segunda-feira, 29 de junho de 2009

PARA MEDITAR... Uma boa semana a todos!!!

ACIMA DOS CÉUS

Porque acima dos céus se eleva a Tua misericórdia, e a Tua fidelidade, para além das nuvens. Sal. 108:4.

A noite nunca lhe pareceu tão escura e triste. As trevas não eram densas somente fora. Dentro de si a escuridão era mais tenebrosa: tristeza, vazio, desespero, confusão. Que sentido tinha viver desse jeito? A beleza física, que era causa de admiração, parecia uma maldição. O que a princípio lhe parecia apenas sede louca de aventura, agora era um tobogã que a levava em direção à morte.

De repente, na escuridão brilhou a luz. Inesperada, milagrosa, súbita. Veio em forma de música. Notas maravilhosas que a trasladaram a um mundo desconhecido. Palavras que descreviam sua trágica experiência, terminaram trazendo esperança ao seu angustiado coração.

Enquanto saía do estádio, naquela noite, ela correu ao meu lado e, emocionada, quase gritou sua gratidão. Chorava. Sentia que as lágrimas lavavam sua alma. Havia muito lixo dentro e, inesperadamente, sentia-se perdoada. “Obrigada por falar-me do amor de Deus”, disse, “nunca pensei que a misericórdia divina fosse tão grande.”

Ah, misericórdia divina! Que seria de você e de mim se o amor de Deus não estivesse “acima dos céus”?

Os céus são usados muitas vezes para expressar imensidão, vastidão. Os céus não podem ser medidos. É algo que a mente humana não pode entender. No texto de hoje, o salmista expressa que a misericórdia divina está ainda “acima dos céus”.

A misericórdia de Deus faz com que não recebamos o que merecemos. Livra-nos da conseqüência fatal do pecado, que é a morte. Todos pecamos e merecemos morrer. Constantemente, a cada instante, estamos tomando decisões erradas. Buscando o bem, escolhemos mal e começamos a morrer. Por Sua misericórdia, o Senhor tira de nós a sentença de morte.

Por isso, faça de hoje um dia de gratidão. Esqueça o passado, viva o presente com sabedoria e olhe para o futuro com esperança, embora as coisas pareçam escapar do seu controle. Apesar da dor bater à porta do seu coração e o asfixiar, acredite no amor de Deus. “Porque acima dos céus se eleva a Tua misericórdia, e a Tua fidelidade, para além das nuvens.

Pr. Alejandro Búllon


Acima dos Céus se eleva a sua misericórdia


sexta-feira, 26 de junho de 2009

OPINIÃO - Edição 504

ASFALTO

Moradores e pessoas que possuem casas no conjunto habitacional “Novo Horizonte” – (Atrás do Jaime Canet - saída para o Campestre) e Requião (próximo a Escola Tancredo Neves), pediram para que eu abordasse aqui na coluna a questão do asfaltamento no local. De acordo com eles, a prefeitura já licitou a obra, no entanto a empreiteira vencedora está com problemas na justiça!

ASFALTO II

Fui em busca de respostas para essas pessoas, de acordo com informações obtidas na Justiça e junto com o vice-prefeito Junior Moser, a empresa vencedora da licitação: “Hebert Mora Casella” de Paranavaí não cumpriu com algumas exigências do contrato e por isso, através de ação que está em tramite na Justiça local, fica proibida de dar continuidade à obra. Para ficar mais claro aos leitores, por se tratar de uma obra pública envolvendo de um lado o Município de Nova Esperança juntamente com o Estado do Paraná através de recursos advindos da SEDU (Secretaria de Desenvolvimento Urbano) e do outro lado a empresa contratada, é estipulado um prazo após o início das obras para que seja apresentado um relatório técnico por membros do poder público, para dar o parecer, comprovando se cada etapa da pavimentação está andamento e demonstrando se cumprindo com os requisitos solicitados na licitação e normatizados no contrato estão sendo cumpridos. Em determinado momento a empresa não executou o que estava estipulando em contrato, em conseqüência o município notificou a empresa. Por sua vez, a empresa ingressou com uma ação contra o município solicitando que até onde a obra foi executada no Conjunto Requião pudesse ser pago à empreiteira, no entanto a verba não é liberada enquanto o objeto da licitação não seja cumprido, em resposta a essa atitude, está protocolada na Vara Cível de Nova Esperança, sob número 183/2009 uma ação movida pelo município chamada “Interdito Proibitório”, que é uma forma da administração assegurar seus direitos.

