terça-feira, 29 de novembro de 2011

::: POLICIAL - Caso Paolicchi: Pai de acusado também participou do crime, afirma a Polícia de Maringá

Vanessa, Pio e Costa: envolvidos no assassinato de Paolicchi
O pai de Vagner Eizing Ferreira Pio, acusado de ser o mentor intelectual do assassinato do ex-secretário de Fazenda de Maringá, Luiz Antônio Paolicchi, crime, teve participação na trama criminosa. A afirmação é do delegado Nagib Nassif Palma, responsável pelas investigações, e foi feita durante a apresentação de quatro pessoas acusadas de participação na execução de Paolicchi, nesta terça-feira (29), na 9ª SDP, em Maringá.
De acordo com o delegado, o pai de Vagner tinha conhecimento do planejamento do crime e providenciou a vinda para Maringá de Éder Ribeiro da Costa, que é casado com Vanessa Eizing Ferreira, 22 anos, irmã de Vagner. Ainda segundo a polícia, Éder seria o responsável por desferir os tiros que mataram o ex-secretário.
Diante das revelações da participação do pai de Vagner no crime, a polícia está providenciando a representação para prisão do novo suspeito.

Réus confessos
Os dois rapazes confessaram o crime. A irmã de Vagner, Vanessa Eizing Ferreira, 22 anos, disse saber que o irmão e o marido haviam executado Paolicchi, mas ficou em silêncio. Ela nega qualquer participação no caso.
A chave do carro de Paolicchi foi encontrada na casa de Vagner. A arma utilizada para assassinar o ex-secretário ainda não foi localizada. Arthur Vacellai Paulino, 23 anos, que teria escondido a arma (um revólver calibre 32), nega o envolvimento na execução.

Álibi e execução
Segundo a polícia, no dia em que foi assassinado, Paolicchi deixou o prédio em que morava, acompanhado de Vagner. O ex-secretário deu uma carona em seu automóvel ao companheiro. Eles se dirigiram até o hospital, onde Vagner visitaria a mãe doente.
Quando parou o carro no estacionamento do hospital, Vagner desceu para ver a mãe - o que seria seu álibi. Paolicchi foi rendido por Costa, amarrado e amordaçado e colocado no porta-malas. Costa dirigiu até Floriano, onde executou Paolicchi no porta-malas.
Foram disparados cinco tiros e pelo menos um dos projéteis arrancou alguns dentes do executado. Inicialmente, havia a hipótese que Paolicchi havia sido torturado por conta dos dentes arrancados, fato que foi desmentido pela autópsia.

Dívida e drogas
Durante o depoimento, Vagner disse que Paolicchi era usuário de cocaína. Afirmou, ainda, que Costa seria o fornecedor da droga para o ex-secretário que, por conta do vício, teria adquirido uma dívida de R$ 4 mil com o traficante.

De olho na fortuna
Segundo o delegado Palma, a motivação do crime foi financeira. O intuito de Vagner, com quem Paolicchi celebrou uma união estável em comunhão universal, era herdar os bens de Paolicchi, bem como uma pensão a que teria direito.

Clóvis Augusto Melo , com informações de Roberto Silva - O Diário

::: ECONOMIA - Índice que reajusta aluguéis tem leve queda em novembro

São Paulo - O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), medido pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV) e que serve de base de cálculo para reajustes de aluguéis, ficou em 0,5% em novembro. A taxa é ligeiramente menor do que a de outubro (0,53%). No acumulado do ano, o índice registra elevação de 5,22%, e, nos últimos 12 meses, de 5,95%.

Aumentos ocorridos no varejo, principalmente, os reajustes nos preços dos alimentos, e também nos custos da construção civil, impediram uma redução maior da taxa. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) teve alta de 0,43%, em novembro, ante 0,26%, em outubro, e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) passou de 0,2% para 0,5% no período analisado.

A redução no ritmo de alta do IGP-M foi puxada pelo setor atacadista e também por variações menores nas cotações de commodities. O Índice de Preços ao Produtor Amplo ( IPA) atingiu 0,52% ante 0,68%. O índice de matérias-primas brutas passou de 1,18% para 0,73%. Entre os produtos que levaram a esse resultado estão: minério de ferro (de 5,54% para 1,83%), mandioca (de 13,82% para 3,48%) e leite in natura (de 0,51% para -1,70%).

Em sentido oposto ocorreram altas nos seguintes itens: bovino (de -0,51% para 3,72%), aves (de -1,08% para 2%) e algodão em caroço (de -3,96% para 1,06%).
Agência Brasil

::: POLICIAL - Polícia Civil prende três homens e uma mulher acusados de assassinar Paolicchi


Segundo polícia, companheiro do ex-secretário da Fazenda de Maringá teria planejado um seqüestro que não deu certo e terminou no homicídio no fim de outubro deste ano

Quatro acusados envolvidos na morte do ex-secretário da Fazenda de Maringá Luiz Antônio Paolicchi foram presos em Paranavaí, na região Noroeste do Paraná, na manhã desta terça-feira (29). Paolicchi, de 54 anos, foi encontrado morto na noite de 27 de outubro, no porta-malas de seu carro, no distrito de Floriano.
Segundo o delegado da Polícia Civil, Osnildo Lemes, o mandante do crime seria o companheiro de Paolicchi, Vagner Eizing Ferreira Pio, de 25 anos, que é um dos presos, ao lado de outros dois homens e uma mulher. Até as 9 horas, a informação divulgada era de que o companheiro havia planejado um sequestro para extorquir dinheiro do ex-secretário. No entanto, como a vítima teria descoberto seu envolvimento, o grupo decidiu pela morte dele.

A Polícia Civil ainda busca em Paranavaí outros envolvidos no crime, como é o caso de um homem que teria ficado responsável por esconder a arma utilizada. Segundo Lemes, o serviço de inteligência da polícia teria chegado aos suspeitos por meio de histórico telefônico e também de e-mails do ex-secretário morto.

Segundo a Polícia Civil de Paranavaí, as prisões ocorreram em torno das 6 horas desta terça, a maioria delas no bairro Jardim Simone.

O registro de um chip de celular foi essencial para a polícia chegar aos suspeitos do assassinato do ex-secretário da Fazenda de Maringá Luiz Antônio Paolicchi, que foi encontrado morto na noite em 27 de outubro deste ano. Foi por meio dessa informação que os investigadores do caso descobriram que o companheiro de Paolicchi, Vagner Eizing Ferreira Pio, de 25 anos, teria planejado um sequestro para extorquir dinheiro dele. A decisão de matá-lo também teria vindo do companheiro, após a vítima descobrir que ele estaria envolvido no planejamento do sequestro.

Segundo o delegado da Polícia Civil de Maringá, Osnildo Lemes, Pio contou com a ajuda de três pessoas no plano - Arthur Vacelai Paulino, Eder Ribeiro da Costa e Vanessa Ferreira Eizing, estes dois últimos namorados e ela, irmã de Pio. A informação é de que Paulino e Costa sequestraram e mantiveram Paolicchi no cativeiro, cuja localidade ainda é desconhecida. Pio e Vanessa não apareceram, porque eram conhecidos pela vítima. Em algum momento depois de ter sido sequestrado, o ex-secretário da Fazenda teria descoberto que o companheiro estava por trás de tudo e, então, foi assassinado.

