domingo, 10 de junho de 2012

::: ANÁLISE DA POLÍTICA NA REGIÃO - Sinopse Geral - Saul Bogoni - DN


SINOPSE GERAL - Saul Bogoni - Diário do Noroeste - 10.06.12


A NOTÍCIA de ontem, dando conta da desistência do ex-prefeito Maurício Yamakawa de participar das eleições municipais deste ano como candidato a prefeito de Paranavaí, pegou muita gente de surpresa. Apesar dos fortes rumores e das conversas com a imprensa, que já deixavam antever a decisão nas entrelinhas, ainda havia muitos adeptos tucanos que não acreditavam na possibilidade. O sinal foi dado na semana passada, quando Toshie foi homologada como pré-candidata à Prefeitura pelo PP, num encontro regional em Maringá.




A DECISÃO de Yamakawa deve alterar o panorama eleitoral em Paranavaí, sem dúvida. Nos bastidores já se dá como certa a presença de Toshie (PP) como vice do PT, que tem César Alexandre como pré-candidato a prefeito. Aliás, o próximo endereço partidário de Maurício deverá ser o PP. Ele antecipou na publicação de ontem do Diário do Noroeste que vai deixar o PSDB, porque se sentiu traído pelo partido após ser homologado há algumas semanas como pré-candidato a prefeito.




SEM YAMAKAWA, o ex-prefeito Rubens Felippe passa a ser o nome mais forte do PSDB como candidato a prefeito de Paranavaí. Mas, para consolidar a candidatura, ele quer a união do partido, que Yamakawa não conseguiu, além do apoio total do Governo do Estado.




AS CONVERSAS de bastidores que já vinham sendo mantidas por amigos comuns do prefeito Rogério Lorenzetti com os tucanos Walmor Trentini e Flávio Antunes devem ser intensificadas nesta semana que se inicia. Nos últimos dias, aliás, assessores próximos do prefeito vinham jogando confete no tucano Flávio Antunes, pelo Twitter, caracterizando que ele deve ser o nome na vaga de vice, numa bem possível composição.




A PROPÓSITO, o deputado estadual Teruo Kato (PMDB) foi encarregado pelo governador Beto Richa e pelo presidente estadual do PSDB, Valdir Rossoni, na última quarta-feira, para iniciar as conversações nesse sentido. A missão de Kato é convencer o presidente do PMDB, Lauro Machado, com quem conversou quinta-feira, e os convencionais, a mudar a decisão apresentada terça-feira (5) numa consulta interna para lançamento de chapa pura. Essa mudança passaria também pela devolução do mando político do Governo em Paranavaí ao Teruo Kato. A mudança estaria sendo de interesse do próprio Governo Richa, já preocupado com a busca de melhores resultados de sua atuação na região. As mudanças aconteceriam a partir de julho.





APESAR de todas as possibilidades de uma aliança com o PSDB, analistas acham que o PMDB deve ter cuidado nas projeções. Alguns acham que não é interessante polarizar a eleição em torno de apenas dois candidatos envolvendo PMDB e PT, no caso do PSDB não optar por candidato próprio. Ninguém acredita que o prestígio popular da presidente Dilma vá influenciar na eleição municipal – mesmo porque o PMDB é da base governista de Dilma/Lula – mas como a polarização não propicia uma terceira opção ao eleitorado, o voto ficará muito restrito. Políticos experientes acham que pode não ser uma boa para o prefeito Rogério Lorenzetti.

::: RELEMBRANDO :::

“É preciso que o PSDB mostre a sua força no Paraná. Por isso teremos candidatos próprios nas principais cidades. E em Paranavaí não será diferente.” A afirmação do presidente em exercício do PSDB no Paraná, deputado Valdir Rossoni, foi feita no encontro regional do partido na cidade, na sexta-feira à noite, 13 de abril, quando foi lançado o nome do ex-prefeito de Paranavaí, Maurício Yamakawa, como pré-candidato do PSDB nas eleições de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...