ASFALTO III - OPINIÃO

Salvo equívoco, entendo que o município não teve culpa pelo fato ocorrido, embora está sob sua responsabilidade a viabilização da rescisão contratual devido aos poderes de Polícia e Discricionário que a Administração Pública goza sobre o particular. No caso de rescisão contratual o município pode convidar a empresa que ficou em 2º lugar na licitação e dar continuidade à obra. Nas palavras do vice-prefeito Junior Moser: “o dinheiro está depositado, a obra está parada devido a esse entrave na Justiça”.



















Vice-prefeito de Nova Esperança - Junior Moser (PMDB)


FANP - Uma potência!

Na quarta-feira, 24, estive na parte da tarde no campus da FANP – (Faculdade do Noroeste Paranaense), onde fui muito bem recebido pela diretora administrativa, Luzia Vieira. Na ocasião percebi que a instituição está uma potência! A Faculdade cresce para todos os cantos, recentemente entregou o bloco 04 que abrigará laboratórios de informática e salas de aula. Porém, já está em fase de construção um outro bloco, próximo a Biblioteca que servirá para os novos cursos. A FANP tem protocolado o pedido de 03 novos cursos: Processamento de Dados, Letras e Ciências Contábeis que deverão ser instalados em 2010. O projeto para 2011 é a implantação do curso de Agronomia em período integral, o que fomentará e muito a economia local, movimentando o comércio de forma geral, desde gêneros alimentícios até o mercado imobiliário. Atualmente mais de 500 alunos fazem parte da instituição. Cada novaesperancense otimista e que ama a cidade deve se orgulhar da FANP que está em “fase de crescimento”. Parabéns a direção, corpo docente, funcionários e acadêmicos da instituição.








FANP - Esta foto tirada em 2008 já sofreu diversas modificações


CICLISTAS

É grande o número de ciclistas que ainda trafegam na Avenida 14 de Dezembro, sentido a Conha Acústica, portanto, na contra-mão da via. Diversas campanhas já foram realizadas envolvendo a Polícia Militar, CONSEG e Ministério Público, sempre acompanhadas por matérias veiculadas no Jornal. Além de arriscarem a vida, os ciclistas preocupam os motoristas que dirigem dividindo a atenção com os outros carros e as bicicletas na contra-mão. Dia desses presencie quando um deles estava contornando a Praça Mello Palheta pela contra-mão e não se deu conta do carro que saia do estacionamento da Caixa, por pouco um grave acidente não aconteceu no local. Mais uma vez fica o alerta os ciclistas que devem se conscientizar de seus atos. Antes que aconteça algo mais grave, é hora novamente dos órgãos acima citados se envolveram em uma campanha de alerta, conscientização e até mesmo repressão a tais atos.

PARACATÚ - A convite do Ministério Público, na quarta-feira, 24 pela manhã participei da reunião do “Comitê Gestor do Paracatu” na sala de audiência do tribunal do Júri de Nova Esperança. A reunião presidida pelo Promotor de Justiça dr. Nivaldo Bazoti serviu para apresentar novidades sobre o andamento do projeto de recuperação da Bacia do Paracatu (Ribeirão que abastece a cidade). Contando com representantes da Sanepar, IAP, Município, SUDERHSA, SEAB, EMATER, CREA, Viapar, FANP, DER, acadêmicos de geografia da UEM e imprensa escrita jornais: Noroeste e O Regional. Desde a primeira reunião do grupo em outubro de 2005, acompanhado o projeto e percebo que muito já aconteceu, no entanto muito ainda se tem a fazer. Dr. Nivaldo tem buscando incessantemente a solução para o problema, que na maioria das vezes esbarra na burocracia, falta de recursos e políticas públicas eficazes de preservação e recuperação do Meio Ambiente.

