segunda-feira, 13 de agosto de 2012

::: OPERAÇÃO HIDRA - Gaeco denuncia membros de organização criminosa no PR

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Guarapuava ofereceu denúncia à Justiça contra oito pessoas acusadas de participar de uma organização criminosa. A quadrilha foi desarticulada em março deste ano, durante a Operação Hidra.

De acordo com o Gaeco, a quadrilha cometeu diversos crimes, como falsidade documental material e ideológica, uso de documentos falsos, estelionato, corrupção ativa, delitos contra a ordem tributária e lavagem de dinheiro. Eles atuavam desde 2001, principalmente em Guarapuava e região, em alguns municípios da região Norte e Oeste do Paraná, e em cidades de Santa Catarina.

Segundo a ação, a organização criminosa se valia da constituição de empresas em nome de laranjas. Eram feitas sucessivas alterações dos quadros societários para dificultar a apuração de responsabilidades para com fornecedores e o fisco.

Foram usamos mais de cem CNPJs, de empresas de combustível, eventos, refeições, telecomunicações, bebidas, seguros, lojas de conveniência, comércio de pneus, compensados, imobiliárias e transportadoras.

Aos oito requeridos na ação foram imputados os crimes de formação de quadrilha, com características de organização criminosa, e lavagem de dinheiro.

Operação

Em março deste ano, o Gaeco, as Polícias Federal, Civil e Militar e as Receitas Federal e Estadual deflagraram a Operação Hidra, resultado de mais de dois anos de investigações. A ação envolveu mais de 300 integrantes das instituições para cumprir 96 mandados de busca e apreensão em 19 municípios de três estados: Paraná (13 cidades), São Paulo (duas) e Santa Catarina (quatro).

(com MP/PR)
Redação FolhaWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...