Mesmo na hora do descanso, há quem não consiga esquecer os livros. Não por dedicação, mas porque pescoço, costas e até braços "reclamam' do peso de todo o material que o estudante teve de carregar na mochila.
Para evitar dores pelo corpo, a melhor opção é levar o material numa bolsa de rodinhas. "Mas a gente sabe que para adolescente é difícil', diz Victor Liggieri, fisioterapeuta do Hospital das Clínicas da USP.
No caso de uma mochila presa às costas, a dica é carregar, no máximo, o equivalente a 10% do peso da pessoa. "E é importante colocar [as tiras] nos dois ombros para distribuir melhor o peso. Além disso, a mochila tem de ficar acima da altura do quadril', diz Liggieri, autor do livro "De Olho na Postura'.
Na hora de organizar o material, leve apenas o que realmente será utilizado no dia, diz Viviane Santa Vicca, uma "personal organizer' (organizadora pessoal). "Fichário, por exemplo, é melhor que caderno, pois o estudante pode deixar em casa a parte que é de conteúdos passados.'
Uma mochila com vários bolsos e divisões também permite encontrar mais facilmente os objetos pessoais e de estudo. "Carteira e garrafa de água, é bom colocar separado, não jogado no meio de tudo', afirma Viviane. (Folhapress)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...