DEDICAÇÃO – HOSPITAL MUNICIPAL - Dias desses devido uma forte dor de cabeça me dirigi ao Hospital Municipal, onde muitas pessoas criticam o atendimento, no entanto o que encontrei lá, não foi um atendimento, mas sim um “acolhimento”. Ao chegar fui atendido pelos profissionais de enfermagem Fátima e Antonio Carlos e a esses deixo aqui registrado meus agradecimentos e parabéns pela dedicação, profissionalismo, atenção e simpatia com me atenderam. A toda equipe do Hospital, direção e corpo clínico meus PARABÉNS!

PARA PENSAR:

“Jesus Cristo é nosso amigo; o Céu inteiro está interessado em nosso bem-estar. Não devemos permitir que as perplexidades e preocupações da vida diária nos obscureçam a mente e nos fechem o semblante. Se nossos pensamentos estiverem focalizados no maravilhoso Amor e na misericórdia de Cristo por nós, esse mesmo espírito irradiará para os outros.” - Ellen White.

ARTIGO::: Lei 11.340/06 “Maria da Penha” - O direito da mulher agredida.

Maria da Penha (foto acima) que deu origem à Lei

A Lei 11.340/06 recebe o nome popular de “Lei Maria da Penha”. A luta desta brasileira, não é diferente de milhares de mulheres, vítimas de agressões físicas e psicológicas dentro do próprio lar, heroínas diárias na luta pela sobrevivência.

No ano de 1983, o então marido de Maria da Penha, tentou mata-lá duas vezes, com arma de fogo e eletro choque. Como resultado destas gravosas agressões, Maria da Penha teve seqüelas profundas e irreversíveis: ficou paraplégica aos 38 anos de idade, com três filhas pequenas para criar.

Sua luta foi exaustiva, lutou por cerca de 20 (vinte) anos para que seu agressor fosse condenado. Virou um símbolo.

Porém sua luta não foi em vão, sua história virou protejo de lei que fora sancionada em 07 de agosto de 2006.

E, é exatamente sobre esta Lei, a Lei “Maria da Penha”, que serão feitos esclarecimentos.

Tem direito a usufruir desta lei, toda a mulher que sofre agressão de seu companheiro, referida Lei protege a integridade da mulher agredida.

Uma grande novação desta Lei, é que a agredida não precisa necessariamente ser casada civilmente com o agressor, basta estarem presentes os pressupostos no rol taxativo da Lei, ou seja, ficando demonstrada a convivência continuada e afetiva entre agressor e agredida, aplica-se a Lei “Maria da Penha”.

Outra novação da Lei, é que as medidas protetivas existentes são tratadas em primeiro plano, e vão desde de a integração operacional do Poder Judiciário e do Ministério Público, com as áreas de segurança pública e assistência social, até a capacitação permanente das polícias para tratar dessas questões.

Prevê o atendimento policial especializado para as mulheres, para que estas possam retirar seus pertences pessoais, resguardando sua integridade física, prevenindo possíveis transtornos por parte do agressor. Também deverá a autoridade policial encaminhar a ofendida ao hospital, se necessário, fornecer transporte para local seguro, quando houver nítida o rico da integridade física da agredida.

No tocante à assistência a ser dada a vítima, a lei estabelece o dever do juiz de lhe assegurar, para preservar sua integridade física e psicológica, o acesso prioritário a remoção, quando funcionária pública, ou à manutenção do vínculo trabalhista, quando necessário o afastamento do local do trabalho, por até seis meses.

Constatada a violência doméstica contra a mulher, o juiz poderá aplicar de imediato medidas de urgência em desfavor do agressor, tais como a suspensão do porte de arma, o afastamento do lar, o proibição do contato com a ofendida e seus familiares, e em casos mais graves, a proibição de visitas aos dependentes menores.

Também foram realizadas várias mudanças na Lei Penal e Processual Penal, visando tornar mais rígida a punição ao agressor. Efetuado o Boletim de Ocorrência é instaurado em desfavor do agressor, Inquérito Policial, remetido ao Ministério Público para seja feita a denúncia e consequentemente dá-se inicio ao Processo Criminal. Cabe ressaltar que o procedimento penal é condicionado a representação da vítima, cabendo a ela expressar sua vontade perante a autoridade policial e ao juiz competente, se deseja ou não representar criminalmente contra o agressor.