Lemes comentou que um dos sequestradores colocou em algum momento o próprio chip no celular de Paolicchi. Ele não teria usado o aparelho, mas o celular registrou o número. Ao pedir a quebra do sigilo do celular da vítima, a polícia passou a rastrear o número do chip. Foi assim que os investigadores ouviram várias conversas entre Pio, Costa, Paulino e Vanessa, comentando sobre a repercussão do crime na imprensa.

Paolicchi foi morto com quatro tiros, disparados a curta distância. As balas atingiram a cabeça, o pescoço, uma das axilas e o abdômen. Nessa época, ele já havia registrado pelo menos três boletins de ocorrência para relatar ameaças feitas por credores.

A operação que culminou na prisão dos quatro acusados foi denominada de Nero, referência ao imperador romano relacionado à homossexualidade, e deve ser encerrada até o final da manhã desta terça. Uma coletiva de imprensa está programada para 11h30.

Paolicchi não foi torturado
O Instituto Médico Legal (IML) de Maringá descartou a hipótese de que Paolicchi foi torturado antes de morrer. Segundo o médico legista responsável pela análise do corpo, Airton Severino Piazza, não havia sinais de violência, apenas tiros e a falta de alguns dentes.
“Os tiros arrancaram alguns dentes da vítima, o que provocou especulações porque algumas pessoas acharam que ele havia sido torturado e os dentes arrancados. Mas realmente foram as balas que arrancaram”, disse Piazza.

Maria Carolina Caiafa e Fábio Guillen - Gazeta maringá  

::: PRIMEIRA LEITURA - Troco Pelo Correio

Quem poderá morar no Teu santo monte? Aquele que é íntegro em sua conduta. Salmo 15:1, 2

Até hoje a tenho guardada. É uma moeda de um centavo de dólar. Uma ninharia. Naquela sexta-feira, pouco antes do meio-dia, passei na gráfica da Andrews University a fim de pegar um material para apresentação em classe. Somou 11,34 dólares. Como aluno sempre anda com moeda no bolso, felizmente eu tinha dinheiro miúdo. Paguei 11,35, e a senhora que me atendeu se desculpou pelo fato de não ter um centavo de troco naquele momento. Eu disse: “Imagina! Um centavo. Não precisa.” Como brasileiro acostumado a escutar: “Posso ficar lhe devendo cinco centavos?”, aquilo não era nada.

A surpresa para mim veio três dias depois quando recebi um envelope com a cópia do recibo e a moeda de um centavo colada no papel com fita adesiva. Eu nem me lembrava mais. Olhei no envelope para ver quanto tinha custado a remessa pelo correio: dezoito centavos. Pensei: “Mas que maneira de cuidar de um item tão pequeno e sem valor, que muita gente passa por alto.” Ela poderia ter pensado: “Ah! Coisa tão pequena. Se ele mesmo disse ‘deixa pra lá’ e nem se lembra mais, para que vou me dar ao trabalho de enviar um centavo?”

Por que guardo a moedinha até hoje? Pelo seu valor simbólico. Para me lembrar de uma senhora que quis ser honesta e leal primeiramente consigo mesma, e que podia se ver no espelho pela manhã e ficar feliz pelo que fez. Mesmo que não faça sentido na mente do outro, deve fazer sentido para você.

Devemos viver uma vida alinhada com nossos valores e com aquilo que cremos. As promessas e compromissos que assumimos com nós mesmos são tão importantes como os compromissos firmados com outras pessoas e que não deveríamos deixar apenas no nível das intenções, empurrando a consciência para o lado quando ela grita para fazer o que é certo.

“A maior necessidade do mundo é a de homens [...] que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos” (Ellen G. White, Educação, p. 57).

Num salmo intitulado “O hóspede de Deus”, Davi diz: “Senhor, [...] quem poderá morar no Teu santo monte? Aquele que é íntegro em sua conduta e pratica o que é justo, que de coração fala a verdade [...] que mantém a sua palavra, mesmo quando sai prejudicado [...].
Quem assim procede nunca será abalado!” (Sl 15:1, 2, 4, 5).

Pr. José Maria Barbosa Silva

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

::: JUSTIÇA - Semana de Conciliação tem início hoje na Vara do Trabalho

Semana de Conciliação, será marcada por audiências de conciliação entre os dias 28 de novembro à 02 de dezembro.  Evento integra a Semana Nacional de Conciliação instituída pelo CNJ.
Além do Juiz, o Diretor de Secretaria e demais servidores também atendem diretamente às partes, para os diálogos pertinentes às tentativas de conciliação, nos dias de audiência, mesma prática é realizada na Semana de Conciliação.

Desde o mês de setembro, a Vara do Trabalho de Nova Esperança instituiu uma ação permanente vinculada ao “CNJ – Conciliar é Legal”, onde realiza pautas especiais de audiências exclusivamente para conciliação.

Desde a implantação do Programa Conciliar é Legal, pelo Conselho Nacional de Justiça – (CNJ), em 2006, a Justiça do Trabalho promove em todo país no mês de dezembro mutirões de audiências, cujo propósito consiste divulgar na comunidade, junto às partes e advogados a cultura da conciliação e do entendimento como meio de solução rápida, pacífica e eficaz dos conflitos.
No período de 28 de novembro à 02 de dezembro, a Vara do Trabalho de Nova Esperança realizará a sua já tradicional Semana de Conciliação.
O movimento consiste num mutirão de audiências e outras práticas obje­tivando rápida solução de maior número de processos, mediante incentivo à conciliação entre as partes, cuja realização conta com o apoio logístico de entidades e empresas da Comarca, além do auxílio de voluntários nas ativi­dades de mediação.
“Durante a Semana de Conciliação, promoveremos ações sociais relacionadas aos direitos de ci­dadania, com apresentações musicais e artísticas, além do trabalho pertinente às audiências presididas pelo Juiz Titular, Luiz Antônio Bernardo”, observou o Diretor de Secretaria da Vara do Trabalho de Nova Esperança, Silas Farias Dias.

RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
            A conciliação é um meio de resolução de conflitos em que as partes confiam a uma terceira pessoa (neutra), o conciliador, a função de aproximá-las e orientá-las na construção de um acordo e tem objetivos de se criar uma nova mentalidade, voltada à pacificação social; diminuição substancial do tempo de duração do litígio; viabilização da solução dos conflitos por meio de procedimentos informais e simplificados; e redução, por conseqüência, do número de processos no Poder Judiciário.
            Na opinião do presidente da OAB – Subseção Nova Esperança, “A conciliação é importantíssima para a celeridade processual, é uma das formas mais inteligentes de se fazer Justiça, é um dos princípios basilares do Direito Trabalho”, observou dr. Edson Olivatti.
“Agendamos audiências específicas de conciliação, para as quais intimamos os litigantes. Além disso, possibilitamos a todos os interessados com processos em curso a formalização de pedido de audiência para tentativa de acordo, tanto na fase de conhecimento quanto na fase de execução, se vislumbradas perspectivas de solução amigável”, comentou dr. Luiz Antonio Bernardo, Juiz Titular da Vara do Trabalho de Nova Esperança.
A Vara do Trabalho de Nova Esperança, considerando a solução amigável dos conflitos, mecanismo inigualável para o desarmamento dos espíritos, a solução rápida dos conflitos e a busca da paz social, está conclamando os advogados, as lideranças comunitárias e sindicais e os cidadãos diretamente interessados, que se integrem a este movimento.
Em 2008 o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, a qual pertence a Vara de Nova Esperança outorgou um certificado de “Excelência em Conciliação” a Justiça do Trabalho local devido a agilidade e bom andamento nos trâmites processuais.
PROGRAMAÇÃO:
O Juiz Titular da Vara do Trabalho de Nova Esperança, Dr. Luiz Antonio Bernardo, aproveita a oportunidade para convidar a população em geral para o Ato Solene de abertura da Semana de Conciliação de 2011, a se realizar na terça-feira, 29 de novembro, às 20 horas, com entrada franca, no qual serão destaques diversas apresentações musicais (orquestra, quinteto e grupo musical), além da exposição de trabalhos artísticos de estudantes do Colégio São Vicente.
Os interessados na realização de acordo podem entrar em contato com a Vara do Trabalho de Nova Esperança e formular proposta de acordo ou requerer a inclusão do processo na pauta de audiências.
Mais informações pelo telefone (44) 3252-9063

Mais de 160 audiências já foram agendadas para a Semana de Conciliação.

15 Municípios pertencem integram a Jurisdição da Vara do Trabalho local
  • Atalaia, Colorado, Cruzeiro do Sul, Floraí, Flórida, Inajá, Itaguajé, Jardim Olinda, Lobato, Nova Esperança, Paranacity, Paranapoema, Presidente Castelo Branco, São Jorge do Ivaí e Uniflor
A Vara do Trabalho de Nova Esperança entrará em recesso no dia 20/12 e retornará às atividades em 06/01/2012.

Suspensão do expediente no dias:
16/12 – transferência do Feriado do Dia da Justiça
19/12 – Feriado Estadual de Emancipação Política do Paraná

VARA DO TRABALHO DE NOVA ESPERANÇA:

::: FUTEBOL - Palmeiras vence São Paulo e complica vida de rival

Sem brigar praticamente por mais nada no Campeonato Brasileiro, o Palmeiras definiu como sua meta na reta final atrapalhar seus rivais. Antes de tentar impedir o título do Corinthians, complicou a vida do São Paulo ao vencer o time tricolor por 1 a 0, neste domingo, no Pacaembu, pela penúltima rodada. Com a derrota, a equipe do Morumbi precisa de uma improvável combinação de resultados na última rodada para a ir à Libertadores. Já o Palmeiras está garantido na Copa Sul-Americana do ano que vem.

O gol de falta de Marcos Assunção, aos 10 minutos do segundo tempo, fez o São Paulo estacionar nos 56 pontos, em oitavo. Para ir à Libertadores, o time precisa vencer o Santos na última rodada e torcer por tropeços de Coritiba (contra o Atlético-PR), Internacional (contra o Grêmio) e Figueirense (contra o Avaí) - destes, só o Inter joga em casa. Já o Palmeiras, que venceu a segunda seguida, foi a 49 pontos, em 11.º.

Agência Estado

::: CARREIRA - Final de ano aquecido para concurseiros no PR

Temporada de concursos tem cerca de 1,2 mil vagas em várias cidades do Estado
Final de ano chegando e os concurseiros do Paraná não têm do que reclamar. O Estado está ofertando mais de 1,2 mil vagas de empregos, com salários que ultrapassam os R$ 10 mil em diversas áreas. A grande maioria de vagas são de esfera municipal - principalmente nas prefeituras e câmaras - distribuídas por várias cidades do Estado.

Além destes concursos considerados menores, quem está estudando desde o início do ano fica na expectativa da abertura dos editais dos tribunais (alguns já com inscrições abertas) e também do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), com a expectativa de abrir por volta de 2 mil vagas em todo o País.

De acordo com Carlos Andre Tamez, diretor geral do curso Aprovação, após a suspensão dos concursos em março, o momento agora é considerado bem favorável. ''É um movimento que tende a perdurar nos próximos seis meses, inclusive para concursos de grande porte. A demanda por cursinhos está crescendo bastante, depois de um 2010 tenebroso, com poucos editais'', avalia Tamez. Leia mais na matéria de Victor Lopes.

Leia mais:

Candidatos devem avaliar oportunidades


Altos salários no Poder Judiciário
Redação FolhaWeb

::: PERPECTIVAS - Endividamento e inflação já comprometem consumo

Brasileiro nunca destinou parcela do orçamento pessoal tão grande para pagar dívidas, mas medidas recentes pretendem estimular gastos

O aumento do custo de vida e o endividamento das famílias, que atingiu o nível mais alto da história, vão pressionar o consumo no fim do ano e no início de 2012. Apesar das medidas para estimular o crédito e o corte nos juros, o consumidor já começa a pensar duas vezes na hora de comprar.
Segundo dados do Banco Central, as famílias brasileiras estão comprometendo 42% da sua renda total de um ano com dívidas tomadas junto a instituições financeiras e estabelecimentos comerciais. O número nunca foi tão alto. Desde a crise de 2008, quando o governo tomou uma série de medidas de estímulo para a reanimar a economia, a dívida total dos brasileiros em todas as modalidades saltou 80% – para R$ 715,2 bilhões –, mas a massa salarial avançou menos: 33%. “Essa diferença [entre o rendimento e a dívida] estava sendo coberta pelo crédito”, lembra o economista Luciano D’Agostini, sócio da consultoria Inva Capital.
Com receio de um recuo mais expressivo da demanda do consumidor nos próximos meses por causa da crise internacional, o governo promoveu, além de cortes na taxa de juros, a flexibilização de medidas macroprudenciais adotadas no fim do ano passado (leia mais nesta página). O objetivo é evitar que a economia esfrie demais no mercado interno, justamente o responsável por segurar o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). O consumo deve seguir pressionado, segundo Marianne Hanson, economista da Confederação Nacional do Comércio (CNC), até o fim do primeiro semestre de 2012, efeito também de um ritmo mais fraco de geração de novos empregos.
Natal
A CNC estima que as vendas do comércio vão fechar 2011 com alta de 6%, depois de um avanço de 11% no ano passado. “Para o Natal, as condições já estão dadas. Mesmo com os incentivos mais recentes do governo sobre o crédito, eles não terão influência nas vendas de fim de ano, que deverão crescer 5,6%”, prevê Marianne.
Para Thais Marzola Zara, economista chefe da Rosenberg Consultores Associados, o alto endividamento limita a capacidade de consumo da nova classe média e da classe média tradicional, que também tem sua confiança afetada pelo ambiente externo adverso. “Esse novo cenário deve influenciar as vendas neste Natal, que deve ainda deve ser bom, mas com menor ticket médio que no ano passado”, diz ela. A última pesquisa da Associação Comercial do Paraná (ACP), feita em outubro, revela que o otimismo do comércio está diminuindo. Em setembro, estimava-se alta nas vendas de 14% para o fim de ano, mas agora se fala em 8%.
Com a inflação rodando acima do teto da meta, tem sobrado menos para gastar. Em setembro, o rendimento real da população ocupada medido pelo IBGE teve a primeira queda desde abril deste ano, e em outubro recuou na comparação anual. Segundo Luciano D’Agostini, a taxa de crescimento do rendimento médio real apresenta trajetória negativa e decrescente desde setembro de 2010 e deve se manter dessa forma, com leve melhora, nos próximos meses. “Esse vai ser um limitador que influenciará o varejo, cuja taxa de crescimento das vendas reais também está desacelerando”, afirma.

