anualmente”, explicou na época até então Dagmar Terezinha Kessler, presidente da regional paranaense da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag).

MINISTÉRIO PÚBLICO
         Baseada na matéria do Fantástico, a reportagem do Jornal Noroeste procurou o representante do Ministério Público em Nova Esperança, Dr. Nivado Bazoti que informou que, de acordo com o Artigo 56 do Código de Ética Médica, em dois dispositivos é vedado ao médico:
Art. 56: Desrespeitar o direito do Paciente de decidir livremente sobre a execução de práticas diagnósticas ou terapêuticas, salvo em caso de iminente perigo de vida.
Art. 87: Remunerar ou receber comissão ou vantagens por pacientes encaminhado ou recebido, por serviços não efetivamente prestados.
“O paciente tem o direito de escolher o médico e também tem o direito de escolher o laboratório ou farmácia para fazer exames ou adquirir medicamentos, de forma que, em tese, não é recomendável que o médico indique 'laboratório' ou 'farmácia' de sua preferência, menos ainda quando esta indicação tenha como efeito receber comissão pela venda de remédios ou exames”, ressaltou Dr. Nivaldo Bazoti.
“E se o paciente perguntar ao médico onde deve fazer os exames?”, lembra Bazoti. “Da mesma forma é recomendável ao médico não indicar; se é que, se o paciente perguntar, desde que não tenha objetivo de auferir vantagem, inclusive econômica, poderia positivar, mas nunca negativar laboratório ou farmácia, pois, se tem alguma informação negativa sobre farmácia ou laboratório que de alguma forma proceda ilicitamente, deve representar ao órgão fiscalizador; absolutamente inapropriado é o médico dizer que 'só aceita exames ou remédios de tratamento de determinado laboratório ou exame'. Sobre o paciente do SUS, os exames e medicamentos serão realizados/fornecidos no laboratório ou farmácia conveniados com o SUS”, concluiu o Promotor de Justiça, Dr. Nivaldo Bazoti.
 
A matéria na íntegra está disponível no site:
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1573240-15605,00-                 
FANTASTICO+DENUNCIA+ESQUEMA+ENTRE+MEDICOS+E+FARMACIAS.html

FONTES: Código de Ética Comentado. 3ª edição. editora OAB/SC, Léo Meyer Coutinho e Gazeta do Povo.


Qual a sua opinião sobre o assunto?
“Isto é totalmente antiético. Foge das atribuições do médico. Já vi amigos meus receberem uma receita médica grampeada com o nome de uma determinada farmácia. Cabe ao médico apenas medicar. A escolha da farmácia é livre” - Pedro Paulo Quirino de MelloAuxiliar Judiciário da Vara do Trabalho.

“Eu acredito que este procedimento além de antiético é ilegal. Fere o Código de Ética dos Médicos, que não podem indicar uma determinada empresa. Na verdade, se eles estão indicando é porque estão recebendo algum benefício em troca. Isto já é uma ilegalidade.O Código de Defesa do Consumidor veda esta prática. Ele tem que ter a liberdade para escolher o produto que quer e onde comprar. Tem que ter essa possibilidade de escolher aquilo que melhor convém a ele”  -Drª Lílian Renata de Almeida Turcato – Assessora da Promotoria.

“Esta prática é totalmente reprovável. Primeiro porque fere a questão da livre concorrência entre as farmácias. Isto faz com que o seu cliente acabe comprando em um lugar até mesmo mais caro do que outro local só porque se está recebendo uma comissão. Se a comissão é paga, logicamente quem paga esta comissão é o paciente. – Dr. Robson Fumagalli – Advogado e Presidente do Conselho de Segurança.

“Esta prática é contrária ao que prega o Código de Defesa do Consumidor. Um princípio básico é a liberdade de escolha do profissional e a clínica. Nós temos ótimas empresas na cidade em se tratando de farmácias e dentre estas as de manipulação. Maringá também tem ótimas. Quando o médico indica uma, ele está cerceando a decisão do paciente. Realmente isto não é legal e é uma atitude que deve ser coibida. A lei é clara e o profissional tem que saber que quando se indica, tem no mínimo indicar 03 nomes de farmácias, para que o consumidor escolha. Sobre o pagamento de comissões, pra não dizer criminosa, no mínimo é uma falta de ética muito grave” -  Dr. Edson Olivatti – Advogado e Presidente da OAB – Nova Esperança.

“Esta é uma situação que deve ser revista, combatida. O pagamento de comissões além de ser uma prática ilegal, reprovável, é um crime isto, ela traz além de situações ruim para o consumidor, como por exemplo, o aumento do custo, pois se há um pagamento de propina e o repasse é feito quem vai sofrer é o lado mais fraco da relação que é o consumidor”    Dr. Wendel Ricardo Neves – Advogado.