Este é um crime que não cabe ser processado e julgado pelo Juizado Especial Criminal, ou seja, acaba-se de vez com a substituição da pena do agressor por cestas básicas e prestação de serviço à comunidade.

O conhecimento desta Lei é de extrema importância, pois é relevante que a mulher saiba quais são seus direitos, caso haja agressão na convivência familiar.

Saber como a Lei a ampara é um gesto de amor próprio, pois a violência doméstica, não escolhe classe social ou raça, credo ou religião, ela simplesmente esta dentro dos lares, e só irá diminuir se principalmente a mulher agredida souber que a Justiça esta a seu alcance e que a Lei pode assegurar a integridade da mulher.

Por isso, se, em sua residência ocorre algum tipo de agressão (física, verbal ou psicológica), denuncie, não deixe para depois, porque o depois em muitos casos pode ser tarde demais.

Juliana L.de Marchi

5º Ano do Curso de Direito

Estagiária do Ministério Público

APAE entrega prêmios da Ação entre Amigos

Foi realizada na tarde de quinta-feira, 18 de junho, na sede da Escola de Educação Especial Esperança – APAE, a entrega dos prêmios da Ação de Amigos que foi sorteada pela Loteria Federal do dia 17.06.09. Na ocasião o diretor da instituição, prof. João Joraci Zanchetti fez questão de agradecer a toda população que contribui mais uma vez com essa promoção da APAE. O dinheiro arrecadado com a rifa serviu para a construção da cobertura da passarela que liga o portão de entrada da escola até às salas de aulas, que em dias de chuva gerava um grande transtorno, dificultando o acesso dos alunos. Professor João Joraci, agradeceu ao presidente APAE – Nova Esperança, Wânio César Ribeiro que sempre é solícito as promoções da Escola e aos patrocinadores que doaram a premiação e contribuíram significamente para melhorias da APAE – Nova Esperança.

RESULTADO:

1º Prêmio – Televisão 29’

Rifa Nº 879 – Ganhador: Wagner Bera

Nova Esperança

2º Prêmio – Liquidificador

Rifa Nº 259 – Ganhador: Edílson do Carmo Ruffo

Atalaia

3º Prêmio – Panela de Pressão

Rifa N° 010 – Ganhador: Águia Motos

Nova Esperança

Com o valor arrecado pela rifa a instituição construiu a cobertura da passarela ligando o portão de entrada de alunos às salas de aulas.

CEI realiza primeira conferência do Programa Ciclo do Conhecimento

O CEI – Centro Educacional de Inteligência, realizou na terça-feira, 23 de junho, a primeira conferência do Programa Ciclo do Conhecimento, promovido em parceria com a em parceria com a UCB – Universidade Castelo Branco. A palestra de abertura foi ministrada por vídeo conferência pelo economista Luís Paulo Rosenberg, com o tema: Atualidades Econômicas – Crise Mundial: origens, contornos e perspectivas. Rosenberg, foi um dos pais do Plano Cruzado como assessor do então presidente José Sarney e hoje é dono de uma das mais respeitadas empresas de consultoria na área econômica do Brasil, a Rosenberg & Associados.

Na palestra o economista destacou que “o Brasil sai fortalecido no cenário mundial após a crise, o país tem um povo otimista e trabalhador, que está conseguindo superar com maestria as dificuldades por esta apresentada”, concluiu.

DIPLOMAS

Ainda na terça-feira, 23, alunos que colaram grau em cerimônia realizada na segunda-feira, 25 de maio, pelas 1ªs turmas de Licenciatura em Pedagogia do CEI – Centro Educacional de Inteligência, que faz parte do Pólo de Apoio Presencial da Universidade Castelo Branco do Rio de Janeiro em Nova Esperança, receberam seus diplomas.

ASSÉMBLEIA APROVA REAJUSTE DE 24,25% PARA SERVIDORES PÚBLICOS


Na quarta-feira,17 de junho, aconteceu nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores a Assembléia Geral dos funcionários municipais de Nova Esperança, onde foi lançada a CAMPANHA SALARIAL 2009.