Reversão
Veja as principais mudanças nas medidas macroprudenciais:
• Para o financiamento de veículos, foi extinta a restrição a empréstimos de até 60 meses sem entrada – só foi mantida a limitação para financiamentos acima desse prazo.
• Será mantido o porcentual mínimo de pagamento das faturas de cartão de crédito em 15% (seria elevado para 20% a partir de dezembro).
• Foram reduzidas as exigências que encareciam o crédito consignado e crédito pessoal com prazo entre 36 e 60 meses, mas as exigências para operações acima desse prazo ficaram ainda mais apertadas.
Nas concessionárias, regras não mudaram
O cliente que foi até uma concessionária para comprar o seu carro novo ainda não verificou nenhuma mudança nas regras de financiamento, mesmo com a retirada de parte das medidas implantadas para conter o avanço do crédito. O diretor da Fenabrave no Paraná, Luís Antonio Sebben, diz que segue tudo igual. “Não sei até que ponto os bancos estão dispostos a mudar suas regras em um cenário como esse. Por enquanto não houve alterações nos planos. No ano passado, as restrições tiveram efeito imediato. Mas a flexibilização, não”, afirma.
Gastos com férias e presentes são adiados
O gerente comercial Fernando Rodrigues de Mello, 34 anos, usa atualmente 40% da sua renda para pagar dívidas e já se programou para passar um fim de ano mais modesto, sem direito a férias com a família e gastos típicos desta época do ano. Casado e pai de três filhos, dois deles em idade escolar, Mello diz que tem tido dificuldades para manter o padrão de vida da família sem precisar recorrer aos bancos e ao cheque especial..
Afrouxamento das restrições só fará efeito em 2012
O governo estimula o crédito justamente em um momento em que o brasileiro está devendo mais, o que representa um risco para o aumento da inadimplência, que já vem subindo. Mas os economistas acreditam que o efeito da flexibilização das medidas macroprudenciais não será imediato.
Senado quer restringir publicidade de empréstimo
Objetivo de comissão é impedir anúncios que associem o crédito a um padrão de vida elevado, o que estimularia o endividamento.

Cristina Rios - Gazeta do Povo

::: PRIMEIRA LEITURA - Um Bom Começo Não É Suficiente

Então Salomão acordou e percebeu que tinha sido um sonho. 1 Reis 3:15 

Numa corrida, um bom começo e uma boa largada são importantes, mas não são suficientes para um bom resultado final. Há muitas pessoas que começam dieta, exercícios diários ou um projeto para melhorar a casa. Com o tempo, a dieta fica irregular, o exercício perde a frequência e a melhoria da casa nunca termina. Um bom começo é importante, mas o prêmio é para aquele que cruza a linha de chegada.

Salomão começou seu reinado bem jovem e com o pé direito. Num sonho, Deus apareceu para ele e o desafiou a pedir qualquer coisa que quisesse. Ele pediu o dom do discernimento, um coração atencioso e responsivo e sabedoria.

Algumas pessoas são espertas e astutas. Outras são bem formadas e têm bom preparo acadêmico; mas sabedoria é diferente. Por mais que estudemos, não há livro que dê resposta para toda situação difícil que enfrentamos. É nessas horas que a sabedoria se faz necessária. É o que aconteceu com Salomão, no caso das duas mães que disputavam a maternidade de uma criança, quando não havia teste de DNA para comprovar de quem era o filho. Sua decisão não foi a de um repente gênio, mas a de uma pessoa objetiva, a mais adequada e no melhor momento.

Salomão, além de ser sábio, se tornou também muito rico. Era um grande colecionador e patrono das artes. Escreveu três mil provérbios e mil e cinco cânticos, e os livros de Eclesiastes, Cantares e Provérbios, este último um verdadeiro tratado de sabedoria.

Qual foi o erro de Salomão? Deixou de andar nos caminhos do Senhor. Por conveniência política, casou-se com centenas de mulheres estrangeiras que não adoravam a Deus, e construiu altares para os deuses delas – e adorava com elas.

Salomão não foi o primeiro nem será o último a nos ensinar que, mesmo que tenhamos tido um bom começo, não nos está assegurado um final feliz e com êxito. Temos que continuar bem até cruzar a linha de chegada.

No fim da vida, Salomão “desceu ao túmulo como homem arrependido; mas seu arrependimento e lágrimas não conseguiram apagar [...] os estigmas de seu infeliz afastamento de Deus” (E. G. White, Vidas que Falam [MM 1971], p. 200).

O conselho que Davi deu para Salomão também serve para nós: “Obedeça ao que o Senhor, o seu Deus, exige: ande nos Seus caminhos e obedeça aos Seus decretos, aos Seus mandamentos [...]; assim você prosperará em tudo o que fizer e por onde quer que for” (1Rs 2:3).

Pr. José Maria Barbosa Silva

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

::: OPINIÃO - Para presidente do TST, greve de juízes deixa sociedade "refém da magistratura"

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro João Oreste Dalazen, disse hoje (25) que a greve de juízes trabalhistas é "injustificável". Ele também sinalizou que o salário dos magistrados que aderirem ao movimento grevista pode ser cortado, a exemplo do que ficou decidido em relação ao corte do ponto dos servidores em greve.

"O juiz, diferentemente do servidor, é um agente de Estado e não pode e não deve deflagrar greve. A greve do magistrado deixa a sociedade refém da magistratura e é injustificável", considerou o ministro, ao comentar a paralisação convocada pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) para quarta-feira (30). Cerca de 3,6 mil juízes trabalhistas ameaçam cruzar os braços para cobrar aumento salarial e melhores condições de trabalho. A expectativa é que cerca de 20 mil audiências sejam suspensas em todo o país, caso a greve seja deflagrada.

Dalazen disse que os juízes que aderirem à paralisação também ficarão sujeitos a responsabilização administrativa pelas corregedorias locais.
Agência Brasil

::: COMUNICAÇÕES - PT deveria rejeitar controle da mídia, diz Edinho Silva

O presidente do PT de São Paulo, Edinho Silva, defendeu hoje que o partido se posicione contra a inclusão, no novo marco regulatório para as comunicações, de um controle do conteúdo produzido pela mídia brasileira. Ele defendeu que seja realizado um debate sem dogmas sobre o tema, mas negou que a discussão entre os petistas tenha o objetivo de pressionar o Palácio do Planalto a aprovar novas regras para os meios de comunicação. "O PT tem de ser contra fazer esse debate como se fosse de controle de conteúdo", afirmou. "Eu não acredito em pressão. O objetivo é abrir o debate na sociedade e isso deve ser feito com muita tranquilidade."

