Lideranças e autoridades paranaenses prestigiaram a inauguração da agência do Sicoob Noroeste em Nova Esperança , realizada na última terça-feira. Destacaram a importância do novo empreendimento e a missão da cooperativa de crédito: promover o desenvolvimento econômico e social com respeito às pessoas.
Presidente do Sicoob Noroeste, Hélio Nakatani descartou a concorrência com outras cooperativas ou com o sistema financeiro convencional. Pelo contrário, apontou. O Sicoob quer ser parceiro, unindo forças, contribuindo para “humanizar” o capital. Na prática, uma forma de melhorar a vida do associado, através de taxas melhores e da distribuição de resultados.
Na mensagem à cidade, Nakatani falou da beleza da histórica de Nova Esperança, uma cidade que se desenvolve, aliando o novo, a esperança e a experiência. “Celebremos Nova Esperança”, propôs.
Primeiras parcerias - O presidente aproveitou para anunciar as primeiras parcerias com a cidade. Numa delas, o convênio com a Faculdade do Noroeste Paranaense – Fanp – que concede 25% de desconto nas mensalidades para cooperados e funcionários do Sicoob de outros municípios, além de 15% para os que moram em Nova Esperança.
Para marcar a chegada, Nakatani anunciou ainda a palestra com o consultor Fabiano Brum, custeada pelo Sicoob. Será numa parceria com a Associação Comercial e Empresarial – Acine – em data a ser marcada. Um dos 30 palestrantes mais importantes do país, Brum tem um trabalho intitulado “Afinando para o Sucesso”, no qual faz uma analogia entre a música e a empresa. Ele é autor de um livro com o mesmo nome.
Ao receber a confirmação da palestra, o presidente da Acin e, Jean Flávio Zanchetti afirmou que será um momento de grande importância para a cidade. Ele falou da importância do cooperativismo, reiterando as boas-vindas ao Sicoob Noroeste.
Autoridades municipais - A prefeita Maly Benatti falou do momento de progresso da cidade. Ela citou as dezenas de empresas que estão se instalando em Nova Esperança. A prefeita entende que o Sicoob chega para exercer um papel importante na comunidade, contribuindo para a qualidade de vida. “Nova Esperança os recebe de braços abertos. Vocês farão parte do nosso sucesso”, concluiu.
A presidente da Câmara, Vera Lúcia Borégas Santini, afirmou que o Poder Legislativo é parceiro do desenvolvimento. Com isso, também estará ao lado do Sicoob para promover o cooperativismo. Tanto que já firmou um convênio para empréstimos consignados pelos funcionários. Ela citou ainda o convênio com a Fanp como outro passo importante.
Jefferson Nogaroli – O presidente do Conselho de Administração do Sicoob Central Paraná, Jefferson Nogaroli, se mostrou feliz com o momento de Nova Esperança, que se fortalece econômica e socialmente. Neste contexto, analisa, a cooperativa pode contribuir com recursos para baixar custos, convertendo essas vantagens em qualidade de vida.
Como detalhou, o sistema financeiro convencional atua como um dreno, retirando as riquezas da cidade e canalizando os lucros para os grandes centros onde se localizam as suas administrações. O Sicoob, pelo contrário, redistribui as sobras, pois é formado por pessoas da cidade e da região.
Ele aproveitou para anunciar o empenho do Sicoob visando disponibilizar linhas de crédito em condições mais favoráveis, como as do BRDE. E finalizou, reiterando que o lucro do Sicoob é ver as empresas prosperando, verdade reiterada também pelo diretor presidente executivo do Sicoob Paraná, Marino delgado; e pelo presidente do Sicoob Metropolitano, Luiz Ajita, presentes na inauguração.
Gerente do Sicoob Nova Esperança, Terezinha Vidual fez um agradecimento aos primeiros cooperados. Ela lembrou que a agência nasce forte, com 75 fundadores, pessoas da cidade que já entenderam a mensagem de união proposta pelo cooperativismo. Aliás, união é palavra que define a abertura da nova agência, impulsionada pelas presenças de lideres classistas, religiosos, empresariais e comunitários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...