Foram levantadas as propostas, e debatidas as mesmas com os sindicalizados, fazendo a leitura da pré-pauta de reivindicações e anotando todos os destaques dos sindicalizados. Estiveram presentes além dos funcionários a vereadora Irene de Alencar (PMDB – Uniflor), e os vereadores Luiz Longhin (PMDB), Junior Alberton (DEM), Vera Boregas (PT), Graça Bordim (DEM), Dorival Boreggio (PDT), todos de Nova Esperança, e a participação dos vereadores foi importante, pois puderam ver e ouvir a verdadeira situação dos funcionários e assim como os sindicalizados os vereadores também deram idéias e se comprometeram com relação a alguns tópicos aprovados pela Assembléia. No final da Assembléia o documento que será levado à mesa de negociação foi aprovado por unanimidade, foi eleita a comissão de negociação e tirado as estratégias de mobilização e com isso a luta apenas começou. “A equipe de sistematização estará trabalhando pra encaminhar nesta semana nossa pauta, protocolar na Prefeitura e entregar pessoalmente a Prefeita municipal, concluiu Wagner Bera, presidente do SISMUNE. A pauta de reivindicações aprovada pode ser lida no site do SISMUNE: www.sismune.blogspot.com/

Reunião define estratégias para assegurar o abastecimento de água do município

Durante a reunião do “Comitê Gestor do Paracatú” foi apresentado o Programa de Gestão Ambiental Integrada em Microbacia Hidrográfica

Em reunião realizada na quarta-feira, 24 de junho, na sala do Tribunal do Júri do fórum de Nova Esperança, foram definidas algumas estratégias pelo Comitê Gestor do Paracatu e apresentado o Programa de Gestão Ambiental Integrada em Microbacia Hidrográfica.

A reunião programada pelo Ministério Público, através do Promotor de Justiça, dr. Nivaldo Bazoti, contou com a participação de representantes de órgãos públicos e privados, dentre eles a Sanepar, Viapar, IAP, FANP, ONG-Eco Esperança, DER, Emater, Suderhsa, SEAB, CREA-PR, Município de Nova Esperança, Jornais Noroeste e O Regional, Polícia Ambiental Força Verde, Sindicato Rural, UEM, ACINE e Câmara Municipal. A pauta principal foi o assunto das erosões localizadas na Bacia de Manancial do Ribeirão Paracatú, além de propor e analisar ações para a solução conjunta do problema.

Dr. Nivaldo Bazoti - Promotor de Justiça, deu abertura a reunião, cientificando os presentes do andamento do Inquérito Civil Público que trata do assunto, sobre a importância do meio ambiente para a sociedade presente e futura.

O Promotor expôs um breve resumo de todas as atividades já realizadas e discutidas nas outras reuniões, sobre os avanços alcançados desde o início dos trabalhos em 2005. “A parte emergencial foi feita para o combate à erosão que poderia comprometer o acesso da rodovia PR-463 que liga Nova Esperança à divisa do Estado. Hoje estamos preocupados e concentrando esforços junto aos órgãos responsáveis para a conservação do local”, salientou.

GESTÃO AMBIENTAL/ ÁGUA

Em seguida foi passada a palavra a Lorenso Cassaro, que é Químico; Professor da FANP, Especialista em Gestão Ambiental, Gestor Ambiental da Sanepar e Coordenador Regional de Meio Ambiente – Sanepar/Maringá.

Lorenso, informou sobre os passos que foram dados até o momento para solução do problema. Informou sobre a iniciativa do Estado do Paraná sobre a preservação dos mananciais e a importância da participação de todos os envolvidos na preservação do manancial do ribeirão Paracatú.

Através da utilização de recursos gráficos em “data-show”, Cassaro destacou o Programa de Gestão Ambiental Integrada em Microbacia. “busquei junto com a área interna da SANEPAR sobre a microbacia de captação das águas pela empresa, determinando a área que seria necessária a intervenção para garantir a qualidade da água captada para a população de Nova Esperança. A grande dificuldade está na inclusão do projeto desenvolvido em algum órgão que possa financiá-lo (Governo Estadual, Governo Federal, entidades participantes do Grupo Gestor)”, frisou.

Dr. Nivaldo, informou sobre a atuação do Ministério Público junto ao Ministério da Integração Nacional e junto aos representantes paranaenses no Senado Federal, Senadores Álvaro e Osmar Dias, solicitando aos mesmos a intercessão junto ao Ministério da Integração Social.

