sexta-feira, 11 de novembro de 2011

::: EDUCAÇÃO - Diretora da Escola Municipal Ana Rita faz balanço positivo das atividades desempenhadas nos últimos anos frente a instituição


A Escola Ana Rita não caminha sozinha, ela precisa de toda equipe pedagógica, professores, funcionários, participação ativa da APM, apoio da Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura Municipal. Estar à frente de uma Escola como a Ana Rita de Cássia, não é fácil. São lutas e desafios diários, no entanto é motivo de orgulho estar aqui”, salientou a diretora Débora Rodrigues da Costa 

A diretora da Escola Municipal Ana Rita de Cássia, professora Débora Rodrigues Costa, falou a reportagem do Jornal Noroeste na manhã de quinta-feira, 10 de novembro e fez um balanço positivo das atividades desempenhadas nos últimos anos frente à instituição.
                “Estar à frente de uma Escola como a Ana Rita de Cássia, não é fácil. São lutas e desafios diários, desde a compra de bolas de futebol, fogão industrial de 06 bocas, computadores, notebook, livros, pinturas e algumas reformas que são constantes, sejam essas da construção de calçadas, tudo é conquista e por mais simples que sejam nos sentimos orgulhosos por fazer parte destas conquistas”, pontou a diretora.
                A Escola Ana Rita possui alunos matriculados na educação fundamental de 1° ao 5° ano, além do Centro de estudos apropriados para os alunos com necessidades especiais. E mesmo com os desafios dos escassos recursos a direção vem ao longo dos anos colhendo inúmeros frutos de muita dedicação e determinação com o obetivo de fazer da educação um diferencial na vida das crianças.
                “A Escola Ana Rita não caminha sozinha, ela precisa de toda equipe pedagógica, professores, funcionários, participação ativa da APM, apoio da Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura Municipal. Posso afirmar também que ela não é independente e autônoma, uma vez que o mundo entrou na escola sem pedir licença, a unidade escolar está banhada de realidades que refletem ânimos, desavenças, atitudes e objetivos os mais diversos possíveis, no encontro diário do todo social escolar. A existência de ambigüidades, conflitos e consensos na vida diária da escola exige uma gestão coletiva na busca das soluções das demandas educacionais, profissionais e sociais”, destacou a diretora.
                Atualmente o diretor de Escola deve facilitar a interação dos grupos componentes do universo escolar, tendo como objetivo a construção coletiva do projeto pedagógico, da cidadania, da ampla e consciente participação da comunidade e do pleno significado de direitos e deveres individuais e de cada segmento.
                “Respeito à legislação, bom senso, experiência, competência, comprometimento e criatividade parece ser o caminho para uma gestão eficaz, coerente, coordenadora, democrática e de real representação social, assim buscamos uma Escola melhor a cada dia”, destacou a diretora Débora Costa.
A palavra diretor de escola vem com o decorrer dos anos, sendo substituida por gestor escolar, que é um lider pedagógico, que apóia o estabelecimento em todos os aspectos, visando enxergar a equipe educacional não somente com os funcionários internos da instituição, mas a comunidade como um todo, com planejamento escolar que é realizado a cada bimestre coordenado pela equipe pedagógica da instituição.
“Na função de gestora, fazemos a Orientação aos Educandos: a instituição sempre no início do ano letivo realiza uma reunião no qual transmite todas as informações necessárias, quanto aos demais documentos é feito de acordo com as necessidades da referida instituição. As informações são transmitidas através de reuniões e na conversação dos docentes com os alunos”, frisou a diretora.

Centro de Estudos para Alunos com Necessidades Especiais
A Escola Ana Rita de Cássia possui  espaço físico e mobiliários adaptados para o atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais. No centro de estudos tudo está apropriado para os alunos portadores de necessidades especiais, todos os acessórios necessários a sua locomoção, necessidades básicas, entre outros. As crianças com necessidades especiais necessitam de um espaço físico apropriado para que sua aprendizagem seja facilitada.
  
Biblioteca e Laboratório de Informática:
A biblioteca possui um bom acervo, bem distribuído, com várias opções de leitura para os alunos que uma vez por semana retiram livros de literatura para leitura em casa e na sala de aula.

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