Edinho Silva participa nesta manhã do seminário Por um Novo Marco Regulatório para as Comunicações, promovido na capital paulista pela direção nacional do PT. O evento busca discutir um novo marco regulatório da mídia à luz do anteprojeto criado pelo ex-ministro da Comunicação Social Franklin Martins e que passa atualmente por ajustes no governo federal.

Os dirigentes da sigla pretendem discutir temas como monopólio no setor das comunicações, proibição das propriedades cruzadas, produção regionalizada de conteúdo informativo e o advento das novas mídias.

Em setembro, no 4.º Congresso Extraordinário do PT, foi aprovada moção em defesa da regulamentação das comunicações, proposta da qual a presidente Dilma Rousseff tem dado mostras de que é contrária.

O presidente do PT de São Paulo ressaltou ainda que deve ser garantida "total liberdade do conteúdo" produzido pela mídia, incluindo internet. Ele ponderou, contudo, que deve haver mudanças no rito de julgamento de direito de resposta a informações divulgadas pela imprensa brasileira.
Agência Estado

::: CRIME - Ziraldo é condenado por estelionato; cartunista nega crime

A Justiça Federal do Paraná condenou o cartunista Ziraldo Alves Pinto a dois anos, dois meses e 20 dias de prisão pelo registro indevido da marca do Festival Internacional do Humor de Foz do Iguaçu, realizado em 2003. Ziraldo foi enquadrado no crime de estelionato. Através de seu advogado, Gustavo Teixeira, o cartunista negou o crime.

Segundo Teixeira, Ziraldo, que também é seu tio, ficou "extremamente revoltado" com a sentença proferida pelo juiz federal Mateus de Freitas Cavalcanti Costa. "Foi uma sentença que o acusou de um crime que ele não cometeu, que não aponta qual é o prejuízo, de uma marca que ele nunca utilizou e, no final das contas o condenou a uma pena que não é aplicável, está prescrita", diz. Mas, independente de haver ou não prescrição, o advogado de Ziraldo afirmou que vai recorrer da condenação. "Para o Ziraldo, não significa nada isso (se prescreveu ou não)."

Ele também criticou o juiz por ter considerado que a culpabilidade de Ziraldo deveria "ser valorada negativamente" por ele ser um nome reconhecido. "A notoriedade e o prestígio gozados pelo réu, sobretudo sua representatividade perante o público infantil, fazem com que o agir ilícito dele se revista de maior grau de reprovabilidade", anotou o magistrado na sentença.

O caso

Em 2003, Ziraldo participou do Festival Internacional de Humor Gráfico de Foz do Iguaçu, aparecendo como presidente de honra do evento. O cartunista também foi responsável pela criação do cartaz do festival, o que lhe rendeu R$ 75 mil - previstos no edital, mediante a cessão perpétua do desenho. Em 2004, representado por uma das organizadoras do evento, Arlete Andrion Bonato, o cartunista registrou o desenho em seu nome no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (Inpi). Em sua ação, o Ministério Público Federal denunciava o registro junto ao Inpi, pois ele caracterizaria a intenção de Ziraldo de utilizar a marca comercialmente.

Para Teixeira, a acusação não faz sentido. "Onde essa marca foi veiculada para poder gerar benefício financeiro para o Ziraldo? Não há vantagem", afirma. O advogado diz que a pessoa que fez o registro possa ter se equivocado e chega a definir o gesto como "burrice". Mas, diz ele, não houve dolo. "Estelionato tem que ter vontade de cometer o crime, tem que ter a prova do dano. Registrou errado a marca? Então desfaz", defende. O advogado afirma que a intenção de seu tio ao fazer o registro era evitar pirataria. Teixeira argumentou ainda que o cartunista tem outras marcas que rendem e não precisa da marca criada para um "festival sazonal".

Zélio

Teixeira comentou ainda a condenação de Zélio, irmão de Ziraldo, que também ajudou na coordenação do evento. Ele foi condenado por pagamento duplicado. Segundo o advogado, Zélio foi responsável pela organização do evento nos dias das atividades e houve confusão em relação aos pagamentos das diárias. Segundo o advogado, não houve pagamento duplicado. "Se tivesse havido, o Zélio teria pago mais do que o que ele recebeu", afirmou. Além de Ziraldo e Zélio, outras cinco pessoas que participaram do Festival do Humor foram condenadas.
Agência Estado

::: PRIMEIRA LEITURA - Tesouro Escondido

O reino dos Céus é como um tesouro escondido num campo. Mateus 13:44

Há alguns anos, o geólogo Dr. Williamson fez uma expedição à Tanzânia. Certo dia, ele se encontrou em uma área deserta e enveredou por uma estrada arenosa. De repente, sua caminhonete, de tração nas quatro rodas, parou numa área pantanosa, com lama até a altura dos eixos. Sem muito entusiasmo, o geólogo começou a remover a lama ao redor dos pneus. Enquanto cavava, a pá tocou numa pedra. Sendo geólogo, ficou curioso para ver que tipo de pedra era. Tomou a pequena pedra e começou a limpá-la da lama. Quanto mais limpava, mais empolgado ficava, não acreditando no que estava vendo. Quando a pedra finalmente ficou limpa, o Dr. Williamson não pôde conter a alegria. Tinha nas mãos um diamante! Qualquer diamante seria uma surpresa nessa situação, mas o Dr. Williamson encontrou o que se tornou conhecido como o Diamante Rosado da Tanzânia. Hoje esse diamante está engastado no cetro da rainha da Inglaterra.

Como no tempo de Jesus não havia bancos nem caixas-fortes, as pessoas enterravam seus pertences valiosos, porque temiam que, numa guerra, os inimigos se apoderassem deles. Mas o ponto dessa parábola do tesouro escondido é este: o homem encontrou alguma coisa tão valiosa que decidiu vender e se desfazer de tudo o que tinha para comprar o terreno onde encontrara o tesouro. Ficou tão empolgado que se dispôs a fazer qualquer coisa, como quando alguém quer comprar algo especial: uma bicicleta, uma moto, um computador, e está disposto a chegar ao ponto de se sacrificar. Também pode ser um carro, uma casa ou um objeto especial, pelo qual o comprador está disposto a cortar muitos extras para conseguir o que quer.

Jesus compara o evangelho ao tesouro escondido porque há imensa riqueza que ainda não descobrimos. “Temos estado a trabalhar, por assim dizer, próximos da superfície enquanto ricos veios de ouro estão mais embaixo, para recompensar aquele que cavar em sua procura” (Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 113).

O tesouro não tem nenhum valor se você não o abre, nem o utiliza. Podemos perguntar: “Que proveito tem para mim? Que diferença vai fazer?” Ou uma pergunta melhor: “Que diferença deveria trazer o tesouro do evangelho à minha vida?”

“O Espírito Santo aprecia dirigir-Se à juventude, para desvendar-lhe os tesouros e belezas da Palavra de Deus” (ibid., p. 32).

Pr. José Maria Barbosa Silva

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

::: RODOVIAS - Preço do pedágio no Paraná vai subir em dezembro. Reajuste será de 4,53%

Diferente do que ocorreu nos oito anos anteriores, empresas não precisarão recorrer à Justiça para assegurar reajuste
Quem sair de Nova Esperança com destino a Maringá, pagará R$ 7,90 de pedágio na Praça de Presidente Castelo Branco

A partir do próximo dia 1º, as tarifas de pedágio serão reajustadas em 4,53% em todas as praças das seis concessionárias que atuam no Anel de Integração do Estado (Econorte, Viapar, Ecocataratas, Caminhos do Paraná, Rodonorte e Ecovia). Esse reajuste, baseado em uma fórmula própria do setor, fica abaixo da inflação, que nos últimos 12 meses registrou índice de quase 7%.