PGAIM

O PGAIM - Programa de Gestão Ambiental Integrada em Microbacias Hidrográficas foi apresentado pelo representante da EMATER-PR, Ailton Donizeti Silvério, com participação de José Francisco Lopes Junior, funcionário vinculado ao mesmo órgão.

O referido programa, tem o foco principal na água, buscando uma nova forma de política pública, educação ambiental, integração de programas de governo, conservação do solo, parcerias com a sociedade civil, sustentabilidade com gestão estratégica, preservação do meio ambiente. Os municípios que integram a microbacia do Paracatú (Nova Esperança, Atalaia e parte de Presidente Castelo Branco).

Os funcionários da EMATER, utilizaram imagens via satélite, que permitiam uma melhor identificação de toda a extensão da Bacia do Manancial Paracatú. Durante a exposição das imagens, altimetria (altitude), condição e tipo de solo, área de manancial e as culturas existentes, bem como as divisões da zona urbana e rural, estradas e rodovias, foram apresentadas. A importância da apresentação das imagens está na influência que representam na captação da Sanepar.

Ao final da reunião poderes executivo e legislativo, representado pelo vice-prefeito Junior Moser e pelo vereador Fabio Yamamoto se comprometeram interceder junto ao ESTADO e deputados federais e senadores para interceder junto UNIÃO, por verbas para implementação do projeto já idealizado pela Sanepar (cópia do projeto junto à Promotoria e Poder Executivo) com vistas à adequação das águas de chuva do Parque Industrial com transposição até o ponto após captação de água da Sanepar, viabilizando construção de lagoas, galerias e asfaltamento do Parque Industrial de Nova Esperança.



Representantes de diversos órgãos públicos e privados participaram da reunião

Dragagem realizada na Captação da SANEPAR. Ao fundo é possível ver a quantidade de areia retirada do Ribeirão Paracatú, o que assegurou o abastecimento de água no município

Obras de contenção da erosão executadas em 2006 pelo DER

quinta-feira, 25 de junho de 2009

FANP passa a integrar o “Comitê Gestor do Paracatu”

A FANP – Faculdade do Noroeste Paranaense passou a integrar o “Comitê Gestor do Paracatu”.

O Comitê criado em 2005, conta com representantes da Sanepar, IAP, Município, SUDERHSA, SEAB, EMATER, CREA, Viapar, DER, sendo presidido pelo representante do Ministério Público, Promotor de Justiça – dr. Nivaldo Bazotti, e tem como tarefa distribuir as muitas iniciativas que serão tomadas aos representantes de cada departamento, reunindo idéias para a solução final do impasse.

O diretor administrativo da instituição, Renyr Garcia participou da reunião e ressaltou sobre a importância da faculdade integrar o Comitê, “a FANP está preocupada não só com a formação acadêmica, mas sim, com a contribuição que está dando para a comunidade local, oferecendo qualidade de vida que estará associada ao bem-estar social, e este com as questões do desenvolvimento sustentável. Para que a sociedade presente possa gozar do bem-estar social se faz necessária à delimitação dos problemas ambientais”, enfatizou Renyr Garcia.

A Faculdade participa ativamente do Comitê, através do professor da instituição, Lorenso Cassaro, que é Químico; Especialista em Gestão Ambiental, Gestor Ambiental da Sanepar e Coordenador Regional de Meio Ambiente – Sanepar/Maringá.

De acordo com o professor da FANP, Lorenso Cassaro, “a falta de manejo adequado do manancial do Ribeirão Paracatú, com desmatamento ciliar, erosão e assoreamento causou a redução do seu potencial hídrico. Assim, a sua recuperação é essencial para garantir o volume de água que Nova Esperança precisa para o seu abastecimento e consumo”, concluiu.


Professor da FANP - Lorenso Cassaro, Promotor de Justiça – dr. Nivaldo Bazotti e o Diretor Administrativo da FANP - Renyr Garcia


terça-feira, 23 de junho de 2009

CENA - IPÊ ROXO



É impossível passar imperceptível diante da beleza dos Ipês-Roxos.
Uma árvore de até 30 m de altura, que pode atingir 90 cm de diâmetro, se torna atração da época. Tanto na praça da Igreja Católica, onde está formado um belo tapete com as flores do Ipê quando em sua copa florada, na Praça Mello Palheta.

