sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

::: POLÍCIA - Dr. Osmir será o delegado chefe da 8ª SDP - Paranavaí


O delegado de Nova Esperança, Osmir Ferreira Neves Junior, 35 anos, aceitou o convite para ser o novo delegado-chefe da 8ª Subdivisão Policial de Paranavaí (SDP). Neves Júnior se disse surpreso com a notícia, uma vez que estava de férias. Ele assumirá a nova função na próxima semana.

Neves Junior afirmou ao DN que, seguindo a linha de trabalho da nova administração da Polícia Civil do Paraná, implantará na subdivisão de Paranavaí um serviço de inteligência. O objetivo será otimizar as operações dando mais eficiência nos trabalhos investigativos.“Temos que aproveitar as vantagens que a tecnologia nos oferece, iremos cruzar informações e com isso poderemos ser mais eficientes. Um bom exemplo disso foi uma operação que eu e minha equipe fizemos em Nova Esperança e que prendemos 17 traficantes de uma só vez. Esse será o trabalho desse setor de inteligência, aproveitar os recursos humanos da melhor forma possível”, afirmou o novo delegado.

O “novo chefe” já pleiteou em Curitiba um delegado operacional e a efetivação dos policiais que terminaram a academia e atualmente estão estagiando em Paranavaí. Ele pediu a continuidade em Paranavaí do delegado-adjunto Gustavo Bianchi, “e gostaria que os investigadores e escrivães que hoje estão em estágio sejam efetivados”, comentou o delegado.

Neves Júnior adiantou que irá combater o tráfico de drogas em toda a região. Para isso, já entrou em contato com a Divisão Especial de Narcóticos (DENARC) e operações em conjunto serão desencadeadas com mais frequência.“Se analisarmos, veremos que a maioria dos crimes tem algum envolvimento com a droga. Por isso devemos dar uma apertada e coibir o ingresso da droga em nossa região. Conseguindo isso, os índices de criminalidade serão reduzidos”, prevê o novo chefe.

A parceria entre as polícias foi outro ponto destacado por Neves Júnior. “A polícia civil e a polícia militar têm que trabalhar em conjunto e de maneira bem integrada. A troca de informações deve ser constante e tem que imperar a harmonia”, comentou.

Ao ser questionado sobre o minipresídio que hoje tem uma estrutura desgastada e superlotação, o delegado disse que o novo governador já demonstrou boa vontade para resolver o problema e que ele acredita que o problema será solucionado.“Hoje, o que acontece no minipresídio de Paranavaí é uma realidade em todo estado. O atual governador herdou um sistema prisional que não tem vagas suficientes”.
O novo delegado chefe afirmou já conhecer a estrutura da subdivisão de Paranavaí. Osmir Ferreira Neves Junior entrou para a polícia em 2002 e desde então já trabalhou nas cidades de Maringá, Telêmaco Borba, Reserva, Cândido Abreu, Paranavaí e Nova Esperança.

Força política

Por telefone, delegado Ítalo César Sêga, que está de saída, disse não saber para qual cidade será transferido, podendo ir para Foz do Iguaçu.

Sêga disse ser normal a troca de chefia e que muitas lideranças o procuraram anteriormente ao anúncio, afirmando que politicamente iriam tentar mantê-lo na cidade aprovando o trabalho desenvolvido por ele. “Houve subdivisões que a classe política teve força para manter seus delegados, já em Paranavaí isso não foi possível. Gosto da cidade, mas sou delegado de carreira, seguirei em outra cidade prestando o meu serviço para a Polícia Civil do Paraná”, concluiu o delegado.

Sêga assumiu a Delegacia de Paranavaí no dia nove de junho de 2009, em substituição a Deoclécio Detros, que respondia interinamente pela 8ª SDP. No período em que esteve na 8ª SDP, Sêga teve como um dos maiores problemas as constantes rebeliões no minipresídio.

O minipresídio que foi construído nos anos 80 possui uma capacidade para aproximadamente 90 presos, mas atualmente são abrigados 160. A estrutura nunca foi reformada e os consertos realizados foram para recuperar os estragos provocados pelos detentos nas tentativas de fuga.
Por Robson Fracaroli - DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...