Calculados pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), os novos valores foram divulgados ontem, depois de aprovação pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná. De acordo com o DER, houve arredondamentos no valor das tarifas ''após feitos os cálculos aplicáveis aos preços, que podem ocasionar pequenas diferenças percentuais para mais ou para menos''. O governo estadual destacou que o aumento do preço também ficou abaixo da variação anual do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que está em 6,97%, e do Índice de Preços ao Consumidor - Mercado (IPC-M), de 6,79%.

Com os novos valores, uma viagem de carro de Londrina para Curitiba, por exemplo, vai custar R$ 39,40, passando por cinco praças de pedágio. Embora o percentual seja o mesmo aplicado a todas as praças, os maiores valores pagos ficam na BR-277, administrada pela Ecovia. Um carro de passeio vai passar a pagar, em uma única praça (São José dos Pinhais), o preço de R$ 13,90, enquanto o valor para a moto fica em R$ 7,00. Um caminhão com dois eixos, por exemplo, que tenha o Porto de Paranaguá como destino, vai desembolsar R$ 23,40 e, um caminhão com reboque, de seis eixos, R$ 70,20, somente no trecho entre Curitiba e o litoral.

A explicação para que o aumento tenha ficado abaixo da inflação passa pela fórmula que agrega índices específicos, como terraplenagem, pavimentação, obras de artes especiais e serviços de consultoria, além dos índices Nacional do Custo da Construção Civil (INCC), e o Geral de Preços do Mercado (IGP-M). A conta é feita tendo como base pesos diferentes para cada um desses percentuais.

O reajuste das tarifas do pedágio do Anel de Integração é anual e está previsto em contrato firmado entre o governo do Estado e as concessionárias desde o início da operação das praças, em 1998. No ano passado, o reajuste foi de 5% em todas as praças. Nos outros anos, os valores variavam. Em 2009, foi 1,25% a mais nas praças administradas pela Econorte; 2,20% na Viapar; 1,53% na Ecocataratas; 1,40% na Caminhos do Paraná; 1,50% na Rodonorte e 1,60% na Ecovia. Em 2008, o reajuste chegou a 9,74% em todas elas.

Desta vez, diferente do que ocorreu durante os oito anos de governo Roberto Requião (PMDB), as concessionárias não precisarão recorrer à Justiça para garantir a aplicação do aumento. Com a bandeira ''ou abaixa ou acaba'', Requião recusava-se a conversar com as concessionárias e a autorizar os reajustes. Isso não impediu que, em todos os anos, as pedageiras obtivessem decisões favoráveis na Justiça. A concessão deve ser mantida até o ano de 2022.
Luciana Cristo
Equipe da Folha

::: POLÊMICA - Liberadas marchas a favor da legalização das drogas

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou ontem, (23) que estão liberadas as marchas a favor da legalização das drogas. Mas deixou claro que isso não significa a autorização para o consumo de entorpecentes. Os ministros atenderam a um pedido da vice-procuradora-geral da República, Deborah Duprat, para que fosse excluída a possibilidade de criminalização da defesa da legalização de drogas em eventos públicos.

Os integrantes do STF afirmaram que movimentos como a Marcha da Maconha são legítimas formas de reunião para manifestação de pensamento desde que sejam pacíficos, não incentivem o consumo de entorpecentes e não haja consumo de drogas.

O relator da ação no STF, Carlos Ayres Britto, afirmou que o direito de reunião atende a dois princípios da democracia: o pluralismo e a transparência. "Quem quer que seja pode se reunir para o que quer que seja desde que o faça de forma pacífica", disse.

Em junho, o plenário do STF já havia liberado a realização da Marcha da Maconha. Na ocasião, o Supremo concluiu que a Constituição Federal protege os direitos de reunião e de livre expressão que garantem a realização de mobilizações como as marchas favoráveis à descriminalização das drogas.

O ministro Gilmar Mendes disse que era necessário esclarecer que essa liberdade de reunião tem limites. Ele exemplificou essa necessidade citando a pedofilia. Mendes questionou se seria possível liberar uma reunião na Praça dos 3 Poderes, em Brasília, para debater a descriminalização da pedofilia.

"É impossível sustentar-se a liberdade de reunião quando a descriminação da conduta signifique uma autorização de atos ofensivos a direitos fundamentais e a condições básicas de convivência ética e democrática", afirmou o presidente do STF, Cezar Peluso.

AE

::: BOA NOTÍCIA - Desemprego tem menor taxa para meses de outubro desde 2002

Segundo informa o IBGE, a taxa, que ficou em 5,8% para o conjunto das seis regiões metropolitanas, permanece estável, tanto em relação a setembro (6,0%), quanto a outubro do ano passado (6,1%)

A taxa de desemprego em outubro ficou em 5,8% para o conjunto das seis regiões metropolitanas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), trata-se da menor taxa para um mês de outubro desde a reformulação da pesquisa em 2002. Essa estimativa foi considerada estável, tanto em relação a setembro (6,0%), quanto a outubro do ano passado (6,1%).

A população desocupada (1,4 milhão de pessoas) ficou estável tanto em relação ao mês anterior, quanto em comparação com outubro do ano passado. Já a população ocupada (22,7 milhões) não apresentou variação em comparação com setembro. No confronto com outubro de 2010, ocorreu elevação de 1,5% nessa estimativa, representando um adicional de 336 mil ocupados em doze meses.

O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado (11,1 milhões) não apresentou variação significativa em relação a setembro. Na comparação com outubro de 2010, houve aumento de 7,4%, representando um adicional de 765 mil postos de trabalho com carteira assinada no período de um ano.

O rendimento médio real habitual dos ocupados (R$ 1.612,70) não variou na comparação com setembro e permaneceu estável frente a outubro do ano passado. A massa de rendimento real habitual (R$ 36,9 bilhões) ficou estável em relação a setembro e cresceu 0,9% em relação a outubro de 2010. A massa de rendimento real efetivo dos ocupados (R$ 36,7 bilhões) estimada em set/2011, permaneceu estável no mês e cresceu 0,7% no ano.

Agência Estado

::: PRIMEIRA LEITURA - Preparados ou Não

Se Ele vier de repente, que não os encontre dormindo! Marcos 13:36

Uma moça, com vista a um candidato ao namoro, marcou com ele o primeiro jantar. Chegou até a fazer reservas num restaurante em que havia música ao vivo. Querendo causar a melhor impressão possível, tirou a tarde livre para ir ao cabeleireiro e à manicure. Ao voltar para casa, arrumou-se, maquiou-se e pôs o melhor vestido. Enfim, estava pronta para a chegada do namorado em perspectiva. Suas apreensões iam e vinham. Mas continuou esperando pacientemente.