De acordo com informações, a espécie é bastante ornamental pela coloração de rosa e lilás intenso, sendo muito utilizada em praças, jardins públicos e na arborização de ruas, avenidas, estradas e alamedas e também em recomposição de mata ciliar. Em reflorestamentos é utilizada na reposição de mata ciliar para locais sem inundações.

Estudo:
Ipê-roxo tem propriedades anticancerígenas
Cientistas americanos descobriram que uma substância extraída da casca do ipê-roxo mata um certo tipo de célula cancerígena, indicou nesta segunda-feira um estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Segundo os pesquisadores do Centro Médico Southwestern, da Universidade do Texas, a descoberta pode abrir o caminho para um novo tratamento contra o tipo mais comum de câncer de pulmão.

Um dos compostos tirados da casca da árvore, o "beta-lapachone", mostrou promissoras características anticancerígenas. Cientistas já estão utilizando a substância em testes clínicos para examinar seu resultado contra o câncer de pâncreas nos seres humanos.

No entanto, até o momento ainda não se sabe como funciona o mecanismo que mata as células cancerígenas. "Basicamente, descobrimos o mecanismo de ação do beta-lapachone e uma forma de utilizar o remédio num tratamento individualizado", disse David Boothman, professor do Centro Oncológico Integral Harold Simmons e autor principal do estudo.

Em sua pesquisa, os cientistas determinaram que o composto extraído da casca da árvore interage com uma enzima identificada como NQ01, encontrada em células de câncer pulmonar e outros tumores sólidos. Nos tumores, a substância é metabolizada e produz a morte celular sem danificar os tecidos não cancerosos, diz o estudo.

A substância também altera a capacidade das células cancerígenas de reparar seu DNA, levando à sua morte. A radiação danifica o DNA das células, aumentando a presença de NQ01, segundo os cientistas.

"Quando se dirige a radiação sobre um tumor, os níveis de NQ01 aumentam. Tratando as células com beta-lapachone, uma sinergia entre as duas substâncias leva a uma morte contundente" das células cancerígenas, disse Boothman.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1712621-EI8148,00.html


segunda-feira, 22 de junho de 2009

Atenção::: Bombeiros agora também aplicam multas em Maringá

Bombeiros receberam instruções para a atividade no Detran-PR.


Os bombeiros de Maringá, agora podem multar motoristas no trânsito. Desde a última segunda-feira, 35 integrantes da corporação ganharam esta nova atribuição de serem também agentes de trânsito. O pedido partiu do próprio Corpo de Bombeiros.

A nova atribuição de fiscais do trânsito foi requisitada porque muitos motoristas infratores acabavam atrapalhando a saída dos caminhões da garagem do Corpo de Bombeiros do município ou o deslocamento dos veículos ao longo do trajeto a ser percorrido.

Segundo os bombeiros, era frequente encontrar motoristas falando ao celular, sem o uso do cinto de segurança ou atrapalhando o deslocamento da viatura. “A escolha não foi aleatória. Verificávamos as infrações de trânsito e não podíamos fazer nada. E, como somos um braço da Polícia Militar (PM), pedimos o cadastramento para podermos autuar”, explica o tenente Marllon Luiz Pensak, da Comunicação Social dos Bombeiros de Maringá.

Após a solicitação, os bombeiros receberam as instruções necessárias para a atividade no Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), em Curitiba, e foram cadastrados para o serviço.

Pensak ressalta que os profissionais não serão deslocados de suas atividades habituais para multar os motoristas, mas que isso será um complemento do trabalho. “Só vamos multar nos casos em que constatarmos a infração, quando estivermos nos deslocando para uma ocorrência”, avisa o tenente.

Ainda sem previsão e dependendo da avaliação dessa função incorporada ao dia a dia dos bombeiros está a capacitação de mais bombeiros para agentes de trânsito. “Não seremos mais uma fábrica de multa, mas queremos atuar na causa. Um motorista desatento, usando celular, pode causar um acidente”, exemplifica Pensak. Depois da análise dessa primeira fase do trabalho, mais bombeiros de Maringá podem ser também capacitados.
Pr. OnLine