"Desconheço tais fatos, porém, se verdadeiros, estará o médico agindo em afronta ao direito do consumidor, que tem o direito de comprar o medicamento na farmácia de sua escolha, inclusive pesquisando o melhor preço. Estará também induzindo a concorrência desleal do comércio, dando margem,  inclusive, a se questionar se estaria levando alguma vantagem na venda dos medicamentos prescritos pelo mesmo. O médico deve se ater à prescrição do medicamento adequado ao paciente. Indicar uma farmácia poderá ter o condão de desqualificar a qualidade dos serviços prestados por outras, e essa função cabe aos órgãos competentes e não ao médico" – Dr. Wanderley Manoel da Silva – Chefe do Cartório da Vara Cível

Matéria:
Alex Fernandes França - Jornal Noroeste

Fotos: José Antonio Costa

::: TRAGÉDIA - Homem comete suicídio por enforcamento na Estrada Bom Jesus e corpo só é encontrado no dia seguinte

Claudinei Brassal Bueno, de 31 anos, foi encontrado na manhã de quarta-feira, 21, pendurado em um pé de eucalipto pela própria cinta amarrada ao pescoço. A cena chocou familiares, amigos e populares que se dirigiram ao local do suicídio.

(Foto - Arquivo da Família) - Claudinei Brassal Bueno, de 31 anos, cometeu suicídio por enforcamento. Seu corpo foi encontrado 18 horas depois em meio a uma plantação de eucalipto.

(Fotos Hauney Malacrida) - A equipe do Instituto Médico Legal de Paranavaí retirou o corpo do local para a realização dos procedimentos necessários.

           O jovem Claudinei Brassal Bueno, de 31 anos, cometeu suicídio por enforcamento, na tarde de terça-feira, 20, em um sítio localizado na estrada Bom Jesus, em Nova Esperança, porém seu corpo foi encontrado somente por volta das 08 horas da manhã, do dia seguinte, quarta-feira, 21, pendurado em um pé de eucalipto pela própria cinta amarrada ao pescoço. Ele morava nas proximidades do Jardim Salvaterra.
As Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e o Instituto Médico Legal foram acionados e compareceram ao local da ocorrência para tomar os procedimentos cabíveis ao fato.
         De acordo com Marcos Brassal Bueno, irmão do falecido “ele havia tido um desentendimento com a esposa, mas a situação já estava resolvida. Quando foi ontem (20) ele me ligou perguntando se eu ia na célula (estudo bíblico) eu peguei e falei que iria. Eu perguntei se ele (Claudinei) iria. Ele falou que estava muito triste, no meio de uma plantação de eucalipto e que iria tirar a própria vida.”, conta emocionado, que complementa dizendo: “Não faça isto não meu irmão. Pense na sua família. Na nossa mãe, em nosso pai. Daí eu vinha falando com ele o tempo todo. Conversamos durante uns 20 minutos. Daí ele falou assim: “o diabo vai tirar a minha vida”. Eu respondi: “Não deixa ele tirar não, enquanto isso percebi pelo telefone  que ele começou a se sufocar, a respiração foi ficando ofegante. O meu celular ficou ligado mais uns 10 minutos e eu chamava pelo nome dele e nada dele responder, O suicídio foi às 14:34 de ontem e só conseguimos localizar o corpo hoje cedo. Pensamos que o desaparecimento fosse algum efeito da droga. Ele tinha parado de usar, mas pelo jeito voltou a usar ”, contou Marcos.

04 IRMÃOS

         No momento em que falava com a nossa reportagem, um grande fluxo de pessoas, composta por alguns familiares, amigos e curiosos descia para as imediações do local do suicídio. Enquanto tentava falar com Claudinei pelo celular, seu irmão Marcos, já em situação de desespero, percebera que algo de pior poderia ter acontecido. Questionado pela reportagem do Noroeste sobre uma eventual enfermidade do irmão como por exemplo depressão, Marcos foi direto e disse: “Ele estava começando a ir à igreja comigo. Eu perguntei a ele o que tinha acontecido e ele falou assim: “olha, eu pequei. Peguei R$20,00 em drogas com um cara e estou no meio do eucalipto pra dar fim à minha vida. Foi basicamente isto que conversamos”, relata, bastante emocionado Marcos Brassal Bueno.
         Ainda segundo Marcos, Claudinei, que tinha uma filha de 07 anos, embora separado da  esposa estava procurando manter um bom relacionamento com ela. “Ele vinha, pegava a menina aos finais de semana, ficando com ela aos sábados e domingos, mas conversava numa boa com a ex-esposa”, declarou. “Éramos em 04 irmãos. É uma pena o que aconteceu aqui”, ressaltou Marcos Brassal Bueno.