Finalmente, depois de esperar mais de uma hora, ela chegou à conclusão de que ele a tinha decepcionado. Assim, tirou o vestido, desmanchou o penteado, lavou o rosto, vestiu o pijama, foi preparar alguma coisa no micro-ondas para comer e sentou-se no sofá com o cachorrinho para ver televisão.

Pouco depois, alguém bateu à porta. Era o rapaz. Ela abriu a porta e ele, olhando surpreso para ela, disse: “Eu lhe dei duas horas extras e você ainda não está preparada?”

Dentre os itens relacionados com a volta de Jesus, há dois que são repetidos com mais frequência: um que será o evento que terá lugar de maneira súbita e inesperada, e o outro, um evento com grande manifestação de poder.

Se você pergunta: “Para quando vai ser?” Respondo: “Não sei.” Você não sabe. Os anjos não sabem. Jesus, sabendo que esse seria um tema de muita especulação, disse: “Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, [...] somente o Pai” (Mt 24:36).

Ninguém vai se levantar em algum momento e dizer: “É hoje que Ele vai voltar.” Jesus repetia: “Portanto vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor” (Mt 24:42). “Assim, vocês também precisam estar preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que vocês menos esperam” (Mt 24:44).

Outros textos mencionam: “Mas vocês, irmãos, não estão nas trevas, para que esse dia os surpreenda” (1Ts 5:4). “Feliz aquele que permanece vigilante” (Ap 16:15).

Vivemos em clima de antecipação. Esse conhecimento da volta de Jesus deve fazer alguma diferença na maneira pela qual vivemos. Estamos crescendo cada dia em nosso relacionamento com Cristo? Estou sendo fortalecido pela leitura da Bíblia?

“Portanto, vigiem, porque vocês não sabem quando o dono da casa voltará: se à tarde, à meia-noite, ao cantar do galo ou ao amanhecer” (Mc 13:35).

Pr. José Maria Barbosa da Silva

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

::: ECONOMIA - Cheque é usado apenas para pagar salários. E por poucos

Como forma de pagamento, o velho talão deixou de ser citado por consumidores de todas as classes sociais, aponta BC

O cheque parece ter sido completamente esquecido no fundo da gaveta pelos brasileiros. Em pesquisa realizada pelo Banco Central (BC) sobre as formas de pagamento mais frequentes, o velho talão deixou de ser citado pelos consumidores de todas as classes sociais como instrumento para pagar contas no dia a dia. Segundo a pesquisa, o cheque continua sendo usado - ainda que cada dia menos - apenas por uma pequena parcela dos brasileiros para receber salários.

Segundo pesquisa publicada no Relatório de Inclusão Financeira, divulgado na manhã de hoje pelo BC, o talão de cheques foi a resposta de 0% dos brasileiros das classes A e B à pergunta sobre quais formas de pagamento são as mais usadas. O porcentual também foi repetido entre os entrevistados das classes C, D e E. Em 2007, o talão ainda era usado por 3% dos clientes da classe C e 1% dos consumidores das classes D e E.

Apesar do uso em queda, o cheque continua na carteira - ou na gaveta - dos clientes. Segundo a pesquisa, 26% dos brasileiros das classes A e B possuem o meio de pagamento. Já a presença dos talões é de 12% na classe C e de 4% entre os clientes das chamadas classes D e E.

O cheque aparece apenas como maneira de pagar salários: esse é o instrumento financeiro recebido por 3% dos brasileiros das classes A e B, 1% da classe C e 2% das classes D e E.

O dinheiro continua a ser a principal forma de pagamento usada no Brasil: essa foi a opção de 57% dos entrevistados das classes A e B. Essa também foi a resposta de 75% dos consumidores da classe C e de 86% das classes D e E.

Agência Estado

::: PRIMEIRA LEITURA - Perdoar Faz Bem à Saúde

Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Colossenses 3:13

Estudos mostram a relação entre o rancor, o perdão e a saúde física. Numa terapia de grupo sobre o perdão, a Dra. Charlotte Witvliet pediu aos participantes que pensassem em alguém que os havia prejudicado no passado. Ao começarem a pensar no que tinha acontecido, os participantes perceberam que a pressão sanguínea subiu, as batidas do coração se tornaram mais frequentes, houve suor nas mãos e tensão muscular na testa. Além da influência do rancor sobre a saúde, há também manifestações de indigestão ou irritação no estômago; dor de cabeça ou enxaqueca, cansaço e insônia.

Procure em um dicionário a definição de perdão e verá que uma delas descreve um sentimento que não gostaríamos de admitir: “Deixar de lado o ressentimento contra alguém ou pretender vingança.” Quem já não lutou para deixar de lado o rancor, a raiva e a amargura? Quem não fica remoendo a maldade de outras pessoas?

Mas o que você faz quando alguém se aproveita maldosamente de você ao fazer um negócio? Ou o difama inventando histórias a seu respeito? Ou quando um colega de trabalho o faz perder a função? As primeiras reações são de indignação e revide. “Ele vai me pagar!” “Tomara que caia nas mãos da justiça!” “Que receba um castigo de Deus!” Caso queira comprovar qualquer alteração de sua pressão sanguínea, faça a medição nesse momento e verá.

A atitude de não perdoar, com todo o seu peso de rancor, pode depois de algum tempo comprometer o funcionamento saudável do corpo, enquanto a disposição e o ato de perdoar podem curar não apenas a mente, mas o corpo.

Como posso me livrar do rancor e do ressentimento? Como posso deixar de lado a dor que me causaram? Tenho que perdoar realmente ou simplesmente ignorar?

Quando Jesus orou: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lc 23:34, ARA), Ele não estava dizendo que aquelas pessoas eram inocentes. Não! Ele simplesmente estava dizendo que não tinha nenhum ressentimento contra elas, que não tinha nenhum sentimento de amargura. Não guardava nenhum sentimento de vingança.

Perdoar: muito simples falar, mas difícil fazer. Nossa oração pode ser: “Senhor, coloca a paz de Jesus em meu coração. Aumenta cada vez mais meu sentimento de perdão a quem me feriu.”

Pr. José Maria Barbosa Silva

terça-feira, 22 de novembro de 2011

::: ENGRAÇADO - Ronaldo adota bigode e é comparado a Tim Maia

Foto com novo visual foi colocada no perfil no Twitter do ex-jogador, que teve de aguentar respostas engraçadinhas
Foto: Reprodução/Twitter
Ronaldo exibe novo visual e é alvo de piada
O ex-jogador Ronaldo está cada vez mais diferente do jogador magro e de cabeça raspada que o mundo se acostumou a ver em campo. Na tarde desta terça-feira, o "Fenômeno" colocou em seu perfil no Twitter uma foto do seu novo visual, agora com um nada discreto bigode.
"Galera, estava fazendo a barba e deixei o bigode! O que vocês acham? Deem uma olhada na foto", postou o sócio da 9ine em seu Twitter.
Automaticamente, as respostas fazendo graça do novo bigode começaram a aparecer. Uma delas partiu do ex-goleiro e Ronaldo Soares Giovanelli, que também é um dos grandes ídolos da torcida do Corinthians.
"Xará! Esta foto aí é do Tim Maia?", perguntou em tom de brincadeira o ex-goleiro, que defendeu a equipe de Parque São Jorge entre 1988 e 1998. Atualmente com 44 anos, Ronaldo Giovanelli é comentarista de televisão e trabalha na Rede Bandeirantes.

