Os emplacamentos de veículos importados caiu 35,6% em maio em comparação com o mesmo mês de 2011. Segundo a Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva), as 12.338 unidades vendidas no mês passado significam, no entanto, um crescimento de 4% sobre abril.
No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, foram vendidos 59.768 veículos importados, uma queda de 16,3% em relação ao mesmo período de 2011. A redução é maior do que no mercado nacional de veículos, que teve queda de 4,4% no ano, com o emplacamento de 1.292.102 unidades.
Segundo a Abeiva, a participação dos importados no mercado geral de veículos caiu de 5,28% de janeiro a maio de 2011, para 4,63% nos cinco primeiros meses de 2012. Em maio deste ano a participação foi 4,51%, ante 6,4% no mesmo mês do ano passado.
De acordo com o presidente da associação, Flavio Padovan, deve-se esgotar, neste mês, o estoque de veículos sem o aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que incide sobre os importados.
Padovan teme que a alta nos preços afaste os consumidores. "A tendência dos carros importados é de alta nos preços ao consumidor e de queda significativa nos volumes de vendas. A nossa preocupação é grande, pois com a perda de competitividade tememos pelos empregos gerados no setor de importados que atualmente emprega 35 mil trabalhadores, com uma rede de 882 concessionárias."
No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, foram vendidos 59.768 veículos importados, uma queda de 16,3% em relação ao mesmo período de 2011. A redução é maior do que no mercado nacional de veículos, que teve queda de 4,4% no ano, com o emplacamento de 1.292.102 unidades.
Segundo a Abeiva, a participação dos importados no mercado geral de veículos caiu de 5,28% de janeiro a maio de 2011, para 4,63% nos cinco primeiros meses de 2012. Em maio deste ano a participação foi 4,51%, ante 6,4% no mesmo mês do ano passado.
De acordo com o presidente da associação, Flavio Padovan, deve-se esgotar, neste mês, o estoque de veículos sem o aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que incide sobre os importados.
Padovan teme que a alta nos preços afaste os consumidores. "A tendência dos carros importados é de alta nos preços ao consumidor e de queda significativa nos volumes de vendas. A nossa preocupação é grande, pois com a perda de competitividade tememos pelos empregos gerados no setor de importados que atualmente emprega 35 mil trabalhadores, com uma rede de 882 concessionárias."
Agência Brasil
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