AFASTAMENTO DO TRABALHO

         Segundo Marcos, o irmão falecido trabalhava há cerca de 01 ano em Maringá e era funcionário de uma  empresa  de engenharia. “Ele estava afastado fazia uns 08 meses da firma, devido à queda de uma viga da construção em sua coluna. Esta semana ele tinha ido no médico que prorrogou para mais 30 dias o seu afastamento”.
         Visivelmente abalado, o outro irmão do falecido, Vandeir Brassal Bueno, de 28 anos,  disse que Claudinei até tinha ido à igreja no domingo (18) e atribui o fato ao uso de drogas. “Ele usava pedra (crack)”, conta Marcos em tom de alerta aos que utilizam entorpecentes.
         Vandeir informou que Claudinei há tempos já falava em suicídio. “Ele disse que esses dias foi até Maringá, entrou na frente de um carro mas o motorista não “quis me atropelar”, ele disse isso daí pra mim esta semana. Quando foi ontem (20) acontecei isto daí”, conta e começa a se derramar em prantos ao lembrar da convivência com o irmão.
         Ao tentar ligar no celular do falecido, à medida que adentrava à mata, o som do aparelho ia ficando mais forte, fator que contribuiu na localização do corpo. Foi o próprio Vandeir que se deparou com o corpo do irmão pendurado na árvore, inerte em meio à plantação de eucaliptos. Logo em seguida, acompanhado por uma pequena multidão que se formou nas imediações da Estrada Bom Jesus, o corpo foi retirado da árvore e colocado na ambulância do Instituto Médico Legal, sendo encaminhado até Paranavaí para os procedimentos cabíveis. O fato de que as duas Funerárias da cidade chegaram ao mesmo tempo causou estranheza aos populares e familiares presentes. O sepultamento aconteceu na manhã de ontem, quinta-feira, 22, no Cemitério Municipal, num clima de grande comoção.

Matéria:
Alex Fernandes França
Jornal Noroeste

::: ALERTA - Nova Esperança tem 08 casos confirmados de AIDS porém número de portadores do vírus HIV é bem maior

O teste rápido para o HIV é realizado no NIS e o resultado sai na hora.

De acordo com a Enfermeira Chefe da Vigilância Epidemiológica de Nova Esperança, enfermeira Elisa Aramaki, existem catalogados no município 08 casos de AIDS, que  é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada, é causada pelo HIV. Como esse vírus ataca as células de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer. O próprio tratamento dessas doenças fica prejudicado. Embora estes sejam os casos de AIDS, o número de portadores do vírus HIV (aquelas pessoas que não manifestaram sinais da doença) pode ser bem maior. Ao todo são 03 homens e 05 mulheres, sendo que destes 01 homem e 01 mulher já evoluíram à óbito.
 De acordo com Elisa Aramaki, “há alguns anos, receber o diagnóstico de AIDS era uma sentença de morte. Mas, hoje em dia, é possível ser soropositivo e viver com qualidade de vida. Basta tomar os medicamentos indicados e seguir corretamente as recomendações médicas”.
“Saber precocemente da doença é fundamental para aumentar ainda mais a sobrevida da pessoa. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda fazer o teste sempre que passar por alguma situação de risco e usar sempre o preservativo”, enfatiza Elisa.
Sintomas e fases da AIDS
Quando ocorre a infecção pelo vírus causador da AIDS, o sistema imunológico começa a ser atacado. E é na primeira fase, chamada de infecção aguda, que ocorre a incubação do HIV – tempo da exposição ao vírus até o surgimento dos primeiros sinais da doença. Esse período varia de 3 a 6 semanas. E o organismo leva de 30 a 60 dias após a infecção para produzir anticorpos anti-HIV. Os primeiros sintomas são muito parecidos com os de uma gripe, como febre e mal-estar. Por isso, a maioria dos casos passa despercebido.
A próxima fase é marcada pela forte interação entre as células de defesa e as constantes e rápidas mutações do vírus. Mas que não enfraquece o organismo o suficiente para permitir novas doenças, pois os vírus amadurecem e morrem de forma equilibrada. Esse período, que pode durar muitos anos, é chamado de assintomático.
Com o freqüente ataque, as células de defesa começam a funcionar com menos eficiência até serem destruídas. O organismo fica cada vez mais fraco e vulnerável a infecções comuns. A fase sintomática inicial é caracterizada pela redução dos linfócitos T CD4 – glóbulos brancos do sistema imunológico – que chegam a ficar abaixo de 200 unidades por mm³ de sangue. Em adultos saudáveis, esse valor varia entre 800 a 1.200 unidades. Os sintomas mais comuns são: febre, diarréia, suores noturnos e emagrecimento.
“A baixa imunidade permite o aparecimento de doenças oportunistas, que recebem esse nome por se aproveitarem da fraqueza do organismo. Com isso, atinge-se o estágio mais avançado da doença, a AIDS. Quem chega a essa fase, por não saber ou não seguir o tratamento indicado pelos médicos, pode sofrer de hepatites virais, tuberculose, pneumonia, toxoplasmose e alguns tipos de câncer. Por isso, sempre que você transar sem camisinha ou passar por alguma outra situação de risco, aguarde 30 dias e faça o teste”, concluiu Elisa Aramaki.
Alex Fernandes França