iG São Paulo

::: ENGANAÇÃO - Fabricante da "pulseirinha do equilíbrio" é processada nos EUA


A Power Balance, fabricante de pulseiras que prometem melhorar o desempenho esportivo dando aos usuários força, equilíbrio e flexibilidade extras, anunciou que pediu concordata nos Estados Unidos para se proteger de uma decisão que a obriga a pagar US$ 57 milhões em indenizações a clientes. A notícia foi dada pela Business Insider, que traz comunicado da companhia na integra, depois que o site de notícias TMZ divulgou que a Power balance poderia quebrar.
De acordo com o texto, a Power Balance pretende não só continuar a fabricar o produto, como aproveita a ocasião para anunciar a expansão de sua linha de produtos, com um mordedor que promete “múltiplos benefícios de performance” e “incorpora tecnologias inovadoras” para alinhar a mandíbula e a coluna através da correção da mordida. “Voluntariamente entramos com pedido de proteção sob o Capítulo 11 do Código de Falências dos EUA, na sexta-feira, 18 de dezembro, e estados adotando uma postura proativa para continuara acrescer e reestruturar o negócio”, afirma.
A decisão da justiça vem em resposta aos processos movidos por uma série de clientes que se sentiram enganados após a divulgação, em janeiro, de notícias dando conta de que os benefícios alardeados pela marca não tinham base científica.No período em que esteve na moda, a Power Balance era exibida por atletas como a estrela do basquete americano Shaquille O’Neill e o surfista Bruce Irons. No Brasil, um dos que embarcou na onda foi Rubens Barichello. “É inacreditável como me sinto melhor, mais forte e mais flexível quando me exercito. Sinto a diferença principalmente na pista”, diz em depoimento no site da companhia.
Na lona
No Brasil, o representante do produto diz que quebrou “há tempo”, por conta da queda nas vendas depois que o produto foi desacreditado publicamente. “Essas notícias lá fora não vão abalar meu negócio, porque meu negócio já não vai bem faz um ano”, diz Carlos Silvares, representante da Power Balance no Brasil. Segundo ele, a empresa chegou a ter doze funcionários. Sobrou o irmão, que o ajuda nas raras ocasiões em que aparece algum interessado em comprar o que restou do estoque.
Silvares afirma ainda que há mais de um ano havia adequado a publicidade às exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e que o produto era vendido no Brasil como um acessório normal, “bijuteria”.

Dubes Sônego, iG São Paulo

::: ALTERNATIVA - Onde não dá soja o Paraná vai de coco


Coqueirais do Noroeste distribuem produção no estado, em São Paulo e Santa Catarina

Árvore típica no Nordeste brasileiro, o co­­queiro está ganhando espaço no Noroeste do Paraná. Clima quente em região de solo arenoso dificulta a produção de soja, mas oferece condições ideais para o cultivo da fruta. A produção estadual não chegava a 100 mil cocos em 2001 e agora pas­­sa de 2,5 milhões, conforme a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), após cinco anos de expansão acentuada. O valor da produção acaba de passar de R$ 2 milhões ao ano.
Há 12 anos, a agricultora Isau­­ra Rocha de Oliveira decidiu aban­­donar uma empresa que possuía no estado de São Paulo para investir em cocos no Paraná. Após meses de pesquisa, adquiriu uma fazenda de 20 hectares na região de Colorado e transformou os pastos em coqueirais. A propriedade dela, Coqueiral Pau­­­­dalho, está com a metade dos 5 mil pés de coco em produção. No ano anterior, saíram da fa­­zenda 230 mil frutos.
“Quando estava procurando uma atividade para investir, pesquisei de tudo. Descobri que o coco poderia ser um bom negócio. Faltam frutos no mercado”, diz Isaura. Estados como Sergipe e Ceará produzem 100 vezes mais coco que o Para­­ná. A Bahia, líder na cultura, co­­lhe 200 vezes mais. A produção do Paraná aten­­de o estado e segue também para São Paulo e Santa Catarina.
Nas propriedades da região Noroeste existem dois tipos da fruta, o coco-anão e o coco híbrido. “A diferença é que o coco- anão só serve para se consumir a água. Já o híbrido dá para consumir tanto a água como a fruta”, explica Isaura. Ela recebe mudas da Empresa Brasileira de Pe­s­­quisa Agropecuária (Embrapa) de Aracaju (SE).
Como fonte de água ou massa, o coco dá lucro. Segundo o agrô­­nomo do Instituto Para­naense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) Cirino Corrêa Júnior, um hectare su­­porta até 180 pés de coco e cada planta produz 160 frutos por ano. Quando a unidade é vendida a R$ 0,80, o produtor arrecada R$ 23 mil por hectare. “É muito rentável. Quem deixou a pe­­cuária e investiu em coco se deu bem”, disse.
Adaptação
Estado busca variedade que suporte o frio
O clima do Noroeste do Paraná é considerado adequado para a cocoicultura, apesar da necessidade de irrigação e adubação especial. O estado busca variedades mais adaptadas, que suportem frio de 15 graus e pragas regionais. Há uma década, uma parceria da Emater com a Embrapa de Aracaju (SE) instalou duas unidades de pesquisa de cocos – em Morretes e em Diamante do Norte.
“A geada, o ácaro, a lagarta das folhas e a falsa barata são os principais entraves que prejudicam a produção de coco no Paraná”, afirma Cirino Corrêa, coordenador de Plantas Potenciais na Emater. As variedades que apresentam melhores resultados atualmente são o coco-anão, anão-verde e híbrido, relata.
Os produtores guiam-se por exemplos práticos. Depois que Isaura de Oliveira investiu na atividade em Colorado, há 12 anos, outros produtores se animaram. É o caso da família Calegari, que encheu uma chácara de 7 hectares de coqueiros. A propriedade de Deolindo Calegari produz 12 mil frutos por ano.
“Estou muito contente com a rentabilidade e venho ampliando a plantação.” Os coqueiros produzem frutas a partir dos 3 anos. A atividade envolve sua família. Sua esposa, Maria Rosa Calegari, 70 anos, e a filha Tânia Marisa Calegari, 35 anos, ajudam no campo. “Cuido dos coqueiros do mesmo jeito que cuidava das minhas vacas”, relata Maria Rosa.
Por outro lado, o setor ainda sente falta de apoio público. “Nunca recebemos um quilo de adubo, diz Parreiras Rodrigues, que tenta estruturar um sindicato. O agrônomo da Secretaria de Estado da Agricultura Paulo Andrade afirma que, apesar de a cocoicultura ser altamente rentável, ainda não há um programa específico para o setor.

Fábio Guillen, da Gazeta Maringá
As plantações mudaram a pai­­sagem de fazendas de municípios como Colorado, Diamante do Norte e Marilena, no Noroeste. Na Coqueiral Pauda­­lho, de Co­­lorado, há 5 mil co­­quei­­ros e a pro­­dução chega a 230 mil cocos por ano. A fazenda Por­­tão de Ou­­ro, em Marilena, possui mais de 50 hectares e 10 mil pés. Se­­gun­­do a Seab, o estado tem 250 hectares plantados.